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Londrina: Usuários fazem protesto contra micro-ônibus

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Moradores pedem ônibus convencionais
Aproximadamente 100 moradores do município de Tamarana e do distrito de Lerroville, zona sul de Londrina, fecharam por cinco horas, ontem de manhã, o trevo de acesso às duas localidades com paus e pneus. Os manifestantes protestavam contra a qualidade do transporte coletivo que liga Tamarana a Londrina. Oito ônibus, sendo quatro escolares, foram impedidos de passar pelo local.

Moradores afirmam que se não forem colocados veículos maiores, eles voltarão a protestar. O principal questionamento dos moradores é o tamanho do veículo usado na linha - um micro-ônibus, com capacidade para 20 passageiros sentados e 40 em pé -, às 5h15 da manhã, horário de maior demanda. O trajeto do veículo , de Tamarana até Londrina, é de 100 km.

Segundo a doméstica Lindinalva da Silva, 37 anos, que mora em Tamarana, o micro-ônibus não comporta todas as pessoas que precisam usar o coletivo para vir trabalhar em Londrina. “Quase 100 pessoas precisam usar esse ônibus para ir ao trabalho. Ele é muito pequeno e a viagem acaba ficando insuportável. Estamos cansados, já reclamamos e o problema nunca é resolvido. Tenho que acordar às 3h30 da madrugada para ir para o ponto e ficar na fila para não viajar em pé”, disse.

O supervisor de tráfego da Londrisul, empresa responsável pelo transporte coletivo na região, Marildo Teixeira Lopes, afirmou que a empresa irá trocar, a partir da manhã de hoje, provisoriamente, o micro-ônibus por um veículo convencional com capacidade para 80 pessoas. “Vamos solicitar a Companhia de Trânsito e Urbanização (CMTU) para que, juntamente com a empresa, realize um estudo para ver se está havendo um aumento na demanda de passageiros na região. Se a companhia constatar que há a necessidade de trocar o veículo usado atualmente, faremos essa mudança”, afirmou.

Fonte: Jornal de Londrina
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Sorriso recebe ônibus do Programa Passageiro Especial

Nesta segunda-feira (22), a Secretária de Ação Social de Sorriso, Vivyane Bedin, esteve em Cuiabá participando do ato de entrega do ônibus do Programa Passageiro Especial, no Salão Nobre Clóvis Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Sorriso é um dos municípios beneficiados pelo Programa do governo mato-grossense.
Na ocasião, o governador Blairo Maggi reuniu as primeiras-damas dos municípios das entidades que receberam os ônibus e seus respectivos presidentes para anunciar o convênio com as Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES) e as Pestalozzis do Estado.
O Passageiro Especial é um programa do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), também com parceria da Secretaria de Educação.
Os ônibus do programa Passageiro Especial são na cor branca, com uma carroceria própria para transporte de passageiros e cadeirantes, com elevador de acesso para portadores de necessidades especiais, com capacidade mínima de 24 poltronas, dois boxes destinados a cadeirantes, assoalho antiderrapante e ar-condicionado.
Os 94 veículos foram adquiridos por R$ 14 milhões provenientes da economia obtida junto aos R$ 255 milhões do financiamento do BNDES Finame por intermédio do Banco do Brasil, do qual R$ 241 milhões foram destinados ao Programa "MT 100% Equipado" que adquiriu 705 veículos entre máquinas e caminhões que foram cedidos aos municípios mato-grossenses.
Os veículos adaptados facilitam a entrada e saída dos portadores de necessidades especiais que utilizam cadeira de rodas. A lista das Apaes e as Pestalozzis que serão beneficiadas pelo programa Passageiro.
Fonte:Gazeta Digital
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Passageiros protestam contra superlotação em ônibus intermunicipal


Moradores de Pradópolis que trabalham em Ribeirão viajam em pé

Moradores de Pradópolis que trabalham em Ribeirão Preto fizeram um protesto, no início da noite de segunda-feira (22), contra a superlotação dos ônibus da empesa Petito que fazem o trajeto entre as duas cidades. As pessoas reclamaram que têm que viajar em pé. A polícia foi chamada.
“Todo dia você vê essa lotação. Estamos reivindicando direitos nossos. Não é possível trafegar em uma rodovia com tanta gente em pé”, afirma o técnico em química Pedro Garcia.
Segundo a assistente social Roberta Janes, o problema é antigo. “Já conversamos, todo mundo já fez reclamações. Já conversamos com prefeitos e vereadores em campanha e só tivemos promessas e nada resolvido”, afirma.
Segundo a Agência Reguladora de Transportes Terrestres (Artesp), a empresa tem autorização para transportar pessoas em pé porque os veículos fazem viagens intermunicipais com paradas previstas durante o caminho.
A direção da empresa Petito afirma que há lotação apenas nos horários de pico e que, na segunda-feira, outro ônibus foi enviado ao local do protesto para transportar o restante dos passageiros.

Fonte:EPTV
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Perigo em ponto de ônibus em Fortaleza

Andar de ônibus em Fortaleza está cada mais perigoso. A onda de assaltos assusta motoristas, trocadores e passageiros. Mas o perigo não está só dentro do ônibus, está também nas paradas, onde o ladrão às vezes chega antes que o transporte.
Quem depende do transporte coletivo em Fortaleza anda com medo. Assaltos à ônibus estão se tornando mais constantes.
De acordo com o Sindiônibus, no ano passado, foram 46 assaltos por mês. Quase dois assaltos por dia. Os cinco bairros com maior incidência foram: o Serviluz, Vincente Pinzon, Mucuripe, Autran Nunes e Genibaú.
O perigo não está somente dentro dos ônibus. Mas também antes mesmo da viagem começar. Muitos usuários têm medo de ficar nas paradas esperando o transporte.
De acordo com o major Alberto Tavares, da Polícia Militar, essas áreas estão sendo cobertas pelas viaturas do Ronda do Quarteirão e do policiamento ostensivo geral.
Fonte: VerdesMares
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Rodoviários decidem manter a greve de ônibus na Grande BH


Os rodoviários decidiram, em assembleia no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), na noite desta terça-feira, manter a paralisação, que começou na segunda-feira. Os rodoviários não aceitaram a proposta de 4,36% oferecida pelos patrões. A categoria exige 37%.
A decisão da assembleia, à noite, contrariou o acordo firmado com os donos de empresas de ônibus, em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), durante esta tarde. As partes haviam decidido pela suspensão imediata da greve.
Com a decisão da assembleia da categoria, a greve entra em seu terceiro dia nesta quinta-feira. Cerca de 1,5 milhão de passageiros usam o transporte coletivo todos os dias na Grande Belo Horizonte.
Pelo acordo firmado entre as partes esta tarde ficou acertado que Justiça iria suspender a liminar concedida, na noite dessa segunda-feira, que bloqueava R$ 2 milhões dos sindicatos dos rodoviários e a multa de R$ 300 mil por dia de paralisação.
Na audiência também ficou acordado que os patrões não descontarão os dias em que os rodoviários ficaram parados, além de não haver retaliações contra os grevistas. Segundo o TRT, uma nova audiência está marcada para esta sexta-feira, às 16h30m.
Nesta terça-feira, o número de ônibus circulando foi maior que o desta segunda, mas ainda não é suficiente para atender os usuários. Nesta segunda, primeiro dia da paralisação, 62 ônibus foram depredados e pelo menos 13 pessoas foram presas.

Fonte: OGlobo
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Tarifa de ônibus pode ser reduzida em Manaus

A passagem de ônibus em Manaus terá seu valor atual de R$ 2,25 reduzido para, no máximo, R$ 2,10. A diminuição de R$ 0,15 no preço da tarifa foi prometida, ontem, pelo prefeito Amazonino Mendes, em entrevista a um programa de TV local. O anúncio oficial, que deve ocorrer dentro de algumas horas, vai irritar os empresários do setor de transporte coletivo da capital, os quais pleiteiam na prefeitura um reajuste ainda para o final deste mês.
“Vou baixar o preço da passagem de ônibus. Agora chegou a vez do povo. Vou fazer isso pela terceira vez como prefeito de Manaus. As empresas vão pular e eu não vou tirar esse direito delas, mas também não vou arredar da minha decisão”, enfatizou Mendes.
O prefeito declarou ainda que irá “forçar as empresas a trabalharem direito e a renovarem a frota de ônibus na cidade”. Ele ainda criticou o sistema em relação ao transporte feito pelos micro-ônibus alternativos e executivos e ainda alegou que os dois sistemas “são predatórios e tiram os passageiros dos ônibus coletivos”.
“Isso está errado e nós vamos consertar o transporte na cidade. Manaus vai ter um sistema de transporte invejável no Brasil”, prometeu o prefeito.
Apesar da declaração de Amazonino Mendes, até o fim da tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que não havia qualquer comunicado oficial sobre o assunto.
Na contramão à promessa do prefeito, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) quer o reajuste da tarifa. Segundo o assessor jurídico do órgão, Fernando Moraes, o aumento é questão de contrato. “Está estabelecido que todo o mês de fevereiro deve haver o reajuste”, declarou o advogado.
Moraes informou ainda que, caso o prefeito insista em reduzir o valor da tarifa, essa medida representaria dificuldades para o sistema de transporte público de Manaus. “Temos um contrato que deve ser cumprido e os parâmetros de gestão do sistema devem ser observados”, exemplificou o assessor. Ele também admitiu que o Sindicato poderá ingressar com uma ação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) no eventual silêncio da prefeitura em relação ao pedido de reajuste protocolado no último dia 18 no gabinete do prefeito.
No documento, o Sinetram justifica o pedido de alteração no preço da passagem de ônibus tendo como base as séries de reajustes sofridos nos combustíveis, principalmente no diesel, que abastece a frota de veículos da cidade, além da alíquota de 20% concedida para subsidiar o benefício da meia-passagem. “Vamos aguardar o pronunciamento do prefeito até o fim deste mês e, se persistir o impasse, vamos acionar a prefeitura judicialmente”, revelou.
Quanto à declaração do prefeito sobre “forçar as empresas a renovarem a frota de ônibus na cidade”, o Sinetram alegou que a renovação é decorrência natural do contrato de ambas as partes. “Havendo equilíbrio econômico financeiro do sistema, a renovação vai acontecer e isso já está sendo feito. Temos obrigação legal de retirar de circulação os veículos com mais de 10 anos e manter a idade média da frota de seis anos. Isso não significa que não haverá carros com mais de seis anos de vida útil rodando na cidade”, explicou.

Manaus tem 8ª tarifa mais cara
Com o atual preço da tarifa de ônibus praticado na cidade, R$ 2,25, os passageiros que utilizam o transporte duas vezes por dia num período de 25 dias úteis no mês gastam, em média, 22% do salário mínimo em vigor no Brasil (R$ 510). Atualmente, Manaus ocupa a 8ª posição no ranking das passagens mais caras entre as capitais brasileiras ficando à frente de cidades como Salvador e Brasília. Florianópolis (SC) pratica a tarifa mais cara, R$ 2,80. O Rio de Janeiro, com quatro milhões de passageiros diários, não registra reajuste desde dezembro de 2007.
O sociólogo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Antônio Nascimento, critica o possível aumento de tarifa urbana para o transporte coletivo em Manaus. Para ele, os valores a mais só dão vantagens aos empresários. “Historicamente, todos os reajustes concedidos não resultaram em retorno ao cidadão que convive diariamente com as péssimas condições do transporte público”, analisa o professor. Luiz Nascimento acredita que o advento da Copa do Mundo pode trazer vantagens de investimentos públicos na capital, como a incorporação do monotrilho ao transporte coletivo. “Essa modalidade de deslocamento público vai ajudar bastante”, considera o sociólogo.
Fonte: EmTempo
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Corredor de ônibus de SP serão reformados por R$ 113 mi

A Prefeitura de São Paulo pretende iniciar uma série de obras em corredores de ônibus, a começar pelo Inajar de Souza-Rio Branco-Centro ainda neste semestre. O objetivo é consertar o asfalto deteriorado e "requalificar" a via, permitindo que todos os ônibus usem a faixa exclusiva - junto ao canteiro central. Atualmente, em partes do corredor, como na Avenida Marquês de São Vicente, os ônibus são divididos entre a faixa central e a da direita, provocando problemas ao fluxo quando precisam trocar de faixa.
Serão investidos R$ 113 milhões na requalificação do corredor que liga o centro à zona norte. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 20 meses a partir da assinatura do contrato, sendo que a licitação será lançada no próximo mês.
As intervenções vão acontecer entre o Terminal Cachoeirinha e a Praça do Correio, respectivamente na zona norte e centro. No total, haverá obras em cinco avenidas: Inajar de Souza, Comendador Martinelli, Marquês de São Vicente, Rudge e Rio Branco. A São Paulo Transportes (SPTrans) informou que, durante o período de obras, os ônibus vão circular nas demais faixas, junto com os automóveis, e que não deve haver mudanças de itinerários.
Quase todas as vias do corredor sofreram com o período de chuvas e o reflexo é uma grande quantidade de buracos, o que provoca redução na velocidade dos ônibus. "Será colocado pavimento rígido e feita a recuperação do pavimento flexível", explica a SPTrans. A principal inovação, no entanto, será a tentativa de reunir todos os ônibus na faixa exclusiva.
As intervenções preveem novos abrigos de ônibus, reconstrução das faixas e mudanças na sinalização e semáforos, para facilitar a saída dos ônibus dos corredores, quando precisarem fazer conversões. No entanto, a via não terá áreas de ultrapassagem, consideradas fundamentais por especialistas. Segundo a SPTrans, não há espaço nas vias para isso.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Metrô do Rio para de circular e causa confusão entre passageiros

O Metrô do Rio voltou a dar problemas no início da noite desta terça-feira. Por volta das 19h20, ocorreu um problema no sistema responsável pelo deslocamento dos vagões na estação Central – uma das mais movimentadas do metrô carioca. O problema durou 20 minutos, o suficiente para as composições pararem de circular e prejudicarem o trânsito de passageiros.
A pane ocorreu numa das composições da linha 2, sentido Zona Norte. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô Rio, os trens não chegaram a parar, mas o problema no sistema provocou um atraso de 10 minutos entre cada trem. Cerca de 40 minutos depois de o problema ocorrer, o trânsito voltou ao ritmo normal, informou a assessoria.
Passageiros de uma composição da linha 1A relataram, no entanto, que foram obrigados a desembarcar, entre as estações Praça da Bandeira e Central, e retornar à plataforma. Na estação Carioca, usuários informaram que os trens ficaram parados na plataforma durante meia hora.
“Soube pelos funcionários do Metrô que tem gente presa nos vagões”, disse, por exemplo, o estudante Pedro Melo, de 20 anos. Passageiros informaram ter ficado até 20 minutos dentro dos vagões, sem informação sobre o problema.
“Ainda bem que eu não estava dentro de um trem quando o problema ocorreu”, aliviou-se Carla Sampaio, secretária administrativa de 27 anos. “Morro de medo de lugares fechados. Agora vou sempre de ônibus para o trabalho. Gastarei mais tempo, mas pelo menos não vou enfrentar esse tipo de problema”, disse Carla.
Como Carla, muitos passageiros precisaram recorrer às linhas de ônibus. Resultado: lotação e muita espera nos pontos de ônibus. A dona de casa Maria Helena Cavalcanti, de 57 anos, disse que estava indo visitar o marido internado num hospital em Ipanema. "Não sei se vou conseguir chegar a tempo, está tudo lotado nos ônibus", lamentou.
Fonte:OGlobo
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