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Três linhas de Florianópolis passam a exigir cartão de ônibus obrigatório

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Usuários das linhas de ônibus do projeto Formiguinha, em Florianópolis, terão que apresentar cartão para passar na catraca dos veículos a partir do dia 1º de maio. O projeto oferece transporte coletivo urbano gratuito nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, no Centro da capital catarinense.

A emissão da primeira via é gratuita para todos os tipos de cartão. Basta o usuário ir até o Passe Rápido, ao lado do Ticen (Terminal de Integração do Centro). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para fazer o cadastro, é necessário apresentar os documentos exigidos para cada tipo de cartão. Os detalhes sobre a emissão podem ser conferidos no site do Consórcio Fênix.

A obrigatoriedade da apresentação do cartão faz parte da regulamentação da lei do Formiguinha, aprovada no dia 17 de março pela Câmara de Vereadores. O prazo até o fim do mês de abril visa permitir que os usuários concluam o processo de emissão do cartão sem perder o acesso ao serviço.

Atualmente, o projeto Formiguinha conta com três linhas. São elas:
720: Monte Serrat – Serrinha;
721: Morro do Horácio – Saco dos Limões;
722: Morro do 25 – Morro da Cruz.

“Com a apresentação do cartão conseguimos acompanhar de forma mais assertiva a demanda do serviço. Essa medida permite que a Secretaria entenda a necessidade do aumento de frota, oriente a reorganização de horários e outros ajustes para manter o serviço organizado”, relata o secretário de Infraestrutura e Manutenção de Florianópolis, Rafael Hahne.

As linhas do Formiguinha não possuem tarifa desde 5 de janeiro de 2025. Mesmo com a necessidade apresentação do cartão, a gratuidade será mantida, segundo a prefeitura.

Informações: ndmais

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Em Campinas, Trajeto da linha 353 é ampliado na região do Mont Blanc

Os moradores do Residencial Mont Blanc serão beneficiados com a ampliação do atendimento da linha 353 (Alphaville) na região. A mudança determinada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) passa a valer na próxima segunda-feira, 28 de abril.

Ela agora vai circular e atender novos pontos de parada na Estrada Municipal Adelina Segantine Cerqueira Leite, inclusive em frente ao residencial Mont Blanc.

A linha alimentadora 353 transportou, no mês de março, quase 6,2 mil passageiros em dias úteis (passagens pela catraca).

Novos horários
A partir do acompanhamento da operação, a Emdec também promove mudanças nos horários de atendimento das linhas 218 (Terminal Itajaí / Terminal Campo Grande), 102 (Recanto do Sol / Terminal Ouro Verde), 115 (Adhemar de Barros), 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro) e 119 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), a partir de segunda (28/04). E na linha 134 (Terminal Barão Geraldo), a partir do dia 3 de maio.

A operação das linhas 210 (Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo) e 410 (Jardim San Diego) também foi ajustada. A 210 circula, desde o dia 23 de abril, com mudanças na programação horária. E a 410 recebeu um veículo adicional na frota, que passou de seis para sete ônibus, em dias úteis.

Consulte sua linha 
Para informar os usuários sobre as mudanças, cartazes informativos serão fixados nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar as mudanças no trajeto e na programação horária no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha. 

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.

Informações: EMDEC

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Prefeitura de BH diz que ônibus articulados serão mantidos em linhas específicas do Move

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que os ônibus articulados deverão ser mantidos apenas em algumas linhas específicas do sistema Move. A informação foi repassada pelo superintendente de mobilidade da capital mineira, Rafael Murta Resende, durante audiência na Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (22 de abril). O superintendente respondeu a um questionamento feito pela vereadora Fernanda Altoé (Novo), que demonstrou preocupação com a possibilidade de redução do número de passageiros transportados com a possível troca do modelo "sanfonado" pelos convencionais.

"Estamos trabalhando numa estratégia de realocação dessa frota para que sejam entendidas as características de cada uma das linhas. Para que a gente possa verificar ainda a capacidade de cada um dos veículos e de alocação de cada um dos veículos em determinadas linhas", disse Resende. O superintendente, no entanto, não detalhou em quais linhas estes coletivos deverão ser mantidos.

Como informado por O TEMPO, as empresas que operam o serviço de transporte público por ônibus da capital mineira negociam com a prefeitura a extinção dos veículos articulados até dezembro de 2026, data do fim da vida útil destes coletivos. A justificativa, conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH),  é o alto custo operacional, impulsionado pela necessidade recorrente de manutenção. No entanto, a troca dos articulados pelos convencionais poderá reduzir em mais de 40% o número de passageiros transportados em uma só viagem — passando de 118 para 70.

"O objetivo não é fazer a substituição integral dos articulados por veículos mistos, mas fazer substituição parcial para que a gente consiga deixar de omitir ou atrasar viagens e fazer também um estudo que compare essa capacidade dos veículos com as viagens efetivamente realizadas para não ter superlotação", afirmou o superintendente.

O sistema Move de Belo Horizonte conta com 189 ônibus articulados — sendo que 164 deles, ou seja, 86% estão em operação. Os demais são considerados reservas e podem ser acionados caso algum destes coletivos apresente falhas mecânicas. De acordo com o SetraBH, 44 coletivos articulados deixam de circular por dia devido a alguma intercorrência — tais como quebra do motor, falhas no sistema de ar-condicionado, entre outros. O gasto com manutenção destes coletivos, conforme o sindicato, é de aproximadamente R$20 milhões por mês.

"A gente pretende ter veículos com uma utilização melhor e que tenha índice menor de quebras e atendimento maior à população”, acrescentou Resende. Além do superintendente e da vereadora Fernanda Altoé (Novo), a reunião contou com as presenças do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer, e dos vereadores Pedro Rousseff (PT), Rudson Paixão (Solidariedade) e Helton Junior (PSD).

Mais veículos nas ruas
Como informado por O TEMPO, a troca dos ônibus articulados pelos modelos menores demandaria uma frota adicional de 321 veículos convencionais, conforme o SetraBH. Eles seriam necessários para atender a demanda, considerando a redução de passageiros transportados por viagem. Essa frota adicional se somaria aos 2.703 ônibus que operam no sistema de transporte público de Belo Horizonte, sendo 332 somente no Sistema Move.

Ônibus articulados em BH
Os ônibus articulados começaram a circular em Belo Horizonte em 2014, quando o sistema Move foi implementado. De acordo com o SetraBH, os modelos foram escolhidos para atender a demanda de passageiros das regiões Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova.

O acordo feito à época definiu que os coletivos teriam vida útil de dez anos. Porém, o Decreto 18.370, publicado em 07 de julho de 2023, ampliou esse prazo para 12 anos — ou seja, até dezembro de 2026. Com isso, caso o período de vida útil não seja novamente prorrogado, as empresas deverão comprar novos ônibus, substituindo aqueles com doze anos de circulação.

A reportagem apurou que os modelos articulados possuem o valor médio de R$2,5 milhões, enquanto os convencionais, pretendidos pelas empresas, custam cerca de R$900 mil. 

Informações: O Tempo

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Na Grande Vitória, Aquaviário deve ganhar mais cinco estações e integrar ônibus, VLT e teleférico

Retomado em 2023, o Sistema Aquaviário na Grande Vitória deve ganhar nos próximos anos mais cinco estações de embarque e desembarque de passageiros, totalizando oito pontos de parada. Três das novas estações vão ficar em Vitória, uma em Vila Velha e outra em Cariacica
Lanchas do Aquaviário na Baía de Vitória  Crédito: Carlos Alberto Silva

O projeto está em um pacote de mobilidade apresentado pelo governo do Espírito Santo ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dentro do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana.

A ideia do governo é que o transporte por balsas na Baía de Vitória esteja conectado com os outros modais propostos no plano, como o teleférico, o VLT, monotrilho e até os terminais de ônibus. 

Atualmente, o Sistema Aquaviário conta com três estações de embarque: uma em Porto de Santana, em Cariacica; uma na Praça do Papa, em Vitória; e uma na Prainha, em Vila Velha. O sistema transporta pedestres e ciclistas e tem capacidade estimada em torno de 1.200 passageiros por hora. O percurso total previsto é de 9,5 quilômetros.

Em geral, o projeto prevê a integração em boa parte das estações com modais como o teleférico, VLT e monotrilho. Segundo o estudo, a localização das futuras estações foi definida após a realização de estudos que levaram em consideração critérios como demanda de passageiros, conexões com linhas de ônibus e ciclovias. 

As futuras estações do Sistema Aquaviário serão financiadas com recursos do governo federal através do Novo PAC. Os recursos destinados chegam a R$ 30 milhões. A divulgação da destinação da verba foi feita no ano passado.

Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, afirma que tudo o que o Estado tem pensado e planejado para a Grande Vitória foi encaminhado para o BNDES para ser analisado.

Segundo ele, o documento atual é um diagnóstico dos projetos. E, agora, haverá uma segunda etapa, de viabilidade econômica e ambiental. "O estudo aponta que a tendência é que sejam priorizados os corredores exclusivos para ônibus, pelas características da Região Metropolitana", afirma.

A ideia é que os projetos como teleférico, chamado de AeroGV, e os modais ferroviários sejam integrados ao Sistema Transcol, como já é o Aquaviário, permitindo a combinação entre diferentes modos de transporte como ônibus, bicicletas, aquaviário e teleférico e também com acesso via Cartão GV.

Informações: A Gazeta

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Atualização tecnológica da bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a operar em maio

A atualização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a funcionar no início de maio. Durante o período de transição, o novo equipamento funcionará simultaneamente com o atual por 45 dias. As empresas Gidion e Transtusa estarão colocando sinalização no interior dos ônibus para orientar o usuário sobre o uso dos cartões em cada equipamento.

Até o final de junho, o equipamento antigo será desativado e a venda do passe retornável, uma modalidade de armazenamento que já está em desuso no restante do país, será encerrada. Os créditos disponíveis nos passes retornáveis poderão ser utilizados normalmente até seu esgotamento, sem nenhum tipo de prejuízo ao usuário.

Com isso, o cartão Ideal será o principal meio para armazenar as passagens no sistema de transporte coletivo. Ele garante benefícios, como integração temporal gratuita, segurança para transferência de passagens em caso de perda ou roubo e consulta de saldo e extrato na Passebus e nos terminais.

Quem já possui o Ideal poderá continuar utilizando o cartão normalmente nos novos validadores. Para quem ainda não possui, a primeira via emitida em 2025 será totalmente gratuita e pode ser feita com apresentação de um documento de identificação com foto e número do CPF.

Os usuários que não tiverem o cartão Ideal até junho poderão adquirir passagens avulsas por meio de tíquetes descartáveis com QR Code, válidos por 72 horas após a compra. Não haverá alteração em relação à tarifa embarcada.

Atualização tecnológica

A atualização tecnológica do sistema de bilhetagem foi realizada porque o equipamento atual está em funcionamento há 16 anos. O uso prolongado tem ocasionado lentidão no processamento de dados, incapacidade de interligação com novas tecnologias, aumento das manutenções e falta de peças de reposição.

As empresas Gidion e Transtusa se comprometeram com a Prefeitura de Joinville a assumir todos os encargos da atualização do sistema, sem qualquer reflexo ou aumento da tarifa.

Cartão Ideal

Para facilitar a logística daqueles que ainda não possuem o cartão Ideal, haverá duas opções para a emissão:

•⁠ ⁠Na Passebus (Rua XV de novembro, 707 – Centro), que atenderá em horário de plantão, das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, a partir de 5 de maio, até o final de julho.

•⁠ ⁠Em todos os terminais de ônibus, que oferecerão atendimento presencial para emissão do novo cartão a partir do início de maio.

Benefícios do Ideal

A emissão do cartão Ideal é gratuita e não possui nenhuma taxa de administração, ou seja, a totalidade do valor carregado é utilizado para pagar as passagens do transporte coletivo. Além disso, ele possui diversas vantagens para o usuário:

•⁠ ⁠Integração temporal gratuita: Permite ao usuário utilizar mais de uma linha de ônibus no mesmo sentido sem pagar a segunda passagem, desde que o segundo embarque ocorra dentro de uma hora e dez minutos após o primeiro.

•⁠ ⁠Segurança em caso de perda ou roubo: Em situações de perda ou extravio, o usuário pode solicitar o cancelamento do cartão pelo telefone 0800 608 1300. Os créditos remanescentes serão transferidos para um novo cartão após 48 horas.

•⁠ ⁠Consulta de saldo e extrato: Os usuários podem consultar o saldo e o extrato de utilização do cartão na Passebus ou nos terminais, proporcionando total controle sobre os gastos.

Informações: Prefeitura de Joinville

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Marcopolo Rail apresenta novas versões urbana e intercidades do Prosper

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, apresenta na 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, que termina amanhã, dia 24, no Distrito Anhembi, em São Paulo, as novas versões urbana e intercidades do Prosper, modelo de trem 100% fabricado no Brasil pela empresa.
“O transporte de alta capacidade sobre trilhos é essencial para garantir uma mobilidade integrada, sustentável e eficiente. As novas versões urbana e intercidades do Prosper apresentadas chamaram muita a atenção dos visitantes pelos elevados padrões de conforto e qualidade, destacando o seu potencial de mercado”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Sistemas de propulsão sustentáveis e eficientes
Além das novas versões do seu trem Prosper, a Marcopolo Rail anunciou a parceria com a MTU, marca da Rolls-Royce fornecedora de sistemas de propulsão (Powerpacks) diesel-elétricos e diesel-mecânicos.

“Buscamos criar soluções que impactem de forma positiva o cotidiano. Além de atender às necessidades de locomoção, nossos projetos visam proporcionar atributos como conforto, segurança e entretenimento, contando com uma engenharia e equipes multidisciplinares atentas às tendências de mercado e principais normas internacionais”, enfatiza o executivo.

Transformação da mobilidade sobre trilhos
Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

“Temos investido significativamente no desenvolvimento de parcerias e produtos para valorizar o segmento metroferroviário no mercado nacional e na América Latina, promovendo inovação e tecnologia para atender às demandas de mobilidade urbana e intermunicipal”, acrescenta Petras. 

Sobre a Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple Units bem como fabricação de People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização.

Informações e imagens: Divulgação Marcopolo

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SPTrans cria linha para acesso da população ao novo Centro TEA, na Zona Norte

A SPTrans colocará em operação, a partir de 5 de maio, a linha 2034/10 Metrô Tietê - Centro TEA (Circular), para facilitar o acesso da população ao 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo de São Paulo (Centro TEA),  localizado na Av. Santos Dumont, 1318, Zona Norte. 

A linha será semi expressa com pontos para embarque e desembarque no Metrô Tietê e no Centro TEA. O horário de funcionamento nos dias úteis será das 8h30 às 19h30, e aos sábados, das 8h30 às 17h,  com tarifa vigente de R$ 5,00, podendo ser paga em dinheiro ou com Bilhete Único. Já no caso das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está assegurada a gratuidade no transporte público mediante a apresentação do Bilhete Único Especial para Pessoa com Deficiência (PCD).

A concessionária responsável pela operação da linha será a Sambaíba, que já atua na Zona Norte da cidade. Os operadores da linha serão devidamente treinados para atendimento ao público que frequenta o TEA. Toda a operação será monitorada e acompanhada no local por técnicos da SPTrans.

Conheça as informações da linha:

2034/10 Metrô Tietê - Centro TEA  (Circular)
Ponto inicial: Metrô Tietê -  Av Cruzeiro do Sul, 1801 (baia Av. Cruzeiro do Sul)
Funcionamento
Dias úteis: das 8h30 às 19h30
Sábados: das 8h30 às 17h

Itinerário:
Sentido Único: Metrô Tietê (baia Av. Cruzeiro do Sul), Av. Cruzeiro do Sul, Ponte Cruzeiro do Sul, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Guaporé, Acesso, Av. Santos Dumont, Ponte das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Centro TEA, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Padre Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Metrô Tietê.

Informações: SPTrans

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Metrofor inicia revalidação do cadastro de estudantes para o ano de 2025

Estudantes que usam o metrô em Fortaleza devem renovar o cadastro junto ao Metrofor para manter o direito à meia passagem em 2025. A renovação é gratuita e pode ser feita nas estações Benfica ou Parangaba, com os seguintes documentos: Carteira de Estudante emitida pela Etufor, documento de identidade com foto e o Cartão do Estudante usado no metrô.

A revalidação tem como objetivo comprovar que o aluno continua matriculado para mais um período letivo, garantindo assim o direito à meia tarifa. É uma forma de assegurar que o benefício seja destinado a quem realmente tem direito. Aqueles que ainda não receberam a nova identidade estudantil da Etufor devem aguardar até estarem com o documento em mãos.

A revalidação do cadastro será obrigatória a partir de 30 de junho de 2025. Após essa data, apenas os estudantes que tiverem feito a renovação terão acesso à meia passagem. Quem ainda não tiver feito a renovação poderá realizá-la a qualquer momento, já que o serviço continuará sendo prestado nas duas estações.

Quem ainda não tem cadastro pode solicitá-lo nas mesmas estações, levando a Carteira de Estudante válida e documento com foto. O Cartão do Estudante — que dará acesso à meia passagem no metrô — fica pronto em até 10 dias úteis. Confira, abaixo, os dias e horários de atendimento:

Estação Parangaba:
8h às 13h e 14h às 17h (segunda a sexta-feira).

Estação Benfica:
8h às 12h e 13h às 17h (segunda a sexta-feira).

Informações: Metrofor

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