Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Fiscalização da Urbes avalia linhas atendidas com novos ônibus em Sorocaba

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Enquanto parte dos usuários do sistema de transporte faz as primeiras reclamações a respeito do atendimento pelos novos ônibus, a Urbes - Trânsito e Transportes anuncia que as empresas são monitoradas pela fiscalização e se for preciso providenciará ajustes. Conforme publicado na edição de ontem do Cruzeiro do Sul, a maioria dos usuários elogia os veículos zero quilômetro, mas há gente reclamando da substituição dos ônibus articulados pelos convencionais, muito menores, ou o fato de parte deles terem porta da saída apenas no meio, dificultando o desembarque de quem vai para o fundo do carro durante o trajeto em horários de pico.
Segundo a Urbes, com o monitoramento da fiscalização, se for o caso, serão providenciados ajustes operacionais necessários. Dos 183 veículos da contratação emergencial, sete atendem o serviço de transporte especial, e o restante, 176, há cem veículos com porta para o desembarque no meio e outros 76 veículos com portas para desembarque no meio e e na parte traseira do veículo. Essa composição, apesar de emergencial, é semelhante à utilizada pela operadora anterior, mas com qualidade e conforto superior, consta na resposta da Urbes divulgada via assessoria de imprensa.
A Urbes deixou de responder sobre a diferença da capacidade de passageiros transportados quando se compara os ônibus articulados com os convencionais. Apenas informou que a capacidade é definida pelos fabricantes e atendem às normas do Inmetro. Acrescentou que definirá o perfil tecnológico da frota quando da publicação do edital para a concorrência do lote um, de uma única empresa que substituirá as quatro emergenciais, inclusive com a exigência de inclusão de veículos especiais acima de 15 metros.
Esclareceu que as empresas que estão substituindo a operação do lote um das concessões do transporte público em Sorocaba foram contratadas de forma emergencial e estão de acordo com as exigências de acessibilidade e conforto atendendo o decreto federal n. 5.296/04, portaria Inmetro nº 260/2007, normas técnicas NBR 14022 e 15570.

A Urbes enumera as vantagens dos novos ônibus, além do fato de terem permitido a retirada dos veículos em mau estado de conservação da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) que atendiam a população. Cita que os novos têm acessibilidade para cadeirantes, assentos especiais para idosos, gestantes, obesos e deficientes físicos, requisitos a serem obedecidos para conferir acessibilidade aos ônibus urbanos.
Aponta que a frota emergencial, além de atender as mesmas normas da acessibilidade, promoveu melhoria do espaço entre bancos, assentos estofados com encosto de cabeça, balaustre encapsulados, pisos antiderrapantes, ventilação forçada, isolamento térmico e de ruídos, sistema de segurança na abertura de fechamento de portas, entre outros.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960