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Novo terminal em Limeira passa receber todas as linhas da cidade

sábado, 14 de janeiro de 2012

Todas as linhas de ônibus de Limeira passam no novo terminal a partir deste sábado (14), como já esperavam os moradores. A mudança afeta as 29 linhas disponíveis na cidade, que antes paravam na Praça do Museu, que não oferecia estrutura adequada.

A estrutura no terminal facilita a vida dos moradores para embarque e desembarque, com sinalização para as linhas, banheiros e guichês específicos para a venda de passagens. A expectativa é que 70 mil usuários passem pelo local diariamente.

Os usuários do transporte público no município conviviam com a falta de infraestrutura há quatro anos, já que a praça que era usada de terminal não oferecia condições e as pessoas conviviam com o aperto e a sinalização era precária.

Outra mudança a partir deste sábado é que três pontos de ônibus deixam de existir. Os da Rua Dr. Trajano Barros Camargo, em frente ao número 200, e também o que fica em frente ao número 394; também o da Rua Barão de Campinas em frente à rodoviária.

Fonte: EPTV


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Em Natal, Tarifa de ônibus não terá reajuste este ano

A prefeita Micarla de Sousa anunciou que não vai autorizar reajuste da tarifa de transporte coletivo em Natal este ano. A decisão foi comunicada por ela, no começo da tarde de ontem, aos  dirigentes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn), que haviam solicitado uma audiência para informar sobre o pedido de reajuste agora, em janeiro, o que elevaria em 10,9% o valor da chamada passagem inteira de ônibus.

O presidente do Seturn, Agnelo Cândido, teria pleiteado um aumento com base no aumento dos custos dos insumos, como a despesa com combustível, a inflação do período de um ano, elevação de pagamento da folha salarial dos funcionários das empresas e ainda investimentos na  melhoria da frota de ônibus.

Pela proposta do Seturn, representante das sete empresas de transporte coletivo que atuam em Natal, o valor da passagem de ônibus, que hoje é de R$ 2,20 desde 20 de janeiro do ano passado, data do último reajuste, passaria a ser de R$ 2,44.

A prefeita recebeu as informações do Seturn, mas argumentou que não permitirá que a população pague o preço do reajuste de passagem. "Não permitiremos que o trabalhador seja onerado com aumento de passagem este ano. É decisão tomada. Não teremos aumento de tarifa este ano", disse a prefeita.

Em 2010 foi o primeiro ano em que  a prefeita Micarla de Sousa decidiu não autorizar o reajuste da tarifa de transporte coletivo. No primeiro ano do seu mandato, em 2008, ela havia assinado um reajuste de 5,7% e em 2009 o índice chegou a 8,1%. O último reajuste foi de 10,0%.

CONTRAPARTIDA
Sem o reajuste tarifário da passagem de ônibus, a prefeita também decidiu que o Município deve arcar com uma contrapartida para desonerar os custos das empresas de transporte coletivo e já autorizou as áreas de finanças e tributação da prefeitura a realizar estudos para reduzir os impostos do setor, bem como estipular subsídio sobre o valor da tarifa do  Programa Passe Livre, no qual a população é beneficiada com a isenção de 50% na passagem inteira, pagando R$ 1,10 em espécie em dias de feriados e aos domingos. "Determino que minha equipe técnica estude maneira de desonerar os custos das empresas. Mas isso não poderá pesar no bolso do trabalhador. Isso nós não permitiremos", destacou a prefeita de Natal.

Participaram da reunião com a prefeita Micarla de Sousa, no Palácio Felipe Camarão, secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elizabeth Thé, secretário adjunto de Transporte, Haroldo  Maia, secretário de Planejamento, Antonio Luna, o procurador Geral do Município, Bruno Macedo, o chefe da casa civil Kalazans Bezerra, vereador Heráclito Noé, secretário de Comunicação Social, Jean Valério, presidente do Seturn, Agnelo Cândido e diretor do órgão Sidney Norinho.

Empresas querem isenção de ICMS do óleo diesel

Diretor de Comunicação do Seturn e dono da empresa Cidade do Natal, o empresário Augusto Maranhão não participou da audiência de ontem com a prefeita Micarla de Sousa, mas ele disse disse que os custos financeiros do sistema de transporte coletivo "vai além da inflação", incidem custos baseados, por exemplo, no preço internacional do  petróleo, de onde derivam os principais insumos, como o combustível óleo diesel e lubrificantes.

Augusto Maranhão ainda afirmou que pesa no setor, o fato "de só ter um financiador, o usuário de transporte coletivo", que ao contrário de outros custos como os Programas do Restaurante Popular ou do Leite, não contam com subsídios governamentais para manter a frota em  circulação. No caso da decisão da prefeita de Natal em não autorizar o reajuste tarifário para o setor, Maranhão disse que, realmente, "tem de haver uma compensação financeira", como a redução do Imposto sobre Serviços (ISS), cuja alíquota é de 5% para o transporte coletivo municipal.

Para Maranhão, o governo estadual também poderia dar a sua contrapartida isentando de ICMS o óleo diesel, como já o fez para a aviação e para os barcos pesqueiros de atuns: "São essas distorções que encarecem o sistema de sistema de transporte coletivo".

Maranhão acrescenta que as áreas sociais do poder público deviam, ainda, bancar a gratuidade da passagem para idosos, a meia passagem estudantil e o sistema porta porta de portadores de deficiência, "como uma forma justa de proteger o bolso da população". Segundo Maranhão, alguns estados e capitais já deram a sua contribuição, com a isenção ou redução da alíquota de ICMS. "Se não tem reajuste, tem de existir outras formas de compensação", cobrou ele, para ressaltar ser essa, a primeira vez, que ouviu falar desse discurso pelo município de Natal.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elizabeth Thé, confirmou que já nesta segunda-feira, dia 16, a Semob deve se reunir com a área econômica da prefeitura e também com o procurador geral do Município, Bruno Macedo, para discutir uma forma de desonerar os custos das empresas de ônibus, conforme determinação da prefeita: "Nós deveremos ter uma posição já na terça-feira". O secretário municipal de Tributação, André Macedo, disse que não dá, ainda, para dizer se vai haver redução na aliquota de ISS, que é parte que cabe ao município, pois existem outras formas de desonerar os custos das empresas, como a flexibilização no recolhimento dos impostos.

Macedo infirmou no fim da tarde, "mas não tinha de cabeça os números", que o sistema de transporte coletivo está entre os seis maiores contribuintes de ISS em Natal.

Por Valdir Julião
Fonte: Diário de Natal



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Falta de subsídio e imposto embutido deixam tarifas de ônibus mais caras no Brasil

“Não são os empresários do transporte público a quem devemos condenar pelo preço das passagens de ônibus no país. Esse preço não é controlado pelos empresários e sim pelo próprio setor público. O problema é que em outros países há vultosos subsídios para baratear a tarifa, enquanto que aqui no Brasil os governos não tiram nem os impostos que estão embutidos na tarifa”. Esta declaração foi dada pelo consultor de empresas Janduí Finizola Benetti, especialista em transporte público, que esteve em João Pessoa, recentemente. O consultor atua profissionalmente na região Sudeste do país, especialmente na área de Belo Horizonte, cidade em que, como afirmou, tem poucas gratuidades e os estudantes não contam com direito a meia-passagem. “Pagam a passagem no mesmo valor dos demais passageiros”, destacou.

Quando questionado se realmente as passagens de ônibus no país estão caras, Janduí Finizola respondeu perguntando: “Quem gosta de aumento de preço que atinja seu próprio bolso?”. E completou: “Essa reclamação de preços deveria acontecer contra todos os serviços e produtos, porque todos esses preços têm aumentado. Mas, não se sabendo o porquê, as mobilizações só acontecem contra as tarifas dos ônibus, mesmo que sejam mobilizações com objetivos político-partidários e feitos por muito pouca gente... pessoas claramente com tendências político-partidárias”, afirma ele, justificando que “mesmo em cidades em que o preço da passagem é reajustado abaixo da inflação oficial, mesmo assim tem gente pra reclamar”.

O consultor Jurandir Finizola enfatizou ainda que um grande problema na questão tarifária do país, no caso do transporte público, decorre do fato de que os governos criam gratuidades e abatimentos para estudantes sem fazer a cobertura financeira necessária. “Dá um benefício como se fosse do governo e repassa o custo para quem paga a passagem no valor inteiro”, lembra ele.

O consultor fez ainda uma simulação relacionada à gratuidade e abatimento no transporte público: “Se você tem um grupo de quatro pessoas para pegar um ônibus e a conta total desses passageiros é de R$ 6,00, óbvio que caberia a cada um só R$ 1,50. Mas, como entre estas quatro pessoas tem um que diz ter passe livre e outro que diz que ter 50% de desconto, aquela passagem que era de R$ 1,50 igual para todo mundo vai ficar assim: a de passe livre não paga nada; a de meia-passagem paga R$ 1,20 e as duas outras vão pagar, cada uma, R$ 2,40 para poder completar a conta dos R$ 6,00. Ou seja, aquele valor inicial de R$ 1,50, nesta hipótese, sofreu uma variação a mais de 60%”, finaliza o consultor.

Fonte:
PB Agora


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No Rio, Modernidade para desafogar trens e ônibus

Alvo constante de reclamações de passageiros, o transporte público começa a dar sinais de que pode melhorar. Nesta quinta-feira chegaram ao Rio três dos 30 novos trens comprados da China pelo estado, que devem começar a circular em 45 dias. No setor de ônibus, a novidade é a modernização do Terminal Alvorada, na Barra, ponto importante de parada dos corredores expressos Transoeste e Transcarioca, em construção. Com duas passagens subterrâneas e 12 elevadores, a minirrodoviária terá capacidade para, em hora de pico, embarcar 13 mil pessoas e desembarcar seis mil. A promessa é de que não haverá fila no local.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Com 13 mil metros quadrados, o terminal terá 18 lojas nos subsolos, onde ficarão farmácias, jornaleiros, banheiros, bancos 24 horas e lanchonetes, além de quatro elevadores. De acordo com o arquiteto Jozé Candido Sampaio de Lacerda, responsável pelo projeto, o estacionamento que será criado no Alvorada terá 241 vagas para carros e 19 para ônibus articulados, que têm, cada um, 23 metros de comprimento.

“A previsão é que a obra fique pronta em maio. Uma das passagens subterrâneas sai da Cidade da Música e vai cortar todo o terminal. A outra vai interligar as três plataformas. Nenhum passageiro vai atravessar de uma plataforma para a outra pelas vias por onde passam os ônibus”, explicou o arquiteto.

Das três plataformas, uma será para os BRTs (os ônibus de trânsito rápido da Transoeste e Transcarioca). As demais são para os coletivos que levarão os passageiros até as paradas dos corredores expressos. O aumento do espaço no terminal permitiu também que fossem criadas aberturas que vão melhorar a ventilação. As catracas serão iguais às adotadas nas estações de metrô.

Redução de linhas
Primeiro dos corredores a sair do papel, em maio, o Transoeste (que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca) deve provocar a extinção de cinco linhas de ônibus que circulam na Zona Oeste. Outras 20 terão o itinerário alterado para que seus pontos finais e de embarque coincidam com as estações de BRT. Por dia, 220 mil pessoas devem usar o sistema da Transoeste.

Trens novos podem levar torcedores aos clássicos
O primeiro trem importado da China deve começar a circular nos trilhos da SuperVia até o fim do mês. No início, ele não ficará fixo num só ramal, será deslocado conforme a demanda. Em dias de shows e clássicos de futebol no Engenhão, por exemplo, os vagões importados podem ser usados.

As composições transportam 1.300 usuários, têm ar-condicionado, circuito de TV, câmeras, painéis eletrônicos que anunciam as estações e sistema de comunicação entre o Centro de Controle e os passageiros. “A qualidade do sistema vai melhorar bastante”, garante o subsecretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues.

O primeiro trem novo chegou em dezembro e passa por testes com sacos de areia que simulam a presença de passageiros em curvas e acelerações. As três composições que chegaram ontem começam a circular mês que vem. Até julho, chegarão 30 composições, que devem estar nos trilhos até setembro. O estado comprará mais 60 e a SuperVia, mais 30. A concessionária vai modernizar 73 trens de sua frota atual, que receberão ar condicionado. O primeiro começa a circular até o fim do mês.

Bilhete Único mais caro dia 15
O Bilhete Único (BU) intermunicipal será reajustado domingo. A tarifa passará de R$ 4,40 para R$ 4,95, um aumento de 12,27%. Por esse valor é possível embarcar em dois meios de transporte com intervalo de duas horas e meia.

O valor das passagens de trens SuperVia vai aumentar no dia 2 de fevereiro. O bilhete vai saltar de R$ 2,80 para R$ 2,90. A concessionária está informando os passageiros por meio de cartazes e avisos sonoros veiculados em todas as estações.
 
Reportagem de Christina Nascimento e Diogo DiasFonte: O Dia Online



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Paulistanos desejam cidade mais sustentável e fluida para 2040

Para 2040, o maior desejo do morador da cidade de São Paulo é ter uma cidade que recupere a sua qualidade ambiental e tenha uma infraestrutura adequada para o tamanho e importância do município. Esse é o resultado da consulta pública SP2040, realizada pela prefeitura da cidade e pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de participação de 25,3 mil pessoas, que opininaram através de audiências públicas e pela internet.

A pesquisa indica que os moradores de São Paulo querem uma cidade, acima de tudo, sustentável (22,7%) e fluida, principalmente quando se trata de mobilidade urbana (21,18%).  Os principais projetos desejados são de revitalização dos córregos urbanos (21,78%), de agilidade no deslocamento na capital (20,92%) e de urbanização e acesso a cultura e lazer em qualquer ponto da cidade, inclusive favelas (18,15%).

Sobre a questão da fluidez da cidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, disse que uma das ações para lidar com o problema é criar nas áreas que já têm boa infraestrutura condições para uma ocupação e economia mais intensa. "Há um desequilíbrio entre a localização de emprego e moradia", disse o secretário, que considera primordial investir em transporte público de massa.

O programa prevê que um documento seja criado com o objetivo de orientar as políticas públicas municipais para que a cidade alcance os objetivos traçados. Entre os objetivos, estão a adequação de todos os viários e construções comerciais com base na norma ABNT de acessibilidade; ocupação de galpões abandonados; democratização do uso da terra e controle da especulação imobiliária; e a criação de ciclovias entre pólos comerciais ou industriais e os bairros.

Fonte: PINIweb



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EPTC diz que Porto Alegre não terá pedágio urbano

Mesmo com cada vez mais carros nas ruas da Capital, hoje são cerca de 720 mil, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) descarta qualquer possibilidade de implantação do pedágio urbano para acesso de veículos em qualquer área da cidade.

A condição deste tipo de iniciativa ficou aberta a partir da recente aprovação da Lei de Mobilidade Urbana, pela presidente Dilma Rousseff, que permite aos municípios cobrar pedágios para diminuir o tráfego de veículos em áreas de maior fluxo.

“Pedágio urbano, nem pensar. Investir, cada vez mais, na qualificação do transporte coletivo, em tecnologia, educação e em engenharia de trânsito, além da fiscalização. Estas são as nossas prioridades, lembrando também das diversas obras previstas para a Copa de 2014, que certamente darão uma maior mobilidade ao nosso trânsito”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Em investimento tecnológico, Cappellari lembra que são 56 as câmeras de monitoramento do trânsito, com previsão de 140 para a Copa. Outra novidade são os chamados laços virtuais – a gestão dos tempos de sinaleiras é feita através de câmeras que avaliam a fluxo de veículos. O modelo está em teste no cruzamento da Nilo Peçanha com Carazinho, ex-rótula da Encol: “Queremos ampliar este modelo, totalmente  aprovado,  para outros 33 cruzamentos da cidade, que apresentam trânsito mais pesado. Este projeto está em processo de licitação”, informa o diretor-presidente da EPTC.

Entre os 33 cruzamentos previstos para a gestão dos semáforos por laços virtuais estão os da Assis Brasil com Baltazar de Oliveira Garcia; Assis Brasil com Sertório; Benjamin Constant com Cristóvão Colombo; Érico Veríssimo com José de Alencar; Icaraí com Campos Velho; Ipiranga com Salvador França; Protásio Alves com  Saturnino de Brito e Voluntários da Pátria com Sertório.

Fonte: Jornal Já



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