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Prefeitura do Rio abre neste sábado o Terminal Intermodal Gentileza com operação gradual da Transbrasil
terça-feira, 20 de fevereiro de 2024Para consolidar a implantação do sistema BRT na cidade, a Prefeitura do Rio inicia, neste sábado (24/02), a operação gradual da Transbrasil. Com 26 quilômetros de extensão, 18 estações e dois terminais, o corredor expresso conectará Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, passando por 18 bairros e com previsão para transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT a ser inaugurado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. A abertura em etapas da Transbrasil acontecerá um dia após a cerimônia de inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), marcada para esta sexta-feira (23/02) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Erguido nas imediações da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária, o TIG será o maior terminal integrador de transporte público do Rio, e conectará o BRT ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e às linhas de ônibus municipais.
Quando estiver em plena operação, o TIG permitirá que os passageiros cariocas possam acessar, dentro do terminal, o novo BRT Transbrasil, duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligarão o terminal ao Aeroporto Santos Dumont e às Barcas, e 14 linhas de ônibus municipais regulares para diversos bairros da cidade. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (20/02), a Prefeitura do Rio apresentou a logística do início das operações do Terminal Intermodal Gentileza e do Corredor BRT Transbrasil. Participaram a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio; o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis; a diretora presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin; o diretor-presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), Gustavo Guerrante, e o gerente de Implantação e Manutenção do VLT, José Carlos Alves.
– O BRT Transbrasil foi aguardado por muitos anos na cidade e começa a funcionar neste sábado junto com o Terminal Intermodal que integrará o BRT, o VLT e as linhas de ônibus municipais. É um ganho de mobilidade para o Rio ter este grande terminal de integração para a cidade. A gente começa essa operação que vai ocorrer em várias fases, a ideia é justamente essa, até para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com a grande mudança na cidade – disse a secretária Maína Celidonio.
Na fase 1: Transbrasil começará a operar entre Penha e Terminal Gentileza e terá linha executiva para o Aeroporto do Galeão
A fase inicial (1) da operação da Transbrasil, que começa neste sábado (24/02) e se estende até 30 de março, terá os ônibus articulados circulando no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) será o mesmo cobrado em todos os modais municipais.
Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, entrará em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus terão bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa será de R$ 15, e a passagem poderá ser paga com Jaé ou Riocard.
Na fase 2: Transbrasil terá operação entre Deodoro e Terminal Gentileza, e início da calha segregada do BRT
A partir de 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. Também nesta data será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana. Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.
Mais conexões, mais facilidade para transitar no Rio
O início da operação da Transbrasil e a abertura do Terminal Gentileza ampliam o leque de conexões viárias possíveis aos passageiros cariocas. Dentro do TIG, os usuários do novo corredor poderão se conectar a 14 linhas de ônibus municipais, sendo cinco delas já no sábado (24/02) e outras cinco a partir de 16 de março. (Informações sobre as linhas abaixo).
Também a partir de sábado (24/02), será possível ainda acessar uma linha de VLT dentro do TIG, alcançando pontos importantes do Centro do Rio, como o Aeroporto Santos Dumont, a Avenida Rio Branco, a Praça Mauá ou a Orla Conde.
Na outra ponta da Transbrasil, o corredor se conecta à Transolímpica por meio do Terminal Deodoro e ao Transcarioca a partir de dois pontos, na Penha e no Fundão, possibilitando a circulação facilitada dos passageiros entre os bairros da Zona Oeste, Zona Norte, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Centro do Rio.
Além de criar novas opções de trajetos e viagens, o início da operação do corredor Transbrasil deverá resultar numa redução de 50% no tempo de deslocamento dos passageiros que usam a Avenida Brasil todos os dias.
– O VLT inicia a operação no TIG a partir deste sábado com a Linha 1 em horário normal, como já opera hoje: todos os dias das 6h até meia-noite. Além disso, até o fim de março entrará em operação uma nova linha, a Linha 4, que vai conectar o terminal até a Praça XV. O passageiro que vem do BRT Transbrasil terá muito mais previsibilidade para a chegada ao Centro, sem ficar no trânsito e com conforto que a integração dos dois transportes oferece – afirma Gustavo Guerrante.
Linhas de ônibus municipais
Das 14 linhas de ônibus municipais previstas para operar dentro do Terminal Intermodal Gentileza, inicialmente, cinco linhas municipais que tinham como destino o entorno da rodoviária já estarão operando no local neste sábado (24/2). São elas:
Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
Linha 353 (Praça Seca – Terminal Gentileza)
Atenção: Os pontos de ônibus dessas linhas existentes das ruas Comandante Garcia Pires e General Luís Mendes de Moraes e na Praça Marechal Hermes, todas no entorno da rodoviária, serão desativados.
A partir de 16 de março, outras cinco linhas municipais passam a operar no TIG. São elas:
Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Atenção: Os pontos de ônibus dessas linhas existentes das ruas Comandante Garcia Pires e General Luís Mendes de Moraes e na Praça Marechal Hermes, todas no entorno da rodoviária, serão desativados.
VLT terá linhas ligando o TIG ao Santos Dumont e às barcas
Com a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza, o VLT Carioca amplia a operação da sua linha 1, que passa a circular entre o Terminal Intermodal Gentileza x Santos Dumont, a partir do próximo sábado (24/02). O traçado TIG x Santos Dumont pode ser feito pelos passageiros em cerca de 30 minutos.
O horário de funcionamento está mantido: das 6h à meia-noite.
Com a mudança, os passageiros que estiverem nessa linha e desejarem desembarcar em Praia Formosa, a orientação será a baldeação na estação Rodoviária, para a linha 2 (que terá seu percurso Praça XV x Praia Formosa) mantido, naturalmente. A troca de linha é necessária apenas nesse caso, sem custos adicionais. Para o cliente da linha 2, com destino à Praia Formosa, não haverá mudança.
Até o dia 30 de março, está prevista a inauguração da linha 4 (Praça XV x Terminal Intermodal Gentileza) do VLT para atender o terminal Gentileza. O novo trajeto terá duração de 29 minutos.
Vale lembrar que a passagem do VLT custa R$ 4,30 e cada usuário deve ter o próprio cartão para embarque. Ele pode ser comprado ou carregado nas paradas e estações, que contam ainda com terminais para consulta de saldo, desbloqueio de cartões e liberação de recarga on-line. É recomendado inserir antecipadamente os créditos para ida e volta.
– O VLT complementa aqui a sua vocação. Ele nasceu como instrumento de integração de todos os demais modais da cidade, navios, ônibus, aviões, metrô e o BRT, que agora traz o cumprimento dessa nossa vocação. Após a integração com a região portuária, revitalizada na época das Olimpíadas, agora temos a possibilidade de o nosso usuário da região da Avenida Brasil chegar ao Centro do Rio, onde estão majoritariamente os empregos da cidade – disse José Carlos Alves.
Jaé no VLT
O novo sistema de bilhetagem digital, o Jaé, começa a funcionar no VLT a partir deste sábado (24/02). Todas as composições terão os dois validadores: o Jaé e o Riocard. O VLT passa a ser o segundo modal a aceitar o Jaé. Desde julho do ano passado, quando foi implantado, o sistema estava funcionando exclusivamente no BRT, como fase de teste.
Além do Gentileza, outras estações de VLT que terão máquinas de auto-atendimento (ATM) da Jaé: Praia Formosa, Rodoviária, Equador, Pereira Reis, Vila Olímpica, Central, Cristiano Ottoni, Tiradentes, Camerino, Santa Rita, Utopia, Cidade do Samba, Providência e Harmonia.
Além do cartão físico, os passageiros poderão pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Os usuários poderão baixar o aplicativo da Jaé, já disponível nos sistemas Android e IOS, ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do aplicativo será possível ver o saldo, extrato, fazer recarga, solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão. É importante ressaltar que, neste novo sistema, o saldo não expira. Não há prazo definido para que o usuário utilize o crédito.
Restrições à circulação de caminhões entram em vigor na Avenida Brasil
A partir de 16 de março, serão implantadas restrições à circulação de caminhões em trechos da Avenida Brasil, para evitar retenções em alguns trechos e faixas de horário. A avenida é a principal via estrutural da cidade, com volume diário médio de 200 mil veículos, no trecho de maior concentração de tráfego: entre Parada de Lucas e o Caju.
No pico da manhã, entre 6h e 9h, no sentido Centro, os caminhões e carretas, considerando a equivalência desses veículos com veículos de passeio, representam 32% do volume de automóveis no mesmo período. Na parte da tarde, entre 16h e 19h, esse percentual é de 26,5%.
– Hoje de manhã, num acidente envolvendo um caminhão na Avenida Brasil, perdemos duas faixas das quatro disponíveis. É incompatível a circulação desses veículos, que têm maior dificuldade de se deslocar e, quando há acidente, o tempo para desfazer a cena é muito maior. Em termos de circulação, a partir do dia 30 vai melhorar muito para quem utiliza o BRT, para quem utiliza os ônibus – ressalta o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.
A adoção dessa medida vai melhorar a fluidez nos horários de pico e, por consequência, diminuir a duração dos horários críticos permitindo que os veículos de carga, no momento que acessarem a Avenida Brasil, tenham maior velocidade em seus deslocamentos.
A Avenida Brasil tem extensão de cerca de 55 quilômetros por sentido. A restrição na pista central será efetuada em trecho de aproximadamente 14 quilômetros. Quanto às pistas laterais, em que as restrições serão aplicadas somente nos dias úteis, a restrição no sentido Santa Cruz será em trecho de aproximadamente 6 quilômetros, enquanto no sentido Centro, o trecho restrito terá cerca de 14 quilômetros.
Restrições levaram em consideração estudo de fluxos viários
A definição pela implantação dessas medidas levou em consideração estudos baseados no fluxo viário na Avenida Brasil, na participação dos caminhões observando-se as suas características de circulação, assim como nos dados sobre ocorrências (enguiços e panes em geral, acidentes, bloqueios, etc) que causam maior impacto no trânsito e levam maior tempo para serem resolvidas, quando comparadas com as mesmas situações envolvendo veículos de menor porte.
Em 2023, foram feitos 1.002 atendimentos envolvendo caminhões e carretas. Proporcionalmente, a incidência de acidentes com caminhões é mais que o dobro que a incidência envolvendo veículos de passeio e o tempo de atendimento médio por incidente para que a pista seja liberada é 60% maior quando há caminhões envolvidos. Considerando enguiços mecânicos, a relação é ainda mais significativa: a proporção de enguiços de caminhões é mais que o triplo da de veículos de passeio, com tempo de atendimento quatro vezes maior.
Sinalização específica será implantada
Sinalização específica será implantada em todos os acessos aos trechos onde haverá restrição, indicando os dias e horários proibidos. A fiscalização do cumprimento da nova regra será efetuada por meio de equipamentos eletrônicos ao longo dos trechos, bem como por agentes da Guarda Municipal atuando em viaturas e posicionados nas passarelas. Para orientar os motoristas sobre os trechos restritos, sinalização complementar e mensagens nos painéis da CET-Rio serão disponibilizadas, informando sobre as alterações implantadas.
Informações: Prefeitura do Rio
Postado por Meu Transporte às 22:40 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Obras da pista do BRT em Cuiabá avançam na avenida do CPA
Os primeiros 100 metros de concreto foram feitos na pista do BRT em Cuiabá na avenida do CPA nesta segunda-feira (19.02)./ O primeiro trecho de obra compreende dois quilômetros, e vai da entrada do bairro Morada da Serra, até a entrada do bairro Morada do Ouro, e as obras seguem em outras frentes também como destaca o secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra Isaac Nascimento.
As obras devem avançar ao longo da avenida do CPA./ O sistema BRT em Cuiabá terá duas linhas, a primeira saindo do Terminal do CPA que será próximo ao Comando Geral da PM, seguindo até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas da Prainha e 15 de Novembro./ A segunda linha vai do terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, seguindo até o Centro da cidade./ E por enquanto segundo o secretário, é necessário paciência por quem trafega pelo local.
Informações: SEINFRA
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Marcadores: B R T, Mato Grosso
Governo Lula prepara medidas de estímulo à produção nacional de ônibus elétrico
De olho na “pauta verde” e na crescente concorrência chinesa, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara medidas de estímulo à produção nacional de ônibus elétrico. As iniciativas vão contar com verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terão exigências de conteúdo local – pré-requisito que voltou a ganhar força com a nova política industrial defendida pela atual gestão.
O objetivo é estimular a produção de veículos voltados ao transporte público dentro do País, tendo como principal mercado os médios e grandes municípios que estejam em processo de renovação das frotas, segundo apurou a reportagem.
Baixa participação
Dos 107 mil ônibus que rodam atualmente no Brasil, apenas 444 são elétricos, de acordo com dados da plataforma E-bus Radar, que monitora o transporte público na América Latina. Na região, o País ocupa o terceiro lugar, bem atrás do Chile (2.043) e da Colômbia (1.590).
O principal entrave à expansão desse tipo de veículo é o preço: um ônibus com essa tecnologia custa na faixa de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões, ante R$ 700 mil a R$ 900 mil da versão a diesel. “Embora o investimento seja três vezes maior, e ainda tenha o gasto com subestação (estrutura necessária para o carregamento de baterias), isso é compensado pelo custo menor de manutenção e da energia elétrica (na comparação com o combustível fóssil) ”, afirmou a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.
Segundo ela, esse aporte adicional tende a se pagar em um período de 10 a 15 anos. Já pela ótica ambiental, cada ônibus elétrico significa cerca de 100 toneladas de CO2 a menos na atmosfera por ano. Pelo Acordo de Paris, o Brasil terá de zerar a emissão líquida desses gases do efeito estufa até 2050 – ou seja, buscar o equilíbrio entre a emissão e a captura do carbono.
São Paulo
A cidade de São Paulo, que transporta 7,3 milhões de passageiros por dia útil e concentra a maior parte da frota de ônibus elétrico do País, foi a primeira a obter financiamento do BNDES com o objetivo de aumentar a eletromobilidade.
O banco aprovou, no fim de 2023, R$ 2,5 bilhões para a Prefeitura de São Paulo com o custo da TLP (Taxa de Longo Prazo, ou seja sem subsídio), mas com prazos mais alongados, de 15 anos, mais um de carência. O montante vai bancar a compra de até 1,3 mil veículos, o equivalente a 10% da frota paulistana.
Os veículos só poderão ser adquiridos das quatro montadoras que têm produção local e são certificadas pelo BNDES: Eletra (empresa que nasceu no ABC paulista), MercedesBenz (alemã), BYD (principal fabricante chinesa de veículos elétricos, que ultrapassou a Tesla nas vendas mundiais) e Marcopolo (companhia que iniciou os negócios em Caxias do Sul, no RS).
Gargalo
Luciana admite que se trata de um gargalo: “Nós temos só quatro montadoras (de ônibus elétrico no País) e elas ainda estão começando. O início é um pouco mais lento, mas, depois, é uma curva exponencial. Nós gostaríamos de escalar rapidamente (a troca das frotas), mas depende da cadeia de suprimentos e da capacidade de produção dessas empresas”.
De acordo com o BNDES, essas montadoras têm apontado um potencial de produção de 4 mil veículos por ano, mas o número é considerado otimista e visto com cautela.
A expectativa do governo e da equipe econômica, segundo apurou a reportagem, é de que as indústrias automobilísticas já instaladas no País acelerem a conversão de suas plantas, atualmente focadas nos motores a combustão – bem como haja um maior interesse de empresas estrangeiras, inclusive chinesas, de produzir esse tipo de veículo localmente.
Fundo clima
Para dar volume a esses financiamentos, o BNDES aposta no Fundo Clima, que está no guarda-chuva do banco de fomento e tem cerca de R$ 10 bilhões em caixa. O dinheiro foi captado em novembro do ano passado, na primeira emissão brasileira de títulos soberanos verdes. Dentro do fundo, já há um subprograma de mobilidade urbana, mas ainda sem valor definido.
“É uma corrida contra o relógio. A expectativa é de que, no primeiro trimestre deste ano, já tenhamos os recursos disponíveis”, afirma Luciana. Segundo ela, as linhas abastecidas pelo Fundo Clima terão juros subsidiados, além de contarem com prazos mais longos do que a média do mercado.
Informações: O Sul
Postado por Meu Transporte às 20:00 0 comentários
Marcadores: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Ônibus Elétricos, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tecnologia Renovável
Em SP, Alunos que utilizam linhas metropolitanas podem solicitar o passe escolar
Com o início do ano letivo da rede estadual de ensino, alunos e professores que pretendem utilizar o Passe Livre Escolar ou o Meia Tarifa do transporte metropolitano podem preencher os formulários de solicitação no site da EMTU (https://www.emtu.sp.gov.br/passe/indexregiao.htm) para requisitar o benefício que concede gratuidade ou desconto na tarifa das linhas intermunicipais.
As vendas dos créditos eletrônicos da cota Meia Tarifa e da utilização da cota do Passe Livre Escolar para quem já teve sua solicitação aprovada pelo site foram iniciadas em 01/02. A liberação do banco de dados 2024 para as escolas atualizarem o cadastro de estudantes e professores no Portal Parceiros da EMTU ocorreu em 02/01.
O Passe Livre Escolar isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior de escolas públicas do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola. Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional (R$ 2.118,00), ou integrante de bolsas como FIES, PROUNI, cotas sociais.
O estudante que não tiver direito à gratuidade total pode solicitar a Meia Tarifa, que concede desconto de 50% no pagamento da passagem. Já o professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro na região metropolitana.
Em 2023, foram emitidos pela EMTU 83.114 passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba), sendo 41.342 Passes Livres e 41.772 Meia Tarifas.
Novidades no processo de solicitação em 2024
O regulamento do Passe Escolar foi revisado para orientações aos estudantes e professores, com novo visual no preenchimento do formulário de solicitação do passe:
· É possível digitar somente o número da linha, simplificando a forma de optar pela linha que será utilizada no trajeto da residência à escola. Antes era necessário selecionar a empresa e depois a linha.
· Para quem é baixa renda, o preenchimento e envio da documentação também ficou mais objetivo, pois o envio das comprovações será por integrante familiar.
O valor da taxa é de R$ 26,60 (valor de sete tarifas-piso, que é de R$3,80)
Como solicitar - O primeiro passo é a instituição de ensino registrada junto à EMTU fazer o cadastramento do aluno ou professor no Portal Parceiros-Instituição de Ensino-EMTU/SP, de acesso exclusivo da escola. Depois desse registro, o interessado deverá acessar o site
da EMTU na opção Passe Escolar para preenchimento do formulário, envio de documentos digitalizados previamente, impressão e pagamento da taxa do boleto no valor correspondente a R$ 26,60. A liberação do benefício dependerá da análise e aprovação da documentação e do trajeto realizado.
Solicitação do Cartão TOP
Na Região Metropolitana de São Paulo, os cartões não são enviados para as instituições de ensino. Após o aviso de liberação do benefício no site da EMTU, o responsável ou titular maior de 18 anos deve solicitar seu cartão TOP pelo aplicativo TOP, disponível para Android e IOS, ou em um dos mais de 60 pontos físicos disponibilizados para emissão do cartão. É necessário agendamento prévio para a solicitação nos pontos físicos, bem como portar documento oficial com foto no atendimento. Para acessar a relação completa dos locais, clique no link. Já para aqueles que optarem por receber o cartão em casa, é preciso pagar a taxa de entrega de R$ 28,50, além da taxa de emissão cobrada pela EMTU no valor de R$ 26,60.
É importante destacar que tanto os beneficiários do Meia Tarifa quanto do Passe Livre, residentes da Grande São Paulo, deverão seguir o seguinte procedimento: após o aviso de liberação do benefício no site da EMTU e de posse do cartão TOP, devem atualizá-lo, aproximando em um dos validadores on-line do TOP presentes nos terminais de ônibus da EMTU e também nas estações do Metrô e da CPTM, para usufruir do benefício e utilizar somente nos ônibus intermunicipais metropolitanos.
Aqueles que têm o Meia Tarifa devem ter atenção no momento da recarga, e selecionar a aplicação escolar para que o desconto na tarifa seja aplicado. O TOP na modalidade escolar não pode ser utilizado no METRÔ e nem na CPTM (para isso, o estudante deve solicitar o Bilhete Único, na SPTrans). Nas outras regiões metropolitanas o procedimento permanece como nos anos anteriores. O passageiro deverá acessar a opção Passe Escolar no site da EMTU e clicar na região metropolitana onde a escola está situada.
Para fazer a recarga do seu cartão TOP Estudante, os beneficiários contam com o app TOP, ATMs e estabelecimentos parceiros. E, nesse ano, tem uma novidade: agora também é possível fazer a recarga pelo WhatsApp. Basta seguir as orientações do autoatendimento no número (11) 3888-2200. Em caso de dúvidas sobre a solicitação do benefício ou uso do TOP, acesse a Central de Ajuda TOP pelo link: Bora de TOP
É importante que o estudante ou professor leia atentamente o regulamento do Passe Escolar disponível no portal da EMTU e verifique se possui todos os documentos exigidos pela legislação. No momento do pedido on-line, a documentação já deve ter sido digitalizada e estar pronta para o envio. Se o processo for feito corretamente, o benefício é liberado em até 10 dias úteis. Caso haja alguma pendência, é possível efetuar a regularização pelo próprio site, enviando a documentação correta, porém o prazo de 10 dias úteis iniciará a partir da data da regularização - a situação da solicitação pode ser acompanhada pelo site.
Informações: EMTU
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