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Horários dos ônibus que circulam na Grande Vitória

segunda-feira, 31 de maio de 2010


Confira aqui os horários e intervalos dos ônibus da grande vitória, esse é um dos pontos fundamentais para evolução do transporte público nas principais cidades do País, pois deixa o usuário bem informado fazendo com que ele possa se planejar referente ao tempo de intervalo entre outros, isso serve de lição a muitas cidades grandes que ainda não disponibilizam os horários via internet a seus clientes, basta o passageiro clicar no link abaixo e escolher sua linha.


Fonte: CETURB-GV
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Em Sorocaba e Votorantim, Transporte Público entra em estado de Greve


Os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Sorocaba e Votorantim, após assembléia realizada nesta segunda-feira (31), rejeitaram, por unanimidade, a proposta patronal de 5,05% de reajuste no salário, tíquete-refeição e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e aprovaram greve.
Conforme o Sindicato dos Rodovíários, os trabalhadores reivindicam a reposição da inflação do período de 1º de maio de 2009 a 30 de abril de 2010, medida pelo IPC-FIPE (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que está em 5,05%, mais aumento real.
Atualmente, o salário do motorista está em R$ 1.827,50 (hum mil oitocentos e vinte e sete reais e cinqüenta centavos), o do agente de bordo em R$ 645,00 (seiscentos e quarenta e cinco reais) e os pisos das demais funções variam.

Estado de greve
Em nota à imprensa, o Sindicato indica que já protocolou as notificações de greve nas empresas do sistema de transporte urbano de Sorocaba (STU, Reunidas Paulista, Jundiá Transportes, Empresa de Ônibus Rosa e Auto-Ônibus São João) e de Votorantim (Votur).
Em respeito à legislação de greve na prestação de serviços públicos essenciais, o Sindicato terá que aguardar 72 horas para iniciar a paralisação e, quando a greve for deflagrada, manterá em circulação 30% da frota para atender à população. Durante esse período, os trabalhadores permanecerão em estado de greve.
Uma nova assembleia já está agendada para sexta-feira (04) às 10h e 18h, para definir as estratégias e o início da greve.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
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Confira a mudança no transporte coletivo de Cascavel


Com o objetivo de melhorar o atendimento aos passageiros do transporte coletivo na região oeste de Cascavel, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) informa que, a partir do dia 1º de junho (terça-feira), haverá alteração em alguns itinerários e horários e incluindo a implantação de uma nova linha.
Linha Paulo Godoy – Terminal Oeste. O ônibus deixará de trafegar na Rua Pernambuco e Avenida da FAG (Faculdade Assis Gurgacz), passando a operar na Rua das Palmeiras, no sentido Terminal Oeste-Bairro e na Av. Brasil, no sentido Bairro-Terminal Oeste. A Rua Pernambuco será atendida pela linha Parque Verde – Terminal Oeste (via Rua Pernambuco) e pela nova linha FAG – Terminal Oeste.
Outro itinerário que entrará em vigor a partir do mês de junho será da linha de Santa Cruz - Terminal Oeste. O ônibus deixará de trafegar pela Rua Pernambuco e irá operar na Rua das Palmeiras, no sentido Terminal Oeste-Bairro e na Av. Brasil, no sentido Bairro-Terminal Oeste.
Também a partir do mês de junho, haverá mudança na linha Parque Verde – Terminal Oeste (via Lince). O ônibus deixará de trafegar pela Rua das Palmeiras e Av. Brasil, passando a operar na Rua Pernambuco. Devido à mudança, o nome da linha será Parque Verde - Terminal Oeste (via Rua Pernambuco), a qual irá atender o Loteamento Vale do Sol.
Além das mudanças nos itinerários e horários, o Departamento de Transporte da Cettrans anuncia, para a mesma data, a implantação de uma nova linha de ônibus denominada FAG - Terminal Oeste, que atenderá a Rua Pernambuco, no bairro Coqueiral, o Jardim Aclimação, a FAG e o Loteamento FAG.

Fonte: Rádio Coméia
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Curitiba: Tensão no transporte coletivo


O ano de 2010 soma 1.071 assaltos a linhas e estações-tubo da capital paranaense e um rombo de R$ 136 mil no transporte coletivo, segundo dados do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), uma média de 8,6 assaltos por dia. É a mesma do ano passado, quando ocorreram 3.144 assaltos e um furo de R$ 339 mil, e maior que as de 2008 e 2007, que tiveram média diária de 7,07 e 6,92 assaltos/dia, respectivamente. Casos de pula-catracas e intimidação também fazem parte da rotina de medo com que os passageiros têm de conviver em alguns dos 1.910 ônibus e 364 estações-tubo da cidade, como a linha Alferes Poli, que vai do Centro da cidade à estação Fanny.
Em 2002, antes do início do levantamento e do trabalho do Grupo Tático Velado (GTV), do Comando de Policiamento da Capital, que atua na segurança do transporte coletivo da capital paranaense e região, o número era ainda maior, mais de 6 mil assaltos por ano.

A maioria das ocorrências está relacionada ao tráfico de drogas. “Cerca de 90% dos bandidos são usuários que veem nos ônibus a oportunidade do dinheiro fácil para comprar crack e outras substâncias”, diz um dos diretores do Sindimoc, responsável pelo levantamento, José Carlos Mesquita. A introdução do cartão-transporte em 2002 não ajudou. “A maioria dos passageiros ainda usa dinheiro, o que faz dos ônibus verdadeiros bancos 24 horas de bandido.”

O comandante do GTV, o tenente Lucas Guimarães, explica que as informações dos assaltos e outras ocorrências são passadas diariamente pelas empresas de ônibus e sindicatos, com as características dos criminosos, tipo de armamento, etc. Em 2009, 402 pessoas foram detidas nas operações do grupo e 71 armas de fogo foram apreendidas dentro de ônibus e terminais de Curitiba e região. Maconha (2,6 quilos) e cocaína (875,5 gramas) foram confiscadas, mas a droga que mais aparece é o crack: 686,22 gramas e mais 1.654 pedras. Neste ano, de janeiro ao início de maio, 11 pedras, 126 pessoas detidas e 12 armas recolhidas (uma branca).

A Linha do Trabalhador, da Viação Campo Largo, está no ranking das mais assaltadas. O encarregado do tráfego da em­­presa, Nelson José Ribas, conta que a maior parte dos incidentes ocorre à noite e próximo de bolsões de pobreza, como a Vila Verde, que faz parte do trajeto do ônibus. “É um problema que não acaba. A polícia tira um bandido de circulação hoje, aparece outro amanhã.” Segundo Ribas, os assaltos, normalmente, não são motivo para motoristas e cobradores evitarem a linha. “Isso só ocorre quando um deles é ameaçado ou faz o reconhecimento de um bandido a pedido da polícia.”

O tenente Guimarães reconhece que muitas das operações do GTV têm efeito temporário e acredita que a violência no transporte coletivo de Curitiba não terá fim enquanto locais com péssimas condições de sobrevivência existirem. “Não é um trabalho só da polícia, mas das secretarias de Saúde, do restante do poder público e da sociedade como um todo.

Pula-catracas
Boa parte de quem fura a catraca é de estudantes, adolescentes que se juntam no fim da aula para invadir uma estação-tubo ou terminal e pegar o ônibus “de graça”. Em uma das últimas operações do Grupo Tático Velado, em abril, 61 jovens, estudantes das escolas estaduais Maria Aguiar Teixeira e República do Uruguai, no Jardim Botânico, foram flagrados em um tubo da Avenida Presidente Affonso Camargo e encaminhados à Delegacia do Adolescente. Os “comandantes” da algazarra terão de pagar cestas básicas e os demais prestarão serviços comunitários.
De acordo com o tenente Lucas Guimarães, que comanda o GTV, multas e prestação de serviços à comunidade são as punições mais frequentes para os crimes de menor potencial ofensivo, como vandalismo e o não pagamento da passagem.

Prejuízo
A Urbs estima que cerca de mil passagens deixam de ser pagas por dia – uma falha de cerca de R$ 48 mil na arrecadação que poderia ser usada na melhoria do transporte coletivo. Já a conta do vandalismo, de vidros quebrados a bancos danificados, chega a R$ 300 mil por ano, segundo o Sindicato das Empre­­sas de Ônibus de Curitiba e Re­­­gião Metropolitana. Durante o ano passado, quando foi feita uma campanha antivandalismo, o número baixou cerca de 80%, mas voltou a aumentar logo depois.

RMC
Embora Curitiba concentre a maior parte dos assaltos, segundo o GTV, alguns municípios da região metropolitana têm se mostrado locais recorrentes de violência no transporte coletivo. O tenente Guimarães aponta São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Almirante Tamandaré e Colombo.

Fonte: Gazeta do Povo
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Fortaleza: Motoristas fazem nova paralisação, mesmo com ameaça de multa


Motoristas e cobradores voltaram a realizar paralisação na manhã desta segunda-feira, 31, mesmo com ameaça de multa, prevista em liminar deferida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no último sábado, 29. Desta vez, a categoria realizou uma assembleia na empresa São José, bairro Parangaba, das 6 às 7 da manhã.

De acordo com Geraldo Lucena, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Ceará (Sintro), 100% dos trabalhadores da empresa. Neste período, a saída de ônibus da garagem foi suspensa. No último sábado, O TRT determinou que caso o Sintro impedisse o acesso dos trabalhadores ao serviço, estaria sujeito a pena de pagamento de multa diária de R$ 30 mil.

Fonte: O Povo online
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Rio Grande: Obra gera atrasos nas linhas do transporte coletivo

A Viação Noiva do Mar está informando aos usuários do transporte coletivo que as linhas de ônibus: Cassino, Cassino/Cidade Nova, Cassino/Parque Marinha/Castelo Branco, Cassino/Profilurb, Parque Marinha via Socoowski, Parque São Pedro/Barra, Quinta, Palma, Torotama, Leonídio, Parque Marinha/ Jardim do Sol/Trevo estão tendo atrasos, de 15 a 20 minutos em seus trajetos.
O motivo dessa alteração deve-se à interdição em meia pista, no viaduto da ERS-734, sobre a BR-392.Segundo o gerente de Tráfego da Empresa, Mário Terra, com a interrupção do viaduto, os ônibus precisam utilizar um trajeto alternativo, saindo da ERS-734 em direção à BR-392.
Assim, os coletivos realizam um contorno e voltam para a ERS-734. “Essa mudança altera em oito quilômetros o itinerário percorrido”, explica Terra. Ele também disse que os problemas de atrasos estão mais acentuados na linha Cassino/Centro.
O departamento de Tráfego da Empresa recomenda aos usuários das referidas linhas que se programem e saiam mais cedo de casa a fim de diminuir os transtornos que estão ocorrendo.

Fonte: Jornal Agora
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