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Especialistas defendem implantação do bilhete único em coletivos

domingo, 10 de maio de 2009


Especialistas em transportes urbanos defenderam nesta quarta-feira, na Câmara, a implantação do bilhete único nos coletivos em circulação no País. De acordo com técnicos que trabalham no setor, o bilhete único representa economia para quem utiliza os transportes coletivos, diminui os assaltos a ônibus e aumenta a participação da população como usuária do sistema.

Segundo o secretário municipal de Transportes de Campinas (SP), Gerson Bitencourt, a demanda mensal por transportes coletivos na cidade aumentou com a implantação do bilhete único. Passou de 9,5 milhões de passageiros, em 2005, para quase 16 milhões, em março de 2009. O bilhete único, implantado em maio de 2006, tem 815.160 usuários para uma população de 1,056 milhão de habitantes.Bitencourt foi um dos participantes da audiência pública de hoje promovida pela Comissão Especial de Desoneração do Transporte. Está em discussão na comissão a redução de tarifas e a implantação do bilhete único, que permite às pessoas utilizarem várias conduções, pagando uma só passagem.

Aprovação de 97%

A população de Campinas teve uma economia com o bilhete único de quase R$ 5 milhões, em quase três anos, segundo Bitencourt. Ele disse que, com uma tarifa de R$ 2,50, o usuário pode viajar uma hora sem pagar nova tarifa. "97% da população aprovam o bilhete único", afirmou.Bitencourt disse que Campinas subsidia o transporte público de idoso e deficiente físico. São 4,5 milhões de passageiros por ano só de deficientes físicos, segundo o secretário, que são transportados em ônibus e microônibus com idade média de 3,7 anos. "Campinas tem 1,3 mil ônibus e microônibus", informou.Menos assaltosA diretora técnica da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S.A, Calina Barros de Oliveira Mont'alverne, afirmou que uma das vantagens do bilhete único é a diminuição do número de assaltos em ônibus, já que o pagamento da passagem é feito em outro local.

Segundo ela, Fortaleza tem a menor tarifa do País: R$ 1,60. Para reduzir os custos da tarifa, a diretora defende que o governo federal subsidie o transporte de idosos. Calina disse que em julho de 2007 o governo lançou a tarifa social (R$ 1,00 inteira e R$ 0,50 estudante), que inicialmente funcionava no último domingo de cada mês. Com a redução do ICMS, a partir de março de 2008, o benefício passou a ser usado todos os domingos e a demanda naqueles dias passou de 350 mil passageiros para 550 mil. Menos exclusãoNa avaliação do advogado do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de São Paulo Antônio Sampaio Amaral Filho, a desoneração tarifária é necessária a fim de evitar a exclusão de passageiros.

Ele informou que São Paulo subsidia 15% do valor da tarifa, o que representa um gasto de R$ R$ 600 milhões por ano.Amaral Filho disse que o bilhete único, implantado em São Paulo em maio de 2004, propiciou melhoria no deslocamento da população, melhorando a segurança, o que também reduziu, segundo ele, o número de assaltos.
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São Bernardo terá novo modelo de abrigo


A partir da segunda semana de maio, São Bernardo do Campo terá um novo modelo de abrigo de ônibus. A troca faz parte do programa de reestruturação do transporte na cidade e será feita por etapas definidas pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas (SMT). O primeiro corredor a ser contemplado será o da Avenida Faria Lima, na Praça Brasitália, Centro. Na primeira etapa, o gasto estipulado pela SBCTRANS, consórcio de empresas que atuam no transporte coletivo municipal, gira em torno de R$ 400 mil. As próximas vias a receberem os novos abrigos serão a Rua Jurubatuba e as avenidas Piraporinha e Lucas Nogueira Garcez. O novo modelo desenvolvido pela SMT, possui 3,6 metros de comprimento por 1,7 de cobertura, feita de policarbonato. No centro do abrigo há um grande painel de informações, com as linhas que passam pelo local, além das localizações próximas ao entorno do ponto, para usuários e pedestres. Nos locais onde há linhas intermunicipais também haverá identificação. "Essa parte serve de referência para quem embarca e desembarca, como nos modelos do metrô", afirma a consultora especialista em planejamento de transporte urbano da Secretaria. "Queremos uma estrutura leve, algo moderno e que se enquadre com a visão da nova administração da cidade", garante. No espaço entre os assentos, há um local reservado para cadeirantes. Entre os cinco bancos disponíveis, um é destinado a gestantes e idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. A estrutura ainda possui telefones de serviços, como a Polícia Militar, Samu, bombeiros, GCM, disque-denúncia e ETCSBC, responsável pela gestão do transporte coletivo na cidade. Em ambos os casos, há uma sinalização específica. Ao lado de cada abrigo também será instalada uma lixeira.
Atualmente, São Bernardo possui 700 abrigos instalados, além de 800 totens, com a identificação de cada ponto de ônibus. O modelo atual, que existe na cidade desde 2000, não será descartado. A intenção da secretaria é usá-los onde ainda não há abrigos. Por mês, cerca de 6,5 milhões de pessoas usam o transporte coletivo em São Bernardo.
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Ribeirão Preto - SP: Ônibus mais vazios


O volume de passageiros pagantes no transporte coletivo de Ribeirão caiu 2,5% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008. Segundo o levantamento das três empresas de transporte coletivo da cidade, o fluxo de usuários —quantidade de registros no sistema de bilhetagem dos ônibus— foi de 11,1 milhões nos primeiros três meses deste ano, contra 11,4 milhões nos mesmos meses de 2008.De acordo com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Coca Ferraz, especialista em transporte público, essa diminuição está relacionada com a desaceleração econômica ocorrida por conta da crise financeira internacional. “Uma variação em curto prazo no fluxo de usuários é explicada pelo menor movimento econômico.” Segundo Ferraz, a qualidade do serviço e o valor das passagens não têm impacto direto no volume de usuários do transporte público. “Quem precisa do transporte usa, e essas questões não interferem tanto.”Para o engenheiro José Bernardes Felex, especialista em transporte, as variações no preço das passagens podem sim interferir na quantidade de passageiros. “Qualquer aumento reduz o uso de um serviço, a demanda pode continuar a mesma, mas, a disposição para pagar mais caro não.” As tarifas de ônibus podem sofrer um novo aumento em junho deste ano por conta dos reajustes dos custos das empresas. “E o subsídio no transporte coletivo urbano é uma saída para se evitar aumentos nos preços”, disse o diretor da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto (Transurb), Carlos Roberto Cherulli. O fluxo total de usuários, incluindo as passagens de pagantes e as gratuitas (de idosos e deficientes), foi de 13,7 milhões nos três primeiros meses deste ano. Uma redução de 2% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a quantidade de registros na bilhetagem foi de 13,9 milhões.Mesmo com a crise e o aumento das passagens, para Felex, a diminuição do fluxo no transporte coletivo de Ribeirão não preocupa. “Não é uma redução significativa.”
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Grande Recife anuncia início do carregamento embarcado para VEM Estudante

quarta-feira, 6 de maio de 2009


Dando continuidade ao processo de implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte dará início, a partir do dia 01 de junho, ao carregamento embarcado para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudante. Com a nova modalidade de carregamento para VEM, os aproximadamente 300 mil estudantes que utilizam o bilhete poderão inserir créditos no cartão dentro do próprio ônibus, após pagamento do documento de arrecadação, que poderá ser gerado através da internet.

A inovação só foi possível devido a uma parceria entre Grande Recife e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco – SETRANS/PE. Para que os usuários tivessem a opção de pagamento através de uma rede bancária (e de lotéricas), um contrato foi firmado com a Caixa Econômica Federal, que disponibilizará todas as suas agências e rede credenciada da Região Metropolitana do Recife, totalizando 216 pontos para o pagamento dos créditos para o VEM. Com o carregamento embarcado em vigor, os usuários terão uma rede de atendimento descentralizada, diferentemente do que ocorre hoje, com o carregamento do cartão sendo feito nos postos da Praça Maciel Pinheiro e Expresso Cidadão, no Cordeiro, duas únicas opções disponíveis na RMR.

O procedimento operacional para o carregamento do VEM Estudante, será feito mediante o pagamento de R$ 1,00 por recarga.

No documento gerado pela internet, o estudante irá preencher os dados solicitados e a quantidade de créditos que pretende inserir no VEM. Em seguida, o usuário irá imprimir o documento de arrecadação. Após este processo, o estudante poderá se dirigir a qualquer agência ou rede credenciada da Caixa Econômica Federal na RMR e efetuar o pagamento, que terá um prazo de transferência de créditos de até 24h.

Salientamos que o novo procedimento para carregamento, que estará disponível no início de junho, é opcional para os usuários, pois o posto de carregamento do VEM, localizado na Praça Maciel Pinheiro, continuará à disposição dos estudantes. Já o posto que fica no Expresso Cidadão, no bairro do Cordeiro, será desativado.

VEM Trabalhador – O próximo passo da bilhetagem eletrônica será a ampliação do benefício do carregamento embarcado para os usuários do Vale-Transporte Eletrônico, que será substituído pelo VEM Trabalhador. Ao todo, 8 mil empresas (representando um universo de aproximadamente 350 mil usuários) estão cadastradas junto ao Grande Recife.

O processo está em estágio avançado e será implantado até o início do segundo semestre. Melhorias – Preocupado em oferecer um melhor atendimento aos usuários que carregam o VEM no Posto localizado na Praça Maciel Pinheiro, o consórcio, juntamente com o SETRANS/PE ampliou o número de funcionários, aumentando de 35 para 42 guichês, e instalou novos equipamentos de ar refrigerado.

O sistema de carregamento também foi otimizado, acelerando a recarga do cartão, que já está sendo realizada em menos de 20 segundos. É importante lembrar que os estudantes que ainda possuem créditos no antigo cartão (Passe Fácil), que estes créditos poderão ser utilizados até o final de maio.
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Prefeitura de Blumenau estuda implantar corredores exclusivos para ônibus


Assim como Florianópolis, a prefeitura de Blumenau também estuda o uso de corredores exclusivos para ônibus. A implantação começará pelas três vias mais movimentadas da região central da cidade: a Avenida Beira-Rio e as ruas 7 de Setembro e 2 de Setembro. Apesar de a Secretaria de Planejamento não adiantar prazos ou detalhes das obras, as mudanças no sistema viário estão previstas para ocorrer a curto prazo. As faixas exclusivas para o transporte coletivo têm o objetivo de agilizar o tráfego e reduzir o tempo de viagem dos usuários de ônibus. O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) anuncia que deve começar em breve os estudos para implantar as mudanças. Os corredores, porém, já estão em projetos da Secretaria de Planejamento e passam por avaliação e melhorias.— A intenção é privilegiar o transporte coletivo. É uma alternativa importante até para ajudar a disciplinar o tráfego, impedindo que ônibus e veículos normais disputem espaço nas ruas — avalia a diretora de Planejamento Viário, Rita de Cássia Bruel Antonio.
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Campo Grande: Novos cartões trazem mais agilidade ao transporte coletivo


O cartão múltiplo vai funcionar como um cartão pré-pago, com cinco ou dez créditos nos valores de R$ 11,50 e R$ 23, respectivamente. A principal característica da modalidade, no entanto, é a possibilidade de o usuário saltar do ônibus, ficar até uma hora fora dele e pegar outro ônibus que siga o mesmo itinerário sem pagar outra passagem."O usuário pode usar outro ônibus no prazo de uma hora no mesmo sentido, até o penúltimo crédito, usando apenas uma tarifa, pois na décima tarifa o usuário tem que entregar o cartão", explica o gerente executivo da Assetur, Robson Strengari.Para o prefeito, a novidade traz mais opções para a população: "Primeiro a população terá a disposição alternativas para ter mais agilidade no embarque, podendo escolher cartões de 5 ou 10 viagens. Depois, a vantagem de ser um cartão temporal, é de extrema utilidade. A pessoa pode descer do ônibus para comprar alguma coisa e voltar dentro de uma hora, utilizando outro ônibus que faça o mesmo itinerário".Os novos cartões estarão disponíveis para venda a partir das 13h desta terça-feira. São cerca de 40 mil, 20 mil de cinco créditos e 20 mil com 10 créditos. Os pontos de venda da Assetur ficam nas praças Ary Coelho e do Rádio Clube, em frente ao Shopping Campo Grande, na loja Planeta Real (na avenida Afonso Pena) e no Mercadão Municipal. A Prefeitura está negociando outros pontos de veda para que o novo sistema se popularize.
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