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São Paulo poderá ter 2.200 novos ônibus elétricos até 2028

domingo, 18 de maio de 2025

A transição elétrica do transporte público em São Paulo acaba de receber um reforço bilionário. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou, no dia 12 de maio de 2025, um financiamento de US$ 248,3 milhões — aproximadamente R$ 1,4 bilhão — para apoiar a expansão da frota de ônibus elétricos na capital. O plano prevê a incorporação de até 2.200 veículos movidos a bateria até 2028.

O financiamento foi aprovado na modalidade de Empréstimo Baseado em Resultados (EBR), vinculando o repasse de recursos ao cumprimento de metas. Entre elas, está a aquisição mínima de 582 ônibus elétricos até 2030, como parte do esforço da cidade para reduzir as emissões no setor de mobilidade.

De acordo com o BID, o programa vai beneficiar diretamente os cerca de 7 milhões de passageiros que utilizam o transporte coletivo diariamente em São Paulo. Os efeitos indiretos devem alcançar toda a população da capital (11,5 milhões de habitantes) e da região metropolitana (21,5 milhões), com a expectativa de melhoria na qualidade do ar.

O projeto também contempla investimentos em ferramentas de apoio à gestão do transporte público, com foco em eficiência operacional e planejamento. Segundo o BID, o impacto será particularmente relevante para cidadãos de baixa renda e mulheres, que representam a maior parte dos usuários do sistema.

A Prefeitura de São Paulo destaca ainda os benefícios operacionais da eletrificação. Além de serem menos poluentes, os ônibus elétricos oferecem uma operação mais silenciosa, ar-condicionado, entradas USB e conexão Wi-Fi, o que representa avanços na experiência de viagem para passageiros, motoristas e cobradores.

Com a aprovação do BID, o próximo passo é a análise do financiamento pelo Senado Federal, em Brasília. A liberação dos recursos depende da aprovação legislativa. Caso o processo avance, São Paulo se compromete a cumprir o prazo de amortização de 15 anos.

O investimento faz parte da estratégia municipal de descarbonização do transporte público, em linha com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e a Política de Mudanças Climáticas. A cidade busca reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis, com a meta de eletrificar grande parte de sua frota até o fim da década. 

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) destaca que os ônibus elétricos representam uma economia significativa no longo prazo. De acordo com os cálculos apresentados, o custo mensal de operação de um ônibus a diesel é estimado em R$ 25 mil, enquanto um elétrico tem despesa de cerca de R$ 5 mil, gerando uma economia de R$ 20 mil por veículo por mês.

Informações: UOL

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BRT Salvador registra crescimento de 42% no número de passageiros

Um novo balanço da Secretaria de Mobilidade (Semob) sobre o sistema BRT Salvador aponta crescimento expressivo no volume de passageiros nos últimos 12 meses. De acordo com os dados, o número de usuários aumentou 42% no mês de abril de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No total, 1.859.114 passageiros utilizaram o BRT Salvador em abril deste ano, frente a 1.304.684 passageiros registrados no mesmo mês de 2024, um crescimento de mais de meio milhão no volume de pessoas transportadas.

Para o secretário de mobilidade, Pablo Souza, o crescimento no número de passageiros demonstra a aceitação da população.

“Os números confirmam que o BRT Salvador está cada vez mais consolidado como uma alternativa de transporte ágil e confortável para os soteropolitanos. O crescimento de 42% em um ano mostra que a população confia no serviço e está aderindo à mudança”, destacou o secretário.

Ainda segundo a Semob, nos últimos três meses o crescimento acumulado foi de 18%, resultado diretamente ligado à chegada de novos serviços e à ampliação das linhas em operação. A linha B5 passou a funcionar de forma integral, das 5h às 23h10, e a linha B2 foi estendida até o Rio Vermelho, atendendo a uma demanda importante da cidade.

“A ampliação das linhas e a integração com outras áreas estratégicas da cidade vêm consolidando cada vez mais o BRT da rotina da população. A tendência é que esses números continuem crescendo nos próximos meses”, reforçou Pablo Souza.

Informações: Sociedade Online

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Frota de ônibus de Belo Horizonte tem a menor idade média entre as capitais

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza melhorias no transporte coletivo da cidade e, um dos focos, é a renovação da frota dos ônibus da capital. Entre 2023 e 2025, a capital recebeu 1.088 novos veículos, o que representa a renovação de 40% da frota do sistema convencional atual, composta por 2.741 coletivos. 

Com a chegada dos novos coletivos, Belo Horizonte possui a menor idade média de frota entre as capitais brasileiras, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2023-2024. Enquanto a média nacional permanece em 6 anos e 5 meses desde 2011, a idade média atual da frota municipal é de 5 anos e 2 meses. 

Segundo o superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, Rafael Murta Resende, as melhorias no transporte coletivo já têm gerado impactos positivos para os passageiros. “A Prefeitura vem promovendo uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana, com investimentos em infraestrutura viária, ações de fiscalização do Tolerância Zero e a renovação da frota do transporte coletivo. Os novos veículos já demonstram para a cidade que as melhorias estão acontecendo e as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Sumob e da BHTrans seguem empenhadas em novas ações e projetos para a cidade”, salienta Rafael. 

A renovação da frota em Belo Horizonte atende aos diversos segmentos do transporte coletivo convencional da cidade. As linhas de vilas e favelas receberam 23 novos miniônibus, 175 novos ônibus foram incorporados ao sistema MOVE e outros 890 novos veículos já estão operando nas linhas convencionais. Os novos ônibus oferecem mais conforto e comodidade aos passageiros, com ar-condicionado, suspensão a ar e tecnologia sustentável, baseada no sistema Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes.

Lei de Melhorias para o Transporte Coletivo

A qualidade do serviço está assegurada pela Lei 11.458/2023, que desde março de 2023 vem modernizando o transporte público de Belo Horizonte. Com essa legislação, a Prefeitura passou a adotar um novo modelo de remuneração para os sistemas de transporte coletivo suplementar e convencional, em que o poder público complementa a tarifa, antes custeada exclusivamente pelos usuários.

Para receber a remuneração complementar, as concessionárias devem cumprir uma série de condicionantes, como segurança, limpeza, conservação dos ônibus, garantia de ar-condicionado em funcionamento, pontualidade, cumprimento da programação e respeito ao limite de passageiros.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte 

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Borborema amplia horários de ônibus no trajeto Amaraji–Recife

A partir da próxima segunda-feira, dia 19 de maio, os passageiros que utilizam a linha de ônibus da Empresa Borborema no trajeto entre Amaraji e Recife terão mais opções de horários. A ampliação foi confirmada pelo terminal de atendimento da empresa, por telefone à nossa redação, e inclui dois novos horários tanto no sentido Recife quanto no sentido contrário, facilitando o deslocamento diário de quem depende do transporte intermunicipal.

Com a mudança, nos dias de segunda e sexta-feira, os ônibus passarão a sair de Amaraji com destino ao Recife nos seguintes horários: 5h, 6h, 12h20 e 13h20. Já no retorno da capital para Amaraji, os passageiros contarão com saídas do Terminal da Dantas Barreto às 8h41, 10h01, 15h41 e 16h41.

Aos sábados, mesmo com uma grade mais reduzida, haverá reforço na operação. Os ônibus sairão de Amaraji às 5h e 12h20, com retorno do Recife às 8h01 e 17h01. Esses horários de sábado incluem ainda a passagem pelo centro da cidade de Escada, facilitando o embarque de passageiros dessa localidade.

A medida atende a uma demanda crescente por mais opções de deslocamento entre Amaraji e a capital pernambucana, especialmente no período da tarde, e deve beneficiar trabalhadores, estudantes e demais usuários do transporte coletivo.

Informações: Amaraji Notícia

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Jundiaí antecipa horários de linhas de ônibus para melhorar integração nos terminais Cecap e Hortolândia

Dando continuidade ao processo de revisão do sistema de transporte público, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí implementará, a partir desta segunda-feira (19), alterações nos primeiros horários de partida de diversas linhas de ônibus que atendem os bairros e os terminais Cecap e Hortolândia.

A medida tem como objetivo melhorar a integração entre as linhas alimentadoras e troncais, especialmente no início da jornada de trabalho, oferecendo mais pontualidade e reduzindo o tempo de espera nas conexões. Os novos horários representarão uma antecipação de 5 a 10 minutos, válida de segunda a sexta-feira.

Integração mais eficiente
“Realizamos um estudo entre os setores de Planejamento e Fiscalização do Transporte, juntamente com a empresa operadora, buscando ajustar os horários das linhas alimentadoras e troncais para melhorar a integração entre os ônibus. O objetivo é evitar que os passageiros percam a condução seguinte por poucos minutos”, explica Bruno Sérgio Palhari, diretor de Transportes Públicos da UGMT.

Onde consultar os novos horários de ônibus de Jundiaí?
As novas tabelas de horários de ônibus de Jundiaí já estão disponíveis para consulta em múltiplas plataformas:

Site do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU)
Aplicativo Cittamobi

Além disso, equipes de fiscalização da UGMT estarão presentes nos terminais Cecap e Hortolândia nos primeiros dias de mudança, com a missão de orientar os usuários sobre os ajustes.

Informações: Tribuna de Jundiaí

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Governo do Rio discute anunciar neste mês redução para R$ 4,70 no valor da passagem do metrô

O governo do Rio de Janeiro discute anunciar ainda neste mês uma redução no valor do preço das passagens de metrô. O programa ‘Tarifa RJ’ irá baixar o valor da passagem do metrô dos atuais R$ 7,90 para R$ 4,70. O assunto tem sido discutido com o governador Cláudio Castro, secretários e empresários do setor de transporte.

Além do evidente ganho político com a medida, o governo espera reverter a tendência de queda no número de passageiros, especialmente do metrô fluminense, que tem a tarifa mais cara do país. Em 2019, antes da pandemia, foram transportados 252 milhões de passageiros. Em 2024 o número foi 27% menor, 184 milhões.

A pandemia representou um baque para o metrô, que viu o número de passageiros cair mais da metade entre 2019 e 2020. A retomada foi lenta: 170 milhões em 2022, 189 milhões em 2023 e 184 milhões no ano passado, ainda distante do período pré-pandêmico.

Detalhes de como funcionará o subsídio para baratear o preço da passagem ainda serão divulgados a partir da próxima semana, quando o governador Cláudio Castro estiver de volta dos Estados Unidos.

Há uma expectativa de que seja apresentado um dispositivo para que o estado seja compensado caso haja crescimento na demanda de usuários do metrô. Neste mês, o governo e a concessionária que administra o metrô renovaram o acordo até 2048.

Documento obtido pela CBN mostra que o governo prepara até o fim de maio uma campanha orçada em R$ 15 milhões para apresentar a nova tarifa.

“A nova tarifa pública vai virar realidade num momento em que o Estado apresenta soluções para destravar problemas históricos e complexos da mobilidade urbana do RJ, a partir da modernização dos contratos e da nova forma de remuneração dos operadores, permitindo maior controle do Estado sobre os serviços, inclusive, sobre o reajuste do valor da passagem”.

O anúncio que o governo prepara vem na esteira da redução do preço das passagens em linhas das barcas, em vigor desde o final de março: Arariboia - Praça XV, Paquetá - Praça XV e Cocotá - Praça XV - o preço saiu de R$ 7,70 para R$ 4,70.

De acordo com os dados da Secretaria de Transporte Estadual (Setram), em abril de 2025 a linha Charitas–Praça XV registrou uma média diária de 3.190 embarques em dias úteis, um aumento de 57% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o número foi de 2.021. Por lá, a redução foi de R$ 21 para R$ 7,70.

Informações: CBN

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Transporte Coletivo em Jaraguá do Sul com novas linhas operando a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a concessionária Senhora dos Campos, informam que a partir da próxima segunda-feira (19), começarão a operar novas viagens/linhas no sistema de Transporte Coletivo Municipal, contemplando vários bairros.

A partir da implantação, nas próximas semanas, serão avaliadas questões como demanda de passageiros e os horários propostos. Havendo necessidade, serão feitos ajustes a fim de melhor atender os usuários.
 
Confira as linhas, trajetos e horários novos

Linha 5 - Venâncio / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Rua Venâncio da Silva Porto / Av. Getúlio Vargas / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Epitácio Pessoa / Rua José Leier / Rua Venâncio da Silva Porto
- Saída Venâncio: 21h50
- Saída Terminal Centro: 21h40

Linha 50.1 - Terminal Barra / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Terminal Barra / Rua Walter Marquardt / Rua Reinoldo Rau / Terminal Centro
Trajeto Centro-Barra: Terminal Centro / Av. Mal. Deodoro da Fonseca / Rua Walter Marquardt / Terminal Barra
- Saída Terminal Barra: 8h05 e 10h15
- Saída Terminal Centro: 10h05 e 11h15

Linha 240.1 - Rau / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Rua Erwino Menegotti / Rua Prefeito José Bauer / Rua Waldemar Rau / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Epitácio Pessoa / Rua Erwino Menegotti
- Saída Rau: 14h55
- Saída Terminal Centro: 12h55

Linha 240.3 - Rau / Centenário
Trajeto Bairro-Centro: Rua Erwino Menegotti / Rua Prefeito José Bauer / Rua Waldemar Rau / Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Centenário
Trajeto Centro-Bairro: Centenário / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Rua Erwino Menegotti
- Saída Rau: 13h05
- Saída Centenário: 14h28

Linha 500.6 - Terminal Barra / Benildo Zamin (via Figueira)
Trajeto Bairro-Centro: Terminal Barra / Rua Walter Marquardt / Rua 25 de Julho / Rua José Theodoro Ribeiro / Rua Benildo Zamin
Trajeto Centro-Barra: Rua Benildo Zamin / Rua Rinaldo Bogo / Rua 25 de Julho / Rua Walter Marquardt / Terminal Barra
- Saída Terminal Barra: 4h25 e 13h20
- Saída Benildo Zamin: 5h05, 14h28 e 23h34

Linha 710 - Boa Vista / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Rua Domingos Rosa / Rua Rinaldo Bogo / Rua Barão do Rio Branco / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Av. Mal. Deodoro da Fonseca / Rua Marina Frutuoso / Rua Domingos Rosa
- Saída Boa Vista: 15h30
- Saída Terminal Centro: 15h05

Linha 720 - Águas Claras / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Águas Claras / Rua Martim Kochella / Via Verde / Rua Barão do Rio Branco / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Av. Mal. Deodoro da Fonseca / Rua Marina Frutuoso / Rua José Theodoro Ribeiro / Rua Matias Ruysan / Águas Claras
- Saída Águas Claras: 16h15
- Saída Terminal Centro: 16h

Linha 800 - João Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: João Pessoa / Cohab / Rua Manoel Francisco da Costa / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Rua Manoel Francisco da Costa / Cohab / João Pessoa
- Saída João Pessoa: 7h5, 9h45 e 17h
- Saída Terminal Centro: 6h25, 9h10 e 16h20

Linha 800.3 - COHAB / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Cohab / Rua Manoel Francisco da Costa / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Rua Manoel Francisco da Costa / Cohab
- Saída Cohab: 7h, 13h35 e 17h40
- Saída Terminal Centro: 6h20, 13h05 e 17h10

Linha 820.1 - Centenário / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: APAE / Rua Germano Wagner / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Rua Benildo Zamin / APAE
- Saída APAE: 9h40 e 15h40
- Saída Terminal Centro: 9h20 e 15h20

Linha 830.2 - Santa Luzia / Amizade / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Santa Luzia / Rua Carlos Frederico Ramthum / Vila Chartres / Rua Roberto Ziemann / Rua 13 de Maio / Rua Jorge Czerniewicz / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Jorge Czerniewicz / Rua Roberto Ziemann / Vila Chartres / Rua Carlos Frederico Ramthum / Santa Luzia
- Saída Santa Luzia: 5h40
- Saída Terminal Centro: 5h05

Algumas linhas também sofrerão ajustes em seus horários. Confira:

Linha 210.2 - Braço / Terminal Centro
- Saída Braço: De 14h35 para 14h40 / De 15h35 para 15h40
- Saída Terminal Centro: De 14h10 para 14h15 / De 15h15 para 15h20

Linha 210.3 - Braço / Salto / Terminal Centro
- Saída Terminal Centro: De 18h35 para 18h40

Linha 800 - João Pessoa / Terminal Centro
- Saída João Pessoa: De 18h para 17h50
- Saída Terminal Centro: De 17h5 para 17h

Mais informações
Consulta dos horários: site da concessionária Senhora dos Campos.
Dúvidas, solicitação de informações ou horários: Serviço de Atendimento ao Usuário da empresa (0800-645-8585 ou 47- 3275-8500).
Ouvidoria da Prefeitura e aplicativos Jaraguá TEM e Jaraguá na Mão.

Informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul

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Terminais de Ponta Grossa recebem novos painéis com nomes das linhas

Os terminais do transporte coletivo começaram a receber novos painéis com os nomes das linhas. A instalação faz parte de uma série de investimentos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para levar mais qualidade ao transporte público do município.

Cada painel exibirá o nome das linhas e também poderá apresentar informações como horários e mensagens para os passageiros dos terminais. A instalação dos 60 painéis lightdot deve ser finalizada em 30 dias.

“Ainda faremos testes para que os painéis também possam mostrar a previsibilidade do horário de chegada dos ônibus. Estamos trabalhando para modernizar ainda mais o nosso sistema de transporte coletivo, e a instalação desses equipamentos nos ajudará a levar mais qualidade e informação para os passageiros”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko.

Os passageiros também podem utilizar o aplicativo Conecta Bus para conferir os horários das linhas, os itinerários e a previsão de chegada dos ônibus.

A população ainda tem disponível o Cartão Conecta PG, que pode ser feito em qualquer terminal do transporte coletivo. Com o Cartão Conecta PG, o passageiro pode acessar serviços pelo Chatbot: recarregar créditos, regularizar pendências nos cartões de débito e crédito, consultar saldo e bloquear o cartão. O número para acessar o Chatbot do transporte coletivo é (42) 3311-4008.

Informações: dcMais

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Osasco receberá 10 ônibus elétricos para operação em linhas municipais

A cidade de Osasco, na Grande São Paulo, vai dar um passo importante rumo à eletrificação do transporte público. A prefeitura anunciou que, a partir de junho, dez ônibus 100% elétricos entrarão em operação nas linhas municipais. Os veículos, modelo Apache VIP V com motorização elétrica, estão em fase final de montagem no município vizinho de Barueri.

Com esse movimento, Osasco se torna a primeira cidade da região Oeste da Grande São Paulo a incorporar uma frota 100% elétrica ao seu sistema de transporte coletivo. O prefeito Gerson Pessoa visitou a fábrica responsável pela montagem dos veículos no último dia 6 de maio e destacou os benefícios da nova frota: “São veículos modernos, que vão garantir mais conforto aos passageiros. O fato de serem elétricos mostra que Osasco está atenta às questões ambientais e comprometida em promover a qualidade de vida da sua população. O nosso objetivo, daqui para frente, é ter toda a frota nesse modelo”, afirmou.

Desde o segundo semestre de 2024, dois ônibus elétricos vêm sendo testados em linhas municipais da cidade. Com base nessa experiência, as empresas concessionárias do transporte público realizaram estudos e adequações para viabilizar a expansão da frota zero emissão.

Potência econômica 
Com mais de 700 mil habitantes, Osasco figura entre as maiores economias do estado de São Paulo e do Brasil. Segundo dados do IBGE, o município tem o 9º maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, superando inclusive várias capitais estaduais. A cidade abriga a sede de importantes empresas dos setores de varejo, tecnologia e serviços, além de contar com forte atividade logística e industrial.

Recursos

Os novos ônibus elétricos chegam equipados com uma série de recursos para garantir conforto e segurança aos passageiros:

  • Motorização elétrica de emissão zero
  • Ar-condicionado
  • Tomadas USB nas laterais do salão
  • Iluminação interna em LED
  • Sistema de videomonitoramento com câmeras integradas ao Centro de Operações Integradas (COI)
  • Elevador semiautomático para pessoas com mobilidade reduzida
  • Espaço reservado para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia
Com a iniciativa, Osasco se junta a outras cidades brasileiras que vêm adotando ônibus elétricos como parte de estratégias de descarbonização do transporte coletivo, uma demanda crescente nos centros urbanos.

Informações: Prefeitura de Osasco

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