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Pássaro Verde compra Alprino e funcionários esperam melhorias

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores em transporte rodoviário de Montes Claros e do Norte de Minas, Antônio Roberto Guedes, o Peu, em entrevista a O NORTE, na manhã de ontem, a venda da Alprino - Auto lotação Princesa do Norte, uma das empresas que explora o serviço de transporte coletivo urbano de Montes Claros, para o grupo Pássaro Verde, pertencente ao empresário Nenê Constantino Oliveira, da Gol Linhas Aéreas e de 38 empresas de transporte rodoviário do Brasil, repercutiu positivamente entre os funcionários.

Antônio disse que há rumores de que o valor do negócio não chega a R$ 40 milhões, sendo que a dívida da empresa seria de R$ 24 milhões. Disse ainda que a empresa Saritur, de Belo Horizonte, também demonstrou interesse pela compra da Alprino, mas o grupo Pássaro Verde veio a Montes Claros e fechou o negócio.

- De acordo com os trabalhadores, pior do que estava não tem condições de ficar mais. A expectativa de agora em diante é de melhores condições de trabalho - afirma o presidente.
Ainda segundo o sindicalista, há expectativa quanto ao dissídio coletivo para a categoria, que já se arrasta desde outubro de 2009. Os trabalhadores pedem aumento de 18,66% no salário, cesta básica de R$ 220 e plano de saúde estendido à família.

No próximo dia 13, no tribunal regional do trabalho, em Belo Horizonte, acontece audiência que discutirá o dissídio coletivo, quando o sindicato da categoria pretende ter o primeiro contato com representantes do grupo Áurea.

- Em decorrência das mudanças no transporte coletivo urbano que aconteceram no início deste ano, houve queda no número de passageiros. Cerca de 300 mil usuários/mês deixaram de utilizar o transporte coletivo urbano, acarretando um prejuízo considerável, tanto para a Alprino quanto para a Transmoc - diz.

O dirigente sindical reclama o fato de o sindicato da categoria não ter acesso ao edital de licitação do transporte.

- Não sabemos, por exemplo, os valores dos salários que devem ser pagos aos trabalhadores e que consta no edital, afirma.

HISTÓRICO

A compra da Alprino pelo grupo Áurea acaba com uma história de mais de 39 anos, protagonizada pelo empresário Djalma Martins Freitas, que criou a empresa em 1971. Os herdeiros continuarão na área de transportes, mas apenas no setor de turismo, através da empresa Turino. Desde o assassinato de Djalma, em 2004, a empresa passa por problemas gerenciais. Os ex-proprietários da Alprino apontam a licitação do transporte coletivo urbano de Moc, em 2007, como principal causa da situação crítica da empresa, pois tiveram que pagar R$ 4,3 milhões pela concessão, em 10 parcelas. Uma das exigências da licitação fez a Alprino perder a sua principal característica: os ônibus da cor amarela. Todos os veículos passaram a ser na cor verde-claro.

O transporte coletivo urbano de Moc tem um fluxo mensal de 1,7 milhão de passageiros. O Grupo Áurea possui empresa homônima - Princesa do Norte – no Paraná. (Com informações: A Província)

Fonte: O Norte de Minas

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Passageiro de ônibus pode perder dinheiro em Mauá


O usuário do transporte público de Mauá corre sério risco de ser prejudicado se a Prefeitura levar adiante decisão de colocar a Leblon no sistema da cidade. Mesmo amparada por despacho do ex-presidente do STJ, a empresa entrará em funcionamento lesando o passageiro, já que não tem sistema de bilhetagem em conformidade com o que exige o edital de licitação.

O imbróglio judicial, com recursos e mandados de segurança impetrados, tem por consequência o prejuízo ao morador de Mauá. Isso porque a Leblon, de origem paranaense, não atende o que determina o certame, ou seja, não lê a tarja magnética dos bilhetes eletrônicos dos passageiros, já acostumados ao sistema. Mauá adota a tecnologia Prodata.

A vitória em despacho do ex-presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, que deixou o cargo sexta-feira, deu-se em razão de solicitação direta da Prefeitura, que alegou caos no sistema por conta do impasse na concorrência. Só que há mais de um ano a Viação Januária vem operando sem tropeços o lote 2 (em conformidade ao edital, que prevê a manutenção da operadora anterior quando em situação de indefinição do certame). Aliás, a Januária opera há 20 anos no município.

A complexidade do imbróglio afeta diretamente o usuário do transporte público já a própria Leblon fornece garantias de utilização do sistema. Ele, aliás, não tem qualquer documento da Prodata que assegura a bilhetagem eletrônica. Por conta disso, a concorrente foi desclassificada em 2008.

Fora do páreo, ela não contestou essa decisão, mas recorreu à Justiça para desclassificar as demais participantes, Estrela e Cidade de Mauá, quanto ao atestado de experiência. Embora a comissão licitatória tenha avalizado tais documentos, a Justiça determinou a desclassificação de ambas.

Mudado o governo municipal, em razão de nova gestão, outra comissão de licitação foi formada e ignorou a desclassificação da Leblon, oficializando seu retorno ao certame e declarando-a vencedora, mesmo não tendo bilhetagem eletrônica, que irá provocar prejuízo financeiro aos usuários do transporte público da cidade.

A comissão se baseou em documento sem validade, onde a Leblon apresentou carta de funcionário da Prodata, que argumenta existir um adaptador às catracas. Documento desmentido em carta entregue aos licitadores pela própria direção da empresa tecnológica.

O atual presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, já tem em mãos recursos das duas concorrentes a Leblon pedindo revisão da sentença anterior. Se ele revogar a decisão de Asfor Rocha,competirá ao colegiado do Superior Tribunal analisar a questão.

Fonte: Diário do Grande ABC

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DF: Frota de ônibus de Brasília será reduzida


Menos ônibus irão fazer o transporte de passageiros pelo Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Transportes, o novo ciclo de licitações para que empresas atuem no sistema de transporte público coletivo é o pontapé inicial para a redução e remanejamento da frota de ônibus. Após a conclusão das licitações e dos demais projetos do novo sistema de locomoção integrado, a frota passará por um enxugamento. Hoje são quase 3 mil veículos. Depois do corte, calcula-se que serão apenas 2,2 mil. O projeto Brasília Integrada prevê o bilhete único. Com apenas uma passagem, o usuário poderá pegar várias conduções

Segundo a Secretaria de Transportes, a redução do número de veículos não irá prejudicar a qualidade do serviço. De acordo com técnicos, o corte será acompanhado por um reordenamento da frota. O atual modelo baseia-se em muitas linhas que fazem grandes trajetos, sendo a maior parte para a Rodoviária do Plano Piloto. O novo modelo terá foco em um grande número de linhas de embarque dentro das cidades associadas a corredores especiais de ligação com Brasília e a outros meios de transporte.

Com a mudança, a pasta de transportes calcula que o número de ônibus circulando por linha dobre, passando de três para seis. Já está prevista a publicação de editais para 760 veículos. Outros 140 Veículos Leves sobre Pneus (VLP), que farão a ligação do Gama até Brasília, deverão ser colocados em licitação. Além deles, existem 300 veículos cuja licitação está sendo analisada pelo Tribunal de Contas do DF. Todas as licitações serão para permissões de uso, o que dará o poder para o governo suspender os contratos caso as empresas não cumpram o serviço. Os contratos serão de sete a dez anos, com possibilidade de prorrogação.

Fonte: Clica Brasília

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Novo binário já está em operação na zona norte da cidade de Sorocaba

A Urbes – Trânsito e Transportes implantou um binário que compreende as ruas Ubirajara e Pedro Álvares Cabral, na Vila Progresso, que fica na zona norte da cidade. O complexo entrou em funcionamento na manhã desta quinta-feira, dia 9.

A mudança nas proximidades da avenida Arthur Bernardes visa oferecer mais segurança e fluidez. A rua Ubirajara agora é mão única da rua Bernardino José de Barros para a rua Paschoal Leite Paes. E a rua Pedro Álvares Cabral só tem o trânsito permitido no sentido contrário, ou seja, da rua Paschoal Leite Paes para a Bernardino José de Barros.

Outras alterações

Com a implantação desse binário, algumas vias das adjacências também sofreram mudanças na mão de direção. É o caso da rua Paschoal Leite Paes, que teve o sentido invertido e passou a operar somente da rua Ubirajara para a Pedro Álvares Cabral nesse trecho.

Já as ruas Bernardino José de Barros e Dr. Fernando Santos agora têm mão única a partir da Ubirajara. E no trecho entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Ubirajara, a rua Bernardino José de Barros passou a ser mão dupla.

O local recebeu 60 placas de regulamentação e advertência e a sinalização de cerca de 550 metros quadrados de solo, com legendas do tipo PARE, DEPRESSÃO, LOMBADA, ÔNIBUS e DEVAGAR.

A Urbes volta a recomendar aos condutores para que tenham atenção à sinalização que será implantada e, principalmente, à nova forma de circulação.

Fonte: URBES

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Paes anuncia corredor expresso de ônibus na Avenida Brasil

quinta-feira, 9 de setembro de 2010


O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta sexta-feira, que a prefeitura está concluindo os estudos para a implantação de um novo corredor de BRT (Bus Rapid Transit, corredor expresso de ônibus segregado do tráfego normal) na Avenida Brasil. O projeto está sendo desenvolvido com a consultoria do arquiteto Jaime Lerner e prevê a construção de novas pistas laterais na Avenida Brasil, na altura da Zona Oeste. O corredor será implantado desde o Caju, na Zona Norte, até Santa Cruz, na Zona Oeste. A afirmação foi feita durante o seminário Projeto Rio Cidade Sede, que está sendo realizado no Hotel Pestana, em Copacabana.

Paes acrescentou que o BRT Transoeste, que ligará a Barra da Tijuca a Guaratiba, será o primeiro a ser concluído. A expectativa é a de que ele seja inaugurado até meados de 2012. Segundo Paes, a conclusão do processo de licitação dos ônibus e a implantação do bilhete único criam as condições necessárias para tirar os BRTs do papel.

Sobre a Transoeste, o prefeito informou que as detonações na Serra da Grota Funda, para a abertura do novo túnel, devem começar na próxima semana.
O prefeito detalhou também outros investimentos que deixarão legados para a cidade por conta dos Jogos Olímpicos. Isso inclui a Zona Portuária, que receberá parte das instalações não esportivas, e o projeto Morar Carioca, responsável por urbanizar todas as favelas até 2020. Há também o Pacote Olímpico encaminhado à Câmara de Vereadores, que prevê, entre outros projetos, incentivos para a rede hoteleira. Paes reclamou dos preços cobrados no setor hoteleiro.

- Os empresários têm que qualificar a hotelaria. Somos o quinto destino mais caro do mundo - disse.

Prefeitura e BNDES fecham empréstimo para corredor de ônibus Barra-Aeroporto

Durante o seminário, o prefeito disse, ainda, que fechou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) os detalhes para o empréstimo que vai viabilizar a implantação do corredor expresso de ônibus Transcarioca (Barra da Tijuca - Aeroporto Internacional Tom Jobim) para os Jogos Olímpicos de 2016. Na semana que vem, a Secretaria Municipal de Obras deve lançar um novo edital de licitação para o projeto.

- Na quinta-feira, acertamos com o BNDES a questão do financiamento. É o que chamamos de proposta firme. Agora depende da análise do Tesouro Nacional. Vai ser fácil porque vai haver uma excepcionalização (sic) para essa obra. A licitação, que estava adiada por tempo indeterminado, deve ter a data marcada na semana que vem. Esperamos que a licitação esteja acontecendo até novembro. E as obras começariam no início do ano que vem - disse o prefeito.

As obras serão executadas com uma linha de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana para obras que devem ser concluídas até a Copa do Mundo de 2014.

A previsão original da prefeitura era de que as obras do corredor Transcarioca tivessem começado em março deste ano. O prefeito, porém, ressalta que isso não significa que o projeto não tenha evoluído. Ele lembrou que a prefeitura já começou a definir os valores a serem pagos em desapropriações para os proprietários de imóveis que estão no traçado do Transcarioca.

No caso do corredor Transolímpico (nova ligação entre Barra e Deodoro), a previsão é inaugurar a via até o início de 2016. A prefeitura deverá executar os trabalhos por concessão em uma parceria com a iniciativa privada.

Fonte: O Globo

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Rio de Janeiro começa a priorizar corredores de ônibus


Novos imóveis em três bairros terão de ser desapropriados de forma parcial ou total no Rio de Janeiro para a execução de obras do Corredor Transcarioca - via de ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca ao bairro da Penha.

O decreto do prefeito Eduardo Paes foi publicado hoje no Diário Oficial do município. Os imóveis ficam nas ruas Conselheiro Galvão, Maria Lopes, Bernardo Taveira, Domingos Lopes e Avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira. Em Cascadura, os imóveis ficam na Rua Ernânia Cardoso. A Rua Bernardo Taveira, em Vicente de Carvalho, também é citada no decreto.

Fonte: Estadão

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