Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Passagens do transporte coletivo urbano recebem aumento em Araguari-MG

quarta-feira, 16 de junho de 2010


Serviço necessário à população, o transporte coletivo urbano da cidade está mais caro desde segunda-feira, 14. A prefeitura concedeu o reajuste à empresa responsável pelo transporte, Expresso Cidade Araguari. A empresa trabalha com três tarifas: a urbana, que custava R$ 1,80 e a dos dois distritos: Amanhece, cujo preço era R$2,20 e Piracaíba, no valor de R$ 5. Os novos valores para as respectivas tarifas são R$1,90, R$ 2, 60 e R$ 6.

Segundo Fábio Luciano Gomes da Silva, proprietário da empresa Expresso Cidade Araguari, o aumento visa recuperar a condição da empresa de manter a operação do serviço, tendo em vista as alterações salariais de motoristas e cobradores e necessária para que se possa investir na melhoria e expansão das linhas conforme a necessidade em atender a população. “É claro que não é agradável mexer no bolso da pessoa, que muitas vezes não recebe vale transporte em seu serviço. É algo complicado. Geralmente quando se trata de aumento de alguma tarifa, sempre há descontentamento,” ressaltou.

No entanto, existem mecanismos que regem o acréscimo na tarifa, que é pública. Todo ano ela é revisada, e o custo da empresa é apresentado para prefeitura, que a partir daí autoriza ou não o reajuste. Esse processo durou cerca de quatro meses, até que o Departamento de Trânsito da secretaria de Serviços Urbanos aprovasse o acréscimo.

Fonte: Gazeta do Triângulo
READ MORE - Passagens do transporte coletivo urbano recebem aumento em Araguari-MG

Transporte coletivo de Paulínia pode entrar em greve


Representantes da empresa Passaredo e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Campinas e Região vão se reunir nesta quinta-feira, dia 17, para decidir se haverá ou não, greve dos trabalhadores do setor em Paulínia a partir da próxima segunda-feira, dia 21, por tempo indeterminado.
O sindicato pede vale refeição no valor de R$ 250, salários e cestas básicas iguais a dos trabalhadores de Campinas, convênio odontológico e médico subsidiado a 80% para os titulares e 50% para os dependentes.
A Passaredo já havia feito uma contraproposta, que foi recusada pelos trabalhadores durante assembleia realizada, na segunda-feira, dia 14, na portaria da garagem da empresa em Paulínia.

Fonte: Portal de Paulínia
READ MORE - Transporte coletivo de Paulínia pode entrar em greve

1,2,3,4,5 ........... 9 dias de greve de ônibus em Fortaleza


Tumulto no terminal da Parangaba é resolvido, após confronto entre população e policiais na manhã desta quarta-feira (16). O terminal foi liberado, e os ônibus já podem transitar livremente. Os passageiros foram acalmados com a disponibilização de veículos mais vagos.
Tudo começou com uma manifestação popular pacífica. Os usuários que estavam no terminal da Parangaba ficaram tão revoltados com os prejuízos ao sistema transporte público que partiram para uma ação mais violenta. O resultado foi um confronto sério com a polícia.

A reivindicação ocorreu por conta da radicalização da greve anunciada na última terça (08) pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e devido a declaração da prefeita Luizianne Lins de que o movimento teria motivação política.
Por volta das 8h, no terminal da Parangaba, passageiros revoltados com a greve dos motoristas bloquearam o tráfego de ônibus e entraram em confronto com a polícia. Foram colocados cavaletes nas entradas do terminal, impedindo a saída dos ônibus, assim como a entrada dos veículos que chegavam ao local.
Paralisação continua
Neste nono dia de greve de motoristas, cobradores e fiscais continuam paralisando as atividades nas garagens e terminais, prejudicando o tráfego dos veículos.

Fonte: Portal Verdesmares
READ MORE - 1,2,3,4,5 ........... 9 dias de greve de ônibus em Fortaleza

Prefeitura do Rio vai assumir, no lugar de empresas, racionalização das linhas de ônibus


A prefeitura desistiu de transferir às empresas de ônibus a tarefa de apresentar projetos visando a racionalização das linhas, objeto de críticas quando foi anunciada a licitação do sistema. De acordo com o edital de concorrência, lançado nesta terça-feira, caberá à Secretaria municipal de Transportes formular o plano, que resultará na redução do número de ônibus nas regiões Sul e Norte, na Barra e em Jacarepaguá, bem como no aumento da frota na Zona Oeste. As propostas começarão a ser analisadas em 30 de julho. A expectativa do secretário de Transportes, Alexandre Sansão, é que, em agosto, sejam assinados os contratos e os concessionários comecem a operar. O Rio Ônibus - sindicato que representa as empresas de ônibus municipais - não se manifestou nesta terça-feira.
De acordo com o edital, em 20 anos de concessão das linhas, as passagens pagas pelos usuários somarão R$ 15,9 bilhões. Nesse período, os concessionários deverão investir R$ 1,8 bilhão na melhoria do serviço. Entre as exigências está a instalação, em todos os veículos e em até 24 meses, de GPS e de equipamento para a localização dos ônibus, a cada minuto, interligados à Secretaria de Transportes. Também num prazo de dois anos todos os veículos terão, no mínimo, uma câmera de filmagem. Outra obrigação da concessionária será a de gravar e armazenar, por 72 horas, as imagens gravadas durante o trajeto dos ônibus. Os vencedores da concorrência terão ainda que assumir a manutenção dos terminais e implantar novos pontos de ônibus. Aumento de 30% na frota da Zona Oeste
A aprovação de projeto de lei, pela Câmara de Vereadores, instituindo o bilhete único municipal (R$ 2,40) para os coletivos sem ar condicionado, é condição para a assinatura dos contratos com os consórcios ou empresas vencedores da concorrência. Incluído na licitação, o prazo para implantar o bilhete único será de 30 a 120 dias após a assinatura dos contratos. Os licitantes que se dispuserem a implantar o quanto antes o cartão que garantirá embarque em dois ônibus durante duas horas receberão pontuação maior. Sansão explicou que o reordenamento das linhas só começará após a avaliação do impacto do bilhete único:
- O bilhete único vai mudar o padrão de viagem. Usuários que, agora, pegam um ônibus, para não pagar duas passagens, vão passar a usar dois. - disse o secretário - A intenção é começar a racionalização até o início de 2011, concluindo o processo no fim do ano.
A estimativa de Sansão é de que, pelo menos 20% dos cerca de 1.800 ônibus da Zona Sul e da Grande Tijuca (inclui Grajaú, Vila Isabel, Maracanã e adjacências) e 20% dos coletivos do restante da Zona Norte deixem de circular. Na Barra e em Jacarepaguá, a previsão é de reduzir em 10% a frota de dois mil ônibus. Para a Zona Oeste, a expectativa é de aumentar entre 20% e 30% o atual número de coletivos (1.900).
O secretário alegou que optou por não incluir na licitação as propostas de reordenamento da frota por considerar que 45 dias para elaborar os planos seria um tempo curto para as empresas:
- Além disso, nossa malha é muito complexa, e as empresas de fora poderiam ser prejudicadas. - acrescentou Sansão - De qualquer forma, a proposta anterior não tirava o direito do poder público de intervir. Os licitantes apresentariam os seus projetos, mas continuaria sob a responsabilidade do município fazer todos os ajustes que considerasse necessários.
O edital de licitação divide a cidade em cinco Redes de Transportes Regionais (RTRs), das quais quatro serão Regiões de Exploração a serem licitadas: a Região 2 (Zona Sul e Grande Tijuca); Região 3 (Zona Norte); Região 4 (Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio); e a Região 5 (Zona Oeste). A Região 1 (Centro) não será licitada, já que, no novo modelo, é considerada área neutra e de uso comum. As empresas têm liberdade de concorrer em duas ou mais regiões, embora só possam assumir uma delas. Contrapartida pode ser paga em 3 anos.

As melhores propostas para as quatro áreas serão escolhidas levando em conta critérios de melhor técnica (consórcio com mais condições de assumir as linhas e cumprir as metas) e maior oferta pela outorga da concessão. Não é fixado um valor mínimo para a contrapartida, a ser repassada à prefeitura em 36 parcelas mensais, a partir da assinatura do contrato.
A concessão pode ser renovada por mais 20 anos, também mediante outorga. O edital inclui os três corredores expressos (Bus Rapid Transit, ou BRTs): TransCarioca (ligando a Barra à Penha), TransOeste (entre Barra e Guaratiba) e TransOlímpica (entre Barra e Deodoro). Serão feitos acordos entre os vencedores para operar os BRTs que interligarão áreas distintas da licitação.
Com nove anexos, o edital apresenta cronogramas para todas as mudanças, fixando as metas anuais de renovação da frota, com a obrigação de chegar a 2016 com cem por cento dos veículos dentro do novo padrão. Até as Olimpíadas, toda a frota terá de ter direção hidráulica, suspensão a ar, escadas de acesso rebaixadas e elevador para pessoas com deficiência, motor traseiro (para reduzir a poluição sonora dentro dos coletivos) e carroceria dupla articulada.
O aumento do bilhete único, de acordo com o edital, será anual. Para o cálculo do percentual, serão levados em conta os reajustes de insumos do sistema de transportes, como o do óleo diesel e o da mão de obra. Está prevista ainda revisão do contrato a cada quatro anos.
Ainda conforme o edital, a transferência da concessão ou do controle societário da concessionária, sem que o poder público seja informado com antecedência, implicará o rompimento do contrato. O edital também não estabelece eventuais ressarcimentos para as empresas que hoje exploram o sistema e que não vençam a licitação.

Fonte: O Globo
READ MORE - Prefeitura do Rio vai assumir, no lugar de empresas, racionalização das linhas de ônibus

Recife: Trio de forró agita passageiros de ônibus na estreia do Brasil na Copa


Um trio de forró pé-de-serra agitou os passageiros do ônibus que faz a Linha Sítio Novo/Rio Doce da empresa Caxangá, no Recife, nesta terça-feira (15). Cada um levou refrigerantes ou um prato de salgadinho ou bolos. Apesar de apertado, os usuários do transporte público conseguiram arrumar espaço para improvisar uma pista de dança no veículo.
Entre um balanço e outro do ônibus, os passageiros aproveitaram a viagem para esquentar o clima de torcida pela vitória do Brasil contra a Coreia do Norte, na estreia da Copa do Mundo da África do Sul.

O cobrador Marcelo José de Santana disse que gostou da iniciativa porque alegra os passageiros. "Normalmente, as pessoas entram, sentam uma do lado da outra e nem bom dia falam. Assim, a gente vai se conhecendo mais."
No cardápio, bolo de fubá, sanduíches variados, salgadinhos e refrigerante.
Os passageiros que passavam pelo coletivo em outros ônibus lamentavam que não tinham trio de forró e até pediam para trocar de veículo.

Fonte: G1
READ MORE - Recife: Trio de forró agita passageiros de ônibus na estreia do Brasil na Copa

DF: Ônibus devem circular normalmente nesta quarta-feira, mesmo sem acordo entre rodoviários e empresários

terça-feira, 15 de junho de 2010


Terminou sem acordo a reunião entre o Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF, na tarde desta terça-feira (15/6). A categoria não aceitou a proposta dos empresários, que não negociaram reajuste salarial. Entretanto, de acordo com a assessoria, os ônibus devem circular nesta quarta-feira (16/6).

De acordo com a assessoria do sindicato dos rodoviários, a categoria considerou "inaceitável" a proposta que apenas mantém o acordo coletivo, desde que os rodoviários se comprometessem a não realizar nenhum tipo de protesto. S

egundo a assessoria, sem o acordo coletivo - com cláusulas que garantem benefícios que não estão presentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - os rodoviários perderiam tíquete cesta básica e a jornada de trabalho poderia mudar.Nesta quarta-feira (16), a direção do sindicato vai se reunir para decidir quais atitudes serão tomadas pela categoria.

Reivindicações - Os rodoviários pedem um reajuste de 20%, além de aumento igual no tíquete cesta básica. Eles querem ainda plano de saúde, licença maternidade de seis meses, fim da obrigatoriedade da jornada extra e renovação da frota de ônibus com motor traseiro.



Fonte: Correio Braziliense
READ MORE - DF: Ônibus devem circular normalmente nesta quarta-feira, mesmo sem acordo entre rodoviários e empresários

BH investe em Corredores para ônibus, Alargamento da Antônio Carlos e reformulação do Complexo viário da Lagoinha são exemplos de projetos prioritário


A Gerência de Implantação de Corredores (GECOR) foi criada em fevereiro de 2005 com a missão de coordenar o desenvolvimento e a implantação de projetos relativos ao tratamento prioritário para o transporte coletivo, sobretudo em corredores de transporte e estações de integração em Belo Horizonte. Para isto, a equipe da área analisa e aprova os projetos do sistema viário interno e externo das estações e dos corredores de transporte e participa de estudos visando à obtenção de financiamentos para o sistema de transporte, no que se refere ao tratamento de corredores e estações de integração.

Para as estações de integração são desenvolvidos estudos de viabilidade econômico-financeira, com a participação da área na elaboração do edital de operação urbana dos projetos. Já relativamente ao sistema de transporte coletivo, a GECOR desenvolve políticas e medidas para a priorização da circulação do transporte coletivo nos corredores. Além disto, esta gerência participa da concepção e desenvolvimento de projetos relativos ao tratamento de áreas de circulação de pedestres em pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo ao longo dos corredores de transporte.

No ano de 2008, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) contemplou a capital mineira com a implementação de vários projetos realizados pela Gerência de Implantação de Corredores. Dentre os principais, pode-se destacar o alargamento da avenida Antônio Carlos, a reformulação do Complexo viário da Lagoinha, a implantação da área de integração de ônibus na Rua Aarão Reis, a atualização do projeto arquitetônico da Estação de Integração Diamante, bem como o Licenciamento Ambiental do Pátio de Estocagem para ônibus anexo a esta estação BHBus.

Também foram desenvolvidos, pela GECOR, projetos que ainda serão implementados no município, tais como a estação de integração Pampulha (Av. Pedro I com Av. Portugal), as intervenções viárias no projeto Rota Sul (avenidas Senhora do Carmo, Cristóvão Colombo e João Pinheiro), a elaboração de projeto básico para um trecho da avenida Pedro II e a Estação Alípio de Melo.

Fonte: GECOR, BHTRANS.
READ MORE - BH investe em Corredores para ônibus, Alargamento da Antônio Carlos e reformulação do Complexo viário da Lagoinha são exemplos de projetos prioritário

Porto Alegre: Prefeito diz que o principal objetivo é o aprimoramento do transporte coletivo


Porto Alegre é hoje uma grande cidade. Grande em sua história, grande em seu tamanho e, como toda metrópole, conta com grandes problemas. Governar uma cidade assim é conviver diariamente com questões que dizem respeito e preocupam a maioria da população. A mobilidade urbana é um dos temas que mais envolvem cidadãos.

Por isso, a prefeitura trabalha de modo efetivo na orientação, controle e na busca de soluções para o trânsito. O principal objetivo é o aprimoramento do transporte coletivo. Atualmente a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está trabalhando para a qualificação do transporte coletivo na Zona Sul, Assis Brasil e Lomba do Pinheiro.Mesmo contando com um dos melhores sistemas de transporte público do país, conforme a ANTP, estamos implementando o projeto Portais da Cidade, que vai transformar o trânsito da cidade, com menos poluição, mais rapidez, segurança e eficiência.

A prefeitura também está em tratativas com o governo federal para a construção do metrô da Zona Norte.É importante destacar que Porto Alegre tem mais de 700 mil veículos registrados – um para cada dois habitantes e, por ano, mais de 30 mil novos automóveis passam a trafegar. Isso tem um grande impacto na mobilidade da cidade, pois as obras de ampliação de vias, por mais eficientes que sejam, não têm como acompanhar esse ritmo.

Fonte: Intelog
READ MORE - Porto Alegre: Prefeito diz que o principal objetivo é o aprimoramento do transporte coletivo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960