Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Frota de ônibus de Belo Horizonte tem a menor idade média entre as capitais

domingo, 18 de maio de 2025

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza melhorias no transporte coletivo da cidade e, um dos focos, é a renovação da frota dos ônibus da capital. Entre 2023 e 2025, a capital recebeu 1.088 novos veículos, o que representa a renovação de 40% da frota do sistema convencional atual, composta por 2.741 coletivos. 

Com a chegada dos novos coletivos, Belo Horizonte possui a menor idade média de frota entre as capitais brasileiras, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2023-2024. Enquanto a média nacional permanece em 6 anos e 5 meses desde 2011, a idade média atual da frota municipal é de 5 anos e 2 meses. 

Segundo o superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, Rafael Murta Resende, as melhorias no transporte coletivo já têm gerado impactos positivos para os passageiros. “A Prefeitura vem promovendo uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana, com investimentos em infraestrutura viária, ações de fiscalização do Tolerância Zero e a renovação da frota do transporte coletivo. Os novos veículos já demonstram para a cidade que as melhorias estão acontecendo e as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Sumob e da BHTrans seguem empenhadas em novas ações e projetos para a cidade”, salienta Rafael. 

A renovação da frota em Belo Horizonte atende aos diversos segmentos do transporte coletivo convencional da cidade. As linhas de vilas e favelas receberam 23 novos miniônibus, 175 novos ônibus foram incorporados ao sistema MOVE e outros 890 novos veículos já estão operando nas linhas convencionais. Os novos ônibus oferecem mais conforto e comodidade aos passageiros, com ar-condicionado, suspensão a ar e tecnologia sustentável, baseada no sistema Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes.

Lei de Melhorias para o Transporte Coletivo

A qualidade do serviço está assegurada pela Lei 11.458/2023, que desde março de 2023 vem modernizando o transporte público de Belo Horizonte. Com essa legislação, a Prefeitura passou a adotar um novo modelo de remuneração para os sistemas de transporte coletivo suplementar e convencional, em que o poder público complementa a tarifa, antes custeada exclusivamente pelos usuários.

Para receber a remuneração complementar, as concessionárias devem cumprir uma série de condicionantes, como segurança, limpeza, conservação dos ônibus, garantia de ar-condicionado em funcionamento, pontualidade, cumprimento da programação e respeito ao limite de passageiros.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960