Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Ministério das Cidades viabiliza avanço do BRT em Florianópolis

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Florianópolis deu mais um passo rumo à modernização do seu sistema de transporte público com a assinatura do termo de compromisso para a implantação do BRT no Trecho Sul da capital catarinense. A iniciativa, selecionada pelo Novo PAC, conta com apoio do Ministério das Cidades, que tem desempenhado papel fundamental na viabilização técnica e financeira do projeto. O investimento inicial previsto é de R$ 159 milhões, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU). 

O projeto do BRT de Florianópolis prevê a implantação de um corredor de 5,2 quilômetros entre o Terminal de Integração da Trindade e o do Saco dos Limões, passando pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está prevista a construção de nove estações ao longo do trajeto, além de adequações viárias no entorno do BRT e um novo sistema de iluminação pública na região. 

A proposta do BRT também inclui uma extensão de 2,67 quilômetros da Avenida Mauro Ramos, com faixas exclusivas para ônibus, uma para cada sentido. A ampliação da via ainda terá a instalação de 20 novos abrigos de passageiros, uma ciclovia no canteiro central e melhorias nas calçadas. 

“Essa nova etapa do BRT em Florianópolis faz parte de uma estratégia de transformação do sistema de transporte coletivo em todo o país, priorizando qualidade, acessibilidade e sustentabilidade. O Ministério das Cidades quer continuar garantindo uma mobilidade urbana eficiente e inclusiva”, disse o diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, André Morais. 

Assinado o termo de compromisso, o projeto passará por uma etapa de revisão e, em seguida, será submetido à análise técnica da Caixa Econômica Federal. Somente depois dessa fase será iniciado o processo licitatório para a execução das obras. 

Informações a imprensa

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960