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São Paulo já conta com 331,4 km de trilhos entre Metrô e Trem

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As últimas pesquisas mostram que, pela primeira vez em 40 anos, o transporte coletivo voltou a crescer em relação ao individual Em setembro, inauguramos a primeira fase da Linha 4 - Amarela. Conhecida como a linha da integração, ela irá reduzir em 20% o fluxo de passageiros das estações Sé e Paraíso do metrô, oferecendo novas opções para os usuários do transporte público de São Paulo.

O Estado responde hoje por três em cada quatro passageiros de transporte sobre trilhos do Brasil. Esse número se expande cada vez mais, com a ampliação da estrutura física, a aquisição de trens e a diminuição dos intervalos de espera.

Prova disso é que, de 2007 a 2011, o aumento de viagens diárias (incluindo metrô e trens da CPTM) foi superior a 40%, passando de 4,5 milhões para 6,4 milhões. Em 2014, chegaremos a impressionantes nove milhões de passageiros.

Os investimentos feitos também contribuíram para que se promovesse uma importante mudança na cultura dos habitantes da região metropolitana da capital. A última pesquisa origem-destino do metrô mostrou, pela primeira vez em 40 anos, que o transporte coletivo voltou a crescer em relação ao individual. Isso resulta em menos poluição, menos trânsito e mais qualidade de vida para todos os cidadãos.

Contribuiu para esse novo cenário a implementação de medidas de política tarifária que permitem a transferência livre entre CPTM e metrô e a integração desses ao bilhete único da capital, a preços reduzidos. Por sinal, hoje o sistema metroferroviário se apresenta como aquele com a menor tarifa de transporte público da cidade.

A ampliação da rede física segue a pleno vapor. Somente em 2011, são quatro novas estações na Linha 4 - Amarela, o que implica mais 5,4 quilômetros na rede, que se aproxima cada vez mais da população.

Até 2014, vamos implantar 30 quilômetros de metrô em São Paulo. Serão outras cinco estações na Linha 4 - Amarela; oito na Linha 17 - Ouro, que passará pelo aeroporto de Congonhas e pelo Morumbi; uma na Linha 5 - Lilás, em Adolfo Pinheiro; e oito no monotrilho da Linha 2 - Verde, até São Mateus, na zona leste.

Alcançaremos, assim, uma média recorde de 7,5 quilômetros por ano em novos trilhos.

Em relação à CPTM, as nossas ações envolvem reforma de estações, entrega de novos trens, modernização de linhas e de sistemas de sinalização, telecomunicações e energia.

Aproveito a oportunidade para esclarecer a população acerca de alguns mitos criados durante as campanhas eleitorais e reproduzidos no artigo de Eduardo Fagnani publicado neste espaço, em 8 de setembro.

Sobre o metrô do México, citado por Fagnani, é importante identificar que ele abrange trens de superfície e estações elevadas. Se considerarmos, portanto, a rede de trens metropolitanos, observaremos que São Paulo conta com 331,4 km de trilhos contra apenas 201 km do sistema mexicano.

Outro fator de extrema relevância é a fonte dos investimentos. Enquanto em outros países os recursos vêm dos governos federais, em São Paulo não se recebe um centavo de investimentos diretos da União. Vale observar que a prefeitura passou a repassar recursos para o metrô, medida tantas vezes prometida, mas que só foi de fato adotada recentemente.

Lembro também da importância do transporte público na preparação para a Copa do Mundo. Investiremos R$ 2,5 bilhões na modernização das linhas 3 - Vermelha do Metrô e 11 - Coral da CPTM. Assim, vamos dobrar a capacidade de passageiros por hora exigida pela Fifa na hora dos jogos.

Se governar é escolher, optamos por dar prioridade absoluta ao transporte sobre trilhos. Já temos um caminho definido para os próximos anos. A meta é trilhá-lo com rapidez, responsabilidade e eficiência, em sintonia com o desenvolvimento crescente de nossa metrópole.


Fonte: Governo de São Paulo

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EMTU/SP inicia reorganização das linhas metropolitanas da RMC

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP dá início ao plano de reorganização do transporte intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas, a partir do próximo domingo (02/10). Nesta primeira fase, serão transferidas nove linhas da Radial Penido Burnier para o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, que têm origem no município de Sumaré e que atendem cerca de 20 mil usuários ao dia.

Com a transferência, os usuários de Sumaré poderão contar com a infraestrutura do Terminal Metropolitano, que oferece conforto, acessibilidade, sanitários, segurança, além da mobilidade e aumento da regularidade das linhas.

Para a alocação das novas linhas no próximo domingo, o Terminal está passando por uma readequação da comunicação visual da área interna, com a instalação de placas de direcionamento, de velocidade permitida e especificação das linhas que atendem cada plataforma. A sinalização horizontal/vertical também está sendo reforçada, além da reforma da lombofaixa central e piso podotátil , para garantir mais segurança e acessibilidade aos usuários.

As próximas fases do plano de racionalização das linhas metropolitanas da RMC envolvem a reorganização das linhas dos eixos Hortolândia/Sumaré/Monte Mor/Campinas; de Nova Odessa/Sumaré/Campinas; e de Santa Bárbara/Americana/Nova Odessa.


Linhas a serem transferidas para o Terminal Metropolitano de Campinas:

636 TRO Sumaré (Terminal Rodoviário) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Nova Veneza)

636 EX1 Sumaré (Jardim Florença) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Nova Veneza)

636 PR1 Sumaré (Jardim João Paulo II) - Campinas ( Botafogo ), via Sumaré (Nova Veneza)

637 TRO Sumaré (Jardim Residencial Bordon) - Campinas ( Botafogo ), via Sumaré (Jardim Picerno e Rodovia Virgínia Viel Dall´Orto )

638 TRO Sumaré (Jardim João Paulo II) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Rodovia Virgínia Viel Dall´Orto)

658 TRO Sumaré (Jardim Dall´Orto) - Campinas (Botafogo)

663 TRO Sumaré (Parque Residencial Salermo) - Campinas (Botafogo)

663DV1 Sumaré (Parque Residencial Salermo ) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Jardim Maria Antônia)

664 TRO Paulínia (Conjunto Habitacional Tereza Z. Vedovello) - Campinas (Botafogo ), via Sumaré (Jardim Maria Antônia)



Fonte: EMTU SP

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Prefeitura de Manaus apresenta mais ônibus novos no próximo sábado

A Prefeitura de Manaus apresentará na manhã do próximo dia 8 de outubro (sábado), durante evento na avenida das Torres,  mais 200 ônibus novos que serão incorporados à frota de transporte coletivo da capital.

Com a chegada desses veículos,  cerca de 500 ônibus (zero quilômetro) já entraram na frota do sistema de transporte urbano.

Até o fim de 2011, a meta da Prefeitura é entregar 878 ônibus novos para a população , conforme prevê edital de licitação lançado este ano. Com a retirada dos ônibus velhos que circulavam em Manaus, a frota da capital amazonense será a mais nova do Brasil, passando da idade média de 8 anos de uso , para menos de dois anos.


Fonte: D24 am

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Aprovado empréstimo de R$ 729 milhões para implantação do VLT de Cuiabá

Os deputados de Mato Grosso aprovaram em primeira votação nesta quinta-feira o pedido de linha de crédito pelo governo do Estado de R$ 729 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF) que se encontrava em apreciação na Assembleia Legislativa. Agora o projeto volta ao plenário na sessão da próxima terça-feira, para aprovação final.
 
O valor é para consolidar a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) como sistema de transporte coletivo entre Cuiabá e Várzea Grande, já que nesta quarta-feira (28) o governador Silval Barbosa assinou em Brasília, a alteração da Matriz de Responsabilidade que autoriza a troca no sistema de mobilidade urbana do Bus Rapid Transit (Ônibus de Trânsito Rápido) para o VLT.

A Matriz de Responsabilidade foi assinada pelo governo federal, pelos estados e pelas capitais e cidades envolvidas na Copa do Mundo de 2014 e nela foram apresentadas as propostas que cada ente considerava ideal para atender a demanda do evento. Além desse contrato de R$ 729 milhões, ainda precisa ser efetivado também junto a CEF, outro financiamento de R$ 423 milhões,neste caso, que já estava assinado para a implantação do BRT, mas que agora será convertido ao VLT.





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Marcopolo é a mais bem posicionada para adquirir os ativos da Busscar

A Busscar encerrou suas atividades e colocou seus ativos à venda no mercado. Ao mesmo tempo em que o poder de competitividade da Induscar-Caio aumentou, a venda dos ativos pode ser interessante para que a Marcopolo (POMO4), cuja folha de pagamentos saudável pode permitir ofertas mais agressivas que a da concorrente, sugerem Paula Kovarsky e Diego Mendes, da Itaú Corretora.

Para a dupla de analistas, a boa fase financeira da companhia aponta para duas direções: o anúncio de aquisições ou o aumento da razão para a distribuição de proventos. A eventual aquisição poderia ter um impacto positivo no valuation, já que seria mais provável do que o aumento dos dividendos, na visão do Itaú. 
A aquisição da companhia iria imediatamente aumentar a capacidade instalada da companhia no Brasil e prevenir que um novo player entre na indústria de ônibus brasileira. "Vemos a Marcopolo como a companhia mais bem posicionada para adquirir os ativos da Busscar e, no evento em que a companhia anuncia esta aquisição, veríamos isto como um movimento estratégico importante", afirma Paula e Mendes.

Ação opera descontada em relação ao setor
A empresa opera historicamente descontada em relação a outras companhias do setor industrial, por conta de um lento crescimento, enquanto seu ROIC (Retorno sobre o Capital Investido) permanece em linha com os concorrentes.

"O desconto já não é merecido e nós vemos espaço para uma mudança nos múltiplos da companhia", diz o Itaú. O banco acredita que a companhia pode exceder seus pares em crescimento com um dos maiores ROICs no futuro. 
A corretora reforça a recomendação de outperform (performance acima da média do mercado), com preço-alvo de R$ 8,00 para o final de 2012. 

Fonte: InfoMoney

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Usuários do transporte metropolitano da Grande São Paulo já podem encontrar as linhas da EMTU/SP no Google Maps

Mais de 400 linhas intermunicipais na Região Metropolitana de São Paulo gerenciadas pelo Governo do Estado por meio da EMTU/SP, com seus 19 mil pontos de parada, já aparecem como opção de transporte público no serviço de localização Google Maps (http://maps.google.com.br/maps).

Basta ao usuário direcionar a pesquisa para o item “Como chegar”, digitar origem e destino e clicar no desenho do ônibus, ícone correspondente a transporte público. Serão relacionadas as linhas metropolitanas que cobrem o percurso indicado e os pontos de parada mais próximos, além do tempo que o ônibus leva para cumprir aquela rota. Os pontos citados encontram-se distribuídos em quatro regiões que operam sob o sistema de concessão na Grande São Paulo: Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes e Itapecerica da Serra, bem como os permissionários do ABCD.

O total das linhas da EMTU na RMSP (cerca de 600) terá seus pontos mapeados até novembro de 2011. Desde 2009, o serviço de localização já inclui as 11 linhas e 112 paradas do Corredor Metropolitano ABD, que liga os bairros de São Mateus e Jabaquara, passando por Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá, na região do ABCD.

O trabalho de mapeamento vem sendo realizado há cinco meses por pesquisadores da EMTU/SP embarcados nos ônibus. Eles captaram a geolocalização dos pontos de parada por meio de coletores de dados dotados de receptores GPS. Em 2012 serão realizados os trabalhos de geolocalização dos pontos de parada nas Regiões Metropolitanas de Campinas e Baixada Santista.



Fonte: EMTU SP
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