Empresas de ônibus de Salvador prometem renovação de frota e integração com metrô

domingo, 19 de julho de 2015

A tarifa do transporte metropolitano vai aumentar na segunda-feira . Os novos valores foram divulgados ontem pela  Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), que autorizou um reajuste de 8,92% sobre o valor atual. O aumento afetará 146 linhas que circulam por Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Segundo Eduardo Pessoa, diretor da Agerba, há três anos não tem reajuste. “A periodicidade do aumento é anual, mas a última vez que a passagem do transporte metropolitano sofreu reajuste foi em julho de 2012. Para chegar ao valor de 8,92%, usamos uma planilha de variação de custos, que leva em consideração os gastos com manutenção de veículos, mão de obra, combustível”, explicou.

Para Edmar Ribeiro, diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), o reajuste é necessário. “O investimento na renovação de frotas vem da tarifa que é paga pelos passageiros. Se essa tarifa está limitada, é evidente que você não vai poder assumir todos os investimentos necessários. Em dezembro de 2014, quando apresentamos o pedido (de reajuste), essa defasagem já estava em torno de 20%. Então, ela foi concedida agora, seis meses após o pedido, no percentual de 8,92%”, avaliou.

Segundo  Pessoa, a partir de setembro, a frota de veículos começará a ser renovada para atender à demanda e ofertar mais conforto ao usuário. Também em setembro, segundo Pessoa, os ônibus começarão a ser interligados com o sistema metroviário de Salvador.









Por Diogo Costa
Informações: Correio 24 Horas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960