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Metrô de SP realiza várias atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher

quarta-feira, 3 de março de 2010


O Metrô realiza no mês de março várias atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Haverá mutirão de saúde, apresentação de bandas formada apenas por mulheres e desfile de moda, além de exposição temática. Confira abaixo a programação:


Mutirão da Saúde
Entre os dias 1º e 8 de março, das 7h às 15h, as usuárias que passarem pelas estações Sé (Linha 3-Vermelha) e Clínicas (Linha 2-Verde), poderão medir glicemia, peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial. O mutirão de saúde da mulher é uma parceria do Metrô com a Unifesp e a Bayer Shering Pharma.


Apresentações de música
Na Estação Sé, no dia 8, a banda Dadivosas, composta só por mulheres, se apresentará no projeto “Seis na Sé”. O repertório musical passa pelo samba, rock, blues, jazz e forró pé-de-serra. O show acontece a partir das 18h.
No dia 11, quem estiver na Estação Santa Cecília poderá conferir o Trio Salamantra no Projeto Encontros. As moças misturam vários tipos de música e buscam o melhor da arte.


Exposição
Também na Estação Santa Cecília, a partir do dia 8, a exposição “Mulher: Uma Homenagem” exibirá desenhos feitos com bico de pena sobre papel, ressaltando diversas situações do cotidiano feminino.


Moda
Alunos de moda da FMU apresentarão na Estação República figurinos criativos que misturam letras e design. O desfile no Dia Internacional da Mulher acontece a partir das 11h.

Fonte: Metrô-SP
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Em Manaus, Suposta redução de frota gera superlotação em terminais


O vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Marcelo Ramos denunciou hoje (1º), durante sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a falta de ônibus na cidade durante toda a manhã, no primeiro dia de vigor da nova tarifa de R$ 2,10.

O parlamentar enviou ainda uma ação ao Ministério Público Estadual (MPE) pedindo a redução do valor para R$1,95.- Os empresários usaram o anúncio do prefeito como desculpa e simplesmente não mandaram os ônibus para as ruas. Em toda a cidade era possível identificar paradas lotadas e terminais cheios de usuários prejudicados pela longa espera, criticou.

O terminal do bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade, teve movimento intenso esta manhã, por volta das 7h. A cena se repetiu no terminal da Constantino Nery, zona Centro Sul. Os ônibus estavam cheios e a população reclamou de superlotação.

Na ação enviada ao MPE, o vereador exige que a prefeitura reduza para R$1,95 a tarifa do transporte coletivo. Ramos se baseia em planilhas disponibilizadas pela própria prefeitura e argumenta que existe uma diferença de R$ 0,15 entre o valor reajustado ano passado (R$ 2,25) e o valor atual da tarifa (R$ 2,10), considerado pelo prefeito como o ideal.

- Se este é o valor que ele considera justo, então os usuários pagaram R$ 15 centavos a mais em cada viagem nestes últimos sete meses. Calculando o número de passageiros deste período, chegamos a quase R$ 16 milhões cobrados de forma ilegal pelos empresários, e com o consentimento da prefeitura -, explicou o vereador que pede o ressarcimento desse valor.

O IMTT constatou que 17 veículos deixaram de circular no decorrer desta segunda feira no Terminal 5, na Zona Leste, entre os 76 ônibus que iniciam rota no local. No final da tarde, a fiscalização notificou seis veículos recolocados em circulação pelas empresas. Nos outros terminais, a fiscalização não constatou problemas com a frota operante.

De acordo com representantes das empresas, a redução verificada ocorreu por problemas mecânicos nos veículos. O Instituto determinou a aplicação das sanções previstas pela não operacionalidade da frota devida, cuja multa pode chegar a 31 UFMs (Unidades Fiscais do Município), o equivalente a R$ 1,9 mil. (IP)
Fonte: Portalamazônia.com
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Campo Grande: Agetran altera rota de linhas de ônibus devido a interdições


Por conta do fechamento de um trecho da rua Ricardo Brandão, interditado em função dos estragos provocados pela chuva do último sábado (27.02), o Departamento de Transporte da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) alterou, parcialmente, o itinerário de duas linhas de ônibus que passam por esta via: a 051A (Terminal Bandeirantes/Shopping) e a linha 051B.
Antes da interdição, a linha 051A seguia pela Ricardo Brandão até a rua Jeribá. Agora, os veículos do transporte coletivo seguem pelas ruas Nova Era, Joaquim Murtinho, Ceará, Luiz Freire, Pestalozzi, Ricardo Brandão e Jeribá.
Já a linha 051B, que antes vinha do Shopping pelas ruas Jeribá e Ricardo Brandão até chegar à avenida Fernando Corrêa da Costa, está agora seguindo pela rua Jeribá até a rotatória da Ricardo Brandão. Deste ponto, entra na rua Elvira Coelho Machado, rua Ceará, Joaquim Murtinho até alcançar a avenida Fernando Corrêa da Costa, na altura do quartel da PE, de onde segue seu trajeto normalmente.

Fonye: MSNotícias
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Goiânia: Disseram que em seis meses o transporte seria modelo para o Brasil. Infelizmente só piorou, seis anos depois da promessa


O transporte coletivo de Goiânia, criticado pela maioria da população em decorrência de mudanças de itinerário, superlotação e aumento de tarifas, foi o assunto principal da reunião dos moradores da Vila Maria Luiza e do Jardim Novo com o senador Marconi Perillo na noite de ontem (segunda-feira 1º). A Igreja Assembléia de Deus, do Ministério Palavra da Vida, sediou o encontro. A reunião serviu para que o senador prestasse contas de sua atuação no Senado e ouvisse sugestões dos moradores.
Depois de ouvir dezenas de reclamações sobre o transporte coletivo, o senador declarou-se decepcionado com a falta de diálogo dos governantes com a população. Segundo o senador, “o transporte coletivo de Goiânia não atende à necessidade da população. Disseram que em seis meses o transporte seria modelo para o Brasil. Infelizmente só piorou, seis anos depois da promessa”, declarou em meio a aplausos.

Durante quase duas horas em que permaneceu no templo evangélico, o senador ouviu dezenas de críticas à falta de ação da Prefeitura de Goiânia na solução dos problemas existentes nos bairros. Os representantes da comunidade acusam a Prefeitura de dar atenção especial aos setores nobres e discriminar os bairros da periferia. O transporte coletivo de Goiânia foi o assunto que mais mereceu críticas dos moradores. A maioria reclama da falta de ônibus e da conseqüente superlotação, acompanhada de aumento da tarifa.

Fonte: Alô Alô Brasil
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Novo sistema de transporte será implantado em Itabuna

A secretaria de transporte e trânsito (Settran) de Itabuna está analisando o transporte coletivo da cidade. O objetivo desse estudo é a modernização dos ônibus, implantação de uma estação de transbordo e o uso de bilhete único.
“Contratamos uma empresa conceituada para estruturar o sistema de transporte, inclusive com a construção de uma estação de transbordo e implantação do bilhete único, agregando mais comodidade e economia para o usuário”, afirmou o secretário Wesley Melo.
Segundo o secretário, novas linhas também serão criadas e haverá um aumento da frota em locais e horários específicos. Vale ressaltar que mesmo com todas as mudanças, a prefeitura de Itabuna não prevê um aumento no valor das passagens.
Fonte: Blog do Gusmão
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Prefeitura lança edital para ônibus rápido em BH

terça-feira, 2 de março de 2010


Cruzar de ônibus os 12,1 quilômetros da Avenida Cristiano Machado, em pouco mais de 20 minutos – da Lagoinha até a Estação Vilarinho. A BHTrans abriu concorrência pública para contratar empresa de engenharia que vai prestar os serviços de consultoria especializada na implantação do transporte rápido por ônibus (BRT, bus rapid transit, em inglês).

O sistema vai usar corredores viários que ligam o Centro de Belo Horizonte a importantes destinos do Vetor Norte, como a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o aeroporto de Confins e o futuro terminal rodoviário da capital, previsto para ser instalado no Bairro São Gabriel.

A nota de abertura da licitação foi publicada na última edição do Diário Oficial do Município (DOM) e prevê a contratação de empresa para elaboração do projeto de engenharia. Os interessados têm até 1º de abril para entregar as propostas e o escolhido vai ser aquele que oferecer o menor preço. Depois da seleção, o estudo tem prazo de nove meses para ser entregue.

A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é de que o contrato seja assinado em maio e concluído nos primeiros meses do próximo ano.

Segundo o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, o projeto é implantar o BRT nas grandes avenidas da cidade. “O estudo vai definir a localização das estações, os tipos de linhas de ônibus, quais ligações e a quantidade de coletivos, de acordo com a demanda. Além disso, aproveitando o espaço das calçadas está prevista também a construção de ciclovia”, detalha.

O projeto – que usa pistas exclusivas de ônibus já existentes e alargamento de outras, operadas por coletivos articulados e com maior capacidade de passageiros – é dividido em três fases: Lagoinha à Estação São Gabriel (1ª fase); Lagoinha até a Estação Vilarinho (2ª fase) e Lagoinha em direção à Avenida José Cândido da Silveira (3ª fase).

No contrato assinado com o governo federal para as obras da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade foram garantidos os recursos suficientes apenas para a 1ª fase, além da implantação de mais dois ramais em quatro corredores que ligam ao Mineirão – Pedro II e Carlos Luz e Antônio Carlos e Pedro I.

Há um mês, tiveram início os estudos para o ramal Antônio Carlos e Pedro I e a expectativa é que nas próximas semanas seja assinado contrato para as avenidas Pedro II e Carlos Luz. Concluídos os projetos, será contratada uma empreiteira para execução das obras. No caso da Avenida Cristiano Machado e da Antônio Carlos, uma vantagem é a existência da busway (corredor exclusivo para coletivos), enquanto no caso da Pedro II e Carlos Luz é preciso fazer, além do projeto de engenharia, análise para desapropriação de imóveis que possibilitem a construção das estações de embarque.

A Avenida Pedro I tem projeto de alargamento, suficiente, segundo a BHTrans, para acomodar o projeto.Seguindo o exemplo de Curitiba (PR), o sistema rápido de trânsito prevê pagamento antecipado de passagem, embarque de passageiros no mesmo nível dos ônibus e outras facilidades que aproximam os ônibus do metrô. Mas, segundo Freitas, “é imprescindível para o trânsito da cidade a expansão do metrô. Visando uma solução definitiva”, ressalta.

Os corredores rápidos devem garantir maior agilidade no transporte de parte dos 150 mil passageiros/dia que usam as linhas municipais somente na Avenida Cristiano Machado. Além de absorver parte dos motoristas que circulam sóem carros particulares.
Fonte: Uai - Minas
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