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terça-feira, 13 de outubro de 2009


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Metrobus Transporte Coletivo (GO) abre 418 vagas para motorista e fiscal


A Metrobus Transporte Coletivo S/A e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás (Sectec) lançaram o edital de abertura da seleção pública que disponibiliza 418 oportunidades. Do total de chances, 209 serão imediatas e outras 209 reservadas à formação de cadastro reserva.As chances são para o cargo de motorista de ônibus urbano (que exige alfabetização, no mínimo 21 anos e carteira de habilitação na categoria E) e fiscal de transporte coletivo (que exige nível fundamental). De acordo com o documento de abertura do concurso, a remuneração varia de R$ 602,23 a R$ 1.233,27. Os novos servidores terão também direito a uma séria de benefícios.O processo seletivo será organizado pela MS Concursos.

As inscrições estarão abertas até o dia 8 de novembro e podem ser feitas pelo site http://www.msconcursos.com.br/. A taxa de participação varia de R$ 25 a R$ 35. Quem não tem acesso à internet pode se inscrever no posto montado pela organizadora, no endereço indicado no edital.

Os candidatos inscritos passarão por provas objetivas, redação e prova prática. A primeira etapa está marcada para o dia 22 de novembro.
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Em Manaus, Lei proíbe retirada de cobradores do sistema de transporte coletivo


O projeto que proíbe a retirada das pessoas que exercem função de cobrador do transporte coletivo da capital foi deliberada na manhã de hoje (13) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta é de autoria do vereador Jaildo dos Rodoviários (PRP) e prevê evitar a extinção dos empregos de cerca de 3.500 cobradores do sistema.

O projeto seguirá para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa.

Josi Lima da Silva, 31, trabalha no transporte coletivo em Manaus, na função de cobradora de ônibus há 11 meses. Atualmente, ela está na linha 121 (Vila Marinho), trabalhando diariamente das 6h50m até às 14h30m. Para ela, a deliberação do projeto na Casa é uma vitória.

- A garantia da permanência dos cobradores nos ônibus tem dois fortes componentes: o primeiro é o fato dos trabalhadores continuarem com seus empregos.

O segundo fator é a segurança dentro do transporte coletivo, ainda mais com essa onda de assaltos que vem atingindo a cidade. Cobradores e motoristas acabam fazendo companhia um para o outro, disse Josi.

A funcionária relatou ainda que desde que entrou na função, ela e outros membros da categoria vivem com este medo de perder o emprego.

- O Distrito Industrial vem desempregando muita gente. Já imaginou se o transporte coletivo extingue a função de cobrador? Vai ter muita gente desempregada, acrescentou.

Motorista da linha 221 (Nova Esperança), Pedro de Oliveira Bruno, 43, trabalha há 18 nos como rodoviário e disse que a extinção da função de cobrador prejudicaria o sistema de transporte coletivo em Manaus.

- Caso não houvesse a existência do projeto, todos nós, motoristas, ficaríamos sobrecarregados, cuidando do volante, parando para receber dinheiro e ainda ir atrás de troco, ressaltou.
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Cidade de maringá sofre com a falta de integração no transporte coletivo


Desde 1º de outubro, quem se desloca de uma cidade da Região Metropolitana de Maringá para outra economiza, mas usuários querem que o benefício seja válido também para quem precisa de ônibus dentro de Maringá


Moradores de Região Metropolitana de Maringá (RMM) e que trabalham na Cidade Canção são os que mais gastam para ir ao trabalho com transporte coletivo. Alguns têm opções de integração entre cidades próximas, mas o problema é quando os usuários precisam de um ônibus metropolitano e outro que circula apenas dentro do perímetro de Maringá. Nesses casos não há integração e os usuários precisam pagar até quatro passes por dia.
Assim como muitos trabalhadores, Dona Vilma tem emprego em Maringá, mas mora em Sarandi. A diarista precisa pagar duas passagens para ir para o serviço e outras duas no retorno, o que resulta em um gasto diário de R$9,20. Arlindo Engs, residente em Paiçandu, também sente o prejuízo no bolso. “Gasto em média R$4,20 para ir e R$4,20 para voltar”, contabiliza.
Segundo Luis Carlos Pinto, coordenador de tráfego do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), não é possível oferecer esse beneficio, pois o sistema de cobrança entre as empresas é diferente. “São empresas distintas, com sistemas de bilhetagem eletrônica também distintos e que não conversam entre si para que possam fazer essa integração”, disse.
Já o coordenador do transporte metropolitano, José Felipe, explica que a proposta está sendo discutida. “Dentro de quinze dias vamos nos reunir com os representantes. Hoje, praticamente 60% dos trabalhadores de Sarandi e 40% dos de Paiçandu trabalham em Maringá. Eles estão sendo sacrificados”, disse.
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Recife: Corredor Norte/Sul é discutido


Em 2011, o Sistema Estrutural Integrado (SEI) de ônibus do Grande Recife sofrerá grandes mudanças. A partir dessa data, passará a integrar nove municípios da Região Metropolitana - Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima; Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma; Itamaracá e Jaboatão dos Guararapes - através do Corredor Norte/Sul. “O corredor vai ter 45 quilômetros e 11 subestações. Será possível ir de um lado ao outro pagando apenas uma passagem. Além disso, deve sair dos terminais um ônibus por minuto e o tempo de viagem será reduzido em 40%”, contou o vereador do Recife Gilberto Alves.
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, disse que, como o deslocamento dos ônibus será mais ágil, a frota contará com menos 160 veículos. “Haverá mais viagens e em um tempo menor, por isso, essa diminuição será possível”, justificou. Ele comunicou que as obras já começaram. “As estações do SEI do Barro e Joana Bezerra, assim como as estações de Metrô Cajueiro Seco, Prazeres, Aeroporto e Trancredo Neves”.
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Empresas de transporte público de Todo o Brasil não ouvem a população

domingo, 11 de outubro de 2009


O transporte público na América do Sul ainda precisa se desenvolver muito até chegar num nível ideal. Especialistas que participaram do Workshop Internacional Tendências Regulamentares de Mercado no Transporte de Passageiros na América do Sul, realizado no Centro de Excelência em Transporte (Ceftru) da UnB, qualificam as empresas de transporte pouco profissionais e desinteressadas em oferecer serviços de qualidade aos usuários.
“No Brasil, temos problemas gravíssimos. Existem conflitos entre o governo e as operadoras de trânsito que fazem com que a operação deixe de ser política pública para ser apenas um negócio privado, onde quem mais sofre é o usuário”, alerta Joaquim José Guilherme de Aragão, doutor em Políticas em Transporte do Ceftru.
A consequência é que a população "desaparece" do transporte coletivo, situação vista em Brasília e em outros países. Aragão lembra que o transporte individual (carros e motos) se torna a melhor alternativa para a sociedade. Ao todo, 100 especialistas participam do encontro, que apresenta diagnósticos e aponta soluções para a melhoria do transporte na América do Sul.
Enilson Medeiros dos Santos, engenheiro civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cita o caso da capital do Chile, Santiago, que manteve por 25 anos um sistema de trânsito não regulamentado e que sofreu o impacto de uma grande mudança na gestão de Michele Bachelet. “A cidade dormiu com o caos e acordou com uma organização radical. O resultado foi a revolta da população pelo desrespeito a sua cultura de movimento na cidade”, exemplifica.
Ele acredita que um encontro internacional é importante para a troca de experiências sobre os diferentes aspectos que influenciam a organização do transporte público. Para ele, o usuário não pode ficar dependente de critérios de mercado para ter direito a qualidade.
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