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Projeto de trem entre Porto Alegre e Gramado é concluído

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

O projeto de um trem de passageiros que conectará Porto Alegre a Gramado teve seu Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) concluído, conforme divulgado pelo jornal Zero Hora.

O Governo do Rio Grande do Sul apresentou novos detalhes da iniciativa, que será conduzida pelo setor privado. A ferrovia terá 84 quilômetros de extensão e contará com um trem expresso, com capacidade para cerca de 250 passageiros, capaz de realizar o trajeto em aproximadamente uma hora.

Alternativa à BR116
Segundo comunicado da administração estadual, “o trem seria uma alternativa para atender à alta demanda turística da região e mitigar os congestionamentos frequentes na BR-116, que dá acesso à Serra, além de aliviar o tráfego nos centros de Gramado e Canela. A previsão é de que o fluxo anual alcance 1 milhão de passageiros por trecho.”

As empresas responsáveis pelo projeto – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia, BF Capital e SulTrens – apresentaram, em reunião com representantes do estado, os próximos passos legais e estruturais necessários para a implementação da ferrovia.

Partindo do Aeroporto
O trem terá como ponto de partida uma área próxima ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, facilitando o acesso de turistas vindos de outras regiões do Brasil e do exterior.

“Estamos falando de uma área com demanda turística em constante crescimento, com novas atrações que valorizam a região. Em países desenvolvidos, o transporte ferroviário é uma realidade. Esse projeto não apenas aumentará o fluxo de turistas, mas também atrairá novos investidores para o Estado,” afirmou Ernani Polo, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O trem poderá atingir velocidades de até 130 km/h e está previsto para entrar em operação dentro de uma década, tornando-se um dos mais rápidos do Brasil, ao lado do futuro trem entre São Paulo e Campinas.

Informações: Zero Hora

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Começa videomonitoramento de faixa exclusiva de trecho do Corredor BRT Ouro Verde

A partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adota o videomonitoramento como mais uma forma de fiscalização do uso indevido da faixa exclusiva de trecho do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde. Esse é o primeiro trecho de Corredor BRT que tem videomonitoramento.

A câmera, com raio de visão de 360 graus, está posicionada no conjunto semafórico do cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista, no sentido Centro – bairro; e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, no sentido bairro – Centro. O local, que fica na região do Jardim do Lago, está em frente à base do Corpo de Bombeiros (Cobom); e próximo à Estação BRT Anhanguera.

Essa é mais uma medida, adotada pela Emdec, para coibir que outros veículos utilizem o espaço, que é exclusivo para os ônibus. A fiscalização também já ocorre por agentes da Mobilidade Urbana em campo.

Como será

A operação da câmera é feita pelos operadores da Central de Monitoramento de Operações da Emdec. A câmera flagra a infração e registra um “print”, uma impressão da imagem. Dessa forma, é elaborado o auto de infração.

A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas também é feita pelos agentes da mobilidade urbana. A proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização.

De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa é no valor de R$ 293,47.

Em 2024, entre janeiro e outubro, a Emdec registrou 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.

Videomonitoramento

A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras, o chamado videomonitoramento, teve início, em Campinas, em meados de 2017. Ela foi precedida por um período de noventa dias de operação piloto e intensa divulgação.

A fiscalização remota está embasada nas Resoluções nº 471, de 18 de dezembro de 2013, e nº 532, de 17 de junho de 2015. Ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); em consonância com o Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nos locais em que ocorre o videomonitoramento há placa indicando a presença da câmera. As placas de alerta para os motoristas contêm a inscrição: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

Atualmente, a Emdec utiliza em torno de 10 câmeras para o videomonitoramento, na região central do município. As fiscalizações mais comuns são por conversão proibida; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; e transposição indevida de faixa.

Neste ano, entre janeiro e outubro, foram registradas 4,3 mil autuações pelo videomonitoramento.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Saiba como funcionam os ônibus gratuitos integrados da Trensurb em Porto Alegre

Para garantir a mobilidade dos usuários do metrô, a Trensurb disponibiliza linhas de ônibus integradas, conectando a Estação Aeroporto ao Centro de  Porto Alegre e às estações São Pedro e Rodoviária. Os passageiros que se dirigem ao Centro embarcam em uma linha direta até o terminal na Avenida Júlio de Castilhos. Já quem segue para São Pedro ou Rodoviária utiliza uma linha circular específica.
Foto: Imagem Ilustrativa / Beatriz Schleiniger / Trensurb / Porto Alegre 24 horas

O terminal da Estação Farrapos é o ponto de desembarque para passageiros vindos do Centro e das estações Rodoviária e São Pedro. As linhas operam em horários diferenciados: a conexão Aeroporto-Centro funciona das 5h20 à 00h10, enquanto a linha circular São Pedro-Rodoviária está disponível das 5h30 às 22h45. Importante destacar que os ônibus são gratuitos, com o custo limitado à passagem do metrô.

Os itinerários incluem uma linha direta Aeroporto-Centro e outra Centro-Farrapos, ambas sem paradas intermediárias. A linha circular conecta as estações São Pedro e Rodoviária aos terminais Aeroporto e Farrapos, atendendo as necessidades dos passageiros de forma ágil e eficiente.

Este sistema de integração permanece ativo até que as estações desativadas da Trensurb sejam reabertas, assegurando a continuidade do transporte público em Porto Alegre.

Informações: Terra

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