Em Santos, CET começa a sinalizar via no Centro para implantação de corredor de ônibus

domingo, 19 de julho de 2015

A preparação para implantação da faixa exclusiva para ônibus na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, já começou. A pintura de solo está sendo realizada pela Prefeitura desde o início da semana. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ainda não há prazo para ativar o corredor, que deve começar a funcionar assim que a sinalização for finalizada.

O trecho a ser implantado o espaço será entre a Avenida Conselheiro Nébias e Praça dos Andradas. Além da sinalização horizontal, serão instalados painéis de regulamentação com a inscrição "Faixa Exclusiva de Ônibus".

Regras

A faixa poderá ser utilizada exclusivamente para o tráfego do transporte coletivo de passageiros, não sendo permitida a circulação e o estacionamento dos demais veículos no trecho. Transporte escolar e táxis com passageiros também poderão transitar.

A Rua João Pessoa será a segunda via do município a contar com faixa exclusiva para ônibus. A primeira a implantar o serviço foi a Av. Ana Costa, onde vigora a exclusividade das 6 às 9 horas no sentido praia/Centro e das 17 às 20 horas no sentido Centro/praia.

Faixas preferenciais

Além das faixas exclusivas, a cidade conta ainda com faixas preferenciais na Av. Conselheiro Nébias (das 12 às 20h no sentido Centro/praia) e na Av. Bernardino de Campos (das 17 às 20 horas no sentido Centro/praia). Diferente da exclusiva, a faixa preferencial permite compartilhar no mesmo espaço ônibus e veículos, desde que respeitada a preferência aos coletivos. O estacionamento de veículos fica proibido no horário de ativação da faixa preferencial.

Ainda segundo a CET, as faixas de ônibus são implementadas para melhorar a fluidez do transporte coletivo, possibilitando um deslocamento mais ágil e reduzindo o tempo das viagens dos passageiros.

Informações: A Tribuna

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960