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Aumento da tarifa de ônibus em Curitiba é inevitável

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Em meio às especulações sobre o aumento do preço da tarifa da Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT), o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Marcos Isfer, afirmou ontem que o reajuste do valor, que desde o início de 2009 é R$ 2,20, pode ser considerado inevitável.
Ele disse, no entanto, que ainda é impossível apontar o novo preço ou quando a mudança deverá acontecer. A formação da nova tarifa depende de vários fatores, entre eles o pedido de aumento salarial dos motoristas e cobradores.

O presidente lembrou que o preço da tarifa na capital é o mesmo há dois anos. “Já passamos pela licitação e pelo dissídio coletivo de 2010 sem alterações. É natural que uma hora essa mudança aconteça”, disse.
Isfer explicou que, independentemente de quanto custe a nova passagem, o valor arrecadado servirá para pagar o sistema. “Trabalhamos com o equilíbrio tarifário. O custo da passagem paga exatamente a despesa do sistema. Não existe lucro”, ressaltou.

Dentre os fatores que interferem na formação da nova tarifa estão o pagamento pelo quilômetro rodado de acordo com o tipo de veículo, gastos com tributos, peças e manutenção. “O sistema de transporte é muito significativo, pois envolve gastos com vários itens, inclusive o pagamento da mão de obra”, disse.
Em virtude desse pagamento, ainda não é possível estipular a nova tarifa. Segundo Isfer, é preciso saber o resultado do dissídio coletivo da categoria para 2011, que deverá acontecer no próximo dia 21.

De acordo com Anderson Teixeira, presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), em assembleia realizada na última segunda-feira a categoria definiu que pedirá reajuste de 38%, que será negociado dia 21 de janeiro.
“O aumento da passagem é inevitável, pois ela está estagnada há bastante tempo. A questão é que a culpa desse aumento será dada aos motoristas, como sempre acontece. É importante deixarmos claro que a passagem vai subir independentemente do salário dos motoristas e cobradores”, frisa. Atualmente, motoristas recebem R$ 1.234 e cobradores R$ 700.

Projeção

Para Valdir Mestriner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (SindiUrbano), baseando-se apenas no edital de licitação do transporte coletivo de Curitiba, a passagem pode ultrapassar R$ 2,50.
Porém, situações atuais, como o pedido de aumento dos trabalhadores e custos atualizados de itens do transporte, podem aumentar ainda mais a projeção do custo da tarifa. “Com isso, a passagem poderá custar mais de R$ 2,60”, estima.

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Em Recife, CBTU amplia horário de funcionamento do trem no trecho Cajueiro Seco/Curado

Por reivindicação das comunidades atendidas pelo trem diesel, a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU-Metrorec), ampliou nesta quarta-feira o horário e disponibilizará mais seis viagens no trecho entre Cajueiro Seco/Curado. Antes, o primeiro trem saía do Curado às 6h48 e agora será às 6h30. O último horário passará das 19h48 para 20h34, de segunda a sexta-feira.
“Desde o dia 20 de dezembro os técnicos da CBTU iniciaram uma pesquisa após receber reclamações dos moradores das comunidades de Marcos Freire e Parque Residencial Recreio, por onde passa a linha”, explicou Roberto Maranhão, gerente operacional de transporte. Por ser uma das regiões mais populosas de Jaboatão dos Guararapes, detectaram a necessidade de implementar essa nova grade. A mudança foi bem recebida pelos moradores e trabalhadores da região.

A média de passageiros que circulam pelas linhas Cajueiro Seco/ Curado e Cajueiro Seco/ Cabo é de quatro mil por dia. Segundo o gerente operacional, só na estação Marcos Freire, há cerca de 11 mil usuários por mês  e na estação Curado 5.128 passageiros. “A articulação externa da CBTU está sempre buscando melhorar e atender as necessidades da população usuária do sistema metroferroviário e dando prioridade aos lugares mais movimentados”, disse Roberto.
Fonte: Folha de Pernambuco
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Vereadores de Recife pretendem melhorar o trânsito da cidade e da qualidade ao transporte público

Sérgio Magalhães acredita que para desafogar o já saturado trânsito do Recife é preciso primeiro melhorar a qualidade do transporte público como forma de incentivar a classe média a usá-lo. “Essa solução será possível com a chegada da Copa do Mundo porque teremos mais investimentos em obras estruturadoras para o trânsito”. O vereador apontou ainda como soluções em curto prazo para diminuir os congestionamentos uma maior fiscalização por parte do Executivo com o cumprimento da lei da carga e descarga e também o aumento do efetivo de agentes de trânsito. “Mas os agentes precisam, antes de multar, orientar os motoristas e pedestres. A educação no trânsito poderia ainda fazer parte do ensino escolar porque os filhos começariam a educar e a cobrar também dos pais”.

O presidente Jurandir Liberal (PT), em entrevista à rádio CBN, afirmou que vai dar prioridade, neste primeiro semestre, às discussões sobre a mobilidade urbana e a acessibilidade na cidade do Recife. “Vamos aprofundar esse debate para encontrar saídas. É o ponto central desse primeiro semestre. Está na ordem do dia. O Plano Diretor já recomendava a elaboração do Plano de Mobilidade que deve ser encaminhado à Câmara pelo executivo em fevereiro”. O presidente disse estar preocupado com a infraestrutura para a Copa de 2014 quando vai aumentar a necessidade de um rápido deslocamento na cidade.
Jurandir Liberal afirmou ser fundamental a participação dos municípios vizinhos no debate por se tratar de um problema metropolitano e defendeu o transporte coletivo como uma das soluções para os congestionamentos. “É preciso investir no transporte de massa, reduzir o tempo de espera nas paradas, estimular as pessoas a usar ônibus”.

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Nova tarifa do transporte coletivo já está em vigor em Três Lagoas

Os usuários do transporte coletivo urbano de Três Lagoas estão pagando mais caro pelo preço da passagem desde o último dia 1º de janeiro. A tarifa subiu de R$ 1,80 para R$ 2, o que representa 11,11% de reajuste. O aumento já estava sendo aguardado pela população desde o inicio de dezembro, quando o Jornal do Povo divulgou diversas matérias a respeito do assunto.

No final de novembro, a empresa Viação Três Lagoas que presta os serviços de transporte coletivo na cidade, apresentou planilha de custo, incluindo gastos com combustível e salários, desgastes da frota, número de usuários do serviço, a quantidade de gratuidades e a distância rodada pelos veículos diariamente, dentre outras informações. Com base nesses dados, a Prefeitura autorizou o aumento.

O reajuste foi autorizado pela Prefeitura Municipal, através do decreto 195 de 16 de dezembro e publicado no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul na edição do dia 24 de dezembro.

A prefeitura justifica que o contrato de concessão da operação de transporte coletivo de passageiros, foi firmado em 2007 e o preço da tarifa permanecia o mesmo, desde então, a R$ 1,80. O município considera ainda que o salário mínimo foi reajustado, no período de 2007 a 2010, em 34,21%, passando de R$380 a R$ 510 e a influência desses reajustes nos custos da operacionalização dos serviços; tiveram acréscimos na ordem de mais de 16% para o IPCA (IBGE), e de 19%, para o IGPM (FGV).

Ao autorizar o reajuste, a administração municipal considera a necessidade de assegurar à população de Três Lagoas a manutenção dos serviços de transporte coletivo de passageiros. A tarifa de transporte coletivo de passageiros, no município, fica estabelecida em R$ 2, a passagem inteira e, R$ 1, a meia passagem.
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Em Goiânia, Presidente da Metrobus garante tarifa reduzida no Eixo Anhanguera

O novo presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, tranquilizou hoje os usuários do Eixo Anhanguera ao declarar que a manutenção do subsídio na tarifa é uma decisão de campanha do novo Governo e que ela vai continuar. "É uma questão de honra do governador com o povo", ressaltou Maranhão, pouco antes da reunião geral do secretariado com o Marconi Perillo no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, agora à tarde.

O presidente explicou que o compromisso inicial do Governo é com a garantia da qualidade do transporte público no Eixo Anhanguera. A linha corta Goiânia de Leste a Oeste e é responsável pelo transporte de aproximadamente 200 mil pessoas por dia. Num momento posterior, Maranhão disse que serão discutidas outras questões relativas à política de transportes, com a viabilidade da implantação de veículos leves sobre trilhos e a substituição da frota já desgastada.

Fonte: Goiás Agora
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Campinas: Sinalização da ciclofaixa de lazer chega à Avenida Norte-Sul

Depois de concluir, na semana passada, o reforço na pintura da ciclofaixa existente no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) iniciou nesta terça-feira, dia 4, a sinalização da ciclofaixa de lazer que será implantada na Avenida José de Souza Campos, popularmente conhecida por Norte-Sul.

O trabalho está sendo realizado por duas equipes de sinalização da EMDEC. Uma delas atua na pista sentido Guarani x Taquaral da Avenida Norte-Sul, próximo ao cruzamento com a Avenida Orosimbo Maia. A outra equipe atua na Avenida Júlio Prestes, também no sentido Guarani x Taquaral, entre as avenidas Dr. Heitor Penteado e Orosimbo Maia.

Nesta primeira etapa do trabalho, as equipes da EMDEC estão fazendo a pré-marcação do trecho que receberá a sinalização da ciclofaixa, no lado esquerdo das avenidas, junto ao canteiro central. Em seguida, será executada a pintura de uma faixa com 15cm de largura na cor vermelha para sinalização da ciclofaixa.

A previsão da EMDEC é que todo trabalho nas duas pistas da Norte-Sul e da Júlio Prestes, no trecho entre a Avenida Dr. Heitor Penteado e o Viaduto São Paulo, popularmente conhecido por ”Laurão”, será concluído até a próxima sexta-feira, dia 7. Esta previsão, no entanto, poderá não se concretizar em caso de excesso de chuvas.

A nova ciclofaixa de lazer que está sendo implantada pela Prefeitura de Campinas terá 10,7 km de extensão, garantindo a ligação cicloviária entre o Largo do Pará, na Avenida Francisco Glicério, e a Lagoa do Taquaral e a Praça Arautos da Paz.

Esta ciclofaixa funcionará exclusivamente aos domingos e feriados, no período das 7h às 13h, e deverá ser inaugurada até o final do mês de janeiro.

Fonte: EMDEC
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Tarifa de ônibus em São Paulo já custa R$ 3

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A passagem de ônibus na cidade de São Paulo passou hoje a custar R$ 3. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, a nova tarifa teve reajuste de 11,11%, com base na planilha tarifária elaborada pelos técnicos da São Paulo Transporte S.A. (SPTrans). O valor do bilhete que faz integração com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) também sofreu reajuste, e passa a custar R$ 4,29.
Segundo a Secretaria de Transportes, o aumento na tarifa de ônibus permitirá uma série de benefícios aos usuários do transporte público. Um deles é a extensão da validade do Bilhete Único de 2 horas para 3 horas. Outro benefício é a criação do Bilhete Amigão, que permite ao usuário do Bilhete Único fazer quatro viagens de ônibus em até oito horas, aos domingos e feriados. Também está prevista a renovação de 65% da frota de ônibus, com a substituição de 9.500 veículos por modelos novos, mais confortáveis, seguros e maiores, o que levará a uma maior oferta de lugares.


Fonte: G1.com.br
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Porto Alegre: Órgãos públicos preparam plano para evitar colapso nos transportes na Região Metropolitana

Estudo assinado em conjunto por EPTC, Metroplan e Trensurb faz projeções sobre o crescimento da frota de veículos e aponta uma proposta capaz de fazer frente ao agravamento previsto para as condições do trânsito e do transporte público em 13 municípios da Região Metropolitana que concentram quase um terço da população do Rio Grande do Sul.

Projeções indicam que, em um período de 30 anos, o número de automóveis na Grande Porto Alegre deverá mais do que dobrar. No intervalo entre 2003 e 2033, a quantidade de veículos pode crescer 122% e transformar a organização do trânsito em um dos principais desafios para o desenvolvimento da região. Conforme o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMurb), estudo para apontar saídas a essa revolução automobilística, um metrô subterrâneo será fundamental para manter as vias desimpedidas.

> Confira mapa com o sistema viário proposto
O levantamento projeta o futuro do trânsito na Capital e em outros 12 municípios que formam uma única zona de urbanização (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Guaíba, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita). Pela primeira vez, o trabalho apresenta um plano de ações para a Grande Porto Alegre com a meta de reorganizar e preparar o trânsito para a invasão de carros.

Uma das principais conclusões do material elaborado por Metroplan, Trensurb e EPTC é de que a construção de um metrô subterrâneo em Porto Alegre é fundamental para a mobilidade de toda a região. A implantação de uma linha em formato circular seria o pilar de um novo sistema que interligaria ainda os trens subterrâneos a novos corredores de ônibus, à linha existente do Trensurb (ampliada até Novo Hamburgo) e a serviços complementares como as lotações da Capital.

Após avaliar custos, capacidade e impactos ambientais, o trabalho propõe um metrô majoritariamente subterrâneo, com uma linha circular de 37,4 quilômetros e média capacidade – o suficiente para transportar de 20 mil a 40 mil passageiros por hora.

Conforme o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Casper, como a proposta é interligar o metrô a uma rede ampliada de 55 quilômetros de corredores de ônibus na Capital, além de outros 27 quilômetros em municípios vizinhos, não haveria antagonismo em relação a projetos como o Portais da Cidade, defendido pela EPTC.

Prefeitura procura viabilizar o metrô

A tentativa de incluir o projeto do metrô nas obras da Copa 2014 não prosperou, e atualmente Porto Alegre tenta garantir recursos junto à União para iniciar a implantação de uma primeira linha de 12 quilômetros e custo de R$ 2,5 bilhões no eixo Farrapos-Assis Brasil.

— Estamos estudando que modelo o projeto deverá ter para ser sustentável. Mas já está decidido que terá dinheiro da União, da prefeitura e de uma empresa escolhida por licitação — afirma o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que está no México.

Se as principais recomendações do plano fossem seguidas, resultariam em um custo calculado para o ano-base de 2003 de aproximadamente R$ 7 bilhões. Se esse valor fosse corrigido para hoje apenas com base na inflação do período, chegaria a cerca de R$ 10,5 bilhões.

Em 2033, as ruas terão 722 mil veículos a mais
Até 2033, a Grande Porto Alegre terá a missão de encontrar lugar para 722 mil novos automóveis em ruas já congestionadas. Conforme as estimativas do PITMurb com base em tendências de crescimento da frota de veículos leves e utilitários – desconsiderando caminhões, ônibus e reboques, por exemplo –, Porto Alegre e os 12 municípios mais próximos deverão contar com 1,3 milhão de carros. Em 2003, esse contingente era inferior a 600 mil unidades.

Em comparação, no mesmo período em que a frota deverá se ampliar em 122%, o crescimento da população deverá ficar abaixo de um terço – somando 4,4 milhões de habitantes. O levantamento chama a atenção ainda para o crescimento automotivo vertiginoso que deverá atingir algumas cidades da região.

Embora Porto Alegre deva registrar um dos menores crescimentos percentuais, por ter uma população estabilizada e uma frota já considerável, outros municípios de menor renda per capita como Viamão deverão liderar a expansão sobre quatro rodas.

As vias viamonenses, segundo as projeções, devão aumentar em 269% a quantidade de veículos leves, chegando a 124 mil unidades em 2033. Outros índices expressivos foram verificados em Alvorada e Eldorado do Sul (222%).

O alto volume de tráfego que essa tendência deverá gerar estimula a busca por soluções regionais como a ligação com Porto Alegre por meio de corredores de ônibus – outra medida prevista pelo estudo da EPTC, da Metroplan e da Trensurb.

Fonte: Zero Hora
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