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BH: Soluções de mobilidade são debatidas em seminário

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Relações Internacionais e a BHTrans, realizou, dia 17 de julho, o Seminário sobre Mobilidade Urbana. Durante o evento, foi assinado um convênio de cooperação entre o Município e o Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês), que desenvolve planejamentos estratégicos para soluções em mobilidade urbana em vários países.O seminário contou com a presença do presidente do ITDP e ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia, Enrique Peñalosa, que ministrou uma palestra sobre a sua experiência na adoção de medidas para contribuir com o incremento da mobilidade urbana. Durante o mandato como prefeito da capital colombiana (1998-2001), Peñalosa desenvolveu um novo e muito bem sucedido modelo de gestão do trânsito, com a criação de corredores rápidos de ônibus, ciclovias e áreas para pedestres.
Em Belo Horizonte, de acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a previsão é que esse sistema, com o nome de Transporte Rápido por Ônibus (TRO), seja implantado nas Avenidas Senhora do Carmo, Antônio Carlos, Amazonas, Pedro I, Pedro II, Carlos Luz e Cristiano Machado. "Esses projetos estão entre nossas prioridades.
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DFTrans faz licitação para compra de câmeras para ônibus

No próximo dia 29, às 10h, o DFTrans realizará um pregão para a compra de câmeras de segurança, que serão instaladas em ônibus e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público do Distrito Federal. O edital foi publicado na sexta-feira (17), no Diário Oficial do Distrito Federal.
A ação visa reduzir o número de assaltos aos ônibus do DF. “Além de um transporte público de qualidade, devemos oferecer segurança aos passageiros”, afirma Munhoz.A empresa vencedora deverá fornecer e instalar 2.850 kits com duas câmeras e uma unidade de gravação de vídeo digital (DVR). Também deverá fornecer configuração de programa de reprodução de imagens a ser instalado nos computadores da DFtrans.O secretário de Transportes, Alberto Fraga, explica que as cidades com maiores índices de assaltos a ônibus terão prioridade. “Vamos começar a instalação das câmeras de monitoramento obedecendo a um levantamento feito pela Polícia Civil. Ceilândia, Samambaia, Itapoã e Santa Maria são as regiões com maiores índices de furtos e roubos em coletivos”, afirmou.
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Campo Grande: Agetran lança painéis com dados sobre o transporte coletivo e anuncia investimentos


Os pontos de ônibus de Campo Grande começaram a receber painéis com demonstração de freqüência de embarque e desembarque e resumo do itinerário. O primeiro de um total de 3.400 painéis foi instalado na avenida Afonso Pena, em frente ao Paço Municipal.

O sistema foi apresentado hoje ao prefeito Nelsinho Trad, pelo diretor-presidente da Agetran (Agencia Municipal de Transporte e Transito), Rudel Trindade Júnior.“Os painéis serão colocados em escolas, centros comerciais e supermercados, ou seja, nos locais que estivem próximos ao ponto de ônibus”, explicou Rudel.

Nelsinho disse que o principal objetivo dos painéis é mostrar que o transporte coletivo da Capital é confiável. “O mapa que contém as linhas, ruas, avenidas que indicam por onde os ônibus passam e o tempo exato que indica o período dos ônibus. Essa é uma forma de mostrarmos aos usuários a confiabilidade do transporte coletivo”, frisou o prefeito.
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Transporte público eficiente é desafio para Copa do Mundo em 2014

SÃO PAULO - Além da construção e reforma de arenas esportivas, o Brasil tem um grande desafio a enfrentar para sediar a Copa de 2014: oferecer transporte público de qualidade para os visitantes. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro (ambas escolhidas para serem cidades-sede), o desafio é ainda maior e demanda um conjunto de soluções de transporte urbano.
Nesses grandes centros, é necessário que haja uma conjugação de projetos de transporte, como corredores de ônibus e linhas de metrôs, compostos de várias tecnologias e agindo de forma integrada, de acordo com o diretor-superintetendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho.

Ele ressalta ainda que para atender todas as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no quesito transporte, os municípios deverão fazer uma parceria com o governo federal para garantir os investimentos. "As autoridades devem agir logo e definir o quanto antes os projetos e investimentos para conseguir realizá-los a tempo", afirmou. "Este tema deve ser tratado com muita atenção pelos governantes", disse.

Bicalho disse que há, em Curitiba, um sistema da década de 1970, que pode ser muito eficiente nas cidades-sede menores: o BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), uma espécie de trem articulado cujas tarifas são cobradas em estações e não dentro dos veículos, como nos ônibus convencionais. Segundo ele, o BRT tem uma velocidade de transporte mais rápida, além de mais regularidade no atendimento.

"O BRT tem um baixo custo de implantação se comparado ao metrô, por exemplo. Enquanto um quilômetro de metrô custa aproximadamente US$ 100 milhões, o BRT custa US$ 10 milhões", afirmou. O tempo de implantação do BRT também é inferior ao do metrô – o primeiro leva entre 24 e 36 meses para ser implantando, já o tempo do metrô é indefinido. "O de Belo Horizonte está em obra há 27 anos", ressaltou.Conforme Bicalho, o transporte via BRT é um modelo brasileiro que já foi exportado para países como Colômbia e Chile. "A África do Sul também comprou para a Copa do Mundo do ano que vem", disse.
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Florianópolis: Floripa by Bus, colorido veículo tem dois andares

Os turistas que visitam Florianópolis têm a chance de conhecer a avenida Beira-Mar, o Centro Histórico e praticamente toda a região Sul da ilha em uma tacada só, gastando menos de uma tarde. O responsável pela ajuda é o Floripa by Bus, serviço de city tour feito em um ônibus panorâmico de quatro metros de altura.
Ao todo, são 3h para se observar tudo e só descer uma vez. O colorido veículo tem dois andares, é aberto, anda devagar e toca música alta. Durante o trajeto, os motoristas costumam buzinar e os pedestres batem fotos do pitoresco ônibus. Resultado: você também vira atração turística por alguns minutos. Isso aconteceu comigo no começo de maio, quando visitei Floripa atrás de novidades para o GUIA BRASIL 2010.
Partimos na hora do almoço do shopping Iguatemi, costeamos o manguezal do Itacorubi e atravessamos por baixo da ponte Hercílio Luz. Depois, vimos o Centro Histórico e seguimos para o Sul. É nessa região da cidade, com cara e clima de vila colonial, que os locais mais param para ver você passar. Aqui, cruzamos as fazendas, o Morro das Pedras e paramos na praia da Armação, para uma rápida caminhada até a prainha de Matadeiro (esta vale muito a visita). Uma funcionária, que acompanha todos os passeios, dá explicações em um português carregado de sotaque castelhano e em um inglês meio improvisado, se necessário.
O turista também ouve músicas como o hino de Floripa e áudios bacanas (estes em português claro) sobre a cidade: suas belezas naturais, a origem do nome, a história da imigração açoriana.

Os famosos ventos da cidade podem incomodar quem está sentado no andar superior. Se for o caso, dá para sentar na parte de baixo, também adaptada para deficientes. E há coberturas em casos de chuvas sem aviso (a empresa distribui capas) e calor excessivo (dá para comprar água e água de coco).
Além deste passeio, há outras duas rotas para o Leste. Ambas são pelo menos meia hora mais curtas e passam pela Lagoa da Conceição e pelas praias Mole e Joaquina; uma sai de manhã, às 9h, e a outra (feita somente aos sábados) é noturna.
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Transporte coletivo: Tarifa de R$ 2,50 passa a vigorar a partir desta 4ª em São José

Nova tarifa sofreu reajuste de 19%
As tarifas do transporte coletivo de São José dos Campos passam a custar R$ 2,50 a partir desta quarta-feira, 22. O reajuste de 19% foi autorizado pela Câmara e, de acordo com a Secretaria de Transportes, é menor do que o solicitado pelas empresas, que precisaram reajustar os salários dos motoristas e cobradores em 23,80% nos últimos dois anos e cinco meses.O cálculo da nova tarifa foi feito seguindo a fórmula estipulada no edital de licitação e no contrato de concessão, que prevê reajustes anuais.A nova tarifa é semelhante à praticada em cidades como Campinas, São Caetano do Sul, Guarulhos, Osasco e Santo André.

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