Plano de mobilidade prevê 56% da população usando transporte coletivo em jogos da Copa na cidade de Manaus

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prefeitura e Governo divulgaram nesta quarta-feira (28) o plano de mobilidade para os jogos da Copa do Mundo em Manaus. Entre as mudanças traçadas está a criação de nove linhas especiais com destino até a área de restrição da FIFA, estacionamentos para torcedores que vão para a Arena e para a Fan Fest, serviço para pessoas com deficiência e acesso dos moradores do entorno das áreas de interdição. A previsão é que 56% do público faça uso do transporte coletivo durante os jogos.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada na Fundação Vila Olímpica (FV), bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, que contou com a participação de representantes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), além da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA).

De acordo com o diretor de Transportes urbanos da SMTU, Waldir Frazão, as linhas funcionarão somente nos dias dos jogos. “Além das 61 linhas que já circulam pelo entorno da Arena, criamos mais nove linhas dedicadas para o transporte específico até o local dos jogos. No caso da Fan Fest vamos operar normalmente com as seis linhas destinadas para Ponta Negra e somente em dias de atrações nacionais vamos reforçar a frota”, disse. Frazão ainda informou que a estratégia pode ser implantada no Réveillon 2014.

Ao todo, segundo o diretor, 210 agentes de trânsito farão o monitoramento de tráfico no entorno da Arena e outros 70 agentes estarão em serviço na Fan Fest. Em relação àqueles que optarem pelo veículo particular, os estacionamentos estarão disponíveis no Amazonas Shopping (2.000 vagas), Ciesa (1.000 vagas), Manaus Plaza Shopping (1.000) e Millenium Shopping (7.200 vagas). Frotas de táxi estarão localizadas em cinco pontos: rodoviária, conjunto Eldorado, SPA Alvorada, colégio La Salle e nas proximidades do conjunto Kíssia.

Idosos, obesos e pessoas com deficiência (PCD) poderão se deslocar até o perímetro da Arena por meio de 10 microônibus adaptados, dotados de plataformas elevatórias com capacidade para transportar até cinco cadeirantes. Cada pessoa poderá levar um acompanhante. O embarque será feito na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira.

Informações: A Critíca

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960