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Viação de São Caetano planeja Bilhete Único a partir de janeiro

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


A Vipe (Viação Padre Eustáquio), concessionária do transporte público em São Caetano, anunciou ontem que planeja integrar três das suas sete linhas de ônibus em 16 de janeiro. O resto do sistema seria interligado em fevereiro. Isso possibilitará ao passageiro fazer quantas baldeações quiser, dentro da cidade e em um período de 60 minutos, pagando apenas uma passagem com o cartão magnético Vipe Card.
A Prefeitura de São Caetano informou, no entanto, que a data para a interligação das linhas ainda não foi definida e que o serviço não está autorizado. Antes que isso ocorra, a Secretaria de Mobilidade Urbana pretende fazer, em janeiro, pesquisa com os usuários de transporte do município.
A administração explica que a intenção da pesquisa é apontar problemas que devem ser corrigidos pela concessionária e estudar como essa integração de linhas vai funcionar. Em entrevista ao Diário, publicada no dia 14, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) afirmou que São Caetano tem "um transporte público interno ruim, com qualidade muito longe da que era prometida."
A direção da Vipe revelou que poderá voltar atrás caso haja determinação da Prefeitura para não iniciar a integração dia 16. O professor de Direito Administrativo da Fundação Getulio Vargas Carlos Ari Sundfeld diz que qualquer concessionária pode colocar um serviço em prática desde que a Prefeitura não peça sua modificação até o prazo estipulado em contrato.
Caso a empresa desobedeça, ela pode ser punida com multa, advertência ou até o rompimento do contrato. "É natural o poder público mudar datas, mas é importante que fiquem claras essas alterações", explica Sundfeld.
Sem aumento - O sistema de integração planejado pela Vipe é semelhante ao Bilhete Único da Capital. A empresa informou que, por enquanto, não haverá aumento da tarifa, de R$ 2,30.
"A iniciativa facilitará a vida do usuário e fará ele economizar o valor de um outro trecho que teria que pegar", disse o diretor da empresa, Fábio Eustáquio Silveira. As três primeiras linhas a serem interligadas são Circular A, Circular B e bairro Boa Vista, segundo Silveira. Após 30 dias, serão integradas no sistema as linhas circulares Gerty, Barcelona, semicircular Oswaldo Cruz e Santa Maria, Vila Gerty e Boa Vista.
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Florianópolis terá ônibus extras no Réveillon

Quem vai passar a virada de ano em Florianópolis poderá ir de ônibus apreciar os fogos da Beira-Mar Norte. A prefeitura solicitou veículos extras no dia 31 de dezembro com destino à avenida. Antes do evento haverá partidas a mais de todos os terminais para o Centro, de acordo com a demanda de passageiros, e as saídas não terão quadro fixo de horários.
Depois das atrações, as empresas também devem disponibilizar ônibus extras do Centro com destino aos demais terminais.
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Ônibus do Rio terão sistema de TV aberta

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) autorizou, em portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial, a transmissão de programação da TV aberta em ônibus que fazem linhas intermunicipais em todo o estado.
A projeto vai começar nos ônibus da Viação Rio Ita, com instalação do equipamento, que vai transmitir a programação de uma grande emissora de televisão, em veículos das linhas Alcântara-Castelo e Alcântara-Botafogo, escolhidas pelo trajeto longo por pontos onde se registra congestionamentos, como a Ponte Rio-Niterói.
Segundo Marcelo Gonçalves, diretor da Rio Ita e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Setrerj), este serviço pretende ser um diferencial que permitrirá que o passageiro faça sua viagem casa-trabalho-casa de uma forma mais relaxada.
No sistema, criado pela própria Rio Ita, os passageiros poderão escolher entre duas programações oferecidas no monitor - entretenimento, informação, utilidade pública, entre outras - cujo som só será ouvido por meio de fones, nos mesmos moldes dos usados em viagens aéreas. Já estão sendo feitos há cerca de 60 dias, com total sucesso.
Com o serviço, os usuários terão informações importantes ou mesmo poderão relaxar durante o percurso, aliviando, por exemplo, o estresse causado pelos congestionamentos típicos dos grandes centros -- comentou o presidente do Detro, Rogério Onofre.

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Tarifas de ônibus intermunicipais e da Grande BH são reajustadas nesta quarta-feira

As tarifas das linhas de ônibus intermunicipais de Minas Gerais, incluindo as linhas da região metropolitana de Belo Horizonte, sofrem reajuste de 4,5% a partir desta quarta-feira. O novo valor começa a ser cobrado às 0h. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, o motivo do reajuste é cobrir a variação dos custos do transporte no decorrer nos últimos 12 meses. A tarifa mais comum no sistema passa a ser de R$ 2,90 e os preços das passagens de ônibus integradas ao metrô variam entre R$ 2,40 e R$3,65.
Na Grande BH, a tarifa mais barata será de R$ 1,85, referente ao transporte feito pelas linhas Florestal-Juatuba e Juatuba-Azurita. Já a passagem mais cara, dos ônibus que ligam Belo Horizonte à Fazenda Vargem do Lobo, em Baldim, terá o preço definido em R$ 23,40. Um dos trechos mais extensos, entre Uberlândia e Juiz de Fora, terá passagem a R$ 168,80.

Veja o novo preço das passagens com saída de Belo Horizonte para algumas cidades mineiras:
Ouro Preto: R$ 19,70;
Juiz de Fora: R$ 51,75;
Diamantina R$ 61,10;
Governador Valadares R$ 64;
Montes Claros R$ 85,50;
Uberaba R$ 95,45;
Uberlândia R$ 109,35.
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Em Natal, Prefeitura vai desapropriar terrenos para implementação do Pró-Transporte


A Prefeitura de Natal divulgou no Diário Oficial do Município na manhã de hoje (29) a despropriação dos terrenos que serão utilizados no projeto geométrico do Programa Pró-Transporte, que visa melhorar a infra-estrutura do Sistema de Transporte Coletivo para a zona norte da Capital. São, ao todo, quatro trechos que serão desapropriados na região.

O primeiro, na avenida Conselheiro Tristão, da avenida João Medeiros Filho à Rua Amaro Ienaga. Outro na mesma avenida, mas da rua Amaro Ienaga à avenida Moema Tinôco, onde a faixa de domínio intercepta, em toda largura, as propriedades de particulares.

A avenida Moema Tinôco, da Avenida Conselheiro Tristão (trecho projetado) à estrada Profª Alice Rodrigues (Estrada de Genipabu) e, desta estrada, até a avenida Tocantínea e, de lá, até à BR-101, também será desapropriado para o projeto. Os imóveis ou partes destes, que se enquadrarem nas circunstâncias definidas no artigo anterior, deverão constituir, individualmente e desde já, objeto das diligências imprescindíveis à instrução dos procedimentos indispensáveis à obtenção de suas expropriações.

O Pró-Transporte engloba a duplicação de vias, construção de ciclovias e obras d´artes correntes e especiais, pretendendo assim melhoramentos no sistema de transporte de massa e outras realizações. Estende-se ao longo das avenidas Conselheiro Tristão e Moema Tinoco, iniciando-se na Avenida João Medeiros Filho e terminando na BR-101.
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Inaugurado mais um terminal integrado na Grande Recife


O Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, inaugurou o Terminal Integrado do Cabo - José Faustino dos Santos na manhã de ontem. O terminal, que começa a operar no próximo sábado, dia 2 de janeiro, é o 3° entregue na atual gestão do governador Eduardo Campos e faz parte do projeto de expansão e mobilidade do Sistema Estrutural Integrado (SEI). A obra teve um investimento de R$ 4,1 milhões e beneficiará, por dia, cerca de 25 mil pessoas dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes. “Uma das nossas prioridades é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse terminal trará mais conforto e economia aos usuários do transporte público da região”, afirmou o governador Eduardo Campos.
Com a implantação desse sistema no município, os usuários terão, além da redução de custos com o transporte, novas opções de deslocamento. A agente de saúde Creuza Aurino Xavier, de 48 anos, nota o benefício que terá com o terminal. “Na minha casa, 11 pessoas precisam de ônibus para se deslocar. Teremos uma economia de aproximadamente R$ 300 por mês. Essa integração vai possibilitar também que mais pessoas estudem no Recife ou possam arranjar emprego em outras localidades”, contou. O técnico contábil José Soares, de 58 anos, mostrava-se também entusiasmado com o novo serviço. “É um marco na história no Cabo. Há muito tempo precisávamos de um terminal integrado aqui. Se começasse a funcionar hoje, eu já iria para o Centro do Recife economizando uma passagem”, contou.
O Terminal Integrado (TI) é de responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transportes e será o primeiro braço do SEI no Litoral Sul do Estado. Sua implantação terá duas fases. Na primeira, dez linhas irão operar: serão oito alimentadoras, que levarão os usuários até o TI, e duas troncais, que farão a ligação do terminal com os municípios de Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Já na segunda fase, que está prevista para o segundo semestre de 2010, com a inauguração do Terminal de Cajueiro Seco, no total, 40 mil pessoas serão beneficiadas por dia. “Agradecemos o empenho que o governo tem tido para atender às necessidades da população cabense. Essa obra é de grande importância para todos nós”, disse o prefeito do Cabo, Lula Cabral.
As comunidades beneficiadas com esta primeira fase do Terminal do Cabo serão o Cabo (centro), Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Cohab, Garapu, Charneca, Pirapama e São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho; Ipojuca (centro), Nossa Senhora do Ó, Camela, Serrambi, Porto de Galinhas e Porto de Suape, em Ipojuca.
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