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O Polêmico Trem Bala de mais R$ 33 Bilhões

domingo, 28 de novembro de 2010

O adiamento do leilão do trem-bala anunciado pelo Governo é bom em todos os aspectos para a sociedade brasileira. Um projeto orçado em R$ 33 bilhões, mas com projeções que podem chegar a R$ 60 bilhões, não pode ser objeto de processos apressados. Muito pelo contrário. Deve ser sujeito a análises detalhadas para se chegar a um custo-benefício favorável ao País. Mesmo que por questões relacionadas ao desinteresse de um bom número de concorrentes, por vias indiretas o adiamento será melhor para todos.

Agora, o Brasil tem de aproveitar o tempo ganho com o adiamento para uma reavaliação de cronogramas e análise de outras prioridades na infraestrutura. Por exemplo, não se pode dizer que o trem-bala é mais importante do que a duplicação da capacidade dos terminais de passageiros dos aeroportos. Ou que tem mais retorno que o aumento do calado dos portos de Santos, Paranaguá, e mais pelo menos oito portos capazes de receber navios de grande porte. É também motivo de dúvidas atribuir importância maior ao trem-bala do que a projetos que poderiam duplicar as atuais malhas metroviárias de São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive fornecendo acesso por metrô aos dois aeroportos mais importantes do País. Pois o orçamento do trem-bala engloba os orçamentos de todos os projetos acima listados.

O momento vivido pelo Rio, associado aos congestionamentos que atingem situações incontroláveis em São Paulo, aos eventos de 2014 e 2016, e à deterioração da mobilidade urbana em quase todas as capitais não permitem que o foco das atenções seja todo dirigido para um projeto limitado espacialmente. Todas as regiões têm suas necessidades e dividir os recursos para resolver gargalos diversos é uma demonstração de gestão pública avançada e mais comprometida com a eficiência e competitividade brasileira.

As prioridades em infraestrutura logística começam no interior, passam pelas capitais e desembocam nos portos marítimos. Portanto, do novo governo demanda-se um aumento da densidade ferroviária, principalmente nas fronteiras agrícolas. Não se pode conceber uma nação que depende cada vez mais das fronteiras agrícolas do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sem que tais regiões sejam servidas de uma malha ferroviária conectada a uma rede rodoviária de alimentação.

No caminho do consumo, é preciso cuidar para que a malha rodoviária seja eficiente, principalmente pelo volume maior de estradas asfaltadas e com melhores condições de tráfego para produtos de maior valor agregado. Nesse contexto, é importante priorizar a duplicação das principais rodovias do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com consequente projeto de transferência para a iniciativa privada, com modelos de concessão que garantam pedágios com alto custo-benefício tanto para concessionários quanto para usuários.

Ao entrar nas grandes cidades, torna-se fundamental melhorar a mobilidade urbana, com investimentos robustos na expansão do metrô e criação de novos sistemas de transporte coletivo. Associada à mobilidade urbana, apresenta-se a duplicação imediata da capacidade de movimentação de passageiros nos aeroportos, principalmente aqueles que serão porta de entrada dos visitantes na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016. A imagem do Brasil será construída a partir dos aeroportos, e neles devem estar nossas atenções.

Os recursos públicos são limitados e, no caso brasileiro, necessários para a busca de melhorias em várias áreas. As vantagens competitivas e comparativas adquiridas nos últimos 16 anos não podem ser comprometidas por situações vergonhosas de infraestrutura. A entrada no seleto clube de países desenvolvidos tem de estar acompanhada de melhor qualidade de vida para os cidadãos. Portanto, não se deve brincar com R$ 33 bilhões quando muita coisa ainda está por ser feita.

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Recife: Vestibular UPE 2011 terá reforço em 38 linhas de ônibus

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os candidatos que irão realizar as provas da Universidade de Pernambuco (UPE) e precisarão utilizar o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), irão contar com uma programação especial de ônibus. No total, 38 linhas receberão acréscimos de viagens para os três dias de prova. Estão previstos um total de 419 viagens a mais e 70 veículos extras em circulação, além da estocagem especial de coletivos em três terminais de integração.

Para a prova do domingo, o Grande Recife Consórcio de Transporte reativou e ampliou a operação da linha 116-Circular (Príncipe), já que ela geralmente não opera, além de reforçar o serviço de outras 37 linhas, totalizando 66 veículos a mais em operação e 379 atendimentos extras.

Além desta programação, também no domingo, dez ônibus estarão estocados em três terminais de integração, sendo cinco no TI da Macaxeira, quatro no da PE-15 e mais um no TI de Igarassu. A estocagem funciona como uma reserva especial de coletivos em um local fixo, geralmente terminal de integração (TI), preparados para atuar nas linhas (qualquer linha do terminal) que apresentarem maior demanda de passageiros.

Já para as provas que serão realizadas na segunda (29/11) e na terça (30/11), o Grande Recife incluiu quatro veículos e 40 viagens divididos em ambos os dias de prova. Assim, 588 ônibus realizarão 4.511 viagens em cada um dos dois dias. Para saber mais sobre os horários que os ônibus saem do seu terminal e os itinerários das linhas, o usuário pode acessar o site http://www.granderecife.pe.gov.br/.
LISTA DE LINHAS REFORÇADAS
CODLINHA
032SETUBAL CONDE DA BOA VISTA
061PIEDADE
062JARDIM PIEDADE
116CIRCULAR (PRÍNCIPE)
118PRAZERES/BOA VIAGEM
123TRES CARNEIROS BAIXO
132UR-02 (IBURA)
137UR - 11
142ALTO DOIS CARNEIROS
143UR - 06
152JORDÃO BAIXO
181CABO (COHAB)
185CENTRO DO CABO
206BARRO / PRAZERES
216BARRO / PRAZERES (BR101)
232CAVALEIRO
243VILA DOIS CARNEIROS
331TOTÓ PLANALTO
432CDU (VÁRZEA)
442JARDIM PRIMAVERA (VALE DAS PEDREIRAS)
445TABATINGA
446UR - 07
450CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA)
460CAMARAGIBE (PRINCIPE)
624BREJO
631NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
645AV. NORTE (MACAXEIRA) DIESEL
726ALTO Sª TEREZINHA (C.B. VISTA)
742LINHA DO TIRO
842AGUAS COMPRIDAS
914PE-15/AFOGADOS
920RIO DOCE /CDU
946IGARASSU (BR-101)
967IGARASSU (VIA SITIO HISTÓRICO)
971AMPARO
973CASA CAIADA
977PAULISTA (CDE. DA BOA VISTA)
987RIO DOCE (PRINCIPE)
Total38 LINHAS

Fonte: CGRT
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Blumenau: Obras dos corredores de ônibus chegam à Rua Floriano Peixoto

As obras de implantação dos corredores de ônibus em Blumenau estão no cruzamento entre as ruas Floriano Peixoto e 7 de Setembro, no Centro. Desde o início da semana, os trabalhos estão concentrados na ampliação da baia de entrada na Rua Floriano Peixoto.
O espaço deixará de ser apenas um recuo e passará a ser uma faixa de conversão. A medida foi necessária para que os carros que precisam convergir à direita, não atrapalhem a conversão dos ônibus que estarão nos corredores.
Além do alargamento da via, novas faixas de segurança serão pintadas nas duas ruas. E o semáforo, retirado para a conclusão das obras, será recolocado para que os motoristas possam continuar cruzando a Rua 7 em direção ao Hospital Santa Isabel.
Segundo o Seterb, os motoristas que estiverem na Rua 7 de Setembro terão que ter um pouco de paciência para entrar na Rua Floriano Peixoto, convergindo à direita. O tráfego não está bloqueado, mas como há máquinas e trabalhadores na pista, poderá ficar lento em alguns períodos. A previsão é que o trabalho neste local fique pronto até este sábado.

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Rio de Janeiro: Linhas de integração do Metrô para à noite


A circulação das linhas de integração para a zona oeste, norte e para os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense foi suspensa na noite desta sexta-feira (26). A venda dos bilhetes está suspensa.

As empresas de ônibus que operam as linhas para outros municípios, saindo da estação da Pavuna, decidiram parar o funcionamento às 19h desta sexta-feira. A circulação das estações Del Castilho, na zona norte, com destino a Curicica, na zona oeste, e Ilha do Fundão, na zona norte, e da estação Estácio, no centro, para o Rio comprido, na zona norte e para a Rodoviária, na zona portuária, foram interrompidas as 20h.

As outras linhas que fazem a ligação para a zona sul da cidade (Estação Botafogo para a Gávea e Ipanema-General Osório para a Gávea) e os trens subterrâneos estão circulando normalmente.

Fonte: R7.com
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ANTT adia leilão do trem-bala para abril de 2011

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta sexta-feira (26) que adiou para 29 de abril o leilão do trem de alta velocidade (TAV), que ligará São Paulo a Campinas e Rio de Janeiro. A data inicialmente prevista para o leilão era o próximo dia 16 de dezembro.
O diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, afirmou em entrevista coletiva que o adiamento tem por objetivo aumentar a concorrência do leilão. Segundo ele, quatro grupos empresariais teriam manifestado a determinação de participar do leilão se houvesse o adiamento. Além deles, um grupo coreano teria garantido a presença mesmo que a disputa ocorresse em dezembro, como estava previsto.
"O que houve foi uma manifestação ao governo que esta data estava impossibilitando de alguns consórcios participarem. O governo avaliou politicamente essa questão e achou que era mais importante ter um processo competitivo do que manter a data, mas essa é uma decisão política, de governo", afirmou Figueiredo.
De acordo com o diretor-geral da ANTT, grupos da Espanha, do Japão e da China poderão participar da concorrência em abril do próximo ano. Figueiredo fez a ressalva de que estes grupos que manifestaram interesse poderão se unir e formar consórcios. Por isso, ainda não é possível estimar quantos consórcios disputarão o leilão na nova data.
Um dos fatores mencionados foi a aprovação recente da medida provisória que deu incentivos para a operação do trem-bala. Na visão da ANTT, alguns grupos podem ter aguardado a aprovação da MP para avançar seus estudos. A Agência destaca mudanças no edital ou novas alterações de prazos relativos ao leilão.
De acordo coma agência, interessados em participar do leilão poderão apresentar propostas até o dia 11 de abril do ano que vem.

Fonte: G1.com
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Passagem de ônibus do transporte coletivo sobe para R$ 2,60 em Gaspar

A empresa de ônibus Auto Viação do Vale de Gaspar irá alterar o custo da tarifa do transporte coletivo no município a partir de 1º de dezembro. Com o reajuste, o preço da passagem a ser praticado passa de R$2,35 para R$2,60.
Na planilha de custos do transporte coletivo, são lançados os principais insumos como pneu, combustível, chassis, carroceria e despesas com pessoal. O número potencial de passageiros e quilometragem mensal, além da depreciação e remuneração da frota também faz parte da planilha.
De acordo com o diretor do transporte coletivo, Dirceu dos Passos, os principais motivos do aumento da tarifa são o aumento nos valores dos insumos e a diminuição no número de passageiros.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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