Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Programa ‘Vai de Graça’ aumenta a mobilidade no DF aos domingos e feriados

domingo, 30 de março de 2025

Na primeira quinzena do mês de fevereiro, o Governo do Distrito Federal (GDF) determinou que os moradores de Brasília, a partir do dia 1º de março, poderiam contar com a gratuidade do ônibus e do metrô aos domingos e feriados. O primeiro grande movimento da iniciativa foi no período de Carnaval, onde os quatro dias de festa contaram com o apoio de locomoção. 

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), atualmente há, no DF, 952 linhas de ônibus que contam com uma frota de 3.020 veículos. E quanto ao metrô, a capital federal tem 27 estações e 32 trens, conectando cinco regiões administrativas (Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia) à Rodoviária do Plano Piloto, com algumas paradas ao longo da Asa Sul.

Pela primeira vez, o Metrô-DF teve essa experiência de gratuidade e essa movimentação  gerou mais de 2,5 milhões de acessos nos quatro dias de folia, índice cerca de 46,5% maior do que o movimento total da população no feriado do ano passado. “Nós mobilizamos todo o nosso efetivo e tomamos providências operacionais para garantir uma mobilidade segura para os nossos usuários", destacou o Metrô do Distrito Federal, na época carnavalesca.

Em funcionamento desde o início de março, o programa foi intitulado como "Vai de Graça". Aos domingos e feriados, milhares de brasilienses e visitantes da capital estão utilizando os transportes públicos, o que desencadeou em aumento de 50% de usuários nas linhas de ônibus e metrô. Além de permitir que o cidadão descanse o bolso com a gratuidade da passagem, a iniciativa do GDF também visa fortalecer o comércio, a economia e o turismo no DF. 

"A tarifa zero servirá como incentivo ao turismo interno. Além disso, com o metrô e os ônibus liberados (aos domingos e feriados), turistas podem estender sua estadia no DF até o fim de semana, aproveitando para explorar mais a região, e com menos gastos", avaliou a Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca. Para quem não tem nenhuma das opções, podem ser utilizados cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança. Cobradores e fiscais estão orientados a auxiliar os passageiros nos ônibus e nas estações de metrô. Para tirar o projeto do papel, o GDF subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano.

Informações: Correio Braziliense

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960