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Prefeitura de São Paulo repassa R$ 100 mi para manter ônibus a R$ 2,30

quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Prestes a completar três anos sem aumento, a tarifa de ônibus a R$ 2,30 chega perto do fim de 2009 amparada em um repasse recorde de subsídios. Em setembro, o pagamento mensal da São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) referente a "compensações tarifárias" - verba destinada a cobrir os custos das gratuidades e de operação declarados pelas viações - atingiu R$ 100 milhões, o maior volume repassado na década. Às vésperas das eleições do ano passado, quando uma das principais promessas do prefeito Gilberto Kassab (DEM) era manter até 2010 o preço da passagem, os subsídios atingiram R$ 86 milhões. Neste ano, desde maio a média dos repasses tem sido de R$ 75 milhões.
O governo já pagou em subsídios nos três primeiros trimestres, às viações de ônibus e cooperativas de perueiros, R$ 583 milhões, o equivalente a 97% do teto de R$ 600 milhões estabelecido pelo Orçamento de 2009. A Secretaria Municipal de Transportes argumenta que os repasses para renovação da frota estão embutidos na "compensação tarifária" e totalizam R$ 202 milhões, enquanto os subsídios somam R$ 381 milhões. Entre 2000 e 2008, porém, a verba para a renovação da frota tinha rubrica específica e nunca foi incluída no repasse dos subsídios.
Se for mantida a média dos repasses, o ano deverá fechar com R$ 732 milhões de "compensações tarifárias". Kassab adotou a política de ampliar os subsídios para evitar o aumento da tarifa em julho de 2007, mês no qual o patamar mensal saltou de R$ 27 milhões para R$ 37 milhões. De novembro de 2006, data do último reajuste, até o dia 30 de setembro, já houve quase R$ 1,5 bilhão de subvenções. No período, porém, as dez viações e oito cooperativas tiveram três reajustes contratuais na remuneração por passageiro transportado, o que independe do preço da passagem. As viações recebem hoje, em média, R$ 1,78 por passageiro e as peruas, R$ 1,12.
Apesar de técnicos do governo defenderem o uso de subsídios como forma de manter uma "tarifa social", o que favorece as classes mais baixas, especialistas criticam a falta de fôlego nos investimentos por causa da alta desse recurso. O prefeito não construiu nenhuma pista exclusiva completa para ônibus e atrasou a conclusão do prolongamento do Expresso Tiradentes (ex-Fura-Fila) até a Vila Prudente, prometida para 2008.
Para Horácio Augusto Figueira, especialista em transito, não dá para pagar subsídio sem impor metas de eficiência às empresas. O especialista, porém, é favorável a "bancar" parte das gratuidades. "Como usuário de ônibus e autônomo, não recebo vale-transporte e pago parte da gratuidade do estudante. Acho justo pagar essa conta de alguém que batalha por um trabalho."
Em janeiro de 2010, a passagem deverá passar para um valor que deve ficar por volta de R$ 2,75. Com o aumento, os subsídios devem cair para R$ 360 milhões anuais. O governo diz que o teto de R$ 600 milhões para os subsídios está mantido.
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São Gonçalo ganhará mais 80 ônibus nos próximos dias

O Setrerj - Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro - emitiu nota nesta terça-feira informando que o município de São Gonçalo receberá nos próximos dias cerca de 80 ônibus para as 68 linhas existentes. Com o acréscimo, a cidade passará a contar com 600 veículos de transporte coletivo.
"O Setrerj reitera sua confiança na legalidade, acreditando que a melhoria das condições do transporte trará não apenas mais rapidez e maior oferta de transporte, como também mais empregos e investimentos em qualidade", diz a nota.
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Cinco empresas disputam o lote 1 do transporte coletivo em São José dos Campos

Duas do Rio de Janeiro, uma de Curitiba (PR), uma de Tatuí (SP) e uma de Recife (PE) disputam a licitação

Cinco empresas de quatro regiões distintas do país se interessaram em operar o transporte coletivo de São José dos Campos e apresentaram propostas na reabertura da licitação com referencia ao lote 1. Viação Saens Peña e Viação Normandy, do Rio de Janeiro, Viação Cidade Sorriso, de Curitiba (PR), Empresa de Ônibus Rosa, de Tatuí (SP) e Rodoviária Metropolitana de Recife (PE).

Concluída a primeira fase da licitação, serão abertos os envelopes com as propostas técnicas, e depois, os envelopes com as propostas de valores das outorgas.
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Passagem de ônibus em Pindamonhangaba sobe para R$ 2,40

terça-feira, 6 de outubro de 2009


Quem utiliza o transporte coletivo em Pindamonhangaba, começou a segunda-feira (5), pagando mais caro pelo transporte. De R$ 2,10, o passageiro passa a desembolsar R$ 2,40. Um aumento de quase 15%, valido para as linhas urbanas, rurais e transporte coletivo complementar.O reajuste foi autorizado pela prefeitura de Pindamonhangaba, de acordo com o Decreto nº 4.562 de Setembro de 2009. O último reajuste tarifário do transporte urbano de Pindamonhangaba foi em Junho de 2008 quando a tarifa passou de R$ 2,00 para R$ 2,10. Para Maria Inês, de 29 anos, que trabalha como recepcionista, o reajuste veio em momento errado. “Este aumento é abusivo, quem depende do transporte aqui na cidade, acaba sendo obrigado a pagar mais. Eu comecei a trabalhar no mês passado e já veio este aumento”, afirmou Maria Inês.O aumento foi anunciado pela empresa na quinta-feira (1) à noite, fato que deixou Eduardo Farias sem dinheiro para a passagem na manhã desta segunda-feira. “Tinha que entrar ás sete da manhã na empresa, mas tive que descer do ônibus e voltar em casa para pegar mais dinheiro. Tive folga na sexta-feira e não trabalho aos finais de semana. A empresa poderia ter divulgado com mais antecedência este aumento, porque pode ter pego muita gente desprevenida, como eu, hoje”, comentou o vendedor assistente.
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Curitiba busca soluções para desafogar o trânsito


Atualmente, Curitiba conta com 1,1 milhão de carros. A frota circulante - ou seja, aqueles veículos que transitam todos os dias - corresponde a aproximadamente 400 mil veículos.
De acordo com a Diretoria de Trânsito da prefeitura de Curitiba (Diretran), o número de carros na capital pulou de 684 mil, em 1999, para um milhão em 2008. Nesse mesmo período, a população estimada da cidade passou de 1,5 milhão para 1,8 milhão de habitantes.
Ou seja, em uma década a frota aumentou em 413.618 carros e a população, em apenas 249.696 habitantes. Com isso, a capital paranaense é hoje a cidade brasileira com maior índice de motorização do País: 1,67 habitante por veículo.Em vista desses números, a procura por soluções que tragam melhorias na qualidade de vida, bem como redução de veículos em circulação, é cada vez mais presente.
Exemplo disso foi o Dia Sem Carro, ao qual Curitiba aderiu em setembro passado. A mobilização incentivou 120 mil motoristas a deixar o carro em casa e partir para meios de locomoção menos poluentes, como a bicicleta e o transporte público.É esse caminho que a diretora de Tráfego da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rosangela Batistela, aposta como um meio de reduzir os engarrafamentos e o nível de estresse enfrentados pelos motoristas.
Segundo ela, a solução está na melhoria do transporte coletivo e nos caminhos da cidade, como a Linha Verde e a recente revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto, que permite ultrapassagem de ônibus, reduzindo o tempo de viagem até o centro - o que pode atrair mais usuários e ajudar a reduzir o número de veículos nas ruas.
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Transcol: passageiros com deficiência devem se recadastrar


Usuários que têm direito ao passe livre no TranscolDe acordo com o a Lei Complementar 213, que regulamenta o passe livre no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória, podem obter o benefício as pessoas que têm deficiência física, doença mental, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência renal crônica, pessoas ostomizadas, obesos mórbidos e pessoas com deficiências múltiplas.Quem tem doença ou deficiência mental tem direito a acompanhante. Os demais beneficiados que têm outros tipos de deficiência terão direito a acompanhante, desde que comprovem necessidade, por meio de laudo médico emitido pela rede pública.Além disso, é preciso comprovar renda familiar de valor igual ou inferior a um salário mínimo, no caso de pessoas que residem sozinhas; igual ou inferior a três salários mínimos; se a família for composta por até quatro pessoas; e igual ou inferior a seis salários mínimos, para famílias com mais de quatro pessoas.
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Estudantes protestam contra reajuste das passagens de ônibus em Criciúma


Durante uma hora na manhã desta segunda-feira, estudantes interromperam o tráfego de ônibus no Terminal Urbano Central, em Criciúma. Sob os olhos da Polícia Militar (PM), eles protestaram de forma pacífica contra o aumento da passagem do transporte coletivo. Cerca de 400 estudantes seguravam faixas e vestiram nariz de palhaço, além de fazer barulho com apitos. Das 8h30min às 9h30min algumas linhas de ônibus foram levadas para a Avenida Centenário e outras foram temporariamente suspensas, até que a manifestação fosse encerrada no pátio do terminal. O novo valor da passagem, R$ 2,50, passou a valer a partir de hoje. O valor foi reajustado em agosto deste ano, quando a passagem passou de R$ 2 para R$ 2,30 na catraca (em dinheiro). E a diferenciação para R$ 2,50 estava prevista quando o decreto municipal nº 632, de 31 de julho de 2009, foi aprovado pela prefeitura com base na planilha de custos apresentados pela Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). A tarifa diferenciada vale apenas para quem não utiliza os cartões Criciumacard, de bilhetagem eletrônica. Para quem já possui o sistema, com os cartões de estudante, professor ou o vale transporte não haverá qualquer mudança.
Todas as pessoas que utilizarem o cartão Criciumacard Cidadão continuarão a pagar o valor de R$ 2,30 pela passagem. Para quem optar pelo pagamento em dinheiro a passagem cobrada será de R$ 2,50, conforme determinou o decreto.
De acordo com o presidente da ACTU, David Tiscoski, a medida pretende reduzir o volume de dinheiro que circula dentro dos ônibus e consequentemente trazer mais segurança aos passageiros, além de incentivar o uso de cartões, o que torna o embarque mais ágil e a barateia os custos.
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Empresas de ônibus de Porto Velho tentam obter aumento de tarifa

O jornal Imprensa Popular divulgou em sua edição deste mês uma reportagem dizendo que as empresas de ônibus da capital tentam novamente reajustar o valor da passagem, apesar de Porto Velho ter a terceira maior tarifa do Brasil, perdendo apenas para Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS).
O jornal lembra que a capital que reajustou mais recentemente a tarifa do seu transporte coletivo foi Natal, no Rio Grande do Norte. Lá o usuário do transporte coletivo paga agora, com o reajuste, uma tarifa de R$ 2,00. Fazia tempo que a tarifa naquela capital não sofria reajuste.Em Porto Velho, prossegue o Imprensa Popular, a situação é completamente diferente. O jornal cita que os empresários que operam o sistema de transporte urbano agem com a força do disfarçado monopólio organizado por eles e, assim, conseguem falar novamente em reajuste da tarifa mesmo sendo Porto Velho a capital com uma das mais altas tarifas de ônibus coletivo do país.
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