Bicicletas do Sistema de Compartilhamento de Fortaleza terão luz de LED

terça-feira, 21 de julho de 2015

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), traz mais uma novidade pra quem usa o Sistema de Bicicletas Compartilhadas, o Bicicletar. A partir desta terça-feira (21/07), serão instaladas luzes de LED nos equipamentos. A etapa inicial prevê a instalação dos acessórios em 100 bicicletas até o final deste mês de julho. Todas as 400 bicicletas do sistema serão contempladas.

A instalação das luzes de LED nas bicicletas tem como objetivo aumentar a segurança dos ciclistas que usam o Bicicletar . “As luzes serão instaladas na dianteira e traseira das bicicleta e serão acionadas com a energia liberada pelo ciclista ao pedalar. Ao parar em um semáforo, por exemplo, as luzes permanecem acesas mesmo com a bicicleta parada, pois o sistema acumula a energia gerada pelo ciclista. Esse recurso aumenta as condições de visibilidade dos ciclistas para motoristas de carro, motocicletas e outros veículos." explica o engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, Gustavo Pinheiro.

O Programa de Bicicletas Compartilhadas foi implantado pela Prefeitura de Fortaleza em dezembro do ano passado, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e contribuir para uma mobilidade sustentável.

Os números já são positivos. Com a ampliação do programa de instalação de ciclovias e ciclofaixas houve uma redução de 29% no número de acidentes envolvendo ciclistas atendidos no Instituto Dr. José Frota (IJF). De janeiro a maio do ano passado, foram 675 atendimentos enquanto que no mesmo período de 2015 o número de acidentes caiu para 475.

Hoje Fortaleza conta com 40 estações de bicicletas compartilhadas e, até março de 2016, mais 40 estações do Bicicletar serão instaladas. As novas estações de compartilhamento chegarão em bairros como Montese, Bom Futuro, Jardim América, Parreão, Fátima, Presidente Kenedy, São Gerardo, Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Cocó, Papicu, Cidade 2000, dentre outros.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960