Recife é a capital mais congestionada do País

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Segundo a pesquisa da empresa de tráfego TomTom, divulgada nesta quarta-feira (4), Recife é a capital mais congestionada do País. Em comparação com o total de vias, a capital pernambucana tem trânsito pior do que São Paulo.

Recife tem 60% de suas vias com trânsito lento nos horários de pico. Enquanto a capital paulista chega a ter 46% de suas vias congestionadas no horário de pico e Salvador com 59%.

Os pesquisadores utilizaram dados coletados dos aparelhos GPS da empresa de tráfego TomTom espalhadas pelas frotas, e de aplicativos de celulares que usam a tecnologia da empresa.

A medição do tráfego não leva em conta o tamanho dos congestionamentos - como faz, por exemplo, a Companhia de Engenharia de Tráfego. "O que medimos é a densidade do congestionamento", diz o gerente de vendas da empresa, Julio Quintela. É uma comparação entre a qualidade de ruas existentes na cidade e quantas delas estão congestionadas. "Também fazemos a comparação da densidade nos horários de pico e fora delas, o que é um indicativo da infraestrutura", diz Quintela.

Quintela afirma que os dados mostram menos infraestrutura dessas cidades para absorver os congestionamentos. "Notamos que as cidades do Nordeste tiveram aumentos dos congestionamentos no último ano. Uma hipótese para isso é a grande quantidade de obras públicas nas vias, para a Copa, que podem ter aumentado o trânsito", diz.

MUNDO - A pesquisa também comparou a densidade do trânsito nas 120 maiores cidades do mundo. Nesse quesito, Brasil tem duas cidades entre os top 5 (São Paulo e Rio). "Fizemos essa análise levando em conta uma lista prévias das maiores cidades, por isso Recife ficou de fora", explica Quintela.

A cidade com mais vias congestionamentos no mundo é Moscou, na Rússia, onde 74% das vias ficam saturadas nos horários de pico. Em segundo lugar, Istambul, na Turquia, com 62% das vias saturadas.

VEJA A LISTA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS COM PIOR CONGESTIONAMENTO:

1- Recife: 60%
2- Salvador: 59%
3- Rio de Janeiro: 55%
4- Fortaleza: 48%
5- São Paulo: 46%
6- Belo Horizonte: 42%
7- Porto Alegre: 38%
8- Curitiba: 34% 
9- Brasília: 27%

VEJA RANKING MUNDIAL DAS CIDADES COM PIOR CONGESTIONAMENTO:

1- Moscou: 74%
2- Instambul: 62%
3- Rio de Janeiro: 55%
4- Cidade do México: 54%
5- São Paulo: 46%
6- Palermo: 39%
7- Varsóvia: 39%
8- Roma: 37%
9- Los Angeles: 36%
10- Dublin: 35%

Informações: NE 10

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960