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Grande Recife amplia prazo de validade da carteira de estudante 2008

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Com o intuito de garantir aos aproximadamente 320 mil alunos do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibulares o direito de utilizar a meia passagem, através da utilização da carteira de estudante para a aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudante (VEM), o Grande Recife Consórcio de Transporte ampliou o prazo de validade das carteiras de estudante, que venceria hoje (30/06), até o próximo dia 15 de julho. A ampliação do prazo ocorreu em função do atraso no envio das remessas por parte de um grande número de escolas. Por causa deste atraso, mais de 108 mil carteiras – que já poderiam estar prontas desde o início do mês, se encontram, ainda, em fase de processamento. Até o dia 15, todas estarão prontas. Até o momento, o Grande Recife já entregou cerca de 181 mil carteiras solicitadas por centenas de instituições de ensino de toda a Região Metropolitana do Recife. Outros 31 mil documentos estão prontos, aguardando apenas o resgate por parte das escolas. Esta é a terceira vez que o consórcio amplia o prazo de validade da carteira 2008. É importante que os estudantes, seus pais ou responsáveis, entrem em contato com as secretarias das instituições de ensino para verificar se as carteiras pagas e solicitadas pelos usuários foram, de fato, enviadas ao Grande Recife. Vale salientar que as escolas só têm até o dia 30 de setembro para solicitar o documento de 2009. O requerimento para a emissão das carteiras só pode ser feito ao Grande Recife pelas escolas.
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Transporte coletivo entra em greve na Grande Florianópolis

Como anunciado há pelo menos cinco dias, motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis iniciaram uma greve por tempo indeterminado às 7h desta terça-feira. Integrantes do sindicato dos trabalhadores (Sintraturb) abordam os motoristas que chegam ao Terminal de Integração (Ticen), na Capital, e orientam para que desembarquem os passageiros e parem de trabalhar.É a terceira paralisação dos trabalhadores no mês em protesto contra o impasse na negociação salarial entre patrões e empregados do setor.
Não houve consenso entre as partes na reunião dessa segunda-feira entre representantes da prefeitura, trabalhadores, empresários do setor e do Ministério Público do Trabalho (MTP). No encontro, o sindicato da categoria (Sintraturb) se comprometeu a seguir a determinação judicial de manter uma frota mínima de ônibus nas ruas — 50% nos horários de pico (5h30min às 8h30min e das 17h às 20h30min) e 20% nos demais horários. Caso descumpra a ordem, segundo o MPT, o Sintraturb deve ser multado em até R$ 50 mil por dia. A greve deve atingir diretamente pelo menos 200 mil pessoas por dia, usuários do sistema de transporte coletivo da região.
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BID confirma prioridade para financiamentos de Curitiba

– O programa Pró-Cidades tem um contrato de US$ 100 milhões (cerca de R$ 200 milhões). Os recursos serão aplicados na urbanização das vilas Parolin, Três Pinheiros (Santa Felicidade), e Prado (Vila Torres). – O contrato para a Linha Verde Norte prevê recursos de US$ 137 milhões (cerca de R$ 280 milhões). Semelhante à primeira etapa - do Pinheirinho ao Jardim Botânico - a Linha Verde terá, até o Atuba, canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais, formando um trinário, como acontece nos demais eixos estruturais da cidade. O trecho, onde a antiga BR 116 dará lugar a uma avenida urbana, terá 8km de extensão, partindo do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.

Também serão feitas obras no sistema viário, como construção da trincheira da Rua Gustavo Hartmann com a Linha Verde e a pavimentação das ruas Raul Pompéia, na Cidade Industrial de Curitiba, e Desembargador Antônio de Paula, no Boqueirão. Serão construídos ainda dois Clubes da Gente – complexos com piscinas aquecidas para aulas gratuitas de natação, hidroginástica, ginástica e condicionamento físico –, um no Pinheirinho e outro na Regional Boa Vista.


Linha Verde Norte
Estão previstas ainda obras de ampliação dos viadutos das Avenidas Afonso Camargo e Vitor Ferreira do Amaral e quatro trincheiras. Além do binário formado pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, serão implantados binários junto a três estações (Atuba, Solar e Fagundes Varela). As três estações que já têm a infraestrutura necessária (PUC, Torres e UFPR), terão as estações implantadas. O novo trecho da Linha Verde terá ainda mais seis estações de embarque e desembarque.
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São Paulo: Porque não houve redução de IPI no transporte coletivo?

terça-feira, 30 de junho de 2009

A solução para a mobilidade na cidade de São Paulo está na redução do número de veículos em circulação e na melhoria do transporte público. A opinião é do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, que enfatizou a necessidade de ampliação do metrô.
Mesmo assim, o prefeito recebeu bem a decisão do governo federal de prorrogar por mais três meses a alíquota menor do IPI incidente sobre automóveis. A redução do imposto, que será gradualmente retirada nos três últimos meses do ano, visa estimular a venda de carros.
"A medida é correta, até pela questão do emprego (no setor automobilístico)", comentou Kassab. "O transporte público não tira o direito do cidadão de ter um carro particular, mas ter não significa usar", afirmou hoje o prefeito.
Segundo ele, ao ter um transporte público como opção rápida e econômica, como o metrô, o paulistano deixaria o carro em casa para ir trabalhar e haveria mais qualidade ambiental.
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Rio: Motoristas de vans serão recebidos por representantes do governo

Segundo a coordenação da Federação das Cooperativas do Transporte Alternativo, o objetivo da manifestação é conseguir que sejam licitadas as 1.805 linhas existentes de vans, e não apenas 641, como prevê a licitação do governo. Eles também querem que o processo de licitação seja discutido com todas as partes envolvidas. Mais cedo, o protesto provocou congestionamento em diversos pontos da cidade. Na Avenida Brasil, a lentidão era registrada na altura do Trevo das Margaridas até o Caju. A Rodovia Presidente Dutra tinha 6 km de engarrafamento. Grande parte do congestionamento era causado pela passagem de vans na rodovia.
No dia 23, os motoristas de vans se reuniram em frente ao Palácio Guanabara. Houve tumulto.

Nota do Detro
Em nota, o Detro Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) lamentou os transtornos causados pela manifestação e explicou que "para a elaboração do edital de licitação para o transporte complementar, representantes da categoria foram ouvidos e contemplados em muitas de suas solicitações".
O Detro informou, ainda, que "o processo licitatório para o transporte é previsto na Constituição e, no estado do Rio atende a uma exigência do Ministério Público. Até julho, o departamento espera concluir todos os lotes desta primeira etapa, incluindo a Região Metropolitana, lembrando que o decreto do governador Sérgio Cabral prevê a realização de novas concorrências em localidades e trajetos que apresentarem, na prática, demanda para tal".
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Urbelândia - Transporte coletivo deve ser estimulado

William Rodrigues, doutor em planejamento urbano e de transportes, define a problemática do engarrafamento em Uberlândia como preocupante. “Os congestionamentos ocorrem em casos pontuais, em horários em que há muita entrada e saída de veículos”, disse. A alternativa mais viável para evitar que o problema se intensifique é, segundo ele, estimular o uso de transporte coletivo e bicicletas. Para isso, Willian Rodrigues explica que é necessário que haja investimentos no setor, a fim de tornar o serviço confortável, seguro, eficiente e com diferentes opções de integração.“São medidas sofisticadas adotadas por outras cidades e países para diminuir a quantidade de deslocamento com carros. Porém, é uma situação a média e longo prazo, porque, para a pessoa deixar de sair de carro, o uso do ônibus tem que ser muito atrativo. Não dá para simplesmente obrigar”, afirmou o especialista. Diminuir áreas de estacionamento, construir ciclovias e criar um planejamento que proporcione flexibilidade e liberdade que hoje só o uso do carro oferece. Um exemplo seria a criação de uma passagem que pudesse ser utilizada durante uma hora, para que o usuário tenha a possibilidade de realizar outras atividades usando o transporte coletivo.
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