Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

CBTU realiza investimento de mais de R$ 18 milhões em trilhos

domingo, 30 de março de 2025

Em dezembro do ano passado (2024), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou a aquisição de mais de 2,3 toneladas de trilhos. As Unidades contempladas com o material serão João Pessoa e Recife. O valor total do investimento foi de mais de R$18 milhões, que serão destinados às melhorias nas ferrovias. O bem adquirido já foi fabricado pela empresa ACSO – Central de Serviço do Aço LTDA e está em fase de certificação.

"A aquisição do material visa a continuidade das obras de substituições dos trilhos das curvas que apresentam desgastes próximos aos limites estabelecidos pelas normas técnicas. Tais substituições ajudarão na melhoria da segurança do sistema, na preservação do material rodante e a eficiência da operação , uma vez que os trens de passageiros poderão operar em maiores velocidades", disse Diogo Santos, gerente Geral de Estudos e Projetos - GAESP.

Das 2,3 toneladas do material, 939,53 serão para João Pessoa, na Paraíba. Essa quantidade é equivalente a 20 km de trilhos, capazes de construir 10 km de via férrea e teve o custo total de quase R$8 milhões. Já em Recife, 1.365,13 toneladas equivalem a 24km de trilhos, capazes de construir 12km de via férrea pronta, com um custo total de quase 10,4 milhões . Ambas as Unidades têm previsão de recebimento do material no início do segundo semestre de 2025.

Informações: CBTU

READ MORE - CBTU realiza investimento de mais de R$ 18 milhões em trilhos

Terminal urbano de Araçatuba volta ao antigo endereço a partir desta segunda-feira

A Prefeitura de Araçatuba informa que, a partir desta segunda-feira (31), o Terminal Rodoviário Urbano “Nelson Reis Alves” voltará a funcionar no seu endereço anterior, entre as ruas Tupi e Olavo Bilac, ao lado da antiga plataforma ferroviária.

A mudança tem como principal objetivo fazer os reparados no terminal novo, inaugurado no ano passado, para assim melhorar a segurança dos usuários e a operacionalização do transporte coletivo, reduzindo atrasos de partidas e chegadas dos ônibus.

O atual terminal urbano, conhecido como “Novo Terminal”, será temporariamente fechado para a realização de correções técnicas apontadas após o início das operações. Entre os problemas constatados estão falhas em sistemas hidráulicos, trincos, cobertura, acessibilidade, sistema de combate a incêndio e capacidade de vagas para veículos, entre outros. De acordo com a Prefeitura, os reparos já estão sendo providenciados, com acompanhamento técnico.

RESPEITO

Com a readequação das linhas e a localização mais estratégica do antigo terminal, a expectativa é de que a rotina dos usuários seja beneficiada. “Esta é uma medida de responsabilidade e respeito com a população. O retorno ao terminal antigo é necessário para que possamos corrigir todas as falhas estruturais do novo prédio com tranquilidade e segurança”, declarou o prefeito Lucas Zanatta.

O prefeito reforça que a prioridade é garantir um transporte urbano eficiente e digno. “Sabemos da importância do transporte coletivo para o dia a dia de milhares de pessoas. Estamos enfrentando esse desafio de frente, corrigindo o que precisa ser corrigido, com planejamento e compromisso com o cidadão”, afirmou.

Não há um prazo para a conclusão dos reparos no Novo Terminal.

Informações: Prefeitura de Araçatuba

READ MORE - Terminal urbano de Araçatuba volta ao antigo endereço a partir desta segunda-feira

DMTT faz mudanças em linhas de ônibus da parte alta de Maceió a partir de sábado

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) colocou em prática neste sábado (29) uma série de mudanças em ônibus da parte alta de Maceió.

Entre as medidas está a criação da linha 301 e o novo itinerário da linha 720, que entrarão no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Outra mudança é a suspensão da linha 711, que entrava no campus.

“Estamos adequando o transporte público e essas mudanças foram pensadas e articuladas para que houvesse ganho para os usuários. Os ônibus farão o trajeto pela Ufal, atendendo aos estudantes e às pessoas que precisam chegar na universidade”, disse o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

Veja os detalhes das mudanças

Nova linha 301 - Village Campestre II/Chã da Jaqueira (via UFAL e Colina)

Essa nova linha começa a funcionar no sábado (29). São viagens diárias saindo do Village Campestre, seguindo pela Av. Paulo Holanda e acessando o campus da Ufal pelo portão lateral. O itinerário segue pela Av. Lourival de Melo Mota e pelos bairros Clima Bom, Colina e Chã da Jaqueira. O retorno acontecerá pelos mesmos bairros.

Os passageiros dessa nova linha poderão fazer a integração temporal com as linhas 714 - Rio Novo/Ponta Verde e 723 - Rosane Collor/Ponta Verde.

Fim da linha 711 - UFAL/Ponta Verde (via Ladeira do Calmon)

Essa linha vai deixar de funcionar a partir de sábado (29).

“Tínhamos a 711, uma linha com um itinerário longo, o que ocasionava um tempo excessivo de viagem. A linha 301 continuará atendendo aos estudantes e terá integração temporal com outras duas linhas, o que garante a possibilidade de deslocamento para outros pontos da cidade”, disse o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU) do DMTT, Glauco Oliveira.

Mudança na rota da linha 720 - Denisson Menezes/Ponta Verde (via Tabuleiro/Farol)

Os ônibus que fazem esse itinerário passarão a entrar no campus da Ufal, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h30, pelo portão da Av. Paulo Holanda.

Uma parada será instalada antes do acesso, para garantir o embarque e desembarque dos passageiros da linha.

Durante os finais de semana e nos horários em que os portões da Ufal estiverem fechados, o trajeto da linha 720 será feito pela Av. Paula Holanda, como acontece atualmente.

“Nessa situação da 720, avaliamos a demanda a partir dos dados de embarque e desembarque e fizemos essa alteração, proporcionando a entrada da linha na UFAL, o que acaba sendo mais uma opção de ônibus para os estudantes além das linhas que acessam o campus e também a linha 4000 - Circular Ufal”, afirmou Glauco Oliveira.

Linhas que entram na Ufal

301 - Village Campestre II/Chã da Jaqueira (via UFAL e Colina)
720 - Denisson Menezes/Ponta Verde (via Tabuleiro/Farol)
046 - Village Campestre II/Centro
901 - Eustáquio Gomes/Terminal Integrado do Benedito Bentes (via Hospital Metropolitano)
903 - Eustáquio Gomes/Terminal Integrado do Benedito Bentes (via UFAL)
900 - Cruz das Almas/UFAL (via José Tenório)
4000 - Circular UFAL (circula dentro do campus)

Informações: g1 Alagoas

READ MORE - DMTT faz mudanças em linhas de ônibus da parte alta de Maceió a partir de sábado

Santo André altera 29 linhas de ônibus no centro

A partir desta sexta-feira (28), as linhas de ônibus municipais e intermunicipais que circulam pela Rua Luís Pinto Fláquer, em Santo André, terão seus itinerários alterados devido ao avanço das obras de requalificação viária no centro da cidade. Com as mudanças, os coletivos que trafegam pela Avenida Queirós dos Santos passarão a desviar pela Rua Brás Cubas e Rua João Cardoso, retornando à Rua Luís Pinto Fláquer após o trecho em obras.

Entre as linhas intermunicipais que sofrerão alterações estão: 040, 196, 238, 409, 409 BI, 173 e 151. Já no sistema municipal, os trajetos modificados incluem as linhas S 60, B 11, B 13, B 19, B 21, B 47, B 63, I 02, I 03, I 04, I 05, I 07, I 08, T 15, T 17, T 23, T 25, T 27, T 28, T 29, TR 103 e TR 141.

Agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e da SATrans (Santo André Transportes) estarão no local para orientar motoristas e usuários do transporte público. As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, que integra um pacote de melhorias viárias financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Informações: ViaTrolebus

READ MORE - Santo André altera 29 linhas de ônibus no centro

No Rio, Invasão de veículos nos corredores BRT já provocaram quase 60 acidentes apenas este ano

A cena é corriqueira: veículos não autorizados — principalmente motos — invadem as pistas exclusivas do BRT para escapar do engarrafamento. Pedestres também cortam caminho pelos corredores. O atalho ilegal provocou a morte nesta terça-feira da estudante Fernanda Vitória Cavalcante Alves, de 17 anos, atropelada por um carro oficial do governo do estado na calha do Transcarioca, em Campinho. Levantamento feito pela empresa da prefeitura Mobi-Rio, responsável por administrar o sistema BRT, mostra que este ano já foram registrados 58 acidentes nos 157,5 quilômetros de extensão dos quatro corredores exclusivos na cidade — uma média de duas colisões a cada três dias. No ano passado, foram 226 ocorrências.

Todos os acidentes foram provocados pela imprudência de motoristas que invadiram as pistas dos ônibus articulados, fizeram conversões proibidas ou avançaram algum sinal do sistema. A Mobi-Rio estima um gasto de R$ 110 mil nos últimos 15 meses para reparar os ônibus danificados nessas colisões, isso sem contar o tempo que os coletivos ficam fora de operação — que varia de um a quatro dias. Dos quatro BRTs, o Transcarioca aparece na estatística com a maior quantidade de batidas: 37 este ano. Em 2024, foram 103.

Farra de infrações
Nesta quarta-feira, 24 horas após a morte de Fernanda Vitória, uma equipe do GLOBO ficou por três horas no corredor Transcarioca (Barra-Galeão), onde a jovem foi atropelada, após sair da Escola Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado. Foi o bastante para flagrar uma farra de irregularidades praticadas por motociclistas, motoristas e até por quem pedalava. Apesar da sinalização, veículos sem autorização foram vistos circulando pela calha exclusiva. Em alguns casos, pedestres também atravessaram as pistas fora das faixas reservadas para passagem de pessoas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) não divulgou o número de multas aplicadas nos quatro corredores do BRT.

Além dos ônibus articulados, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, só podem trafegar pelos corredores do BRT os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, ambulâncias, carros de polícia e veículos de fiscalização e operação de trânsito. A invasão da calha é considerada uma infração gravíssima: a multa é de R$ 293,47, e o motorista perde sete pontos na carteira.

Fernanda Vitória foi atingida por um carro que prestava serviços para a Secretaria estadual de Cultura. Segundo o órgão, o motorista Marco André Vargas, que dirigia o automóvel, estava sozinho no carro. Ele foi exonerado após o acidente e, na Polícia Civil, vai responder por homicídio culposo (sem intenção de matar).

Em julho de 2022, outra imprudência tirou a vida do garçom Rhenê Rodrigues Martins. A vítima atravessava a pista do BRT Transoeste, na Barra da Tijuca, na faixa de pedestres, quando foi atropelado por um carro da prefeitura em alta velocidade. O motorista Felipe Zelino Vitório Moitinho não prestou socorro. De acordo com o RJ2, da TV Globo, até hoje a família de Rhenê não foi indenizada pelo município. O garçom era casado e tinha três filhos.

Quase um ano depois, o motorista foi denunciado por homicídio doloso (com intenção de matar). Na época, o Ministério Público do Rio entendeu que ele transitava com veículo do município sem placa e pela pista expressa do BRT, sem que houvesse qualquer urgência. A promotoria também apontou que ele ultrapassou o sinal vermelho, não prestou socorro à vítima e falsificou documentação para dificultar a investigação.

Até mesmo o carro do deputado Dionísio Lins (PP), então presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, foi flagrado em março de 2023 trafegando pelo Transcarioca. Na época, o parlamentar se justificou dizendo que estava verificando a “situação do piso”.

Informações: O Globo

READ MORE - No Rio, Invasão de veículos nos corredores BRT já provocaram quase 60 acidentes apenas este ano

Nova linha do BRT de Salvador será da Estação Lapa até o Aeroporto

A partir de sábado (29), data em que é celebrado o aniversário de Salvador, a linha 2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho. Essa não é a única mudança que deverá fortalecer a mobilidade da capital neste ano. A linha 6 será inaugurada até dezembro, segundo previsão da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). 

O percurso da nova linha será da Estação Lapa até o Aeroporto de Salvador, via Orla. Os ônibus sairão da Lapa, pela avenida Vasco da Gama, passarão pela rua Conselheiro Pedro Luiz, Orla, avenida Dorival Caymmi e São Cristóvão, chegando até o Aeroporto. Serão cerca de 30 quilômetros. 

Os veículos serão do tipo BRS (Bus Rapid Transit) e não BRT (Bus Rapid Transit). Apesar dos nomes diferentes, o funcionamento dos modelos é parecido. 


Os ônibus do sistema BRS serão do padrão BRT e também vão circular nas faixas exclusivas. A diferença é que o BRS também para em pontos convencionais e trafega pelas faixas de ônibus comuns. 

"O BRT se caracteriza por trafegar dentro de um corredor exclusivo na maior parte do tempo, como tem na avenida ACM e na Vasco da Gama, por exemplo. O BRS, por outro lado, faz uso de uma quantidade maior de faixas dedicadas aos ônibus convencionais", detalha Guillermo Petzhold, assessor especial da Semob.

Cerca de 65 mil passageiros utilizam os ônibus do BRT todos os dias em Salvador. Mais de 1,5 milhão de pessoas circularam pelas linhas em fevereiro deste ano. O número de passageiros em todo o ano de 2024 ultrapassa a marca de 16 milhões. 

Atualmente, o modal conta com cinco linhas em operação: B1 – Estação Rodoviária x Estação Pituba, B2: Estação Rodoviária - Rio Vermelho, B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI), B4 - Estação Pituba x Estação Lapa e B5 – Estação Rodoviária x Estação Lapa. 

Expansão 
A partir de sábado (29), data do aniversário de Salvador, a linha 2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho, na altura da Vila Militar. Uma visita guiada foi feita pela pela Secretaria Municipal de Mobilidade à imprensa, que pôde fazer o percurso antes da inauguração oficial.

Os passageiros farão o trajeto entre a Estação Rodoviária do BRT e o Rio Vermelho em cerca de 30 minutos, em média. Atualmente, a linha 2 do BRT termina na Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, onde os ônibus retornam ao terminal.

Com a mudança, eles seguem pela rua Rio Grande do Sul, acessam a faixa exclusiva da avenida Manoel Dias da Silva, passam por Amaralina e chegam à altura da Vila Militar, em frente ao antigo Bompreço. Depois, o retorno é feito pela rua Oswaldo Cruz.

Informações: Correio 24 Horas

READ MORE - Nova linha do BRT de Salvador será da Estação Lapa até o Aeroporto

SPTrans amplia itinerário da linha 756A/10 na Raposo Tavares a partir de segunda-feira, 31


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (31), a linha 756A/10 Jd. Paulo VI - Term. Água Espraiada terá seu itinerário alterado e passará a circular pelas ruas Samuel David, Savério Quadrio e Santiago Ferrer, na Raposo Tavares, para ampliar o atendimento aos moradores da região.

Confira a mudança:

756A/10 Jd. Paulo VI - Term. Água Espraiada

Ida: normal até a Rua Inácio Cervantes, Rua Samuel David, Rua Savério Quadrio, Rua Santiago Ferrer, Rua Inácio Cervantes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Inácio Cervantes, Rua Samuel David, Rua Savério Quadrio, Rua Santiago Ferrer, Rua Inácio Cervantes, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

READ MORE - SPTrans amplia itinerário da linha 756A/10 na Raposo Tavares a partir de segunda-feira, 31

Obras do BRT em Florianópolis devem começar em 2025

As obras para implantação do BRT em Florianópolis podem começar ainda em 2025, segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Rafael Hahne. O sistema, previsto há dez anos no Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável), será viabilizado com investimento de R$ 159 milhões do Ministério das Cidades.

BRT em Florianópolis pode mudar cultura de mobilidade na capital, diz especialista
Ao tirar o sistema de BRT em Florianópolis do papel, a cidade terá corredores exclusivos para ônibus, permitindo a circulação com mais agilidade em estações de embarque e desembarque específicas.

O secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, explica que a primeira fase do projeto prevê um corredor saindo do Titri (Terminal de Integração da Trindade), passando pelo Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões) e pelo Ticen (Terminal de Integração do Centro) até retornar ao Titri.

Hahne espera que as obras se iniciem entre o final de 2025 e o início de 2026. Segundo o secretário, com os corredores ficando prontos, as linhas atuais de ônibus poderão usar os trechos. Para comprar ônibus otimizados para as estações e as construí-las, ele acredita que o processo pode demorar de 2 a 3 anos.

O engenheiro Carvalho acredita que para além da melhora na mobilidade, os ônibus passando livremente nos corredores podem motivar os motoristas de carros e motos a repensarem sua forma de locomoção.

Informações: ndMais

READ MORE - Obras do BRT em Florianópolis devem começar em 2025

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960