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Novidades no Cartão BHBUS em 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


Os cartões BHBUS começaram a ser usados em 2002 com a implantação da Bilhetagem Eletrônica, e desde então circulam em três modelos: BHBUS Usuário - que também existe nas versões Retornável (à venda dentro dos ônibus) e Usuário Identificado (que permite o bloqueio e transferência dos créditos para segunda via); o BHBUS Vale-Transporte - fornecido pela empresa empregadora ao funcionário com carteira assinada e que tenha o benefício do vale-transporte; e o BHBUS Benefício - utilizado por pessoas que têm direito à gratuidade, como agentes oficiais e portadores de necessidades especiais.

A previsão é que ainda no primeiro semestre os usuários possam contar com mais um cartão, o Vai Fácil.O cartão Vai Fácil é similar ao Usuário, sendo que a diferença está no casco do cartão que será distribuído gratuitamente para as pessoas que utilizam os sistemas tronco-alimentares - um grupo de linhas de menor demanda, denominada linhas alimentadoras, é reunido na estação e os passageiros transferidos para um sistema de maior capacidade - denominado troncal. Postos de cadastramento serão instalados nas regionais para as pessoas que se interessarem em receber o cartão.

Além do novo modelo de cartão, os já existentes terão o layout modificado. O objetivo é padronizar os cartões de maneira que os novos lotes tenham um padrão visual único, facilitando assim a identificação pelos usuários. O novo layout utiliza fotos e desenhos dos pontos turísticos de BH, encontrados nos ônibus novos. Os cartões antigos não serão recolhidos e poderão ser utilizados normalmente.
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São Paulo: Novas tarifas da EMTU entram em vigor no dia 9 de fevereiro


As tarifas dos ônibus intermunicipais das três regiões metropolitanas do Estado – São Paulo, Campinas e Baixada Santista - serão reajustadas a partir do dia 9 de fevereiro. O cálculo do reajuste anual da EMTU/SP levou em conta os custos do setor de transporte coletivo dos últimos 12 meses.

A média de reajuste das tarifas das linhas intermunicipais do serviço comum na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) será de 4,1%; na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), de 2,8%, e da Região Metropolitana de Campinas (RMC), de 3,8%.

As linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) terão reajuste de 3,9%. A tarifa passará de R$ 2,55 para R$ 2,65. A EMTU/SP oferece ainda integrações gratuitas com o Metrô, na Linha 5-Lilás, com a CPTM, na Linha 10-Turquesa, e também com linhas municipais de São Paulo nos terminais São Mateus e Sacomã. Na linha 10 turquesa da CPTM e na Linha 1 Azul do Metrô há integração com descontos.
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Bilhete do Metrô de São Paulo sobe para R$ 2,65 no dia 9 de fevereiro


A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos anunciou na noite desta segunda-feira (1º) as novas tarifas do Metrô e dos trens da CPTM, que entram em vigor no dia 9 de fevereiro. O bilhete unitário sobe de R$ 2,55 para R$ 2,65, uma alta de 3,9%. A integração com o ônibus na capital paulista passa de R$ 4 para R$ 4,07, um aumento de 1,8%.
O bilhete Madrugador sofreu uma reajuste de 2,1%, passando de R$ 2,35 para R$ 2,40. Ele é válido das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM. A família dos bilhetes fidelidade teve reajuste médio de 3,6%. O de oito viagens subiu de R$ 19,60 para R$ 20,32. O que dá direito a 20 viagens passou de R$ 47 para R$ 48,70. O de 50 viagens subiu de R$ 112,50 para R$ 116,50.

O governo estadual diz que o reajuste usa como referência o IPC/Fipe, mas que o aumento foi inferior à inflação acumulada entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010, um total de 4,4%. Desde o dia 4 de janeiro, os paulistanos também pagam mais para andar nos ônibus da capital paulista. A tarifa definida pela Prefeitura de São Paulo subiu de R$ 2,30 para R$ 2,70. Nesse caso, o aumento foi de 17,4%.
Fonte: G1
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Curitiba: Linha Verde Norte terá oito estações de ônibus


A Linha Verde Norte, que será construída no lugar da antiga BR 116, no trecho do Jardim Botânico ao Atuba, terá sete trincheiras, dois viadutos e oito estações de ônibus, completando o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja primeira fase, do Pinheirinho ao Atuba, já foi concluída.

"Os benefícios que a Linha Verde trouxe aos bairros e à população da região sul também serão levados para a região norte da cidade", disse o prefeito Beto Richa, que definiu com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) as condições do contrato de financiamento da Linha Verde Norte.

As sete trincheiras são as seguintes: duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru; uma na Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã; uma na Gustavo Rattman, no Bacacheri e Bairro Alto; duas no Atuba e uma na rua Rio Juruá, no Bairro Alto.

Os dois viadutos existentes, da Victor Ferreira do Amaral e do Jardim Botânico, serão ampliados.

As oito estações de ônibus serão Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, UFPR e PUC. Algumas estações da Linha Verde Norte terão operação diferenciada em relação à Linha Verde Sul.

Nas estações Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Jardim Botânico, UFPR e PUC (as duas últimas já têm a infraestrura pronta, obra que foi feita durante os trabalhos da Linha Verde Sul), a operação será semelhante ao trecho Sul.

A estação Tarumã será um terminal de integração. E na estação Jardim Botânico haverá integração vertical (um ônibus embaixo e o outro em cima).

A Linha Verde é o sexto corredor de transporte e a maior avenida de Curitiba, construída pela Prefeitura no trecho urbano da antiga BR-116. Com sua primeira etapa implantada do Pinheirinho até o bairro Jardim Botânico numa extensão de 9,4km, o trecho Sul da Linha Verde uniu dez bairros que estavam divididos pela antiga rodovia. Ao todo, com a Linha Verde Norte, serão 18km e 20 bairros.

A segunda fase da Linha Verde terá canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais. O trecho norte, onde a rodovia também dará lugar a uma avenida urbana, é do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.
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São Paulo: Ponte Orca Tamanduateí-Alto do Ipiranga muda para Estação Sacomã do Metrô


Com a inauguração da Estação Sacomã da Linha 2 – Verde do Metrô no sábado (30/01), os veículos da Ponte ORCA que partem da Estação Tamanduateí da CPTM não seguem mais até o Alto do Ipiranga, terminando a viagem na nova Estação já a partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro.

O serviço, gerenciado e fiscalizado pela EMTU/SP, terá o mesmo número de veículos (21) utilizado no trajeto atual e o mesmo horário de operação: das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Novo trajeto - O novo percurso reduzirá em 30% o tempo de deslocamento do usuário e é mais um benefício para quem sai da região do ABC em direção à avenida Paulista.

Ida: Estação CPTM Tamanduateí, rua Vemag, rua Roberto Koch, rua Aida, rua Auriverde, rua Ubarana, rua Amadis, rua Dois de Julho, rua Agostinho Gomes, rua Bom Pastor e rua Greenfeld.

Volta: Estação Metrô Sacomã, rua Greenfeld, rua Lino Coutinho, rua do Grito, rua Álvaro do Vale e rua Vemag

Utilização da Ponte Orca - A Ponte ORCA é um serviço oferecido pelo Metrô e CPTM. A EMTU/SP é responsável pela operação e fiscalização do sistema. Para utilizar o serviço, o usuário deve retirar uma senha antes de passar pela linha de bloqueio da estação e apresentá-la ao agente da EMTU/SP para embarcar no micro-ônibus.

A validade da senha é de uma hora. As viagens são expressas, isto é, sem paradas no meio do percurso.
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Rio Branco: Colaboradores treinam como atender deficientes físicos no transporte coletivo


Depois de assumirem o compromisso de renovação da frota, as empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Rio Branco, agora estão voltadas para a capacitação de seus colaboradores.Atendendo a uma recomendação da Superintendência de Transito de Rio Branco (RBTrans), as empresas Rápido São Roque e Via Verde, realizaram na manhã do ultimo sábado (30), um treinamento para cobradores e motoristas se adaptarem ás plataformas de embarque e desembarque para usuários cadeirantes.
Quarenta colaboradores das duas empresas tiveram acesso ao equipamento que permite o embarque do passageiro em cadeira de rodas. As plataformas, já disponíveis em vários carros, serão uma constante na vida dos trabalhadores do sistema daqui pra frente. Todos os carros novos que irão chegar para reforçar e renovar a frota, possuem o equipamento.
O gerente de operações da Rápido São Roque, Valciclei Almada coordenou o treinamento, que teve a participação do voluntário Ademar Maia Duarte, de 31 anos, que há sete está numa cadeira de rodas. Uma queda de um telhado deixou o trabalhador paraplégico.
Morador do bairro Santa Inês, diariamente Ademar usa o transporte coletivo.Ele ficou satisfeito ao saber que em breve, todos os carros estarão dotados com o equipamento.
- Para gente que vive numa cadeira de rodas, subir e descer do ônibus sem a plataforma é um sofrimento. Se não tiver ninguem pra ajudar, a gente fica na parada até aparecer um carro que possui o equipamento. Vendo que as empresas estão preocupadas em capacitar seus colaboradores, fico na certeza de que o transporte coletivo de Rio Branco vai oferecer mais segurança e qualidade para nós e os demais usuários, comentou ele.
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