Prefeitura de Fortaleza inicia operação das onze estações do Corredor Expresso

domingo, 19 de julho de 2015

A Prefeitura de Fortaleza entrega, neste sábado (18/07), as onze estações do Corredor Expresso Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes. A partir das 9 horas, o prefeito Roberto Cláudio e os secretários municipais estarão na estação Olavo Bilac, localizada em frente ao North Shopping.


Com a nova operação, a linha 200 - Antônio Bezerra/Centro passa a utilizar a Faixa 2 do corredor ao lado do canteiro central. Os usuários da linha só poderão utilizar as estações pra embarcar e desembarcar, pelas portas do lado esquerdo dos ônibus articulados. Em breve, passa a operar nas estações também a linha 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales.

Com a possibilidade do embarque e desembarque em nível, na estação, os usuários podem ter mais agilidade, reduzindo ainda mais o tempo de viagem dos coletivos. A entrada e saída das estações são realizadas pelas rampas que ficam próximas dos abrigos. A sinalização orienta por onde os passageiros devem seguir, inclusive com piso podotátil. As estações são dotadas de sistema de automação que viabilizam as portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos.

A Av. Bezerra de Menezes está sendo monitorada por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), distribuídos em rotas volantes, além de equipamentos de fiscalização eletrônica instalados ao longo do corredor para coibir o desrespeito ao espaço exclusivo de circulação dos ônibus. A fiscalização é contínua e o objetivo é garantir o cumprimento às normas de circulação viária.

Com recursos oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), de cerca de R$ 9 milhões, a implantação do corredor Antônio Bezerra/Centro permitirá a ligação do Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. O corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão total de 17,4km, por meio de um sistema com mais qualidade de serviços e que prioriza os usuários do transporte coletivo.

As estações
Localizadas junto ao canteiro central, as estações contam com mapas de orientação, placas em braile, itinerário das linhas, localização, sentido e orientações gerais. O embarque no coletivo continua sendo realizado pela porta traseira, e o desembarque pelas duas portas dianteiras. O embarque de idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção deve ser feito pela porta dianteira mediante pagamento junto ao cobrador. Os usuários que contam com cartão de gratuidade devem utilizar a porta de embarque.

Corredor exclusivo para ônibus
Como parte da implantação do Corredor Expresso Fortaleza, foram instalados blocos de concreto na faixa exclusiva de ônibus ao longo da Avenida Bezerra de Menezes. As duas faixas situadas junto ao canteiro central da avenida estão segregadas por obstáculos de concreto que delimitam a circulação dos coletivos, evitando acidentes com outros veículos. A medida visa garantir a segurança e a funcionalidade do corredor expresso de forma mais rápida e eficiente.

Campanha educativa
Desde o último mês de junho, é realizada ação educativa na Av. Bezerra de Menezes, com distribuição de cartilhas informativas sobre o embarque e desembarque correto dos coletivos e acerca de como pedestres, ciclistas e motoristas de ônibus devem se portar no Corredor Expresso Fortaleza. A cartilha educativa ensina, em detalhes, como embarcar, desembarcar e utilizar os abrigos e estações.

O material contém explicações, por exemplo, de como acessar o Corredor dirigindo-se exclusivamente às faixas de pedestres e alerta que é proibida a circulação na ciclovia e canaletas de ônibus. Os técnicos também trabalham para dirimir as dúvidas dos usuários do serviço, indicando as sinalizações existentes nos equipamentos, assim como o modo mais adequado para aguardar a travessia da calçada para o corredor e vice-versa, além da transposição da via.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960