No Recife, Faixa exclusiva de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar entra em operação

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A partir desta segunda-feira (25), a faixa exclusiva de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, começa a funcionar. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a implantação de mais uma Faixa Azul foi viabilizada com a abertura da pista leste da Via Mangue, no sentido Boa Viagem/Centro, realizada na última quinta-feira (21). No total, 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 145 mil passageiros por dia deverão passar pelo local.

A Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar terá início no cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão e se estenderá até a Avenida Antônio de Góes, na altura do túnel Josué de Castro (túnel do Pina). O trecho tem 5,8 quilômetros. A exemplo das outras faixas azuis implantadas na Avenida Mascarenhas de Moraes, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e nas Ruas Cosme Viana e Real da Torre, a faixa da Avenida Conselheiro Aguiar irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

Cerca de 110 placas de sinalização estão sendo colocadas em toda a extensão do corredor, além da sinalização horizontal, regulamentando a nova Faixa Azul. Os ônibus poderão realizar a ultrapassagem pela faixa mista quando outro coletivo estiver parado para embarque e desembarque de passageiros. Já os demais veículos poderão entrar no corredor apenas quando forem acessar lotes ou realizar o giro à direita.

A CTTU deverá realizar um trabalho de orientação aos condutores até o dia 1º de fevereiro. Após esse período, aqueles que forem flagrados transitando irregularmente na Faixa Azul serão autuados e receberão multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização será inicialmente realizada pelos agentes de trânsito e, posteriormente, por equipamento eletrônico. Os táxis com passageiros estão autorizados a utilizarem a faixa.

Números
Com a implantação da Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, são 29,1 quilômetros de faixas exclusivas na cidade. Agora, no total, Recife passará a ter 50,3 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. Segundo a prefeitura, a ação vai beneficiar, diariamente, mais de 500 mil usuários de transporte público.

A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido significativamente como ocorre no percurso da Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira/Avenida Engenheiro Domingos Ferreira. Segundo a CTTU, a velocidade média dos coletivos aumentou 118% após a implantação da melhoria, passando de 11.5 km/h para 24.1 km/h.

Informações: G1 PE


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960