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Serviço semiexpresso da EMTU/SP terá mais oito linhas ligando os municípios de Hortolândia e Sumaré a Campinas

sábado, 16 de janeiro de 2010


A partir de 18/01 (segunda-feira), os usuários do transporte intermunicipal da Região Metropolitana de Campinas terão à disposição mais oito linhas de ônibus do Serviço Semiexpresso para chegar mais rápido ao seu destino.

Implantado em novembro de 2009 pela EMTU/SP, o Serviço Semiexpresso funciona de segunda a sexta-feira e tem como única parada, na Av. Lix da Cunha, a Estação de Transferência Anhanguera, em ambos os sentidos.

Desde novembro, já operam as linhas 696TRO Hortolândia (Parque do Horto) – Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira) e 659TRO – Sumaré (Jardim São Francisco) – Campinas (Botafogo) via Sumaré (Parque das Nações)

Em 18/01 começarão a operar as seguintes linhas:

- 651TRO – Hortolândia (Parque do Horto) – Campinas (Botafogo)
Saídas de Hortolândia às 5h20, 06h40 e 8h00
Saídas de Campinas às 15h40, 17h30 e 19h00
Tarifa: R$ 2,75

- 657TRO – Sumaré (Pq. Ideal) – Campinas (Botafogo)
Saídas de Sumaré às 05h20, 06h45 e 8h30
Saídas de Campinas às 07h40, 16h40, 18h00 e 19h20
Tarifa: R$ 2,75
- 636TRO – Sumaré(Rodoviária) – Campinas (Botafogo) via Sumaré (Nova Veneza)
Saídas de Sumaré às 05h00, 06h45 e 08h30
Saídas de Campinas às 05h50, 07h35 e 18h25
Tarifa: R$ 2,75

- 638TRO – Sumaré (Jd. Josão Paulo II) – Campinas (Botafogo)
Saídas de Sumaré às 06h20 e 8h30
Saídas de Campinas às 07h20, 16h40 e 18h20
Tarifa: R$ 2,75

- 700TRO – Hortolândia (Jd. Amanda II) – Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)
Saídas de Hortolândia às 05h08, 06h45 e 08h20
Saídas de Campinas às 17h00 e 18h22
Tarifa: R$ 2,60

- 701TRO – Hortolândia (Jd. Amanda I) – Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)
Saídas de Hortolândia às 05h45, 07h05, 08h55 e 16h30
Saídas de Campinas às 08h00, 09h50, 17h16 e 18h40
Tarifa: R$ 2,60

- 707TRO – Hortolândia (Jd. Nova América) - Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)
Saídas de Hortolândia às 05h02, 06h03, 07h08, 08h15, 15h12, 16h15, 17h21, 18h29 e 19h34
Saídas de Campinas às 05h32, 06h38, 07h43, 08h50, 15h42, 16h48, 17h54, 18h59 e 20h04
Tarifa: R$ 2,60

- 705TRO – Hortolândia (Jd. Rosolém) – Campinas Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)
Saídas de Hortolândia às 05h50, 07h10, 08h30, 15h10, 16h30, 17h50 e 19h10
Saídas de Campinas às 6h30, 07h50, 09h10, 15h50, 17h10, 18h30 e 19h45
Tarifa: R$ 2,60

Os usuários devem ficar atentos à placa de identificação indicando “Semiexpresso” na frente dos veículos, pois não haverá paradas intermediárias na Av. Lix da Cunha.Plano de Expansão.
A criação do Serviço Semiexpresso na Região Metropolitana de Campinas vai ao encontro das ações do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no qual o Governo do Estado de São Paulo está investindo R$ 21 bilhões, proporcionando aos usuários um transporte de qualidade mais rápido e moderno.
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Prefeito de Campo Grande fala em congelar tarifa de transporte este ano

O prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB) disse hoje que assim como os vereadores também gostaria de congelar o preço da passagem do transporte urbano da Capital, hoje em R$ 2,50 em dinheiro e R$ 2,30 no cartão. “O prefeito quer congelar também. Nenhum prefeito gosta de aumentar a tarifa de ônibus”, disse hoje ao deixar evento no Instituto Mirim.
Porém, apesar disso, esclareceu que só se decidirá sobre o assunto após avaliar as planilhas de custo. O prefeito também rebateu as críticas segundo as quais o valor cobrado em Campo Grande e exorbitante e prometeu transparência no processo que decidirá sobre as tarifas neste ano.
Em 2009, ele surpreendeu ao publicar decreto em 20 de fevereiro reajustando a passagem em 8,7% sem ter discutido o assunto com a sociedade. Neste ano, a Câmara dos Vereadores já se mobiliza e constrói um movimento pró-congelamento da tarifa.
O prefeito não quis arriscar palpite sobre a possibilidade de congelamento neste ano, pois segundo ele seria um chute e não uma afirmação responsável. “Tem quer ver os números desta conta. Não tem interpretação ou é ou não é”, disse.
Nelsinho defendeu que a discussão é antecipada pois as planilhas não estão prontas para abrir o debate. “Isso estará fechado na segunda quinzena de fevereiro”, informou.
Assim que as planilhas estiverem prontas Nelsinho publicará no site oficial da prefeitura. Além dissom chamará a sociedade para a discussão. “Vamos chamar a Câmara Técnica, o Conselho de Regulação para uma audiência aberta ao público, ao Ministério Público e à Câmara municipal”, ressaltou.
O prefeito discorda da afirmação de que Campo Grande seja a segunda cidade no ranking do transporte urbano mais caro. “Somos a sexta não a segunda. O nosso preço é de R$ 2,30 (no cartão) . Isso ninguém fala, né”, reclamou.
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Prefeitura de BH espera R$ 4 bi para obras do metrô


Além da verba de R$ 1,026 bilhão do pacote de obras do chamado PAC da Copa do Mundo de 2014, anunciada em 13 de janeiro pelo Governo Federal, a Prefeitura de Belo Horizonte espera receber mais R$ 4 bilhões exclusivamente para as obras de expansão e modernização do metrô.De acordo com o vice-prefeito, Roberto Carvalho, o metrô da cidade deverá ser contemplado com investimentos do chamado PAC 2, que será anunciado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Carvalho, os projetos para a ampliação do metrô e a revitalização do Aeroporto de Confins não constavam do pacote de obras apresentado pela Prefeitura ao Governo Federal para captação de recursos no PAC da Copa de 2014. "Os projetos do metrô e de Confins não constam do PAC da Copa, anunciados na quarta-feira (13), porque há um ‘empenho político’ para que as duas demandas sejam contempladas em março."

"A alternativa colocada para a revitalização de Confins consta do plano elaborado pela Prefeitura e encaminhado ao Governo do Estado, que por sua vez encaminhou a proposta para a Infraero, responsável pela gestão do aeroporto. Para a expansão do metrô a proposta é a abertura de uma concessão, semelhante às que existem para as linhas de ônibus, com o total de recursos para as obras de modernização e ampliação vindo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) envolvendo os Governos Federal e Estadual, além da iniciativa privada", explicou Carvalho.

"Um valor próximo a R$ 4 bilhões seria o necessário para o metrô de BH aumentar o número de trens da linha 1 (Vilarinho - Eldorado), com modernização do sistema e ampliação até o Barreiro, além da construção das linhas 2 (Barreiro-Hospitais) e 3 (Pampulha-Savassi)", explica.

Roberto Carvalho também confirma que já existe a proposta de financiamentos da ordem de R$ 1,7 bilhão, que viriam do Governo Federal, com mais R$ 400 milhões do Governo do Estado e mais R$ 1,7 bilhão da iniciativa privada."A proposta da Prefeitura de Belo Horizonte sempre foi estabelecer uma Parceria Público-Privada para o metrô. É uma proposta que o prefeito Marcio Lacerda defendeu durante todo o ano de 2009 e que agora teve como resposta o empenho político para que a demanda seja contemplada pelo PAC 2", destacou Carvalho.
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Tíquete de bilhete único do Rio vai durar apenas 2h e já causa polêmica


O sistema do bilhete único do Rio, que começa a funcionar a partir do dia 1º de fevereiro, terá o tempo máximo de duração de duas horas. Apesar do trânsito intenso enfrentado pela população do estado diariamente, a Secretaria estadual de Transporte afirma que o limite de duas horas por trajeto é suficiente para atender 98% das viagens realizadas na Região Metropolitana do Rio.
Mas, segundo o chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, há possibilidades de adaptação. A Secretaria estadual de Transportes do Rio informou que terá um prazo de seis meses para verificar se será necessário ajustes no tempo definido.

Em São Paulo, o limite de integração é de três horas. Entretanto, em documento apresentado nesta sexta (15) para explicar a implantação do bilhete único, a Secretaria justifica que o estado vizinho começou o sistema com o limite de duas horas.
O cartão será válido apenas para quem utiliza até dois meios de transporte público, sendo que pelo menos um deles tem que ser intermunicipal.
De acordo com a Secretaria, 81% da população usuária de transporte coletivo intermunicipal realizam até uma integração em duas viagens por dia.
O valor do tíquete, independentemente dos meios de transportes utilizados no trajeto da viagem, é de R$ 4,40. Por dia, cada pessoa terá direito a usar o bilhete único apenas duas vezes, num total de quatro viagens. O objetivo é beneficiar quem mora em um município e trabalha em outro, e precisa percorrer, diariamente, longas distâncias entre a casa e o trabalho, além de usar mais de mais de um modo de transporte.

A viagem intermunicipal poderá ser tanto a primeira quanto a segunda do trecho comprado. Estão incluídos os seguintes transportes: trem, metrô, barcas, vans legalizadas e ônibus. Segundo a Secretaria, todos os ônibus intermunicipais, inclusive os que possuem ar condicionado, aceitarão o bilhete único. Apenas os classificados como tarifa especial, conhecidos como “frescões”, não estão incluídos. O bilhete abrange 20 municípios da Região Metropolitana do Rio: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
Fonte: G1

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Salvador: Tarifa de ônibus sofre reajuste a partir deste sábado


A tarifa de transporte coletivo na capital baiana terá reajuste de 4,18% a partir deste sábado, 16. A prefeitura municipal de Salvador decretou o aumento na edição publicada no Diário Oficial do Município (DOM), portaria n°009/2010, desta sexta-feira, 15.
O valor da passagem que custava R$ 2,20 passa para R$ 2,30 e começa a ser praticado a partir de zero hora deste sábado. Ainda de acordo com a publicação, a tarifa integrada de transporte vai passar a custar R$ 1,15 e o serviço dos transportes seletivos também serão reajustados para o valor de R$ 4,60 e R$ 6,40, a depender da linha em que atua.
O decreto também avalia a necessidade das empresas operadoras de serviço de transporte coletivo terem sua frota de ônibus 100% renovada até 2014, no intuito de facilitar o acesso de pessoas com deficiência física.
Confira os valores das novas tarifas em Salvador:
Tarifa Convencional: R$ 2,30
Tarifa integrada: R$ 1,15
Serviço Minibus: R$ 2,30
Seletivos Iguatemi-Praça da Sé, Iguatemi-Comércio, Ribeira-Pituba, Ribeira-Campo Grande, Imbuí-Praça da Sé, Boca da Mata-Pituba, Cajazeiras XI-Lapa/Barra, Fazenda Grande do Retiro-Barra, Brotas-Lapa, Fazenda Grande-Engenho Velho da Federação: R$ 4,60
Seletivos Aeroporto-Praça da Sé, Praia do Flamengo-Praça da Sé: R$ 6,40
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Uberabenses estão deixando de usar o transporte coletivo

Atraso, superlotação, falta de urbanidade. Problemas na prestação de serviço das empresas de transporte coletivo da cidade têm feito com que muitos uberabenses optem por meios de locomoção alternativos.
O professor universitário Gilberto Rodrigues do Amaral, por exemplo, deixou de andar de ônibus há quase quatro meses. “O transporte coletivo deixa muito a desejar, mas vivemos tempos em que as pessoas estão mais conscientes de seu papel ambiental”, afirma. Acrescenta que, depois de manter a bicicleta guardada por sete anos, resolveu tirá-la do armário e percorrer os cerca de dois quilômetros entre sua casa e a universidade. “Se o transporte funcionasse efetivamente, iria ser muito melhor para o meio ambiente e para o trânsito também”, completa.
Outro fator que vem contribuindo para a redução no número de passageiros nos coletivos é a facilidade para a compra do veículo próprio. Segundo o gerente de vendas de concessionária localizada na avenida Leopoldino de Oliveira, João Carlos Franco, o ano de 2009 foi um dos melhores para a venda de carros na cidade. “Se antes nossas campanhas e peças publicitárias eram voltadas para as classes A e B, hoje já ampliamos o foco, graças aos megaparcelamentos e facilidades de financiamento”, garante.
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Empresas têm prazo para aderirem à bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Paulínia-SP


A Administração Municipal, através da Secretaria de Transportes está implantando no município a bilhetagem eletrônica, colocando a tecnologia a serviço da população. O Cartão SEU (Sistema Eletrônico Urbano) está sendo implantado por etapas para facilitar a vida dos usuários. E está aberto o período para as empresas (indústrias, comércios e outros), cadastrarem seus funcionários no sistema de Bilhetagem Eletrônica.
O prazo vai até o dia 15 de fevereiro de 2010. Até a data prevista será comercializado os vales-transportes em papel, e a empresa Passaredo que tem a concessão do transporte urbano em Paulínia, pede aos Departamentos de Recursos Humanos, que façam seus cadastramentos, evitando tumultos de última hora, garantindo a tranqüilidade e a segurança.
O cartão SEU Empresarial será de cor amarela, é dirigido às empresas que fornecem vale-transporte aos seus funcionários, prestadores de serviços terceirizados, mão de obra temporária ou deslocamento das equipes no exercício de suas atividades como: Office Boy.
O SEU é um cartão que armazena créditos para o pagamento das passagens, é só aproximar o cartão do leitor da máquina que terá em todos os ônibus que liberará a catraca, assim como já funciona um sistema semelhante na VB Transportes. O que difere o sistema implantado em Paulínia é que o usuário poderá fazer a recarga a bordo do ônibus e não haverá necessidade de ir a um ponto de recarga.
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Recife: Projeto do corredor da Av.Norte é apresentado

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


O governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e do Grande Recife Consórcio de Transporte, realizou hoje uma audiência pública no Centro de Convenções de Pernambuco (Auditório República Pernambucana) para apresentar o projeto de implantação do corredor exclusivo de ônibus Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). Após a conclusão do projeto básico, elaborado pelas empresas LOGIT e Maia Melo Engenharia, o Grande Recife Consórcio de Transporte dará início ao projeto executivo, além da elaboração do edital de licitação das obras do Corredor da Av.Norte Miguel Arraes de Alencar.

O edital será publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor é de 18 meses. O corredor, orçado em aproximadamente R$ 198 milhões (recursos do BNDES), terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração da Macaxeira, seguindo por vários bairros da Zona Norte do Recife como: Vasco da Gama, Casa Amarela, Encruzilhada e Santo Amaro, encerrando na avenida Cruz Cabugá, no centro do Recife. O equipamento, que beneficiará ao todo 17 bairros daquela região, terá uma extensão de aproximadamente 8,1Km, favorecendo inicialmente cerca de 118 mil usuários que utilizam as 21 linhas de ônibus que trafegam atualmente pelo trecho, além de possibilitar a ligação ao Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Ao todo, serão 17 estações, que permitirão integração entre as linhas alimentadoras e a troncais. O corredor terá as seguintes características: em determinados trechos os coletivos farão o deslocamento em faixas exclusivas elevadas. Em outras rotas o percurso dos ônibus será feito em faixas exclusivas em nível. O projeto, que visa priorizar o transporte coletivo, diminuindo o conflito entre o transporte público e o tráfego misto de veículos, também inclui a criação de binários e trechos com ciclovias. Entre as características dos corredores destinados ao TRO está a construção de vias e faixas exclusivas e segregadas para o tráfego dos coletivos; implantação de estações de embarque/desembarque modernas e adequadas aos padrões internacionais de mobilidade e segurança.

O pagamento das tarifas poderá ser feito nas estações, a exemplo do que acontece em cidades como Bogotá, na Colômbia, agilizando o processo de embarque; o piso das estações será elevado, possibilitando o embarque no mesmo nível da entrada dos coletivos, etc. Além disso, o TRO promoverá automaticamente a modernização da frota, incluindo a instalação de equipamentos como GPS, displays eletrônicos, entre outros, que possibilitarão o envio de informações, como horário de chegada e saída das estações em tempo real para os usuários.

Em todo o mundo, a implantação deste tipo de projeto trouxe a melhoria da qualidade do serviço ofertado aos usuários, com ênfase para o crescimento da confiabilidade, conforto e segurança e da redução de custos operacionais. Outra característica positiva observada em cidades que possuem o sistema foi à atração gradativa de passageiros que migraram do uso diário do automóvel para o sistema de transporte público de transporte.
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