Em Ponta Grossa, Nova linha de ônibus fará Rota Universitária

domingo, 3 de abril de 2016

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) irá lançar em abril, em caráter experimental, uma nova linha perimetral de ônibus ligando os terminais de Uvaranas e Nova Rússia, desta vez por meio do Contorno Leste de Ponta Grossa, sem passar pela região central. Com a “Rota Universitária”, o plano da AMTT é facilitar o deslocamento dos estudantes das universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bem como de toda a população daquelas regiões.

O ônibus da linha seguirá de Uvaranas passando pela UEPG, seguindo pela Rua Valério Ronchi através da Vila Dal Col, Núcleos Pitangui, Rio Verde, Costa Rica, San Martin, Lagoa Dourada, Panamá e Londres. Em seguida, passará pelo Contorno Leste até a UTFPR, acessando então a Avenida Antônio Saad pelo Núcleo Santa Mônica, Jardim Esplanada e Nossa Senhora das Graças, em direção à Vila Palmeirinha. Após passar pelas ruas Jaguapitã e Francisco Otaviano, o ônibus chegará à Avenida Ernesto Vilela, acessando então o Terminal de Nova Rússia, retornando em seguida. Todo o trajeto deve durar, em média, 30 minutos.

Com esta nova linha, usuários do transporte coletivo e moradores de toda a extensão do novo traçado poderão circular mais rapidamente entre os dois terminais, além de acessar as universidades com mais agilidade e segurança. Outra novidade é que embarque poderá ser feito no sistema de Integração Temporal. Assim, os usuários poderão embarcar na nova linha até 1h30 depois de desembarcar do ônibus anterior. Para este plano, a rota já foi testada sem passageiros. “O próximo passo é realizar os testes com os passageiros, para entendermos melhor as necessidades que surgirão e poder assim aprimorar o sistema”, anota o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski.

“Isso irá propiciar que um usuário desça, por exemplo, no ponto final do Rio Verde, que será estendido até o Contorno, e possa pegar o ônibus para a UTFPR, UEPG ou um dos dois terminais, sem precisar ir até o Centro, pagando apenas uma tarifa. Da mesma forma os usuários das regiões do Costa Rica, Lagoa Dourada, Panamá, Londres e San Martin, poderão desembarcar próximo do Matadouro Municipal e pegar o novo Perimetral, que vai melhorar toda a logística de deslocamento desta população universitária e moradora da região”, explica Kalinoski.

Serviço integrará UEPG e UTFPR
A novidade foi comemorada pelo reitor da UEPG, Luciano Santana Vargas. “Esta linha, quando instalada, vai facilitar o intercâmbio entre as duas universidades”, acredita o reitor. “Atualmente temos estudantes da UTFPR que fazem estágio na UEPG, bem como professores de uma que realizam especializações na outra, além de projetos de extensão e iniciação científica, entre outros. Esta é, inclusive, uma aspiração que sempre tivemos. Com o seu início, será benéfico para a integração entre as duas instituições e com a população”, conta Luciano.

Informações: Jornal da Manhã

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960