Em Salvador, Integração entre metrô e ônibus começa em outubro

domingo, 30 de agosto de 2015

O início da operação comercial do metrô de Salvador e a integração do modal com linhas de ônibus da região metropolitana estão confirmados para outubro deste ano. Quem confirmou a informação foi o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Carlos Martins.

Segundo Martins, a princípio, a integração entre metrô e ônibus acontecerá na estação do Retiro, apenas com as linhas que vão da região metropolitana para a Estação da Lapa pela BR-324. Depois, afirma o secretário, "a lógica é mudar para Pirajá". Isso porque o terminal metroviário do bairro será inaugurado em outubro.

"Priorizamos a integração com o sistema metropolitano e continuamos negociando com a prefeitura de Salvador e com os empresários sobre o sistema urbano", afirmou Martins, sem falar sobre o valor a ser cobrado pela passagem do metrô.

Segundo ele, o impasse ultrapassa a questão tarifária. Definições operacionais e a necessidade de extinção de linhas de ônibus estão entre os fatores que complicam uma resolução da pauta, que se arrasta desde abril.

O secretário ainda falou da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que substituirá os trens do subúrbio, ligando Paripe ao Terminal da França. O edital que vai selecionar a empresa executora da intervenção, segundo ele, será publicado no começo de setembro.

No mesmo mês, o governo inaugura a estação do metrô na avenida Bonocô e já começa a pensar na conclusão da Linha 2 (Acesso Norte-Aeroporto) e do Tramo 3 (Pirajá-Águas Claras).

"A ideia é inaugurar uma estação a cada seis meses na Linha 2. As primeiras serão Detran e Rodoviária. Em 2017, a obra acaba e, em 2016, queremos acabar o Tramo 3, que vai ter 5 km", projeta.

Por Yuri Silva

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960