Novas linhas transversais de ônibus passarão a circular em Porto Alegre

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ainda não há data definida para o início das operações, mas Porto Alegre terá quatro novas linhas transversais de ônibus nos próximos dias, informa a prefeitura. São as linhas T12, T12 A, T12.1 e T13, que beneficiarão Lomba do Pinheiro e Restinha, bairros afastadas do centro da cidade.
Foto: João Paulo Magalhaes/Divulgação PMPA

As linhas T12 e suas derivadas serão operadas pela Carris e substituirão os prefixos 314 - Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga e a Lomba do Pinheiro à universidade e à Terceira Perimetral. Já a T13 substituirá a Triângulo / 24 de outubro / PUC, circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.

A T13 e T12A, que eram circulares com outros consórcios, passarão a ter terminal na rua Albion, em frente à Carris. O itinerário será estendido a partir da Avenida Ipiranga, acessando a Cristiano Fischer, Cubanos e Albion. As demais seguem com os mesmos trajetos que tinham com os nomes anteriores.

Materiais informativos serão distribuídos aos passageiros das linhas que terão alteração.

A alteração ocorre em razão do novo sistema de transporte de Porto Alegre, implantado pela prefeitura, após a realização da licitação dos ônibus, que dividiu o serviço de transporte coletivo em quatro bacias operacionais. Três delas são dos consórcios vencedores da licitação (bacia Norte, Leste e Sul, que substituem Conorte, Unibus e STS, respectivamente), que realizam o trajeto tradicional, no sentido bairro-Centro. A outra bacia fica a cargo da Carris e corresponde às linhas transversais, que interligam zonas da cidade.

As mudanças são baseadas em estudos de planejamento de transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Os novos coletivos terão layout diferente do atual. As bacias serão separadas por cores. Inicialmente, Os veículos azuis trafegariam pela Zona Sul, e os vermelhos pela Zona Norte. Porém, pensando na rivalidade Gre-Nal, o prefeito José Fortunati decidiu inverter os itinerários. Isso porque a Arena do Grêmio fica na Zona Norte, e o Beira-Rio, estádio do Inter, na Zona Sul.

Os ônibus da zona Leste terão a pintura verde. Os da Carris, o tradicional ocre, próximo da cor laranja.

Informações: G1 RS


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960