Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Linha leste do metrô de Fortaleza tem primeiro túnel concluído

quarta-feira, 14 de maio de 2025

O primeiro túnel da linha leste do metrô de Fortaleza foi concluído nesta segunda-feira (12). O Governo do Estado informou que a tuneladora TBM 02, popularmente conhecida como “tatuzão”, rompeu a parede diafragma da futura estação Colégio Militar. O trecho, de 1.734 metros, vai até a Estação Chico da Silva, no bairro Centro.

“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar representa um marco para essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Fortaleza. A Linha Leste será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste e a primeira escavada com tuneladoras, o que reforça o pioneirismo do Ceará na infraestrutura de transporte da região”, destacou o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.

Com 120 metros de comprimento e pesando mais de 1.000 toneladas, a TBM 02, que está localizada a aproximadamente 30 metros de profundidade, foi responsável por implantar 1.156 anéis de concreto (as chamadas “aduelas”) nas paredes do túnel, que possui seis metros de diâmetro. As obras são executadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra).

Após a conclusão, a linha leste terá capacidade para movimentar aproximadamente 150 mil pessoas por dia, conforme o governo. O trajeto total terá 7,3 km de extensão e contará com cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.

Após chegar ao Colégio Militar, a TBM 02 passará por um processo de manutenção, que vai durar aproximadamente três meses. Na sequência, o equipamento volta a escavar em direção à futura estação Nunes Valente. A previsão, de acordo com o titular da Seinfra, é que a tuneladora chegue ao local até o final de 2025.

Com o avanço das obras da linha leste, a liberação do tráfego de veículos em alguns trechos da Avenida Santos Dumont acontecerá de forma gradual. O trecho bloqueado, entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, no bairro Aldeota, conta com previsão de liberação em julho deste ano.

No que diz respeito à Estação Colégio Militar, a estimativa é de que seja feita uma liberação parcial do tráfego de veículos em julho de 2026, no trecho que se encontra interditado entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli.

Informações: g1 CE

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960