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Rio: Rodoviários fecham acordo com SindPass

quinta-feira, 13 de maio de 2010


O Sindicato dos Rodoviários do Sul Fluminense promoveu hoje à noite uma assembleia da categoria, para votar a proposta apresentada pelo SindPass, que representa as empresas de ônibus, para o acordo coletivo da categoria. Na reunião, os trabalhadores aprovaram a oferta: reajuste salarial de 6%, extensivo aos pagamentos relativos ao uniforme e à PLR, e mais um aumento de 35% no valor da cesta básica.
De acordo com os cálculos feitos pela diretoria do Sindicato dos Rodoviários, a proposta apresentada pelo SindPass equivale ao reajuste de 7% que a categoria reivindicava. Com o acordo, ficam afastados os riscos de novas paralisações no serviço de transporte coletivo na região, como a que atingiu Volta Redonda e Pinheiral no dia 22 de abril. Na ocasião, nenhum ônibus circulou durante todo o dia e o movimento só foi encerrado depois que o Sindicato dos Rodoviários recebeu uma liminar da Justiça do Trabalho que estabelecia uma multa de R$ 100 mil por dia caso o movimento fosse mantido sem que pelo menos 50% da frota fossem colocados para circular.
Na semana passada, os rodoviários decidiram, depois de uma assembleia realizada na noite do dia 6, não fazer a paralisação que estava prevista para o dia 7, a pedido do prefeito de Barra Mansa, Zé Renato (PMDB). Com isso, o prefeito evitou que a Expo BM, que terminou no dia 9, fosse prejudicada pela falta de transporte coletivo. Embora o sindicato tenha estabelecido a prática de só definir o local da paralisação depois da assembleia, durante toda a semana passada circulavam rumores entre os rodoviários, dando conta que a greve, desta vez, seria feita em Barra Mansa. Um dos motivos para a escolha, de acordo com os boatos, seria exatamente a realização da Expo BM.Na ocasião, o prefeito se comprometeu a ajudar a categoria nas negociações com o SindPass, que estavam suspensas desde a paralisação em Volta Redonda e Pinheiral.
A reunião foi realizada anteontem e a proposta do SindPass foi apresentada durante o encontro, mas seus termos permaneceram em segredo até a assembleia de hoje. Os rodoviários, depois de uma conversa com Zé Renato, decidiram dar um voto de confiança ao prefeito e aguardar até a próxima semana por novas negociações.
Tarifa
Zé Renato afirmou ontem, após ser informado da aprovação do acordo, que não existe a menor probabilidade de haver reajuste da tarifa em Barra Mansa em função do aumento de salário dos rodoviários: "O cálculo do reajuste da tarifa é exclusivamente técnico, a partir de uma planilha elaborada pelo Geipot, um órgão do Ministério dos Transportes. Não existe a possibilidade de manipulação. Além disso, o reajuste só será feito a partir de primeiro de dezembro", afirmou.
Sobre o acordo fechado entre o Sindicato dos Rodoviários e o SindPass, Zé Renato afirmou que se sente recompensado: "Cumpri o compromisso de buscar a conciliação entre as duas partes e hoje podemos dizer que tanto as empresas quanto os rodoviários saíram vencedores. Aliás, a greve não interessaria a ninguém e quem sairia perdendo seria a população. Felizmente, tudo terminou em acordo", disse o prefeito.

Fonte; Diário do Vale
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Metrô do Recife Agora opera com todos os trens climatizados


Pela primeira vez desde a fundação, há 25 anos, toda a frota em operação do Metrô do Recife (Metrorec) circula com ar-condicionado – notícia que anima os passageiros que sofrem com o calor durante as viagens. O último trem reformado começou a transitar anteontem. Agora, as 21 composições das linhas Centro e Sul têm climatização. Outros quatro veículos estão sendo adaptados, porém permanecem parados. O objetivo é colocá-los em atividade, gradualmente, nos próximos três meses, elevando para 25 o número de trens disponíveis para atender as 230 mil pessoas que utilizam o serviço diariamente.

Cada trem conta com dois aparelhos capazes de refrigerar os quatro vagões por igual. A potência de cada um deles é de 136 mil BTUs. É como se, em cada composição, estivessem ligados ao mesmo tempo 27 equipamentos de 10 mil BTUs, mais utilizados em residências e empresas. No entanto, usuários reclamam que nem sempre os aparelhos funcionam como deveriam. “Hoje pela manhã (ontem) peguei um que estava quente, porque o ar-condicionado tinha quebrado. Precisam manter sempre esses aparelhos em bom estado, porque quando eles não existiam era cruel andar de metrô”, cobra a professora Mônica Bezerra, 43, que utiliza a linha Centro diariamente. Outro que não quer a volta dos antigos trens sem climatização é o vendedor Williams Balbino, 18, morador de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

“No fim do ano passado, cheguei a ficar uma hora preso dentro de um trem calorento que tinha quebrado. Nos dias normais, era comum passar 25 minutos no calor”, lembra o jovem, que precisa usar a linha Centro pelo menos três vezes por semana.

De acordo com o gerente de manutenção dos trens do Metrorec, Vicente Alexandre Vieira, os problemas relatados pelos passageiros são pontuais. Ele assegura que a manutenção é realizada todas as noites, a partir das 23h, horário em que se recolhem as composições. “Caso ocorram defeitos pontuais como o que a usuária Mônica Bezerra relatou, o trem é encaminhado no mesmo dia para correção”, assevera.

VLT - Planeja-se colocar em operação mais 15 trens, porém o Metrorec ainda não divulgou a data de lançamento do edital de licitação para a compra dos novos veículos. Já os Veículos Leves de Transporte (VLTs, composição com três carros) devem começar a chegar ainda este ano.

O primeiro dos sete roda a partir de 2010, segundo previsão do Ministério das Cidades, entre os terminais de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, e do Cabo de Santo Agostinho, também na área metropolitana.
Os VLTs comportam até 300 passageiros e são abastecidos por eletricidade. Os comboios desempenham velocidade média de até 40 quilômetros por hora, enquanto numa avenida movimentada como a Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul, os carros e ônibus não atingem 30 quilômetros por hora.

Fonte: Jornal do Comércio

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Mogi das Cruzes: Dez linhas do transporte coletivo terão alteração neste sábado


Dez linhas do transporte coletivo terão alteração neste sábado (15/05), na segunda etapa de implantação do SIM – Sistema Integrado Mogiano, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e que propicia a integração das linhas de ônibus. Para informar os usuários sobre as mudanças, estão sendo distribuídos cartões com os novos horários e itinerários. Além disso, foram realizadas reuniões nos bairros afetados.

Nesta segunda etapa, as linhas C101 (Parque São Martinho via Jundiapeba), C106 (Vila Brasileira), C107 (Jardim Planalto), C191 (Hospital Doutor Arnaldo), C201 (Jardim Ivete), C202 (Conjunto Santo Ângelo via Braz Cubas), C205 (Parque São Martinho via Santo Ângelo), C206 (Parque São Martinho via Parque das Varinhas) e C207 (Parque Olímpico) serão transferidas para o Terminal Central. Já a linha E111 (Jardim Layr) deixará a praça Francisco Ribeiro Nogueira e irá para o Terminal Estudantes.

Outra ferramenta que pode ser usada pelos passageiros para tirar dúvidas sobre a mudança é o site especial do SIM. No site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br), o internauta deve clicar no banner, localizado no alto da página para ser direcionado ao setor do SIM, em que existem links para cada uma das linhas da primeira e segunda fases da mudança.

“Os passageiros estão se adaptando à integração com a utilização do cartão, definindo, cada um, o melhor local para fazer a troca do ônibus para chegar até seu destino pagando apenas uma passagem. Mesmo assim, a divulgação precisa continuar sendo feita de forma contínua para que, a partir de sábado, esses passageiros não tenham problemas para chegar a seus destinos”, explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.

No último dia 2, 13 linhas já haviam sido transferidas para o recém-inaugurado Terminal Central, no início das operações do SIM. As mudanças serão completadas em junho, quando outras 11 linhas irão para o Terminal Central e 22 passarão para o Terminal Estudantes.

No SIM, a cidade foi dividida em oito regiões, definidas pelos corredores viários utilizados pelos ônibus. O passageiro, no prazo de uma hora, pode fazer a integração, em qualquer ponto de ônibus, com qualquer linha do sistema, desde que ela não pertença à região na qual ele embarcou.

Mais informações podem ser obtidas ainda pelos telefones 0800 77 30 194 e 4798-5122. (LM)

Fonte: Prefeitura da Cidade

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Pinda: Impasse entre Transporte Alternativo, empresa Viva Pinda e Poder Público paralisou atividades das vãs

O Transporte Alternativo autorizado em Pindamonhangaba sofreu paralisação por várias horas e só voltou às atividades na tarde dessa quarta-feira. Após uma reunião ocorrida no prédio da Prefeitura, ficou acertada a volta dos condutores, que passaram a operar à partir das 16h00.
Segundo João Peres, o 'Sapo”, líder dos manifestantes, a empresa de ônibus Viva Pinda vem notificando os condutores alternativos por irregularidades no passado, o que está causando transtornos à vários deles, que até podem perder seus veículos caso não possam trabalhar.
“Até agora, não entramos em nenhum acordo. Nós deixamos a nossa proposta para ser avaliada mas estou achando difícil que isso aconteça!”, disse o líder dos alternativos.

Uma nova reunião está marcada para as 10h00 desa quinta-feira, envolvendo os condutores das vãs, representantes da empresa de ônibus Viva Pinda e prefeito João Ribeiro.
Às 15h00, outro encontro vai reunir líderes de linhas dos condutores alternativos.

Há exatamente um ano (dia 5 de maio de 2009), foi assinado um contrato entre o Poder Público, empresa de ônibus Viva Pinda e Transporte Alternativo de Pindamonhangaba para que juntos, pudessem atender a demanda do transporte público no município.
Esse 'romance” está em vias de rompimento.

Nossa reportagem manteve contato com a assessoria da Prefeitura que ficou de dar um retorno, mas não fez.

Fonte: Agora Vale

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Implantação de benefício a idosos no transporte público gera confusão em BH


Idosos que usufruem de benefício da gratuidade no transporte coletivo de Belo Horizonte reclamaram de confusão e falta de informação ao retirar um novo cartão que permite a eles ocupar qualquer assento nos ônibus sob administração da BHtrans, empresa que gerencia o transporte de passageiros na capital. O chamado BHbus Master começou a ser distribuído nesta semana.
Até então, os estimados 100 mil usuários da franquia nos ônibus eram confinados na parte dianteira dos coletivos, área normalmente equipada com apenas 7 assentos e destinados também, por lei, a acolher mulheres grávidas e pessoas acidentadas e com dificuldade de transpor a roleta.
Em um dos postos de atendimento, no centro da cidade, usuários reclamavam da demora para confeccionar o cartão. “Eu cheguei aqui às 6h30 horas da manhã e não consegui nem retirar uma senha”, disse a aposentada Oscalina Maria da Silva, 76. O horário de funcionamento dos postos é das 8h às 17h, mas interessados começaram a chegar ao local bem mais cedo.

Já para Ricardo Ronaldo, 66, a falta de informação foi o maior transtorno que ele enfrentou. “Me mandaram para outro lugar sem eu saber por que eles não podem me atender aqui”, reclamou. O aposentado voltou para casa sem o cartão.
Segundo o gerente do posto, Eugênio Araújo, o atendimento teve de ser reavaliado por causa do grande volume de pessoas que foram ao local – mais de 200 senhas foram entregues por dia. O benefício é concedido em outros três locais da capital mineira, mas fora da área central. Araújo chegou a ser cercado por pessoas que reclamavam da falta de informação e da demora em ser atendidas.
De acordo com a assessoria da BHtrans, todas as pessoas que têm gratuidade no transporte coletivo serão contempladas e não há prazo final para a retirada dos cartões. O órgão disse que irá apurar as causas da demora no atendimento.Medida gera polêmicaO motorista Madson Rogério, 33, não concordou em ter de dividir espaço com os portadores do cartão BHbus Master. Para ele, a iniciativa vai atrapalhar o restante dos usuários dos ônibus. “Esse pessoal anda muito de ônibus sem precisar”, disse.
O agente de campo da prefeitura da capital Júnio César Santos, 29, reconheceu ser benéfica a concessão aos mais velhos, mas acredita que possa haver um inconveniente.
“As pessoas vão se sentir obrigadas a ceder os lugares aos mais velhos, quando eles passarem pela roleta e ocuparem a parte de trás dos ônibus”, disse.
A dona de casa Rosymary Rodrigues, 50, acompanhou a mãe na tentativa frustrada de adquirir o cartão e disse temer que a novidade traga conflito entre os usuários. “No local destinado aos idosos o pessoal já não respeita os lugares determinados para eles, imagina quando misturar tudo isso”, afirma.

Fonte: Uol Notícias
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Blumenau: O compromisso de investir no transporte coletivo


No primeiro debate sobre os desafios de Blumenau nos próximos anos, um compromisso foi firmado para reduzir o caos no trânsito: implantar os corredores exclusivos para ônibus e consolidar o uso do transporte coletivo. A medida foi consenso entre os especialistas que participaram da discussão organizada ontem à noite pelo Grupo RBS. Mais de 250 pessoas acompanharam o debate promovido no auditório Willy Sievert, no Teatro Carlos Gomes.

O evento faz parte do ciclo de debates que o Santa, a RBS TV e a Atlântida FM promovem para comemorar os 160 anos de Blumenau.O compromisso prioritário firmado pelo poder público é a completa implantação dos corredores exclusivos para ônibus. A primeira etapa das obras começa nesta semana na Rua 7 de Setembro. Outras seis vias também terão a pista preferencial.

Especialista em transporte público e assessor técnico da Urbanização de Curitiba (Urbs), André Fialho foi o palestrante. Destinou duas soluções imediatas para Blumenau: investir na popularização do transporte coletivo e, consequentemente, no barateamento do custo das passagens.

Usou como exemplo a implantação dos corredores em Curitiba, que começou na década de 1970 e hoje, com cerca de 2 milhões de habitantes, já enfrenta novos problemas e força a busca por alternativas. O problema é o mesmo enfrentado em Blumenau, que conta com um veículo para cada 1,5 habitante. A massiva aquisição de veículos individuais, estimulada pela redução de impostos, lotou as ruas antes mesmo de os municípios se planejarem para reduzir o impacto.

– Investir na infraestrutura de ruas é importante. Mas se canalizar apenas ao automóvel haverá continuidade do problema, e não solução. Se as pessoas não migrarem para o transporte público, não há solução para a mobilidade – garante Fialho.

O incentivo do poder público subsidiando parte da passagem também é uma solução a ser planejada para atrair mais usuários ao transporte coletivo. Mas a solução para o caos no trânsito passa pelo comprometimento da comunidade:

– As pessoas dizem que em Blumenau não há espaço nas ruas o suficiente para destinar só aos ônibus. Mas deve-se pensar diferente. Dando espaço para o ônibus, ela anda mais rápido, há necessidade de menos veículos para fazer o mesmo trajeto e a passagem barateia. No final, atrai mais passageiros que deixam de pôr os carros nas ruas – acredita o especialista.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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