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Em Curitiba, Mais três linhas de ônibus passam a fazer integração na estação PUC na Linha Verde

quinta-feira, 10 de abril de 2025

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai ampliar, a partir desta quinta-feira (10/4), o itinerário de três linhas de ônibus até a estação-tubo PUC (Linha Verde), no encontro da Rua Imaculada Conceição com a Avenida Senador Salgado Filho. O objetivo é multiplicar as possibilidades de integração entre linhas que passam na região, para que o passageiro possa se deslocar em diferentes direções sem ter que pagar mais uma passagem. 

As linhas 010-Interbairros I (horário); 011-Interbairros I (anti-horário) e 175-Bom Retiro/PUC passam a ter parada na estação-tubo PUC (Linha Verde). Inaugurada em 2020, a estação recebe 34 mil passageiros por dia e atende atualmente sete linhas.

Trajeto
A linha 010-Interbairros I (horário) terá mudança de itinerário pelas ruas Iapó, Jóquei Clube e Imaculada Conceição, realizando parada na Estação PUC  Linha Verde (sentido Pinheirinho) pela porta sete, seguindo pela Av. Sen. Salgado Filho, Imaculada Conceição e Comendador Roseira, retornando ao itinerário oficial.

A linha 011-Interbairros I (anti-horário): pela Rua Imaculada Conceição, realizando parada na Estação PUC Linha Verde (sentido Atuba) pela porta seis, seguindo pela Av. Sen. Salgado Filho e Rua Imaculada Conceição, retornando ao itinerário oficial. 

A linha 175–Bom Retiro/ PUC passa a fazer itinerário pela Rua Imaculada Conceição, realizando parada na Estação PUC Linha Verde (sentido Pinheirinho) pela porta seis, seguindo pela Av. Sen. Salgado Filho e Imaculada Conceição, sentido Centro, retornando ao itinerário oficial.

As três linhas passam a ter integração  com as sete linhas que já param no local: 350-Atuba/Pinheirinho; 050-Interbairros V; 472-Uberaba; 471-Vila São Paulo; 475-Canal Belém; 477-Vila Macedo (Via Guabirotuba) e 188 -Mad. Pilarzinho/Uberaba.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura de Aracaju inicia rodada de testes com novo ônibus elétrico no transporte público

A Prefeitura de Aracaju deu início a mais uma rodada de testes com ônibus elétrico no sistema de transporte coletivo da capital. O modelo Ative Integral 100%, fabricado pela brasileira Marcopolo, começa a circular ainda nesta semana em diferentes linhas da cidade, operado de forma alternada pelas empresas Viação Atalaia e Modelo.
Com autonomia de até 250 km por carga e capacidade para 80 pessoas, o veículo será testado durante 30 dias, sendo 15 com a Viação Atalaia e os outros 15 com a Modelo, em linhas que contemplam todas as zonas da cidade. O ônibus elétrico traz inovações como piso baixo de fácil acesso, ar-condicionado, espaço para pessoas com deficiência, carregadores USB para celulares, além de um funcionamento silencioso.

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, ressaltou o compromisso com a modernização do transporte coletivo e afirmou que essa modernização será constante. “Daqui para frente o transporte coletivo será modernizado e isso vai transformar a vida e o dia a dia das pessoas em Aracaju. Isso vai fazer uma diferença muito grande”.

“Antes a gente via os usuários sendo transportados em sucatas, com insegurança, ônibus incendiando. Acabou isso. Então, o nosso transporte coletivo com certeza, está buscando a qualidade e o melhor para a população. Nós temos aqui neste veículo acessibilidade, wi-fi, ar-condicionado, silêncio, tomada de USB tudo para o conforto das pessoas em um só transporte e com segurança”, finalizou a prefeita.

Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Aracaju disponibiliza ônibus elétrico para aprovação da população. No começo do ano, o modelo elétrico Azure A12 BR, fabricado pela TEVX Higer trafegou durante 30 dias pelas ruas da capital.

A rodada de testes com ônibus elétricos faz parte do conjunto de prioridades listadas pela prefeita Emília Corrêa para modernizar o transporte coletivo da capital. Outras ações como a manutenção da tarifa com o valor de R$ 4,50 e a renovação de 30% da frota de ônibus com os primeiros veículos com ar-condicionado já operando pelas vias de Aracaju. Outro ponto importante foi a sanção da lei que autoriza a aquisição de ônibus elétricos, além da suspensão da licitação irregular e o início das discussões para a nova licitação do Consórcio Metropolitano já estão em andamento.

Confira as rotas em que o ônibus elétrico vai fazer nestes 30 dias de testes:

Rotas da Viação Atalaia

Linha 001 - Augusto Franco/Bugio
Linha 005 - Maracaju / DIA
Linha 080 - Bugio / Atalaia
Linha 100.2 - Circular Shopping 02
Linha 200.1 - Circular Industrial e Comércio 01
Linha 401 - Inácio Barbosa / Unit / DIA
Linha 405 - 17 de Março / DIA
Linha 410 - Horto Santa Maria / DIA
Linha 414 - Marivan / DIA.
Linha 720 - Unit / Centro

Rotas da Modelo

Linha 001 - Augusto Franco/Bugio
Linha 008 - Porto Sul/Bairro Industrial
Linha 051 - Atalaia/Centro
Linha 100-1 - Circular Shopping 01
Linha 200-2 - Circular Industrial e Comércio 02

Informações: Prefeitura de Aracaju

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Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas

Duas novas linhas ferroviárias devem transformar a mobilidade entre Jundiaí, Campinas e a capital paulista: o Trem Intercidades (TIC) e o Trem Intermetropolitano (TIM). Além disso, a atual Linha 7-Rubi, da CPTM, será modernizada como parte do projeto.

Até o momento, não há previsão de novas audiências, porém, o projeto tem movimentado reuniões entre o Governo do Estado e as Prefeituras envolvidas. Em Jundiaí, a administração municipal apresentou 11 pedidos de travessias sob a ferrovia — para passagem de veículos, galerias pluviais e córregos. Também foram realizadas audiências públicas em Jundiaí e Campinas para apresentação da proposta à população.

O Trem Intercidades (TIC) – Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas com uma parada em Jundiaí, terá capacidade para até 860 passageiros por viagem. O trajeto de 101 km será realizado em aproximadamente 1 hora e 4 minutos, com trens que podem atingir até 140 km/h. A tarifa prevista é de R$ 64,00.

Já o Trem Intermetropolitano (TIM) fará a conexão entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O percurso de 44 km será feito em até 33 minutos. Os trens do TIM terão capacidade para até 2.048 passageiros por viagem, velocidade média entre 44 km/h e 80 km/h, e tarifa estimada em R$ 14,05. Para viabilizar o serviço, será construída uma nova plataforma na estação de Campinas e uma terceira via exclusiva para o transporte de cargas, que será remanejado.

Atualmente, ambos os projetos estão na fase de desenvolvimento do projeto básico, com conclusão prevista para setembro de 2025. Em seguida, será elaborado o projeto executivo, e as obras devem começar no primeiro semestre de 2026. A previsão de início da operação do TIC é em maio de 2029, enquanto o TIM deverá entrar em funcionamento em abril de 2031.

Liliana Rosa conhece bem os desafios de quem depende do transporte coletivo diariamente. “Trem de Jundiaí pra Campinas, de Campinas pra Jundiaí, vai facilitar, sim. Porque geralmente quem precisa ir pra Campinas e precisa usar o trem também tem que ir até a rodoviária. Então tem que gastar com mais transporte, demanda mais tempo”, afirma.

Ela também acredita que o novo serviço pode trazer benefícios além da mobilidade. “Vai diminuir custos. Fora que vai atrair mais gente pra ver e conhecer Jundiaí. Pode chamar mais atenção dessa galera pra vir pra cá, curtir, novas oportunidades de trabalho, shows, turismo. Vai facilitar muito”, completa.

O projeto, estimado em R$ 14,2 bilhões, faz parte de um programa mais amplo para expandir e modernizar a malha ferroviária paulista, priorizando modais mais sustentáveis e eficientes para o transporte de passageiros. A expectativa é beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, além de gerar mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Informações: sampi.net.br

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Conselho aprova reajuste e passagem de ônibus em Belém pode ir para R$ 5,60

Conselho Municipal de Transportes de Belém aprovou na tarde desta quinta-feira (10) a proposta que prevê o reajuste da passagem de ônibus de R$ 4,00 para R$ 5,60. O aumento foi discutido durante reunião que ocorreu nesta tarde, convocada após a prefeitura receber uma cobrança judicial sobre um acordo de reajuste do valor firmado pelo prefeito anterior, Edmilson Rodrigues, com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

A proposta aprovada pelo Conselho agora irá seguir para o prefeito Igor Normando, que irá analisar a medida e decidir se aprova ou rejeita o reajuste. Na última terça-feira (8), Igor usou as redes sociais para comentar sobre a proposta de reajuste, a qual classificou como "absurda".

O valor aprovado segue a proposta apresentada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade de Belém (Segbel), que sugeriu um reajuste de 40%, fixando o valor em R$ 5,60. A outra proposta em discussão foi apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), com reajuste de 46,25%, o que aumentaria a passagem para R$ 5,85.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que faz parte do Conselho, o valor de R$ 5,60 para a tarifa representaria 17,70% do salário mínimo, com gastos de R$ 11,20 por dia, R$ 67,20 por semana e R$ 268,80 por mês.

Informações: dol.com.br

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CCR lança aplicativo que mostra horários de circulação do Metrô de Salvador

A CCR Metrô lançou um aplicativo que permite que o passageiro confira acompanhe, em tempo real, o status das linhas e a chegada do próximo trem. O app também vai permitir que o passageiro recarregue os cartões de passagem.

O aplicativo CCR Mobilidade – já está disponível para download nas lojas oficiais – Google Play e App Store – deve contribuir para a redução de 10% nos atendimentos na ouvidoria relacionados à busca por informações, incentivando os passageiros a utilizarem os canais digitais antes de recorrerem ao suporte telefônico.

O serviço foi desenvolvido com foco na usabilidade e acessibilidade, garantindo que clientes de diferentes perfis utilizem os serviços com autonomia. Quem baixar o aplicativo, contará com as seguintes funcionalidades:

Recarga do Metrô B acompanhar em tempo real o funcionamento das linhas;
Status das linhas: acompanhar em tempo real o funcionamento das linhas;
Geolocalização: localizar estações e terminais próximos com rapidez;
Informações completas: consultar horários, operações especiais para grandes eventos, serviços e detalhes das linhas e estações;
Central de ajuda: resolver dúvidas com facilidade usando a FAQ e o formulário de atendimento;
Próximo Trem: planejar viagem ao consultar os horários de chegada em tempo real.

Informações: Bahia.ba

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No Recife, MPPE investiga irregularidades no transporte por moto via aplicativo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou uma investigação para apurar possíveis irregularidades relacionadas à expansão considerada “desordenada” do serviço de transporte por moto via aplicativo no Recife e em outras regiões do estado. A iniciativa visa discutir a necessidade de regulamentação dessa atividade.

De acordo com o MPPE, foi instaurado um Procedimento Preparatório — uma investigação preliminar que busca identificar indícios de irregularidades. A Promotoria está preocupada não apenas com o crescimento acelerado desse tipo de transporte, mas também com os impactos negativos que ele pode estar gerando no sistema de transporte público, além do número elevado de acidentes envolvendo motocicletas.

Um dos pontos observados na investigação é a evasão dos usuários do transporte público. Para entender esse fenômeno, o MPPE considera essencial analisar a atual situação do sistema na Região Metropolitana do Recife. Segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transportes, menos de 16% dos ônibus da frota circulante possuem ar-condicionado. Além disso, o Metrô do Recife é conhecido por proporcionar paralisações frequentes devido a problemas estruturais, o que prejudica diretamente a população.

No que diz respeito aos acidentes, ainda que não exista uma ligação comprovada entre o aumento dos sinistros com motos e os aplicativos de transporte, o MPPE solicitou dados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre ocorrências registradas entre 2023 e 2024, incluindo o grau de gravidade dos ferimentos e as áreas da Região Metropolitana do Recife (RMR) onde os acidentes são mais recorrentes.

Conforme o Relatório Preliminar de Segurança Viária divulgado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no fim de 2023, quase metade das mortes no trânsito da capital no ano passado — 48% — foi de motociclistas. Das 144 vítimas fatais registradas, 68 eram condutores de motocicletas.

Diante do cenário, uma audiência com os órgãos responsáveis já é articulada para acontecer ainda no mês de abril.

Informações: CBN Recife

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Benefícios socioambientais gerados pelo Metrofor equivalem a 81% do subsídio anual

A operação do metrô e dos VLTs em Fortaleza e na Região Metropolitana gerou, em 2024, benefícios sociais e ambientais que, quando monetizados, correspondem a 81,3% do subsídio público anual destinado ao transporte sobre trilhos. O cálculo consta no Relatório Socioambiental 2024, divulgado este mês no site do Metrofor.


Balanços Socioambientais
Segundo o documento, os milhares de deslocamentos por trilhos ao longo do ano resultaram em R$ 174,8 milhões em benefícios para as cidades, valor próximo dos R$ 215 milhões destinados pelo Governo do Ceará como subsídio ao transporte público sobre trilhos.

Os benefícios considerados no estudo decorrem da redução do fluxo de carros, ônibus e outros veículos rodoviários, o que contribui para a diminuição da poluição, dos acidentes e dos gastos com manutenção de vias rodoviárias, veículos e combustível; e também da economia de tempo que o deslocamento mais rápido proporciona, possibilitando mais tempo para produtividade ou lazer, favorecendo a economia e a qualidade de vida.

Para o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya Neto, tais benefícios fazem do transporte sobre trilhos a solução mais eficaz para a mobilidade da população de Fortaleza e outros centros urbanos do Ceará.

Monetização
Anualmente, técnicos calculam o impacto financeiro dos benefícios sociais e ambientais gerados pelo transporte sobre trilhos. A metodologia utilizada na monetização considera dados oficiais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e do próprio Metrofor.

O modelo aplicado é semelhante ao desenvolvido em 2001 pelo Metrô de São Paulo e publicado na revista da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O Relatório Socioambiental do Metrofor é dividido em seis categorias. Confira, a seguir, a estimativa financeira em cada uma delas:

Informações: METROFOR

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SPTrans altera itinerário da linha 5119/22 a partir de sábado (12)


A SPTrans informa que, a partir de sábado (12), a linha 5119/22 Term. João Dias - Lgo. São Francisco passará a circular pela Av. Giovanni Gronchi, entre a Pça. Roberto Gomes Pedrosa e a Av. Morumbi, para atendimento aos moradores da região. 

Acompanhe a mudança:

5119/22 Term. João Dias - Lgo. São Francisco
Ida: normal até a Pça. Roberto Gomes Pedrosa, Av. Giovanni Gronchi, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Morumbi, Av. Giovanni Gronchi, Pça. Roberto Gomes Pedrosa, prosseguindo normal.

Atenção

Sentido Centro 
Os passageiros que utilizam a linha na Av. Jules Rimet, números 121 e 300; Rua Pe. Lebret, n° 469; e Av. Morumbi, números 4327, 4077 e 3941, no sentido Centro, poderão embarcar na linha 5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco que atende todo o seu itinerário até o Largo São Francisco. 

Sentido bairro
Os passageiros que utilizam a linha na Av. Jules Rimet, 263 (em frente ao estádio), Rua Pe. Lebret, n° 601 e Av. Morumbi, em frente ao número 4327 e 3961, no sentido bairro, poderão embarcar na linha 5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Estações do Metrô-DF estarão fechadas para manutenção no domingo (13)

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que, no próximo domingo (13), todas as estações estarão fechadas ao público e, portanto, não haverá circulação de trens.

As operações serão suspensas durante um dia para a realização de diversas atividades de manutenção preventiva nas vias dos trens pela companhia e também na rede elétrica – operação executada pela concessionária de energia que alimenta o sistema, a Neoenergia.

“As ações visam a melhorar a eficiência dos serviços e garantir a segurança dos usuários que utilizam o transporte público do Distrito Federal”, reforça o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Entre as atividades a serem realizadas estão a análise dos trilhos e troca (se necessário) a manutenção dos trens, a capina e a roçagem das vias, a instalação de painéis nas plataformas, a limpeza das caixas-d’água das estações do túnel e a manutenção das máquinas de chave, além da instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas técnicas para garantir a adequação térmica dos equipamentos.

Na segunda-feira (14), as estações reabrem no horário habitual, às 5h30.

*Com informações do Metrô-DF

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Governo do Mato Grosso lança primeiro processo de contratação para conclusão das obras do BRT

O Governo de Mato Grosso vai lançar o primeiro processo de contratação pública para executar o restante da obra de implantação do Sistema BRT, em Cuiabá e Várzea Grande. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (10.4).

A contratação será feita por meio de processo de dispensa eletrônica e a participação das empresas ocorrerá por cadastro no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag). Conforme o edital, será escolhida a empresa que apresentar o menor valor, sendo que haverá disputa aberta de lances. O processo será realizado no dia 30 abril.

A empresa vencedora, além de executar os serviços, será responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos.

O primeiro trecho a ser contratado compreende a conclusão e implantação das obras de infraestrutura e urbanização da linha Várzea Grande - CPA, com a conclusão dos serviços em Várzea Grande e a implantação da infraestrutura em Cuiabá, do trecho da ponte Júlio Müller até a Secretaria de Estado de Fazenda. 

O valor de referência para execução das obras será de R$ 121,3 milhões, que inclui a instalação de iluminação pública e finalização de serviços de paisagismo. O prazo previsto para a execução das obras é de 180 dias.

Novas contratações

O trecho da região do Coxipó até ao centro da capital será contratado em um processo separado, assim como a implantação das estações, terminais e outros serviços.

Consórcio

Conforme acordo, o Consórcio BRT está finalizando os serviços na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e Avenida do CPA, em Cuiabá, até o Crea. O consórcio tem 150 dias para a conclusão dessas obras.

Informações: Secom

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SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia


Pelo segundo dia consecutivo, a SuperVia registrou, nesta quarta-feira (09/04), recorde de passageiros diários neste ano: 355.284. A marca anterior era de 348 mil alcançados no dia anterior, 8 de abril. Ontem, a concessionária colocou trens extras no ramal Belford Roxo para atender passageiros prejudicados pelo fechamento de estações do metrô na Zona Norte do Rio. 

“Nosso time vai seguir empenhado em garantir uma operação estável para os passageiros. Esse recorde pelo segundo dia consecutivo é a nossa maior marca desde o fim da pandemia”, disse Everton Trindade, diretor presidente da SuperVia.

A SuperVia comemora mais esse número e vem observando o aumento na curva de clientes diários desde o ano passado, quando saltou da média de 270 mil para mais de 320 mil.

Informações: Supervia

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