Táxis e vans circularão nas faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Os táxis e vans de Fortaleza também terão circulação permitida nas novas faixas exclusivas de ônibus que serão implementadas pela prefeitura de Fortaleza durante o Programa de Implantação de Faixas Exclusivas de ônibus na capital. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (24), no Paço Municipal, no Bairro Centro. Também foram anunciadas quais as seis vias que receberão o sistema e a adoção de ar-condicionado em ônibus.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte coletivo serão incorporados à malha viária da capital. Até outubro, haverá faixas exclusivas nas avenidas Carapinima, da Universidade, José Bastos, Domingos Olímpio, Antônio Sales e Godofredo Maciel. A ideia faz parte do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT).

Durante o anúncio, o prefeito Roberto Cláudio, lembrou que os usuários de transportes coletivos, vans e táxis ganharão até 40% no tempo no trajeto da viagem. “É uma ação importante porque o usuário de transporte coletivo, aquele que usa van ou táxis vão chegar mais rápido nos seus destinos”, disse.

O uso das faixas exclusivas será limitado para carros em trechos que variam de 100 a 300 metros, para conversões à direita e acesso a áreas comerciais e residenciais. A prefeitura fará fiscalização em três momentos: adaptação, educação e penalização. E vai durar 60 dias a partir na inauguração de cada faixa exclusiva.

“Haverá avenidas em que a circulação será permitida em até 300 metros e outras 100 metros. Vai depender de cada avenida. Para não deixar dúvidas quando inaugurarmos uma faixa exclusiva haverá agentes realizando uma campanha educativa. O motorista vai ter um tempo para se adaptar às novas regras de cada avenida. Por isso esse prazo dado de 60 dias para só depois haver uma penalização”, afirmou Roberto Cláudio. O horário de funcionamento das faixas exclusivas será em dias úteis de 5h às 21h e nos sábados das 5h às 16h.

Seis avenidas iniciais
As equipes do PAITT e da Etufor definiram as seis primeiras avenidas que receberão as faixas exclusivas de ônibus. A partir de agosto deste ano, deverá entrar em operação a faixa exclusiva nas Avenidas Carapinima e da Universidade. Em setembro, será a vez das Avenidas José Bastos e Domingos Olímpio. Em outubro, as faixas serão implantadas nas Avenidas Antônio Sales e Godofredo Maciel. Ao final de três meses estarão em operação 28,8 quilômetros de faixas exclusivas.

Segundo o secretário executivo da Pasta de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Paitt, Luís Alberto Saboia, a escolha das vias selecionadas foi baseada em dois critérios importantes. "O primeiro critério é a estrutura viária e o fluxo de coletivos que transitam por elas. Todas as avenidas contam com pelo menos três faixas de circulação, facilitando a colocação de uma faixa para o transporte coletivo. No caso os ônibus e vans. A outra é que por meio de um estudo notamos que essas vias contam com alto fluxo de ônibus e vans todos os dias", afirmou.

Ar-condicionado nos ônibus
Roberto Cláudio anunciou também que todos os ônibus de Fortaleza serão equipados com ar-condicionado dentro de seis anos. Prefeito disse que a inclusão dos veículos que proporcionarão viagens mais confortáveis aos passageiros acontecerá de forma gradativa e ressaltou que a partir de dezembro deste ano, todo novo veículo adquirido deverá contar com ar-condicionado. E assegurou que a medida não afetará no preço da passagem de ônibus.

"O próprio corredor exclusivo garantirão maior fluidez e velocidade ao ônibus. Isso por se só vai diminuir o consumo de óleo diesel. Se por um lado o ar-condicionado aumenta o consumo de óleo diesel o aumento da velocidade nessas faixas exclusivas vão reduzir ou equilibrar o consumo. Além disso não estamos exigindo que a frota seja trocada de uma vez só. Estamos apenas exigindo o momento da troca esse ônibus que chega venha com ar-condicionado.", afirmou.

A cada ano, pelo menos 12,5% da frota de ônibus serão substituídos por veículos com ar-condicionado. O s primeiros carros adquiridos iniciarão sua circulação nas vias onde foram implantadas as faixas exclusivas, como o Corredor Antônio Bezerra/Centro.

Veja as 15 vias que receberão faixas exclusivas até julho de 2015:
Av. da Universidade
Av. Carapinima
Av. José Bastos
Av. Eng. Santana Junior
Av. Washington Soares
Av. da Abolição
Av. Godofredo Maciel
Av. Osório de Paiva
Av. Bernardo Manuel
Av. Pres. Castro e Silva
Av. Cel. Matos Dourado
Av. Alberto Craveiro
Av. Raul Barbosa
Av. Domingos Olímpio/Antônio Sales
Av. Leste Oeste

Informações: Gioras Xerez
Do G1 CE

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960