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Cuiabá terá alterações no transporte coletivo

sábado, 9 de janeiro de 2010


A partir do dia 11 de janeiro várias linhas no sistema de transporte coletivo de Cuiabá vão sofrer alterações. Terão mudanças itinerários, ponto final, aumento do número de veículos, entre outras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 4213.

Confira algumas das mudanças:

  • Linha: 109 Santa Amália/Centro (Via Flamboyant): o itinerário da linha na área central sofrerá alteração deixará de subir as ruas Barão de Melgaço, Thogo Pereira, 13 de Junho e passará a retornar pela avenida Generoso Ponce e avenida Tenente Coronel Duarte na volta para o bairro. Linha: 309 Vila da Serra/Centro (Via 1º de Março/Term. CPA III): o ponto final da linha passará a ser o Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot.
  • Linha: 310 Três Barras/Centro (Via Jurumirim): o ponto inicial e final da linha passará a ser o Terminal do CPA III.
  • Linha: 314 Bela Vista/Centro: a linha no sentido (bairro-centro), passará a fazer o retorno em frente ao Supermercado Comper na avenida do CPA, deixando de retornar no Grande Templo.
  • O Itinerário dos micros a partir do Bairro Canjica muda, para atender o Hospital São Matheus. As linhas A03/A05 serão extintas e em substituição entrará em operação a linha A07 Alimentadora Terminal CPA I/Serra Dourada (Via Res. Padova/Ouro Fino).
  • Linha: 604 Jardim Gramado/Centro/Centro de Eventos Pantanal: entra em operação, após as férias escolares, planilha horária com mais 02 carros.
  • Linhas A22/A40: atualmente essas linhas não possuem cobrador, mas a partir do dia 11/01/2010 a passagem será cobrada e os usuários passarão a fazer integração.
  • Linha 324 1º de Março/Centro (Via João Bosco Pinheiro): passará a ter como ponto final da linha a avenida Jonas Pinheiro Jardim das Aroeiras passando a sair de frente a Escola Estadual Diva Hugueney S. Bastos e não mais do antigo ponto final do 1º de Março. Linha 707 Pedra 90 (CAIC) Distrito/Centro será extinta.
  • A linha 720 dará continuidade no atendimento. Atenderá Industriário (3 carros pela avenida 30), Jardim Botânico (2 carros) e os 5 carros nos horários de pico da manhã e da tarde atenderá o Residencial Marechal Rondon. No horário de Almoço, o atendimento ao Residencial Marechal Rondon, será prestado pelo micro (atendimento atual). Haverá possibilidade de integração com as linhas 704, 705, 706, 708. Ponto no Distrito para Integração: AEDIC Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá rua X - Após o período de férias a frota das linhas 705, 708 e 720 serão ampliadas.
  • Linha A65 - Alimentadora Distrito Industrial/BR 364 e A69 Alimentadora Distrito Industrial/Rodovia dos Imigrantes - ambas passam a ter como ponto inicial a EDIC (rua X distrito Industrial).
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Belém: Linhas de ônibus sofrerão alteração de itinerário


As linhas de ônibus Sacramenta-Humaitá, Sacramenta-Nazaré e Satélite-Ver-o-Peso sofrerão alterações no itinerário a partir deste sábado. Segundo a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), a mudança busca atender melhor a área do binário Senador Lemos/Pedro Álvares Cabral.

Segundo o diretor geral da CTBel, Elton Braga, as alterações, com base em estudos técnicos e na atualização dos serviços de transporte público de passageiros, quer atender a demanda da população que vive ou precisa se deslocar naquele perímetro. “É uma resposta às antigas reivindicações de moradores da área. É inegável que as obras melhoraram a fluidez do trânsito, mas o Comitê Gestor da Bacia do Una pede uma revisão no itinerário dos ônibus desde a implantação do binário, em abril de 2008”, esclarece.

Elton Braga ressalta que se trata de uma alteração provisória, que pode vir a ser reformulada, caso surjam outras necessidades na área. “Todas as ordens de serviço relativas ao trânsito não são definitivas. Respeitamos a dinâmica da cidade. Tudo é provisório”, completa.

Confira as linhas:

  • Satélite-Ver-o-Peso: sentido bairro-centro: travessa Mauriti, avenida Senador Lemos, travessa Barão do Triunfo, avenida Pedro Álvares Cabral, a destino.

  • Sacramenta-Humaitá: travessa Alferes Costa, avenidaSenador Lemos, rua Dr. Freitas, avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Barão do Triunfo, avenida Senador Lemos, travessa Lomas Valentinas, rua Nova, travessa Mauriti, rua Pedro Miranda, a destino.

  • Sacramenta-Nazaré: avenida Almirante Barroso, rua Dr. Freitas, avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Djalma Dutra, rua Municipalidade, travessa Soares Carneiro, avenida Senador Lemos, travessa D. Pedro, a destino.
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Mudança da catraca dos ônibus da capital de Rondônia é adiada para março


O prazo para as empresas de ônibus mudarem a catraca para a parte traseira do veículo foi adiada para 31 de março, em Porto Velho. A lei municipal que decretou a alteração foi sancionada em setembro de 2007.
As empresas de transporte coletivo entraram com uma liminar suspendendo a implantação do serviço. Um ano depois, a Justiça determinou a mudança. As empresas fizeram um acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) pedindo a prorrogação do cumprimento e ganharam mais três meses.
Em Porto Velho, 700 motoristas e cobradores trabalham no transporte público. Na última sexta-feira (01), o sindicato dos cobradores paralisou o serviço no centro da capital por 2h30, em protesto a atitude das empresas em adiar o prazo da modificação.

O Sitetuperon defende a mudança das catracas por dois motivos principais, sendo o primeiro a segurança dos usuários, pois nos períodos de superlotação o motorista não consegue visualizar o passageiro no momento da descida, o que pode provocar acidentes, com pessoas ficando presas na porta do ônibus. A segunda motivação é a garantia da manutenção da função de cobrador, já que a mudança impede o motorista de exercer a dupla função de dirigir e cobrar.
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Transportes terão R$ 9 bi do FGTS, boa parte da verba, segundo fontes, será aplicada na construção de vias exclusivas de ônibus

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


O governo vai usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar projetos na área de transporte urbano, visando aos jogos da Copa do Mundo em 2014. Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar o chamado PAC da Mobilidade Urbana da Copa, com cerca de R$ 9 bilhões do Fundo para as 12 capitais que vão sediar os jogos. O Rio abocanhará R$ 1,1 bilhão para fazer um corredor exclusivo de ônibus ligando o Aeroporto Tom Jobim (Galeão) à Barra da Tijuca, passando pela Penha.
São Paulo deverá levar igual quantia para a construção de um metrô suspenso ligando os bairros de Jabaquara e São Judas até o Morumbi. Os projetos e desembolsos para as cidades ainda estão sendo concluídos.
Do total de investimentos, o Conselho Curador do FGTS deverá aprovar na sua primeira reunião de 2010, na próxima terça-feira, pouco mais de R$ 7 bilhões. O valor será engordado por mais R$ 2 bilhões reservados pelo Fundo ao programa Pró-Transporte em 2009 e 2010 e que não foram aplicados.

Com a liberação extra para a Copa, o orçamento do FGTS para habitação e saneamento, incluindo programas sociais como Minha Casa, Minha Vida, chegará a R$ 39,7 bilhões em 2010.
Os recursos do FGTS para as obras da Copa serão repassados para estados e municípios que vão tocar 47 projetos nas capitais onde ocorrerão os jogos. A garantia de que o FGTS não ficará no prejuízo, em caso de não pagamento pelos entes públicos, será a retenção das transferências federais aos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).
Boa parte da verba, segundo fontes, será aplicada na construção de linhas exclusivas de ônibus, mas há também investimentos em veículos sobre trilhos. A taxa de juros a ser paga pelos tomadores ao FGTS é de 5,5% ao ano para transporte sobre trilhos e de 6,5% ao ano para aqueles sobre rodas - conforme prevê o programa Pró-Transporte.
O novo PAC prevê ainda carência de 48 meses para o pagamento, a ser efetuado em até 30 anos. A contrapartida de estados e municípios é de 5% do valor total do empreendimento.
- Teremos o retorno garantido com a retenção das transferências no caso de não pagamento. Além disso, o programa tem impacto social ao financiar obras importantes que vão favorecer não só as competições, mas melhorar o transporte coletivo - disse um membro do Conselho Curador ligado aos trabalhadores.
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Rio: Vans intermunicipais legalizadas vão receber selo de qualidade

Pela primeira vez as vans intermunicipais legalizadas vão receber um selo após vistoria. O selo, segundo o diretor técnico do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), João Casimiro, vai ajudar os passageiros a identificar os veículos que estão em condições apropriadas para circular.
Segundo Casimiro, serão vistoriados 691 vans legalizadas e 8.900 ônibus intermunicipais. As vans, por serem veículos de pequeno porte e sofrerem desgaste mais rapidamente, terão de passar pela vistoria a cada seis meses. Serão avaliados os itens de segurança, como estado das poltronas, dos pneus e dos extintores de incêndio, assim como a documentação do Detran e do Detro.
Casimiro diz que os motoristas de vans de todo o estado deverão fazer o agendamento prévio. A vistoria será realizada no posto do Detro em Itaboraí. O diretor técnico informou ainda que a vistoria levará cerca de 20 minutos. Com isso, ele acredita que serão vistoriados de 20 a 25 veículos por dia.
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Protesto contra aumento de tarifa de ônibus vira tumulto em SP


Uma manifestação contra o aumento da passagem em São Paulo resultou em tumulto na noite desta quinta-feira, 7, no terminal de ônibus Parque Dom Pedro, no centro da cidade.
Segundo a Polícia Militar, dos manifestantes tentaram pular a catraca do terminal e os agentes usaram de força para impedir. Cerca de 200 pessoas participaram do protesto que ocorreu entre 18 horas e 19h30.
A tarifa de ônibus sofreu reajuste de R$ 2,30 para R$ 2,70 e passou a vigorar no dia 4 de janeiro, primeiro dia útil deste ano. O aumento foi anunciado no final de 2009 pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
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