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Terceiro trem da Linha 17-Ouro passa por testes na China

quinta-feira, 13 de março de 2025

O terceiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo está na fase de testes na fábrica da BYD, em Guang’an, na China. A composição passa por uma série de verificações para garantir que todos os seus sistemas operem conforme os padrões exigidos pelo Metrô antes de ser transportada para o Brasil. O embarque está previsto para o início de abril e a chegada ao Porto de Santos no início de junho.

Os chamados testes de rotina em fábrica incluem a avaliação de 15 sistemas essenciais do trem, como tração, freios, portas, iluminação e ar-condicionado. Durante esse processo, os técnicos fazem a identificação e correção de possíveis falhas para assegurar o funcionamento adequado da composição. Esse procedimento é fundamental para validar o desempenho do trem antes do envio ao Brasil.

Tecnologia e inovação

Os trens da Linha 17-Ouro são equipados com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de controle automático (UTO – Unattended Train Operation) que permite operação sem condutor, garantindo mais segurança e eficiência. Cada composição tem cinco carros, totalizando 60,8 metros de comprimento, e capacidade para transportar cerca de 600 passageiros. Outro diferencial é a presença de baterias de tração, que permitem a movimentação do trem mesmo em casos de queda de energia na rede.

Enquanto isso, a segunda composição já desembarcada no Brasil, tem previsão de ser transportada do Porto de Santos para o Pátio Água Espraiada na próxima semana, dando sequência ao cronograma de montagem e testes da frota. Também está em fase final de fabricação na China a quarta composição. 

Sobre a Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e conectará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária de São Paulo, com integração às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. O monotrilho será um importante eixo de mobilidade na capital, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia quando entrar em operação. As obras seguem em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para 2026. 

Informações: Metrô SP

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São Paulo tem 80 ônibus elétricos novos parados por falta de ligação de energia nas garagens

A cidade de São Paulo tem cerca de 80 ônibus elétricos zero-quilômetro parados por falta de infraestrutura elétrica apropriada para recarga das baterias nas garagens, conforme dados da prefeitura.

Em entrevista na última segunda-feira (10), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) culpou a distribuidora de energia Enel pelo problema. "Ela não faz a ligação da energia para carregar os ônibus."

A concessionária afirma que todos os contratos com as operadoras que solicitaram soluções de energia estão dentro do prazo para execução de obra, a contar da data de assinatura do acordo entre as partes.

Há casos como o da empresa MobiBrasil, com 37 coletivos elétricos novos estacionados em uma de suas garagens no Jabaquara, zona sul.

A viação diz estar com a estrutura pronta, com 18 carregadores —desses, apenas dois são usados atualmente em 13 veículos elétricos que já rodam no transporte público. Para funcionarem, os demais precisam das obras.

"Se ligarmos todos sem a devida instalação da Enel, cai a energia do Jabaquara", diz Manoel Barbosa Pereira, gerente operacional da companhia.

A MobiBrasil afirma ter iniciado os trâmites para viabilizar a infraestrutura elétrica em julho de 2024. Segundo ela, o contrato para execução dos serviços junto à Enel só foi disponibilizado pela concessionária para assinatura em dezembro passado.

A expectativa, diz o gerente operacional, é que o trabalho saia em abril, data não confirmada pela distribuidora. "Mas a promessa era para janeiro."

Em nota, a Enel diz que o contrato com as empresas é assinado depois da apresentação de projeto e documentação necessários para a viabilidade da obra. "Após toda a regularização por parte dos operadores, ocorre a assinatura."

No texto, a concessionária não cita prazos, mas segundo apurou a reportagem junto às empresas, em média, a ligação leva 120 dias para ficar pronta.

Ao todo, a MobiBrasil tem 618 ônibus que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.

Concessionárias do transporte coletivo de São Paulo também dizem enfrentar dificuldades para comprar novos ônibus, pois não conseguem comprovar que estão aptas a operar os veículos, condição para aporte financeiro da prefeitura.

A Transunião Transportes, da zona leste, afirma ter 134 veículos elétricos reservados junto a fabricantes, mas o subsídio para o pagamento do lote só sai com a infraestrutura para recarga funcionando, diz Lourival de França Monário, presidente da empresa.

O município subsidia a diferença de preço entre o ônibus a diesel e o elétrico —que pode custar até R$ 3 milhões, mais do que o triplo do modelo convencional.

A Transunião afirma ter investido R$ 14 milhões em infraestrutura no ano passado, que inclui, entre outros, instalação de pontos de recarga.

Segundo Monário, os contratos para as duas garagens da empresa foram assinados em dezembro e fevereiro. Os prazos dados para as obras de eletrificação, diz, são de 120 e 240 dias, períodos não confirmados pela Enel.

O mesmo problema enfrenta a A2, da zona sul, que também está com estrutura pronta e cerca de 150 ônibus encomendados, afirma o advogado da empresa Roberto Teixeira Leite. De acordo com a Enel, a ligação sai ainda este mês.

A multinacional de origem italiana diz que em 2024 entregou obras de infraestrutura para abastecimento de energia de seis operadoras de ônibus, em uma demanda total de quase 9 MW.

"Nos dois primeiros meses de 2025, a distribuidora concluiu obras para outras oito operadoras, somando cerca de 17 MW, quase o dobro da demanda de energia entregue no ano passado", afirma a Enel.

FROTA ENVELHECE

Desde outubro de 2022 está em vigor uma medida da SPTrans (estatal que administra o transporte público municipal na cidade), determinando que não sejam mais adquiridos veículos movidos a combustão para renovação da frota.

Como não conseguem colocar ônibus novos nas ruas, em virtude do veto ao diesel e pela dificuldade de ampliar o uso de veículos elétricos por falta de estrutura, a frota nas garagens envelhece.

Recentemente, a prefeitura ampliou de dez para 13 anos a vida útil dos ônibus, exatamente pela falta de estrutura para recarga com energia limpa.

Atualmente, 1.986 ônibus com mais de dez anos estão autorizados a operar na cidade

Com coletivos cada vez mais velhos, o executivo da Transunião diz que todos os dias cerca de 100 veículos vão parar na oficina mecânica da empresa, que ao todo, tem cerca de 615 ônibus em sua frota.

"Quem sofre lá na ponta é a população, pois carros quebram no trajeto e o número de viagens diminui. O cenário é crítico", afirma.

A falta de infraestrutura para recarga das baterias foi uma das justificativas para a aprovação de um projeto de lei no fim de 2024 pela Câmara Municipal, que flexibilizava a renovação da frota. O caso está parado na Justiça.

Atualmente, 429 ônibus a bateia rodam pela cidade —a meta de Nunes era adquirir 2.600 até o fim do ano passado. No total, a frota do transporte público municipal conta com 12 mil coletivos.

A queda de braço se arrasta ao menos desde o primeiro semestre do ano passado. Há um ano, Nunes reclamou que Enel orçou em R$ 1,6 bilhão o gasto necessário para realizar as obras nas garagens. Questionadas sobre o valor nesta terça-feira (11), nem prefeitura nem a concessionária responderam.

De acordo com a gestão municipal, as operadoras do transporte público têm negociado individualmente os custos de instalação da infraestrutura com seus fornecedores, buscando o melhor preço de mercado para cada garagem, diminuindo o custo de implantação.

"As concessionárias são remuneradas pelos ônibus cadastrados junto à SPTrans", diz.

A gestão Nunes diz acompanhar semanalmente as reuniões entre a Enel e as empresas de transporte.

Informações: MSN

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Em Goiânia, Ônibus movido a biometano começa a rodar no BRT Leste-Oeste

O primeiro ônibus movido a biometano do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana começa a rodar nesta quinta-feira (13/03), em um período de testes com duração de cerca de quatro meses. O veículo fará o percurso entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia pela manhã e, no período da tarde, entre os terminais Novo Mundo e Senador Canedo, do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Com capacidade de armazenamento de 195 metros cúbicos de biometano, o ônibus possui uma autonomia de 295 quilômetros, correspondendo a até oito viagens por dia. A fase de testes é importante para a realização de possíveis ajustes técnicos e adaptação do veículo às rotas e características de Goiânia e das cidades do Entorno da capital. Uma estação provisória de abastecimento do biometano foi instalada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, anunciou que este será o primeiro de uma série de 500 veículos com essa tecnologia a serem acrescidos à frota do transporte coletivo até o final de 2026.
A ação integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a renovação total da frota, equipada com ar-condicionado, e a compra de mais 300 veículos, além da reforma dos terminais e estações do BRT Leste-Oeste, entrega do BRT Norte-Sul e revitalização dos pontos de ônibus.

Além do conforto proporcionado aos passageiros pelos novos ônibus, o secretário destacou que uma grande preocupação do Governo de Goiás neste processo de substituição da frota ocorre em função da sustentabilidade, por meio de modelos que reduzam significativamente o nível de gases poluentes na atmosfera.

“Também estamos mudando a tecnologia de forma que consigamos atender à demanda de transição energética dentro de uma matriz que emita menos gases de efeito estufa. Para isso, estamos utilizando três tecnologias: o ônibus a diesel Padrão Euro 6, que é pouco poluente; o ônibus elétrico; e o ônibus a biometano, que é o menos poluente dentre essas três modalidades”, afirma.

Cadeia de produção
Com a iniciativa, o Governo de Goiás também pretende incentivar a criação de uma cadeia de produção local do biometano. De acordo com o secretário, o estado possui um enorme potencial para a produção do biogás, tendo como uma das principais matérias-primas os resíduos da cana-de-açúcar, já que o estado está entre os maiores produtores do País.

O biometano é obtido a partir da purificação do biogás, um gás resultante da decomposição de matéria orgânica. Esse processo acontece em biodigestores, que transformam resíduos como esterco, restos agrícolas, lodo de esgoto e lixo orgânico em energia renovável. Resíduos orgânicos são depositados em biodigestores, onde bactérias realizam a digestão anaeróbica (sem oxigênio).

Esse processo libera biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono, além de outros gases em menor quantidade. Entre as vantagens, estão:
  • a produção de uma energia 100% renovável,
  • a redução de gás carbônico e poluentes,
  • a diminuição da dependência de combustíveis fósseis
  • e o aproveitamento de resíduos orgânicos que seriam descartados.
Informações: Governo de Goiás

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Novos ônibus chegam para modernizar o transporte coletivo de Manaus

Dando continuidade à modernização do transporte público da capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quarta-feira, 12/3, mais 19 novos ônibus para reforçar a frota municipal. Com essa entrega, a gestão municipal alcança a marca de 440 novos veículos incorporados ao sistema, além de 150 ônibus seminovos que já estão em circulação.

Os novos veículos irão operar na empresa Viação Via Verde e atenderão todas as zonas da cidade, com prioridade para as linhas das zonas Oeste e Centro-Oeste, como 119, 127, 128 e A225, onde ainda há necessidade de renovação da frota. Equipados com condicionadores de ar modernos e adaptados ao clima da cidade, os ônibus garantem mais conforto para os usuários do transporte coletivo.

“A nossa meta é incluir, a cada ano, 120 novos ônibus no sistema, todos com ar-condicionado, garantindo um transporte mais eficiente e confortável para a população. Além disso, estamos planejando a reforma de quatro terminais, a partir de maio, e a renovação completa do transporte complementar, com a aquisição de 300 a 320 novos veículos pelas cooperativas, com subsídio da prefeitura”, destacou o prefeito David Almeida.

Os veículos entregues seguem os padrões mais modernos de acessibilidade e sustentabilidade, contando com elevador para Pessoas com Deficiência (PcDs), câmeras de segurança e motores Euro 6, que reduzem em até 77% a emissão de poluentes, contribuindo para um sistema de transporte mais sustentável.

De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores, o compromisso da gestão é seguir avançando na renovação da frota. “Com esses 19 novos ônibus, estamos elevando o número de veículos novos para 440. A determinação do prefeito é seguir com esse trabalho para garantir um transporte público mais moderno e eficiente para os usuários”, afirmou.

19 novos ônibus

Além da renovação da frota do transporte coletivo convencional, o Prefeito de Manaus também anunciou um incentivo para a renovação da frota de táxis que atendem o aeroporto internacional Eduardo Gomes. A iniciativa será viabilizada por meio do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipec), que disponibilizará um bônus de R$ 30 mil para cada permissionário adquirir um veículo novo, melhorando a qualidade do serviço prestado aos passageiros que chegam à cidade.

Renovação da Frota

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Manaus tem promovido uma renovação histórica da frota do transporte coletivo. Em menos de quatro anos, 440 novos ônibus foram entregues, modernizando o sistema e melhorando a qualidade do serviço. Além disso, mais de 150 ônibus seminovos foram incorporados ao sistema para atender a demanda da população.

A meta da gestão é entregar 120 novos ônibus por ano, garantindo que, até o final do mandato, 480 veículos tenham sido renovados. Até o momento, o prefeito David Almeida já entregou 20 veículos da meta anual. A modernização também inclui a reestruturação dos terminais de ônibus da cidade, com reformas previstas para iniciar em maio deste ano.

Informações: Prefeitura de Manaus

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EMTU aumenta opções de atendimento na região oeste de São Paulo em março com três novas linhas metropolitanas

segunda-feira, 10 de março de 2025

A partir da próxima segunda-feira (10/03), os passageiros da região da Granja Viana se beneficiarão com um itinerário mais rápido e 36 viagens diárias para acessar o Terminal Metropolitano Carapicuíba. Nesse dia começa a operar a linha linha 307BI1 Carapicuíba (Terminal Metropolitano) - Cotia (Vila Santo Antônio) via Cotia (Granja Viana), com itinerário passando pela Rua José Felix de Oliveira em ambos os sentidos. O valor da tarifa é de R$6,15.

Em 17/03, terá início a operação do serviço 244EX1 Osasco (Terminal Luiz Bortolosso) - Cotia (Rodovia Raposo Tavares km 21), que auxiliará no transporte dos passageiros que residem nos bairros do Jardim Cirino, Jardim Padroeira, Jardim Santo Antonio e Conjunto dos Metalúrgicos, em Osasco, com destino ao Km 21 da Rodovia Raposo Tavares, em Cotia. Inicialmente, a linha 244EX1 ofertará seis viagens em dias úteis, com o valor da tarifa de R$6,15.

Também em 17/03, começará a circular a linha 350EX1 Itapevi (Cohab) - Osasco (Vila Yara) via Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, que ligará Itapevi, Jandira, Carapicuíba e Osasco ao Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri. O serviço vai oferecer 20 viagens nos dias úteis, com tarifa de R$8,35. 

Os três novos atendimentos, operados pelo Consórcio Anhanguera, devem beneficiar cerca de 2.500 passageiros/dia útil. 

Informações: EMTU

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No Rio, Terminal Gentileza gera economia e menos tempo no transporte público

Qualidade de vida é o que todos querem, se for acompanhada de uma economia no bolso, melhor ainda. O Terminal Gentileza, inaugurado há pouco mais de um ano, está deixando os trabalhadores mais contentes e com tempo para fazer várias coisas como diz a cabeleireira Shirley Maria da Silva, de 51 anos, que levava duas horas para chegar da Pavuna até a Tijuca e agora com 55 minutos está leve e plena no seu destino.
Pedro Teixeira/Agência O Dia

"Eu levava quase duas horas para chegar ao trabalho. E na ida, pegava uma condução para Pavuna, depois o metrô, era aquele inferno. Agora, o trajeto ficou apenas em 55 minutos e ainda tem a história de economizar na passagem pois o metrô não zera . Agora consigo ter tempo até para fazer academia", comemora.

A cuidadora de idosos Lourdes Alves, de 57 anos, mora em Honório Gurgel e afirma que sua qualidade de vida melhorou muito com a criação do Terminal Gentileza. "Com certeza, melhorou muito. Eu pego o ônibus em Irajá, o 362, em Honório, desço em Irajá, pego o BRT, consigo pegar o Expresso ainda, desço aqui no Gentileza e pego o BRT. Só pago uma passagem . Além disso, diminuiu em duas horas a minha jornada porque a Avenida Brasil está toda parada e com o BRT não tem engarrafamento. Ele vai embora. A melhor coisa que inventaram foi o BRT e o VLT".

O aposentado José de Castro também acredita que o Gentileza melhorou a vida de muita gente. "Acho um bom investimento. Antes eu só usava o trem e, com o terminal, eu passei a pegar o BRT e passar por aqui porque economiza tempo. Mas o que eu questiono é o problema crônico do Rio de Janeiro que é o alimentador (condução antes de chegar ao terminal). Sou morador de Realengo e foi um sacrifício para eu pegar um ônibus. Mas o sistema é legal no Centro. Quando é na Zona Oeste complica mais. Fiquei quase uma hora esperando o ônibus. Tomara que com o tempo resolvam isso".

Gerente de uma loja de café e pão de queijo, Bianca Bezerra, de 24 anos, viu a sua vida mudar completamente depois que conseguiu esse emprego, em meados de junho do ano passado. Moradora em Bangu, ela pega o BRT e leva apenas 30 minutos para chegar ao Gentileza. Antes, Bianca trabalhava numa banca de sete da noite às sete da manhã.

"Nossa! Me ajudou muito. Conforme as lojas aqui vão abrindo, mais emprego para as pessoas. O Terminal Gentileza é muito bom mesmo. Foi essencial para muita gente. Falo de coração", diz ela, que é mãe de dois filhos e consegue tempo para cuidar deles e agora pensa em cursar uma faculdade.

O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase "Gentileza gera Gentileza”, que compõe a identidade visual do Terminal Gentileza. No local, outras frases com alusão à palavra gentileza.

Modernidade e praticidade

O Terminal Intermodal Gentileza – que conecta os serviços do BRT Transbrasil, ao da linha 1 e 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de 27 linhas de ônibus municipais – fez um ano de operação no dia 24 de fevereiro de 2025 e pelo depoimento de passageiros entrevistados pelo jornal O DIA está aprovado.

O integrador de transporte público da capital carioca alcançou a marca das 14 milhões de viagens realizadas, desde sua inauguração, com 152 mil feitas diariamente, e transformou a região próxima da rodoviária Novo Rio.

O Terminal Gentileza é acessível e tem dois andares: O térreo é dedicado à chegada de todos os modais. Na parte superior, estão bilheterias, banheiros, cerca de 80 lojas e a sala de espera para o serviço especial Terminal Gentileza/Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). São três passarelas (Rodoviária, Rua São Cristóvão e Avenida Brasil) e mais um acesso pela Avenida Francisco Bicalho.

Com a construcao do Terminal, o VLT foi expandido. A Linha 1, que parte do Aeroporto Santos Dumont, ganhou mais um trecho para chegar ao terminal, além disso foi criada a Linha 4, para fazer a conexão com a Praça XV, onde está localizado o terminal das barcas. O Gentileza tambem conecta onibus e o BRT Transbrasil.

A inauguração do Terminal Gentileza também proporcionou o funcionamento pleno da Transbrasil, corredor instalado na Avenida Brasil composto por 18 estações e dois terminais, conectando Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, na Região Portuária, próximo à Rodoviária do Rio.

O percurso total é de 26 quilômetros, e a estimativa é de que até 250 mil pessoas sejam transportadas diariamente, até 2030. A Transbrasil faz conexão com linhas de ônibus municipais, VLT (Terminal Gentileza), Transolímpica (Terminal Deodoro) e Transcarioca (Penha e Fundão).

Gentileza x Tom Jobim
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, opera das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de deslocamento da linha é de cerca de 25 minutos. O preço da tarifa é de R$15.

A Transbrasil também ganhou o maior corredor de arte urbana da América Latina. O Cores da Brasil reuniu a inspiração, a criatividade e técnicas diferenciadas de mais de 13 artistas. Artes sob forma de pintura colorem terminais, estações e passarelas do BRT Transbrasil até o terminal Gentileza. Além disso, 35 viadutos e mais de 300 pilares de sustentação também receberam artes urbanas. Foram utilizados mais de 30 mil litros de tinta e mais de 10 mil latas de spray.

Veja o serviço

BRT

>>> 60 - Deodoro x Terminal Gentileza – PARADOR
Todos os dias, 24 horas

>>> 61 - Deodoro x Terminal Gentileza - EXPRESSO
Segunda a sexta. Saindo do Terminal Gentileza - 05h30 às 09h | 16h às 19h30
Saindo de Deodoro - 05h às 09h | 16h às 19h

>>> 71 - Vigário Geral/Praça Dois x Terminal Gentileza - EXPRESSO
Segunda a sexta. Saindo do Terminal Gentileza - 05h30 às 09h | 16h às 19h30
Saindo de Vigário Geral - 05h às 09h | 16h às 19h

>>> 80 - Penha 2 x Terminal Gentileza – PARADOR
Todos os dias, 24 horas

>>> 90 - Terminal Fundão x Terminal Gentileza - PARADOR
Todos os dias, das 4h à 0h

>>> Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão Tom Jobim - DIRETO
Todos os dias, das 6h à 0h

VLT

>>> Linha 1 - Aeroporto Santos Dumont x Terminal Gentileza - das 5h às 23h.

>>> Linha 4 - Terminal Gentileza x Praça XV - das 5h às 23h

ÔNIBUS

Linhas municipais com parada ou ponto final no Terminal Gentileza:

>>> Partidas do Terminal Gentileza:
104 - São Conrado (via Catete)
108 - Ipanema (via Botafogo)
110 - Leblon (via Lagoa)
112 - Alto Gávea (via Estácio / Jardim Botânico)
SV112 - Alto Gávea (via Elevado / Jardim Botânico)
133 - Largo do Machado (via Rio Comprido)
161 - Ipanema (via Lagoa)
163 - Copacabana (via Humaitá)
165 - Cosme Velho (via Laranjeiras)
167 - Urca (via Praia do Flamengo)
SP265 - Marechal Hermes (via Cascadura)
301 - Terminal Alvorada (via Avenida das Américas)
302 - Terminal Alvorada (via Praia da Barra da Tijuca)
353 - Gardênia Azul (via Praça Seca)
606 - Engenho de Dentro (via Méier)
SV606 - Engenho de Dentro (via Méier / Lins de Vasconcelos)

>>> Serviços noturnos partindo do Terminal Gentileza

SN104 - São Conrado (via Catete)
SN133 - Largo do Machado (via Rio Comprido)
SN302 - Terminal Alvorada (via Praia da Barra da Tijuca)
SN309 - Terminal Alvorada (via Jardim Botânico)
SN353 - Gardênia Azul (Noturno)(via Praça Seca)

>>> Linha com passagem dentro do Terminal Gentileza
265 - Marechal Hermes x Castelo (via Cascadura)

>>> Serviços noturnos com passagem dentro do Terminal Gentileza

SN209 - Caju x Candelária (via São Cristóvão)
SN265 - Marechal Hermes x Castelo (via Cascadura)
SN298 - Acari x Castelo (via Cavalcanti)
SN474 - Méier x Copacabana (via Jacaré / Lapa)
SN624 - Mariópolis x Praça da República

Informações: O Dia

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BRT Sorocaba lança “Parada Amiga” para acolhimento às passageiras

No mês de celebração às mulheres, a Concessionária BRT Sorocaba lança a “Parada Amiga”, um ponto dedicado ao acompanhamento de passageiras após às 19h. Essa é uma ferramenta de assistência que visa trazer mais tranquilidade ao público feminino enquanto aguarda a chegada do ônibus.

Baseada em inteligência artificial (IA) e desenvolvida pela equipe de tecnologia da BRT, a “Parada Amiga” utiliza câmeras de monitoramento para observar os pontos de ônibus do circuito BRT, identificando automaticamente situações de vulnerabilidade. O funcionamento da solução fica disponível todos os dias das 19h às 00h30.

Se uma passageira estiver sozinha no ponto, o sistema “Parada Amiga” é ativado projetando a imagem de um operador na tela da parada e estabelecendo uma comunicação visual e sonora.  Por meio de uma rede de fibra óptica de alta performance, o operador consegue realizar um acompanhamento em tempo real, oferecendo apoio e tranquilidade até o momento do embarque.

No total serão 25 pontos monitorados, sendo 5 deles com o atendimento remoto da “Parada Amiga” e o restante com o monitoramento da inteligência artificial. A primeira parada está localizada na Avenida Dr. Armando Pannunzio, 26, próximo à Praça Oxford, e até o final do mês as demais paradas serão ativadas.

De acordo com Ramon Alcaraz, projetista do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), a presença virtual da operadora proporciona às passageiras um período de espera mais tranquilo e também ajuda a inibir possíveis riscos.

“Nosso desejo é que as mulheres utilizem o ônibus sabendo que dedicamos a elas uma atenção especial de cuidado e solidariedade, reforçando assim o nosso apoio para uma mobilidade urbana mais zelosa. As câmeras instaladas nas paradas realizam a vigilância em tempo real, enviando dados para o Centro de Controle Operacional (CCO), e isso contribui muito para que elas se sintam mais acolhidas enquanto estão no ponto. Com a tecnologia adotada, em situações de vulnerabilidade, podemos auxiliar com ações imediatas. Nossa atenção com elas é diária e, neste mês das mulheres, reforçamos o nosso compromisso”, destaca.

Alcaraz explica ainda que todas as 25 paradas são monitoradas pela IA das 19h até as 5h. Com isso, mesmo que não tenha ninguém, o local estará sendo visto pelo CCO.  “Estaremos vendo todas as movimentações e como temos um sistema inteligente conseguimos cruzar dados rapidamente. Então, teremos uma operação amplamente monitorada”, finaliza.

Informações: BRT Sorocaba

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Em João Pessoa, Faixas de ônibus voltam a ser exclusivas para os coletivos

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, anunciou, na manhã desta segunda-feira (10) o retorno das faixas exclusivas para ônibus, na capital paraibana Ele acrescentou que a prefeitura está avaliando uma possível liberação aos sábados e domingos.

A determinação, segundo Leo Bezerra, se baseia em um estudo sobre controle de tráfego apresentado pelo órgão responsável pelo trânsito na Capital.

"Hoje, nós estamos voltando à faixa exclusiva de ônibus. Estudando ainda nos sábados e domingos a liberação dessa faixa para os transportes normais. Então, a partir de dessa segunda-feira voltamos aí a faixa exclusiva de ônibus para o transporte público da nossa cidade", afirmou.

As faixas de ônibus estavam liberadas para todos os veículos desde a greve dos motoristas de ônibus de João Pessoa, em janeiro de 2025.

Leo Bezerra também afirmou que a prefeitura deve se reunir nesta segunda-feira (10) com as empresas de transporte coletivo de João Pessoa. O vice-prefeito se comprometeu a " cobrar das empresas de ônibus a partir dessa segunda-feira nos horários de pico" toda a frota disponível para a população.

Informações: g1 PB

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