Novos ônibus do transporte coletivo de Londrina serão obrigados a ter ar-condicionado

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A partir de agora, os novos ônibus a serem adquiridos pelas empresas que operam o sistema de transporte coletivo de Londrina – a TCGL e a Brasil Sul – terão de ser equipados com ar-condicionado. A determinação está em um decreto assinado nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Alexandre Kireeff.
Foto: Gilberto Abelha

Segundo informações da Prefeitura de Londrina, a frota de coletivos da cidade tem 432 ônibus, mas nenhum com temperatura interna controlada. Como o contrato de concessão do serviço obriga as empresas a manterem uma média de idade da frota em 3,5 anos, o ar condicionado só existirá nos veículos que, futuramente, forem comprados pelas empresas.

Em nota divulgada pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura, o prefeito de Londrina justifica a medida afirmando a necessidade de mais conforto para os passageiros, principalmente em razão das altas temperaturas médias em Londrina.

A nota da Prefeitura não explica se a determinação pode provocar aumento nos valores da tarifa, a partir da necessidade de ônibus mais modernos. A substituição da frota deve ser lenta. Apenas no ano passado, as empresas já tinham trocado 25% dos ônibus em circulação, além de terem adicionado mais 21 novos ao sistema – todos sem ar-condicionado.

De acordo com a Prefeitura, a obrigação às empresas é uma das várias ações de melhoria do transporte público na cidade. Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou o passe livre para 11 mil estudantes de todos os níveis, medida que começa a vigorar a partir do ano que vem.
A reportagem entrou em contato com as empresas, mas até às 15h20 desta quarta, nenhum representante havia se posicionado sobre o decreto.

Por Marcelo Frazão
Informações: Jornal de Londrina

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960