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Medianeira Transportes divulga horários de ônibus para concurso

terça-feira, 9 de março de 2010

Algumas linhas de ônibus da Medianeira Transportes terão horários especiais para o campus no dia 14 de março, quando será realizado o concurso público da prefeitura de Ijuí.
A linha Modelo/Alvorada terá dois ônibus especiais disponíveis. A primeira linha começa às 7h, passando às 7h15 no Bradesco, às 7h30 no bairro Alvorada, chegando no Campus às 7h45. Já a segunda linha começa às 7h30 no bairro Modelo, chegando ao Bradesco às 7h45 e se dirigindo diretamente ao Campus, chegando no local da prova às 7h55.
O ônibus designado para a rota Glória/Cotrijuí começa o transporte às 7h55 no bairro Tancredo Neves, passando pelo bairro Glória às 8h, chegando ao Bradesco às 8h10 e desembarcando os passageiros no Campus às 8h25.
A linha especial denominada Reforço Especial 1 começa no bairro Lambari às 7h35, chegando ao bairro Modelo às 7h40. Após, a rota segue pelo bairro Jardim, às 7h45, passando pelo Bradesco às 8h. O ônibus chega no Campus às 8h10. Outra linha especial passa pelo Bradesco às 8h25 e chega no Campus às 8h40.
O Reforço Especial 2 começa o transporte de passageiros no bairro Independência às 7h40, passando pelo Quartel às 7h45. A linha passará pelo Bradesco por volta de 7h55, chegando ao Campus às 8h10. Outra linha especial passa diretamente no Bradesco às 8h30, chegando no Campus às 8h45.
Mais uma linha especial, que irá do Bradesco ao Campus, terá ônibus disponíveis nos seguintes horários: 7h15 no Bradesco, chegando ao Campus às 7h45; 7h45 no Bradesco, chegando ao Campus às 7h55; às 8h no Bradesco, desembarcando passageiros no Campus às 8h10.
Outro ônibus passa pelo Bradesco às 8h10, chegando no Campus às 8h25; às 8h25, os usuários poderão pegar ônibus no Bradesco, desembarcando no Campus às 8h40. Por fim, às 8h30, outra linha passará pelo Bradesco, com previsão de chegada ao Campus às 8h45.

Fonte: ijuhi.com
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Motoristas e cobradores de ônibus paralisaram atividades em Passo Fundo


Motoristas e cobradores da empresa Coleurb, uma das concessionárias do transporte coletivo urbano de Passo Fundo, promoveram uma paralisação de uma hora nesta manhã, no início do expediente, das 6h às 7h. Os funcionários compareceram a garagem, mas se negaram a sair com os ônibus, até que alguém da direção da empresa aparecesse para negociar com a categoria.

Os trabalhadores do transporte coletivo urbano, que tem data base em fevereiro, estão reivindicando um reajuste de 7%, que significa a inflação do período e mais um ganho real de 3%. Além disso, eles pedem a manutenção da sacola básica de alimentos no valor de R$ 150, que havia sido cortada. As empresas oferecem apenas 4,37% de reajuste. Além da Coleurb, responsável por 70% do transporte coletivo em Passo Fundo, outras duas empresas operaram no setor: a Transpasso e a Codepas.

Os trabalhadores destas duas empresas não aderiram a paralisação de hoje. O advogado da Coleurb José de Mello Freitas esteve na garagem e conseguiu convencer os trabalhadores a encerrar a paralisação. O defensor garantiu que a cesta básica de alimentos voltará a ser fornecida.

Uma reunião foi marcada para às 15h da próxima sexta-feira para discutir as demais reivindicações da categoria. Miguel Valdir dos Santos, um dos líderes do movimento, garantiu que se as reivindicações não forem atendidas, os motoristas e cobradores podem voltar a parar na próxima segunda-feira. Nesta terça-feira, os usuários foram pegos de surpresas e muitos chegaram atrasados ao serviço.
Fonte: Correio do Povo
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Ônibus de Curitiba há um ano no vermelho


O déficit no transporte coletivo de Curitiba recuou 33% em dois me­­ses, e a Urbs (sociedade de economia mista que gerencia o sistema) espera equilibrar o caixa no fim do ano ou no início do ano que vem. Des­­de o início de 2009, o número de deslocamentos de passageiros tem ficado abaixo do previsto. Segundo informações fornecidas pela empresa, o rombo, que havia chegado a R$ 9,2 milhões em se­­tembro, caiu para R$ 6 milhões no mês passado.
No início do ano, o afastamento de usuários foi atribuído ao reajuste da passagem de R$ 1,90 para R$ 2,20, ocorrido em janeiro, e à crise econômica internacional. Para a Urbs, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros novos, medida adotada para combater a crise, contribuiu para estimular o transporte individual, em detrimento do transporte coletivo.
O pior resultado foi registrado em agosto, no auge da epidemia da gripe A (H1N1) – a chamada gripe suína –, quando a população era orientada a evitar aglomerações. Naquele mês, o valor correspondente a cerca de 3,5 milhões de pa­­ssagens deixou de ingressar no cai­­xa. Para equilibrar as contas, conforme reportagem publicada pela Gazeta do Povo no dia 21 de outubro, a tarifa teria de ser reajustada para R$ 2,32, o que poderia afastar ainda mais passageiros. De janeiro a novembro deste ano, foram aproximadamente 14,2 milhões de des­­locamentos a menos que a previsão da Urbs.
Em razão do déficit, a Urbs chegou a atrasar o pagamento às concessionárias. O prejuízo poderia ser pior se o fundo que custeia o transporte coletivo não recebesse do município a transferência do Imposto sobre Serviços (ISS) recolhido das empresas de ônibus – cerca de R$ 800 mil por mês.
Para cobrir o custo do transporte coletivo de Curitiba – cerca de R$ 55 milhões por mês – sem ter de aumentar o preço da passagem, a Urbs aguarda a discussão do Projeto de Lei 1.927, de autoria do de­­putado federal Fernando de Fa­­binho (DEM-BA), que tramita no Congresso Nacional desde 2003. A proposta, que prevê a criação do bilhete único e isenções tributárias para desonerar o transporte coletivo, foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. O prazo para o recebimento de emendas à matéria se encerra hoje.
  • A Urbs já anunciou que quitará todos os débitos com as empresas até o lançamento do edital de licitação do transporte coletivo, o que deve ocorrer provavelmente até o fim da semana que vem. Será a primeira concorrência pública da história do sistema. As concessões, outorgadas em 1955, vêm sendo renovadas sem licitação até hoje.

Fonte: Gazeta do Povo

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Em Recife, Secretário visita obras de terminais integrados


O secretário das Cidades, Humberto Costa, e o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto, visitam, hoje pela manhã, as obras de construção dos Terminais Integrados de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes e Tancredo Neves, no Recife.

Os dois terminais fazem parte de um pacote de obras que vem sendo realizadas pelo governo estadual para ampliar e modernizar o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

O pacote, que foi licitado no ano passado, inclui a construção de oito terminais de integração e três corredores de ônibus, ao longo dos próximos dois anos. Com um custo aproximado de R$ 60 milhões (sendo R$ 53 milhões dos terminais) para a realização de todas as obras, a expectativa do governo estadual é duplicar o atendimento dos terminais do SEI, que hoje transportam cerca de 800 mil passageiros por dia.

As obras orçadas em cerca de R$ 53 milhões englobam a ampliação do terminais do Barro e Joana Bezerra (com sistema viário e acesso) e construção dos terminais do TIP, Largo da Paz, Tancredo Neves (com sistema viário e acesso), Aeroporto, Prazeres (com sistema viário e acesso) e Cajueiro Seco (com sistema viário e acesso). Ao todo, os terminais irão disponibilizar 70 linhas de ônibus e transportar, aproximadamente, 600 mil usuários, por dia, em toda a RMR.

A construção do Terminal Integrado Tancredo Neves atenderá diretamente 122 mil pessoas, nos dias úteis. A previsão é de que operem no local 17 linhas de ônibus. A área construída será de 2.812,06 m2, em um terreno de 11.660,40 m2. Serão aplicados R$ 8.9 milhões para a construção do TI, além de R$ 1,8 milhão para o acesso viário.

O Terminal integrado de Cajueiro Seco é aguardado com ansiedade pelos usuários de toda a área sul da RMR. Após o início de sua operação, ele será um aliado importante para garantir novas opções para os usuários do SEI naquela área, que já conta com o Terminal Integrado do Cabo e a Linha Sul do Metrô.

Após o término da obra, estima-se que 50.000 pessoas usarão o terminal, que tem a previsão inicial de operação com seis linhas. A área construída será de 2.468,9 m2, em um terreno de 8.968,98 m2.

O investimento para a construção do equipamento é de R$ 7,6 milhões. Outros R$ 2,3 milhões serão aplicados na construção de um sistema viário que dará acesso ao TI.

Obs: Não foi divulgado pelo Consórcio Grande Recife o Prazo para entrega destes terminais.

CORREDORES - Além dos terminais, aproximadamente R$ 7 milhões estão sendo investidos exclusivamente na construção de modernos corredores de transporte público em três áreas estratégicas para a circulação de ônibus na Região Metropolitana do Recife. As obras irão viabilizar, ao todo, a construção de aproximadamente 11,3 km de vias exclusivas e 34 paradas de ônibus nas avenidas Pan Nordestina (PE-15), Abdias de Carvalho e Domingos Ferreira.
Fonte: Consórcio Grande Recife
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Abrigos de passageiros terão placas com itinerários dos ônibus em Santos


Para orientar os usuários de ônibus quanto às linhas que devem utilizar para chegar aos seus destinos, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Viação Piracicabana instalaram painéis nos abrigos com informações gráficas e bem didáticas. Inicialmente, e a título de experiência, isso ocorreu em pontos com grande demanda de passageiros, como o da Avenida Conselheiro Nébias diante dos números 668 (Centro/praia) e 771 (praia/Centro), na Rua Sete de Setembro com Av. Conselheiro Nébias.

Nos painéis, que ficarão afixados sob os abrigos, constará uma tabela com o tempo médio de intervalos dos ônibus nos dias úteis, conforme o horário de embarque e a linha a ser utilizada. O tempo de espera no ponto, entretanto, poderá sofrer alterações devido às condições do trânsito. Além disso, ao consultar o painel, o usuário poderá se localizar a partir da mensagem “Você está aqui”.

Ao buscar no mapa o destino desejado, encontrará a linha de ônibus na qual deve embarcar.Após a implementação das placas nos "abrigos-piloto", a CET avaliará sua funcionalidade de forma a estendê-la para outros corredores de tráfego. Está prevista a instalação de aproximadamente 100 painéis do gênero.

Fonte: Prefeitura de Santos
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Novos agentes e câmeras para monitorar o trânsito de Porto Alegre

Serão apresentados amanhã, 9, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal os 70 novos agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), chamados por intermédio de concurso. No total, Porto Alegre contará, a partir de agora, com 464 agentes de fiscalização para as áreas do trânsito, transporte e Assessoria de Educação para o Trânsito (Asset). Serão apresentadas, também, 20 novas motos que entrarão em circulação a partir da próxima semana. O prefeito José Fogaça e o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, estarão presentes no evento.
Além de notificar condutores infratores, segundo as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os agentes da EPTC realizam diversas funções fundamentais para qualificação da circulação na cidade, como atender acidentes nas ruas e realizar os primeiros socorros, vistoriar veículos em blitze, orientar desvios e bloqueios, executar blitze, organizar os cruzamentos quando há problemas de sinaleiras, trabalhar nas proximidades de eventos. No ano passado foram 22.800 atendimentos de acidentes, apoio a 2.700 eventos, além de 30 mil veículos vistoriados em blitze.
Novas câmeras - Igualmente na terça-feira entrarão oficialmente em funcionamento 15 novas câmeras de monitoramento, instaladas em vias de intenso fluxo da capital, com o objetivo de realizar operações especiais e agilizar o fluxo de veículos. Somadas às outras 15 que operavam desde novembro 2008, a população agora será atendida por 30 câmeras. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Controle de Monitoramento da Mobilidade (Cecomm) da EPTC, onde cerca de 30 técnicos atuam para monitorar e realizar ajustes na circulação.
Fonte: EPTC
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Projeto obriga inclusão de lixeiras em transporte coletivo

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No Rio, Avenida Feliciano Sodré exclusiva para ônibus em direção ao Fonseca


A Avenida Feliciano Sodré, no sentido Praça Renascença, será exclusiva para ônibus municipais e intermunicipais a partir desta terça-feira. O novo esquema de trânsito faz parte do projeto do arquiteto Jaime Lerner e se integra ao Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, que tem inauguração prevista para o dia 20.

Com a faixa exclusiva, o motorista que vem da Rua Visconde do Rio Branco terá que entrar na Rua Saldanha Marinho ou na Rua Fróes da Cruz. De acordo com a Nittrans, haverá mudanças também na Alameda São Boaventura. Faixas com informações sobre o novo esquema serão instaladas para orientar os motoristas e agentes da Subsecretaria de Trânsito vão coordenar o tráfego no local.

Fonte: O Globo

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