Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Prefeitura de Fortaleza inicia operação das onze estações do Corredor Expresso

domingo, 19 de julho de 2015

A Prefeitura de Fortaleza entrega, neste sábado (18/07), as onze estações do Corredor Expresso Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes. A partir das 9 horas, o prefeito Roberto Cláudio e os secretários municipais estarão na estação Olavo Bilac, localizada em frente ao North Shopping.


Com a nova operação, a linha 200 - Antônio Bezerra/Centro passa a utilizar a Faixa 2 do corredor ao lado do canteiro central. Os usuários da linha só poderão utilizar as estações pra embarcar e desembarcar, pelas portas do lado esquerdo dos ônibus articulados. Em breve, passa a operar nas estações também a linha 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales.

Com a possibilidade do embarque e desembarque em nível, na estação, os usuários podem ter mais agilidade, reduzindo ainda mais o tempo de viagem dos coletivos. A entrada e saída das estações são realizadas pelas rampas que ficam próximas dos abrigos. A sinalização orienta por onde os passageiros devem seguir, inclusive com piso podotátil. As estações são dotadas de sistema de automação que viabilizam as portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos.

A Av. Bezerra de Menezes está sendo monitorada por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), distribuídos em rotas volantes, além de equipamentos de fiscalização eletrônica instalados ao longo do corredor para coibir o desrespeito ao espaço exclusivo de circulação dos ônibus. A fiscalização é contínua e o objetivo é garantir o cumprimento às normas de circulação viária.

Com recursos oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), de cerca de R$ 9 milhões, a implantação do corredor Antônio Bezerra/Centro permitirá a ligação do Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. O corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão total de 17,4km, por meio de um sistema com mais qualidade de serviços e que prioriza os usuários do transporte coletivo.

As estações
Localizadas junto ao canteiro central, as estações contam com mapas de orientação, placas em braile, itinerário das linhas, localização, sentido e orientações gerais. O embarque no coletivo continua sendo realizado pela porta traseira, e o desembarque pelas duas portas dianteiras. O embarque de idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção deve ser feito pela porta dianteira mediante pagamento junto ao cobrador. Os usuários que contam com cartão de gratuidade devem utilizar a porta de embarque.

Corredor exclusivo para ônibus
Como parte da implantação do Corredor Expresso Fortaleza, foram instalados blocos de concreto na faixa exclusiva de ônibus ao longo da Avenida Bezerra de Menezes. As duas faixas situadas junto ao canteiro central da avenida estão segregadas por obstáculos de concreto que delimitam a circulação dos coletivos, evitando acidentes com outros veículos. A medida visa garantir a segurança e a funcionalidade do corredor expresso de forma mais rápida e eficiente.

Campanha educativa
Desde o último mês de junho, é realizada ação educativa na Av. Bezerra de Menezes, com distribuição de cartilhas informativas sobre o embarque e desembarque correto dos coletivos e acerca de como pedestres, ciclistas e motoristas de ônibus devem se portar no Corredor Expresso Fortaleza. A cartilha educativa ensina, em detalhes, como embarcar, desembarcar e utilizar os abrigos e estações.

O material contém explicações, por exemplo, de como acessar o Corredor dirigindo-se exclusivamente às faixas de pedestres e alerta que é proibida a circulação na ciclovia e canaletas de ônibus. Os técnicos também trabalham para dirimir as dúvidas dos usuários do serviço, indicando as sinalizações existentes nos equipamentos, assim como o modo mais adequado para aguardar a travessia da calçada para o corredor e vice-versa, além da transposição da via.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960