Prefeito de Goiania prevê entrega em 90 dias do BRT Norte-Sul

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O prefeito Paulo Garcia visitou na manhã de ontem (21), as obras de ampliação do Terminal Recanto do Bosque, que fazem parte da maior intervenção de mobilidade urbana já feita em Goiânia, o Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul. Acompanhado por vereadores e secretários, o prefeito conferiu o andamento das obras que têm previsão de entrega à população até o final deste ano. “A obra é dividida em duas etapas, pois não podemos desativar o terminal. A primeira etapa será entregue em 90 dias”, afirmou Paulo Garcia.

O novo terminal interligará as regiões Noroeste e Sul do município, no Terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida de Goiânia. O trabalho das obras viárias e o recapeamento asfáltico do trecho Norte já estão em fase adiantada e serão entregues à população até o final deste ano. “O BRT vai proporcionar mais qualidade de vida à população. Com a viagem mais rápida, o usuário poderá chegar ao seu destino antes do previsto e aproveitar o tempo que esperava para curtir a família ou até mesmo fazer o que antes não tinha tempo”, ressaltou Paulo Garcia.

O prefeito falou ainda do legado de sua gestão na área da mobilidade urbana. “Eu fui o primeiro prefeito que investiu tanto em Mobilidade Urbana em Goiânia, talvez desde a década de 1970. Antes não se falava em ciclovias, hoje já entregamos à população 70 quilômetros. Construímos o Complexo Viário Mauro Borges que desafogou o trânsito da região Sul da capital e beneficiou não só os moradores da região, mas a todos que passam por ali. Os corredores de ônibus que entregamos também marcam a história da mobilidade urbana de Goiânia. Avenidas duplicadas, prolongadas, asfaltamentos, trabalhamos para melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou Paulo Garcia.

O novo terminal será instalado em um espaço de mais de 13 mil metros quadrados, mais que o dobro do atual, e será um dos mais modernos da Rede Metropolitana de Transporte. Os horários dos ônibus serão informados por meio de displays e sinais sonoros. Com 21,8 quilômetros de extensão, o BRT vai atender 143 bairros da Capital e também de Aparecida. O benefício contemplará mais de 500 mil moradores e cerca de 120 mil usuários por dia.

Investimento

O BRT Norte-Sul, orçado em R$ 340 milhões, é realizado com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades. A operação do BRT será feira com ônibus articulados, que permitirão um avanço na velocidade de circulação do transporte coletivo, que atualmente é 14 km/h, e passará para mais de 25 km/h. Os passageiros também terão mais conforto com ar condicionado, novos terminais e plataformas de embarque e desembarque. (Secom Goiânia)

Informações: O Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960