Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Greve no metrô do Recife termina depois de 38 dias de paralisação

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Após mais de um mês de paralisação, chegou ao fim nesta quarta-feira (20) a greve dos metroviários e ferroviários do país. Os sindicatos das cidades com trens administrados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciaram o fim do greve de 38 dias depois que o Tribunal Superior do Trabalho resolveu adiantar o julgamento da causa. Anteriormente, a audiência estava prevista para o dia 13 de agosto, mas acontecerá na próxima terça-feira (26). Em Pernambuco, 280 mil usuários do transporte público foram diretamente afetados por dia durante a greve. Nesta quinta-feira, o funcionamento das unidades deverá ser normalizado nas linhas Centro, Sul e Diesel. O Metrô Recife informou que voltará a atender a partir das 5h.

A decisão foi tomada em assembleias realizadas nesta tarde em Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa, Recife e Natal. A paralisação foi iniciada no dia 13 de maio. Desde então, os trens tem horário especial de funcionamento nas cidades.
No estado, dos 1,7 mil trabalhadores operacionais e de manutenção, 70% aderiram ao movimento. Durante a paralisação, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador André Genn, determinou que os metroviários mantivessem 50% dos serviços nos horários de maior movimento, das 5h às 8h e das 17h às 20h, e de 30% no restante do dia.

A medida drástica foi tomada em resposta a negativa do Governo Federal em aceitar a solicitação de reposição da perda salarial de 2011, quando os trabalhadores não tiveram sequer a reposição da inflação, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os salários foram congelados. Além disso, os servidores também reinvidicaram a implantação de um plano nacional de saúde.

Leia: E tudo se encaminha para uma greve de ônibus no Recife

Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960