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Motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis marcam greve para terça

domingo, 28 de junho de 2009


Depois de três assembleias realizadas nesta quinta-feira, os motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7h da próxima terça-feira, dia 30. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintraturb) estão em negociação desde abril. Além da manutenção dos cobradores, os trabalhadores querem o pagamento da participação nos lucros e o reajuste salarial. No último mês, os motoristas e cobradores fizeram uma greve nos dias 19 e 20 de maio e uma paralisação-relâmpago de duas horas nos dias 5 e 17 de junho. Trabalhadores rodoviários apresentam contraproposta Os trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual apresentarão uma contraproposta ao sindicato patronal. Nas assembleias de quarta-feira a categoria não aceitou a proposta de reajuste apresentada pelas empresas do setor. Os patrões acenaram com o reajuste de 7% no salário e o mesmo percentual no vale-alimentação. Os motoristas querem o pagamento das horas em que ficam à disposição da empresa (e não apenas as horas "ao volante") e a equiparação do valor do vale-refeição nas oito empresas da região.
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Distrito Federal: veículo leve sobre trilhos (VLT)


A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai negociar com o Governo do Distrito Federal (GDF) um empréstimo para estender o veículo leve sobre trilhos (VLT) até a Esplanada dos Ministérios. A proposta foi feita na sexta-feira (26) pelo governador José Roberto Arruda ao presidente da AFD, Jean Michel Severino, em uma reunião na sede da empresa, em Paris.
Jean-Michel Severino confirmou o empréstimo de 140 milhões de euros para a primeira fase do VLT - do terminal da Asa Sul até o PátioBrasil - e disse que a AFD tem todo o interesse em terminar o trabalho de construção das outras linhas. “O Governo do Distrito Federal tem sido muito profissional e eficiente e, por isso, não sera difícil aprovarmos um novo empréstimo”, disse Severino. As condições de pagamento estão estabelecidas: o DF terá 15 anos para pagar o empréstimo com juros de 3%. A carência é de cinco anos.
Depois de conhecer o sistema de Montpellier, Arruda orientou os técnicos do Governo a acelerar o projeto do VLT na Esplanada e lembrou que essa é uma reivindicação dos servidores públicos e um desejo antigo de um dos criadores da cidade, Oscar Niemeyer. “Com a construção do VLT na W3, vamos transportar 110 mil passageiros por dia. Se estendermos para a Esplanada dos Ministérios, serão 220 mil passageiros por dia”, diz Arruda, que determinou ao secretário de Transportes, Alberto Fraga e ao presidente do metrô, José Gaspar de Souza, começarem a negociar o novo empréstimo imediatamente.
Na primeira fase, será construída a linha que começa no terminal da Asa Sul até o Brasília Shopping prevista para terminar em um ano. A segunda fase será a ligação do aeroporto até o final da Asa Sul com previsão de término em 2013.
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Rio: Passageiros sofrem com falta de conservação em ônibus da Zona Oeste


Esta semana, quando voltava para casa, num ônibus da linha 790 da viação Oriental, que liga Campo Grande, Zona Oeste do Rio, a Cascadura, na Zona Norte, deparei-me com mais uma situação de descaso com a população.
O veículo estava em péssimo estado de conservação, com bancos soltos, vidros batendo e, o mais grave, a parte traseira estava pendendo para a esquerda, com a última janela do lado direito completamente solta, como podem ver na foto. Os vidros batiam ao ponto de quase quebrar e um senhor que estava sentado próximo à janela usou um pedaço de papel entre os vidros para minimizar o barulho, que estava insuportável.
Ao descer do ônibus, percebi que os pneus estavam completamente carecas. Temos que denunciar esta situação, pois estas empresas ganham dinheiro e colocam nossas vidas em risco utilizando veículos sucateados.
Por causa das más condições dos ônibus que prestam serviços na Zona Oeste, a prefeitura interditou duas empresas em maio e distribuiu as linhas de uma delas a outras companhias de transporte público .
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Fortaleza: Validação das carteiras de estudantes da rede particular tem prazo até 10 de julho


Está prorrogada até o dia 10 de julho a validação das carteiras estudantis da rede particular de ensino emitidas em 2007 e 2008. Dessa forma, os estudantes que ainda não receberam o novo documento têm um prazo maior para adquiri-lo sem deixar de usufruir o direito à meia-passagem. Depois do prazo, os estudantes da rede particular só poderão utilizar as carteirinhas desbloqueadas e emitidas neste ano. Para desbloquear, os alunos devem ir, até o próximo dia 10, à Etufor apresentando a nova identidade estudantil. Os estudantes de cursos pré-vestibulares, idiomas, informática e supletivos precisam levar, além da carteirinha, uma declaração atualizada da instituição de ensino onde estuda. Os universitários que estiverem dentro do semestre vigente não necessitam apresentar declaração.As escolas e universidades particulares precisam confirmar os nomes de seus alunos regularmente matriculados no site da Etufor, pois o estudante poderá ter sua carteira bloqueada caso o nome não esteja no banco de dados.
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Goiânia: Nem com valor menor, citybus atrai usuários

sábado, 27 de junho de 2009

Mesmo com a oferta da passagem abaixo do valor real, o usuário do transporte coletivo de Goiânia não adere ao citybus. A viagem desse tipo de transporte custa R$ 4,50, mas pode ser encontrado até a R$ 1,50 nas mãos de vendedores ambulantes. Esses vendedores têm comprado o bilhete de pessoas que ganham a passagem em promoções realizadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) para atrair os passageiros. O vendedor de vale-transporte Pedro Janaílson Ferreira de Lima, 38, explica que compra a passagem do citybus por R$ 2 ou menos e, como o bilhete dado durante as promoções tem validade, ele chega a oferecer ao usuário até dois por R$ 1,5. “Já perdi bilhetes devido ao prazo de validade. Ofereço até duas viagens por R$ 3, mas os usuários preferem o ônibus convencional”, diz.Para Pedro, que vende vale-transporte na Rua 90, no Setor Sul, os citybus não atraem os usuários por falta de divulgação dos itinerários. Ontem, ele estava com 46 bilhetes com validade até o dia 10 do próximo mês e com seis viagens que expiram no próximo dia 30. Enquanto a reportagem conversava com o vendedor, que atua no ramo há quatro anos, ele tentou vender a passagem do citybus a pelo menos três pessoas, mas todos recusaram, mesmo com a oferta a R$ 1.Em outro ponto da cidade, nas proximidades do Shopping Flamboyant, a opinião dos vendedores de vale-transporte é a mesma. Sebastião Silva, 51, que atua como vendedor há nove anos, diz que todos os dias aparecem, pelo menos, 20 pessoas tentando vender passagens do citybus que conseguiram em promoções. Apesar de estar com mais de 20 bilhetes no colete, ele observa que raramente compra as passagens, pois “é muito difícil vender”.
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São Paulo: EMTU aprova 80% dos ônibus de SP


Dos 1 900 veículos inspecionados pelo Programa Conscientizar, 1 050 passaram nos testes de redução da emissão de poluentes

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) aprovou 80% dos 1 900 veículos inspecionados pelo Programa Conscientizar desde sua criação, em agosto de 2008.
O programa tem como finalidade informar as operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes dos veículos do sistema intermunicipal metropolitano (comum, especial fretamento e fretamento escolar). Nos seis primeiros meses de 2009 foram inspecionados 708 veículos na região metropolitana de São Paulo. Destes, 75% foram aprovados. Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias a partir da data de inspeção para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização. Até maio de 2009 todos os ônibus e micro-ônibus reprovados foram regularizados.
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