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Metrô Salvador bate recorde e registra aumento de 4% no número de passageiros no primeiro trimestre de 2025

segunda-feira, 28 de abril de 2025

O Metrô de Salvador registrou um aumento de 4% no número de passageiros transportados durante o primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 3 de abril, a CCR Metrô Bahia, concessionária que opera o sistema, conquistou o marco histórico de mais de 435 mil clientes transitando pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O crescimento reflete a confiança da população no modal, reconhecido por sua segurança, agilidade e eficiência na mobilidade urbana.

"Esse novo recorde no número de passageiros reforça a importância do sistema metroviário para a mobilidade urbana da nossa capital e Região Metropolitana. A Sedur acompanha de perto esse avanço e reafirma o compromisso do Governo do Estado com a ampliação de um transporte público cada vez mais eficiente, seguro e acessível para a população," reforça a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira.

Para Júlio Freitas, diretor da CCR Metrô Bahia, o crescimento no número de passageiros representa a importância deste meio de transporte para a mobilidade urbana sustentável. "O metrô tem se consolidado como a melhor alternativa de transporte, contribuindo significativamente para a redução do trânsito. Os números recordes reafirmam o nosso compromisso em promover soluções de mobilidade que não apenas conectem pessoas e lugares, mas também reduzam impactos ambientais e contribuam para cidades mais sustentáveis. Assim, o transporte sobre trilhos segue como uma opção indispensável para o futuro das metrópoles brasileiras," destacou.

Desde sua inauguração, em 2014, o Metrô de Salvador já transportou mais de 730 milhões de passageiros, somando mais de 2,3 milhões de viagens realizadas. Em 2024, o sistema operou ininterruptamente em 18 dias, um número seis vezes superior ao registrado no ano anterior. Essas ações foram fundamentais para facilitar o deslocamento de milhares de pessoas durante shows, festivais e outros eventos culturais.

Informações: Ascom/ CCR Metrô Bahia

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Em João Pessoa, Novos “Geladinhos” chegam ainda em abril

A frota dos ônibus “Geladinhos” — ônibus executivos com ar-condicionado e Wifi gratuito — será ampliada em 50% ainda neste primeiro semestre do ano, totalizando 20 veículos em operação. Os novos ônibus, todos zero quilômetro, já começaram a chegar e devem ser entregues à população de João Pessoa até o fim de abril, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP).

De acordo com o Sintur-JP, o serviço opcional “Geladinho” oferece um novo padrão de conforto para os passageiros da capital paraibana.

A presença dos “Geladinhos” tem reforçado especialmente as linhas circulares 1500 e 5100, beneficiando moradores de bairros como Valentina de Figueiredo, Geisel e Mangabeira. Além de garantir mais conforto, o serviço também ajuda a diminuir a lotação nos horários de pico.

Os “Geladinhos” circulam por diversas regiões da cidade, indo da zona norte à zona sul.

Renovação da frota
Além dos ônibus “Geladinhos”, a renovação da frota segue com a chegada de mais 60 novos veículos convencionais, que vão substituir os modelos mais antigos em circulação.

“Geladinhos” reforçam linhas circulares
Parte desses ônibus já está em operação em diversas linhas, como linhas 105 – Cidade, 106 - Geisel via Cruz das Armas; 109 - Rua do Rio, 116 - Colinas do Sul; 123 - Colinas do Sul / Perimetral, 202 - Ernesto Geisel, 229 - Mangabeira VII/ Rangel e 523 - Colinas do Sul/ Epitácio e 9901 - Mangabeira/ Valentina.

Informações: g1 PB

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Prefeitura amplia frota de ônibus elétricos e integra câmeras do Smart Sampa

A Prefeitura de São Paulo traz mais uma inovação nos serviços que oferece à população e integra ao sistema municipal de transporte público os cinco primeiros ônibus equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa. Os veículos fazem parte do lote de 115 novos coletivos elétricos apresentados nesta quinta-feira (3) pelo prefeito Ricardo Nunes no Sambódromo do Anhembi, ampliando o compromisso com a sustentabilidade e reforçando as estratégias de segurança urbana.

“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos não emitem dióxido de carbono. Cada um desses ônibus representa a não emissão, não utilização de 35.000 litros de óleo diesel por ano”, contou o prefeito Ricardo Nunes. “É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, completou o prefeito ressaltando que a entrega de ônibus só não foi maior pois a companhia que fornece energia na cidade de São Paulo não viabiliza infraestrutura para que as concessionárias possam carregar os veículos nas garagens.

De acordo com o prefeito, as câmeras farão o reconhecimento de foragidos, como as demais câmeras do Smart Sampa, mas também estarão protegendo as mulheres, que por vezes são vítimas de assédio. Também podem evitar ou registrar casos de furto, eventual roubo ou desentendimento entre passageiros.

“Além de ter uma frota descarbonizada, que colabora com o meio ambiente, que é sem dúvida nenhuma a essência, só as câmeras já dariam um evento, prefeito. Se hoje você montasse um evento para falar que os ônibus passarão a ser monitorados e protegidos, já seria um grande evento. Então, são duas grandes entregas que o prefeito Ricardo Nunes faz: ônibus elétrico, mas, acima de tudo, ônibus que protegem as pessoas”, afirmou o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando.

Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos. Os equipamentos estão integrados à central de monitoramento do Programa Smart Sampa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que os coletivos estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça, além de crimes em flagrante dentro dos coletivos e, também, pessoas desaparecidas.

Com a entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e SPTrans, a cidade alcança 728 veículos não poluentes, sendo 527 à bateria e 201 trólebus, que atendem aos passageiros em todas as regiões e deixam de emitir anualmente mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Todos os coletivos proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.

“Essa entrega de hoje reforça o compromisso do prefeito com a sustentabilidade, o meio ambiente e, principalmente, com a mobilidade limpa da cidade de São Paulo”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Celso Caldeira, apontando que a frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia. “É fundamental que a frota de veículos movidos a energia limpa seja cada vez maior. E a Prefeitura tem investido cada vez mais no sentido de financiar esse projeto”, completou.

Maior frota de veículos elétricos do país
De acordo com a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veículos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do país. Colocando a cidade na dianteira de uma importante ação de descarbonização, tornando melhor a qualidade do ar que respiramos e contribuindo para a mitigar o impacto ambiental do transporte urbano.

Os ônibus entregues nesta quinta-feira farão parte da rotina dos passageiros de todas as regiões da cidade. 

“Nós estamos tornando São Paulo uma cidade mais humana, uma cidade mais saudável. Os paulistanos vão viver mais, as nossas crianças vão viver mais por causa disso. Isso coloca São Paulo no pioneirismo, não apenas do Brasil, mas do mundo. Vocês devem ter orgulho por estarem na cidade que leva mais a sério esse desafio, que é o único que a humanidade tem que enfrentar agora”, disse o secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

Quem já recebeu as chaves dos novos elétricos nesta quinta já está prevendo os benefícios com os elétricos. “Dirijo cerca de 9 horas por dia e o ônibus convencional é cansativo, pesado. O ônibus elétrico é mais leve e tranquilo em relação a tudo”, conta Erika Nogueira Oliveira, 37 anos, que atua há 17 anos como motorista. “Acredito que as câmeras do Smart Sampa vão acabar inibindo situações de assédio, furto e, até mesmo, brigas entre passageiros”, contou a motorista, ressaltando a importância da mobilidade sustentável, contribuindo na redução da poluição.

A SPTrans avalia ainda a possibilidade de incluir novas formas de energia limpa na frota, como os ônibus movidos a gás natural e biometano.

Informações: Prefeitura de São Paulo 

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No Recife, Motoristas da empresa Consórcio Recife participam da ação “E se fosse você?”

Com foco na conscientização dos motoristas que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, da melhor forma de atender as pessoas com deficiência, gestantes, idosos e pessoas com baixa mobilidade, técnicos da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa e da Gerência de Fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, estiveram hoje (16), na garagem da empresa permissionária Consórcio Recife, que opera na Zona Norte do Recife, quando foi realizada a ação “E se fosse você?” para cerca de 27 motoristas, promovendo uma abordagem enfatizando a empatia ao próximo.

No local, a gerente de fiscalização, Kathia Sena, além de proferir minipalestra alertando sobre a importância da realização dessa ação, convidou os motoristas para embarcarem em um ônibus utilizando óculos escuros e bengala para cegos, muletas e cadeira de rodas, com intuito de estimular o respeito e o cuidado dos operadores com essas pessoas que têm prioridade no sistema de transporte público.
“Buscamos a empatia/alteridade do pessoal de operação para esses segmentos. Nosso objetivo é expandir essa ação, levar para todas as empresas operadoras e os terminais integrados, pois mais significativo é ter o respeito ao outro e ter o acolhimento para essas pessoas na hora do embarque e desembarque”, enfatizou Kathia, destacado que a ação busca colocar o motorista no lugar das pessoas com deficiência e com a mobilidade reduzida, dos idosos, das mulheres grávidas, para que eles sintam na pele a dinâmica daquela pessoa ao usar o transporte público.

Para Salomão Neves, 46 anos, e há 22 anos exercendo a profissão de motorista de ônibus, a ação evidencia a realidade que as pessoas com deficiência passam ao tentar pegar o transporte público. “Hoje pude vivenciar e ter a visão da realidade dessas pessoas e entender as dificuldades que eles passam. É de grande importância que possamos passar segurança para eles, ao saber operar os equipamentos e a forma de tratar”.

Já o motorista Roberto de Souza, 25 anos, ressalta que nos seus 19 anos de profissão sempre preza pela empatia ao próximo, destacando que no seu dia a dia a gentileza gera gentileza. “Temos que nos colocar no lugar do outro. A população precisa entender e ter paciência de esperar um pouco, pois se eu estou parando o ônibus é para ajudar alguém que está necessitando.

A campanha, que em 2024 passou pelos Terminais Integrados CDU, Barro e Rio Doce, evidencia a importância da responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro, conscientizando também os condutores que passavam pelo local com distribuição de panfletos.

Informações: GRCT

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Operação Tolerância Zero da PBH já realizou mais de 5,5 mil ações de fiscalização

A operação Tolerância Zero, feita pela Prefeitura de Belo Horizonte, já realizou 5.502 ações de fiscalização e 30.955 ônibus foram vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média superior a 480 veículos fiscalizados por semana. As ações geraram 31.929 autuações, 1.178 Autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG. 

As ações tiveram início em janeiro de 2024 e as operações de fiscalização realizadas diariamente pela Prefeitura são fruto de um trabalho contínuo no sistema de transporte coletivo da capital e levam em consideração as solicitações feitas pelos passageiros. Desde que foram intensificadas as fiscalizações, houve uma queda significativa, de quase 70% no número de veículos abordados que estavam sem a AT válida, prova de que há melhoria e mais qualidade no transporte da capital, além de uma mudança de postura por parte das empresas. 

As fiscalizações são realizadas nas portas das garagens, nas estações e ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais. O monitoramento também é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do sistema SITBus, que acompanha a movimentação dos veículos via GPS. 

A diretora de planejamento e controle da mobilidade da Sumob, Gabriela Pereira Lopes, destaca que o trabalho conjunto dos agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal na melhoria da qualidade do transporte coletivo. “As ações de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte vem alcançando bons resultados na melhoria dos serviços prestados à população. O trabalho no ano 2024 foi positivo e nos primeiros meses 2025 estamos intensificando as ações que são primordiais para avaliar algumas demandas dos passageiros e viabilizar soluções mais amplas que vão além da fiscalização, como ampliação do número de viagens e o diálogo constante com os consórcios. Para que esse trabalho continue, é fundamental que a população siga contribuindo com sugestões e reclamações, por meio dos canais da Prefeitura, que ajudam no direcionamento das equipes de fiscalização”, salientou Gabriela.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Três linhas de Florianópolis passam a exigir cartão de ônibus obrigatório

Usuários das linhas de ônibus do projeto Formiguinha, em Florianópolis, terão que apresentar cartão para passar na catraca dos veículos a partir do dia 1º de maio. O projeto oferece transporte coletivo urbano gratuito nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, no Centro da capital catarinense.

A emissão da primeira via é gratuita para todos os tipos de cartão. Basta o usuário ir até o Passe Rápido, ao lado do Ticen (Terminal de Integração do Centro). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para fazer o cadastro, é necessário apresentar os documentos exigidos para cada tipo de cartão. Os detalhes sobre a emissão podem ser conferidos no site do Consórcio Fênix.

A obrigatoriedade da apresentação do cartão faz parte da regulamentação da lei do Formiguinha, aprovada no dia 17 de março pela Câmara de Vereadores. O prazo até o fim do mês de abril visa permitir que os usuários concluam o processo de emissão do cartão sem perder o acesso ao serviço.

Atualmente, o projeto Formiguinha conta com três linhas. São elas:
720: Monte Serrat – Serrinha;
721: Morro do Horácio – Saco dos Limões;
722: Morro do 25 – Morro da Cruz.

“Com a apresentação do cartão conseguimos acompanhar de forma mais assertiva a demanda do serviço. Essa medida permite que a Secretaria entenda a necessidade do aumento de frota, oriente a reorganização de horários e outros ajustes para manter o serviço organizado”, relata o secretário de Infraestrutura e Manutenção de Florianópolis, Rafael Hahne.

As linhas do Formiguinha não possuem tarifa desde 5 de janeiro de 2025. Mesmo com a necessidade apresentação do cartão, a gratuidade será mantida, segundo a prefeitura.

Informações: ndmais

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Em Campinas, Trajeto da linha 353 é ampliado na região do Mont Blanc

Os moradores do Residencial Mont Blanc serão beneficiados com a ampliação do atendimento da linha 353 (Alphaville) na região. A mudança determinada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) passa a valer na próxima segunda-feira, 28 de abril.

Ela agora vai circular e atender novos pontos de parada na Estrada Municipal Adelina Segantine Cerqueira Leite, inclusive em frente ao residencial Mont Blanc.

A linha alimentadora 353 transportou, no mês de março, quase 6,2 mil passageiros em dias úteis (passagens pela catraca).

Novos horários
A partir do acompanhamento da operação, a Emdec também promove mudanças nos horários de atendimento das linhas 218 (Terminal Itajaí / Terminal Campo Grande), 102 (Recanto do Sol / Terminal Ouro Verde), 115 (Adhemar de Barros), 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro) e 119 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), a partir de segunda (28/04). E na linha 134 (Terminal Barão Geraldo), a partir do dia 3 de maio.

A operação das linhas 210 (Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo) e 410 (Jardim San Diego) também foi ajustada. A 210 circula, desde o dia 23 de abril, com mudanças na programação horária. E a 410 recebeu um veículo adicional na frota, que passou de seis para sete ônibus, em dias úteis.

Consulte sua linha 
Para informar os usuários sobre as mudanças, cartazes informativos serão fixados nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar as mudanças no trajeto e na programação horária no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha. 

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.

Informações: EMDEC

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Prefeitura de BH diz que ônibus articulados serão mantidos em linhas específicas do Move

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que os ônibus articulados deverão ser mantidos apenas em algumas linhas específicas do sistema Move. A informação foi repassada pelo superintendente de mobilidade da capital mineira, Rafael Murta Resende, durante audiência na Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (22 de abril). O superintendente respondeu a um questionamento feito pela vereadora Fernanda Altoé (Novo), que demonstrou preocupação com a possibilidade de redução do número de passageiros transportados com a possível troca do modelo "sanfonado" pelos convencionais.

"Estamos trabalhando numa estratégia de realocação dessa frota para que sejam entendidas as características de cada uma das linhas. Para que a gente possa verificar ainda a capacidade de cada um dos veículos e de alocação de cada um dos veículos em determinadas linhas", disse Resende. O superintendente, no entanto, não detalhou em quais linhas estes coletivos deverão ser mantidos.

Como informado por O TEMPO, as empresas que operam o serviço de transporte público por ônibus da capital mineira negociam com a prefeitura a extinção dos veículos articulados até dezembro de 2026, data do fim da vida útil destes coletivos. A justificativa, conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH),  é o alto custo operacional, impulsionado pela necessidade recorrente de manutenção. No entanto, a troca dos articulados pelos convencionais poderá reduzir em mais de 40% o número de passageiros transportados em uma só viagem — passando de 118 para 70.

"O objetivo não é fazer a substituição integral dos articulados por veículos mistos, mas fazer substituição parcial para que a gente consiga deixar de omitir ou atrasar viagens e fazer também um estudo que compare essa capacidade dos veículos com as viagens efetivamente realizadas para não ter superlotação", afirmou o superintendente.

O sistema Move de Belo Horizonte conta com 189 ônibus articulados — sendo que 164 deles, ou seja, 86% estão em operação. Os demais são considerados reservas e podem ser acionados caso algum destes coletivos apresente falhas mecânicas. De acordo com o SetraBH, 44 coletivos articulados deixam de circular por dia devido a alguma intercorrência — tais como quebra do motor, falhas no sistema de ar-condicionado, entre outros. O gasto com manutenção destes coletivos, conforme o sindicato, é de aproximadamente R$20 milhões por mês.

"A gente pretende ter veículos com uma utilização melhor e que tenha índice menor de quebras e atendimento maior à população”, acrescentou Resende. Além do superintendente e da vereadora Fernanda Altoé (Novo), a reunião contou com as presenças do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer, e dos vereadores Pedro Rousseff (PT), Rudson Paixão (Solidariedade) e Helton Junior (PSD).

Mais veículos nas ruas
Como informado por O TEMPO, a troca dos ônibus articulados pelos modelos menores demandaria uma frota adicional de 321 veículos convencionais, conforme o SetraBH. Eles seriam necessários para atender a demanda, considerando a redução de passageiros transportados por viagem. Essa frota adicional se somaria aos 2.703 ônibus que operam no sistema de transporte público de Belo Horizonte, sendo 332 somente no Sistema Move.

Ônibus articulados em BH
Os ônibus articulados começaram a circular em Belo Horizonte em 2014, quando o sistema Move foi implementado. De acordo com o SetraBH, os modelos foram escolhidos para atender a demanda de passageiros das regiões Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova.

O acordo feito à época definiu que os coletivos teriam vida útil de dez anos. Porém, o Decreto 18.370, publicado em 07 de julho de 2023, ampliou esse prazo para 12 anos — ou seja, até dezembro de 2026. Com isso, caso o período de vida útil não seja novamente prorrogado, as empresas deverão comprar novos ônibus, substituindo aqueles com doze anos de circulação.

A reportagem apurou que os modelos articulados possuem o valor médio de R$2,5 milhões, enquanto os convencionais, pretendidos pelas empresas, custam cerca de R$900 mil. 

Informações: O Tempo

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