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Ônibus em faixa exclusiva é mais rápido que carro em SP

segunda-feira, 27 de abril de 2009


Trocar o carro pelo ônibus é uma opção para chegar mais cedo ao destino nos horários de pico de congestionamento em São Paulo. Pelo menos nos percursos em que há faixas exclusivas para os coletivos. A reportagem testou os 10 corredores da capital paulista com duas equipes - uma de carro e outra de ônibus -, partindo juntas e sem contar a espera no terminal. E concluiu que, embora lotados, os ônibus são mais rápidos. Em sete corredores, a equipe do Jornal da Tarde chegou antes ao ponto final, com diferença de até 51 minutos. Nos outros três, o automóvel teve vantagem, mas ela foi de no máximo sete minutos. Apesar de mais rápidos, os ônibus estão longe da velocidade ideal. A média registrada ficou abaixo do esperado na maior parte das vezes. Apenas em três corredores foi atingida a meta da Prefeitura de 18 km/h nas faixas exclusivas: Parelheiros, Paes de Barros e Expresso Tiradentes. O pior desempenho foi o do Rebouças, onde os veículos foram mais lentos do que uma pessoa fazendo cooper - ficaram abaixo de 10 km/h. Outro problema é a superlotação. Durante o teste, a reportagem encontrou filas com mais de 100 pessoas para embarcar em terminais.
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Projeto de licitação do transporte coletivo de Florianópolis chega nesta terça à Câmara


O projeto de lei que estabelece novas regras para o transporte coletivo deve chegar nesta terça-feira à Câmara Municipal de Florianópolis, onde será colocado em discussão pelos vereadores. Os parlamentares vão decidir sobre o pedido de autorização de novos contratos de operação do sistema — início do processo licitatório do transporte coletivo da Capital. A partir desta semana, os vereadores realizarão audiências públicas e seminários abertos à população, para discutir o tema.

Com a licitação, qualquer empresa do Brasil poderá disputar a concorrência para operar o sistema, que emprega 3 mil pessoas e que, só em fevereiro, gerou uma arrecadação de R$ 9.270 milhões e transportou 4.475 milhões de passageiros. O contrato com as cinco empresas (Estrela, Insular, Canasvieiras, Transol e Emflotur) que atualmente operam na cidade expirou em fevereiro deste ano.
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Torcidas causam prejuízos e provocam terror em Natal


Em Natal, o sentimento de torcer por um clube ou defendê-lo tem ganhado ares de guerra, principalmente em dias de jogos envolvendo ABC e América. Mesmo com o esforço do Ministério Público e das autoridades da Segurança Pública em coibir a violência e controlar a ação dessas pessoas, percebe-se que esses indivíduos têm o sentimento de “proteção”, uma vez que punições mais severas ainda não foram aplicadas naqueles que transgridem a lei.Muitas vezes, antes de clássicos são realizadas reuniões com a presença dos líderes de torcidas e todo um “acordo de paz” é feito entre as torcidas e a polícia monta um grande esquema com policiais espalhados nas vias de acesso ao estádio.Contudo, antes mesmo da chegada ao estádio, já começa o “clima de terror” promovido nas principais vias de acesso à praça de esportes, nesse caso o Machadão, e nos transportes coletivos da capital.As empresas de transporte coletivo da cidade têm sofrido prejuízos recorrentes em dias de clássicos. O mais recente aconteceu no dia 2 de abril, quando um ônibus da linha 51 foi atingido por pedras arremessadas por supostos integrantes de torcidas organizadas.Não bastasse o prejuízo com vidros quebrados e lataria amassada, os passageiros ficaram bastante nervosos. Alguns, inclusive, com crise de choro. O caso foi registrado na delegacia de plantão.
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Santos: Ana Costa terá corredor de ônibus


Até o final de junho, a Avenida Ana Costa, em Santos, terá a faixa de rolamento da direita transformada em corredor exclusivo para ônibus municipais e intermunicipais nos horários de pico da manhã e final de tarde. O projetopiloto, desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pretende tornar mais atrativo o transporte coletivo, a fim de desestimular o uso de automóveis de passeio.
Segundo o diretor-presidente da CET, Rogério Crantschaninov, a pista Praia/Centro será a primeira a ter uma faixa reservada aos coletivos, entre 6 e 9 horas. Posteriormente, o corredor será implantado no sentido Centro/Praia, das 17 às 19h30, quando muitos deixam o trabalho e as escolas e o trânsito afunila.
Nestes períodos será proibido estacionar na faixa da direita, mas a restrição será divulgada antes de ser passível de autuação. "Vamos distribuir material informativo, mudar a sinalização vertical, pintar a faixa destinada aos ônibus e manter agentes para sinalizar e fiscalizar o corredor", explicou.
No início, prevê Crantschaninov,os condutorespodemter dificuldadeparaassimilaraproibição, mas a intenção é despertar o interesse pelo transporte coletivo. A medida deve ser estendida para outras grandes avenidas, desde que o ganho de velocidade dos coletivos mostre que funciona.
A melhoria da eficiência no transporte coletivo ainda prevê a instalação de painéis informativos no interior dos ônibus, com notícias sobre atualidades, cultura, entretenimento e outras, além da ênfase no Sistema de Supervisão e Monitoramento (Sismo), pelo qual será possível controlar a frequência das linhas em tempo real via celular.
O diretor-presidente da CET acredita que as medidas devem mudar os hábitos dos motoristas do transporte individual, que representam 70% dos usuários dos ônibus seletivos. "As pessoas estão dispostas a trocar seu carro por um transporte público de qualidade", disse, lembrando que a frota de coletivos em Santos tem dois anos de idade média.
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Grande Recife divulga balanço da entrega do VEM Estudante

sábado, 25 de abril de 2009


Após o encerramento do processo de entrega do Vale Eletrônico Metropolitano VEM Estudante para os usuários retardatários, que ocorreu 13 à 17 de abril, no Clube Internacional do Recife,o Grande Recife Consórcio de Transporte computou que dos 61 mil cartões que estavam disponíveis para o resgate dos alunos, apenas cerca de 30 mil usuários foral ao local buscar o VEM. Apesar de todos os esforços, disponibilizando uma estrutura com 30 guichês e 140 pessoas no Clube Internacional para atender aos retardatários, cerca de 31 mil estudantes não foram ao local buscar o cartão. Lembrando que a entrega dos bilhetes no Clube Internacional foi uma segunda fase do processo, já que os cartões começaram a ser entregues no início do mês de março, no período de 4 a 26 no Geraldão. Os cartões que não foram pegos estarão disponíveis, a partir desta quarta-feira (22/04), no posto do Passe Fácil da rua do Hospício, no bairro da Boa Vista. O horário de funcionamento do posto é de 7h30 às 19h. Já o grupo de usuários que foi prejudicado em função dos erros do cadastro repassado pelo Setrans ao Grande Recife – e que em função disto não tiveram seus cartões confeccionados, apesar de terem feito o recadastramento do Passe Fácil – receberão o VEM em suas residências. Vale salientar que este atendimento é exclusivo para os usuários que cumpriram todas as exigências no recadastramento. AMPLIAÇÃO - A venda de créditos do Passe Fácil continuará sendo feita até o dia 30 de abril. A utilização dos créditos também foi ampliada, passado de 30 de abril para 30 de maio. Para receber o VEM Estudante, no posto do Passe Fácil da rua do Hospício, o usuário precisa apresentar, se for o titular do cartão, carteira de estudante e o Passe Fácil. Caso o estudante não possa comparecer, o cartão poderá ser entregue aos pais ou responsáveis desde que sejam apresentados identidade do responsável e certidão de nascimento do titular.
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Estudantes fazem manifestação na Capital por melhorias no transporte coletivo


Eles reivindicam fim do monopólio do transporte coletivo, mais qualidade dos serviços prestados aos usuários, e protestam contra aumento da tarifa.


Estudantes universitários e secundaristas de escolas públicas realizam grande manifestação na manhã desta quinta-feira (23), seguindo em passeata por principais avenidas de Porto Velho. Eles reivindicam fim do monopólio do transporte coletivo, mais qualidade dos serviços prestados aos usuários, e protestam contra aumento da tarifa.Segundo o acadêmico de Matemática da Unir, Cleidson Moura, que integra o Comando Estudantil de Luta (CEL), a passeata é pacífica segue pelas avenidas Farquar, Sete de Setembro, Carlos Gomes, e, encerra em frente à Prefeitura, onde será protocolizado a Pauta de Reivindicações, contendo 14 pontos reivindicativos. "Protestamos contra esse monopólio existente na nossa cidade, que compromete a qualidade dos serviços, por falta de uma concorrência justa.
Quem perde com isso são os usuários que ficam à mercê de serviços sem qualidade", declarou Cledson. Por volta das 9 horas da manhã os estudantes já começavam a se ajuntar na Praça das Caixas D'água. De acordo com a liderança do movimento, a mobilização foi feita na universidade federal, nas faculdades particulares, e em escolas públicas e particulares.
Muitos participantes chegaram tendo em punho fachas e cartazes com protestos contra sistema de transporte coletivo na cidade. "Passe livre já! 2,30 não!", é a frase escrita em um dos cartazes exibidos por estudantes secundaristas.
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